Tudo sobre a carreira do corretor de imóveis.

Tecimob
Updated on

Quem deseja ingressar na carreira de corretor de imóveis, primeiro precisa saber o que precisa para ser um profissional imobiliário, quais as áreas disponíveis para atuar no mercado de imóveis, quais são as funções de um corretor e como é a sua rotina de trabalho. 

O mercado imobiliário vem crescendo a cada ano e expandindo seus horizontes, é visível a necessidade de profissionais capacitados para trabalhar neste ramo. 

Então é essencial que a pessoa que quer entrar para o setor imobiliário entenda qual caminho é necessário trilhar para se tornar um corretor de imóveis, como se encontrar no ramo e ter sucesso na carreira.

Vale ressaltar que além de ser um mercado promissor, o setor de imóveis é repleto de oportunidades de trabalho e desenvolvimento para o profissional.

Então, se você quer saber o que é necessário para entrar na carreira de corretor de imóveis, quais áreas um corretor pode atuar dentro do mercado e como é a rotina da corretagem, confira este artigo:

Como se tornar um corretor de imóveis:

o que faz o corretor de imóveis

Quem quer ser um corretor deve saber que não será do dia para noite e que a carreira exige formação e regulamentação. 

E além disso, o profissional imobiliário deve estudar diversas áreas para desempenhar um bom serviço e atendimento e se destacar em um ramo tão competitivo. 

Para ser um corretor de imóveis você deve ter mais de 18 anos, ter o ensino médio completo e obter a formação no curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI). 

No curso o corretor aprenderá: matemática financeira,  marketing digital, técnicas de negociação, atendimento ao cliente entre outras disciplinas fundamentais para a carreira. 

Em seguida o futuro corretor deve cumprir um período de estágio e se registrar junto ao CRECI do seu estado. 

Saiba mais no nosso artigo: Como se tornar um corretor de imóveis.

E claro, além destas obrigatoriedades, existem alguns pré requisitos importantes para quem deseja atuar como corretor de imóveis, confira:

  • Boa comunicação;
  • Ser um bom ouvinte;
  • Ser motivado;
  • Ter facilidade em negociar;
  • Gostar de estar em contato com pessoas;
  • Ser persuasivo;
  • Ser um bom vendedor.

Aliás, mesmo que não seja obrigatório, é interessante que o corretor estude outras áreas para poder oferecer um serviço completo e com qualidade.

Existem alguns cursos para desempenhar outras funções dentro do mercado imobiliário, como por exemplo, o curso de avaliação de imóveis. Vamos falar mais sobre isso adiante. 

Ser associado a uma imobiliária ou ser autônomo? 

Para ajudá-lo a entender o que é mais vantajoso no início de sua carreira como corretor, vamos falar das vantagens de exercer a profissão como autônomo ou ser associado a uma imobiliária. 

Vantagens de ser corretor autônomo:

De forma geral, os corretores autônomos são responsáveis por todas as etapas de um processo de negociação e venda de imóvel. 

Seja na captação de novos imóveis, intermédio nas negociações com clientes, visitas aos empreendimentos, prospecção de clientes, gerenciamento de carteira e rotinas contábeis e administrativas.

Logo, o corretor que optar por atuar de forma autônoma precisa ter conhecimento sobre todas essas etapas e também garantir um bom fluxo de vendas, já que não contará com nenhum suporte externo.

As principais vantagens de ser um corretor autônomo são:

  • Ter seus horários flexíveis, uma vez que é você que decide quando irá trabalhar, pois não tem nenhum vínculo com uma empresa;
  • Local de trabalho adaptável, podendo escolher se irá alugar um espaço para ser seu escritório ou até mesmo atuar vendendo imóveis on-line;
  • Receber o valor integral da comissão de corretor.

Vantagens de ser corretor filiado a uma imobiliária:

O outro lado de atuação é ser um corretor filiado a uma imobiliária. A responsabilidade de vender os imóveis é a mesma, porém, com a infraestrutura de uma imobiliária, alguns respaldos são garantidos ao corretor iniciante, como:

  • A carteira de imóveis é fornecida pela própria imobiliária;
  • Há suporte jurídico;
  • Tem chances de ter uma troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais da área;
  • Conta com a infraestrutura local (salas, internet, impressora, etc).

Porém, alguns cuidados devem ser tomados. É importante verificar a reputação da imobiliária e se ela está devidamente registrada no COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) para garantir segurança em sua contratação.

Sendo assim, ambas as opções são vantajosas para os corretores. Depende muito do perfil e das suas expectativas também. 

Para os que desejam mais autonomia, liberdade e flexibilidade, atuar de maneira autônoma pode ser o ideal.

Agora, se você prefere algo mais estruturado e maior segurança, pode ser que a melhor opção seja filiar-se a uma imobiliária.

O que um corretor de imóveis faz?

Muitos interessados na carreira de corretor de imóveis não sabem como é a rotina desse profissional e quais as funções que ele pode desempenhar. 

Engana-se quem pensa que ser corretor é apenas vender imóveis, existem muitos processos que vêm antes e depois de uma negociação, como já citamos. 

O dia a dia do corretor envolve procedimentos burocráticos, estudo, atendimento, prospecção de leads, divulgação de imóveis, visitas aos imóveis e muito mais.

Para ficar claro, o corretor de imóveis é um profissional do mercado imobiliário, responsável por fazer intermediação nas transações imobiliárias, como compra, venda e locação de imóveis. 

Ou seja, ele acompanha seus clientes em toda a jornada de negociação, desde a escolha do imóvel até o suporte em relação à documentação imobiliária e processos burocráticos. 

As principais funções de um corretor são: captação de imóveis, avaliação de imóveis (se ele tiver a formação como avaliador e estiver registrado no CNAI), atendimento a clientes, verificação e solicitação de documentos necessários para a negociação. 

O corretor acompanha clientes em visitas, faz a intermediação de compras, vendas, permutas, locações e também pode administrar imóveis. 

Outras funções pertinentes ao corretor:

  • Entrevistar clientes
  • Estudar o mercado imobiliário
  • Prospectar leads
  • Elaborar estratégias de marketing e vendas
  • Prestar assessoria a clientes antes, durante e após as transações.

Segundo o Código Civil, o corretor também tem algumas obrigações legais:

  • Respeitar e cumprir o código de ética da corretagem;
  • Apresentar os documentos do imóvel, possíveis dívidas, financiamentos, IPTU ou até processos referentes ao proprietário do imóvel;
  • Verificar as informações e documentos sobre o imóvel e proprietário e também averiguar sua veracidade, informando o comprador;
  • Estar pronto para responder civil e penalmente em caso de danos ao cliente, seja por falta de ética, negligência ou outros motivos que possam ter lesado o cliente. 

Como é a rotina do corretor de imóveis?

rotina do corretor de imóveis

Cada corretor possui uma maneira de organizar a sua rotina. Se o corretor trabalha em uma imobiliária, provavelmente ele seguirá uma rotina pautada pela organização da empresa e terá suas obrigações bem definidas. 

Se ele for um profissional autônomo, terá mais liberdade para planejar o seu dia de acordo com suas necessidades e prioridades.  

Mas em ambos os casos, dentro de cada função que ele desempenhar existirão outras pequenas tarefas que deverão ser realizadas. 

Para começar, os corretores, principalmente os autônomos, precisam investir tempo para prospectar novos clientes e captar imóveis. Este processo envolve muita pesquisa de mercado e dedicação. 

É importante que o profissional tenha uma ficha de captação para não esquecer nenhuma informação dos seus novos imóveis.

Atualmente também é fundamental que corretores e imobiliárias possuam um portfólio online com seus imóveis cadastrados, como um site para imobiliária, por exemplo.

Um site é uma ótima ferramenta para divulgação e prospecção de leads. Também passa credibilidade e profissionalismo. 

Claro que para isso, o profissional deve empenhar-se em cuidar tanto do seu site como de outras ferramentas de divulgação.

Por isso, a rotina do corretor deve incluir fazer boas fotos dos imóveis, escrever descrições detalhadas para divulgá-lo em seu site profissional, portais imobiliários e redes sociais. 

Divulgando seus imóveis, o corretor terá leads, que são possíveis clientes. Para que o profissional imobiliário consiga se organizar e atender esses futuros clientes e não perder novas oportunidades de negócio, ele deve investir em um bom CRM imobiliário

Um CRM para corretores e imobiliárias é fundamental para organização e atendimento. 

Através dele o corretor poderá criar perfis de clientes e de procura de imóveis, acompanhá-los pela jornada de compra e oferecer a cada um deles um atendimento personalizado. 

Além disso, o profissional imobiliário deve pensar em estratégias de marketing imobiliário para divulgar os seus serviços. 

Na parte burocrática, o corretor deve estar por dentro das leis imobiliárias, financiamentos, programas habitacionais e demais notícias do mercado imobiliário, em busca de prestar assistência aos seus clientes. 

Incluído na parte burocrática da rotina do corretor de imóveis, estão as documentações, cabe ao profissional da corretagem verificar os documentos dos imóveis que estão sendo negociados, elaborar ou preencher contratos imobiliários, ter conhecimento sobre juros, impostos etc…

As principais funções do corretor e as que mais exigem dedicação são o atendimento e as visitas. Para desempenhar bem esse dever, o profissional imobiliário precisa ter uma boa comunicação, persuasão e comprometimento. 

Com tantas tarefas, a organização da rotina do corretor é fundamental para que ele tenha tempo de se concentrar no que realmente importa: seus clientes. 

Como podemos ver, a profissão do corretor de imóveis pode ser ampla e dinâmica. O mercado imobiliário só tende a crescer e está cheio de boas oportunidades. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Áreas que o corretor de imóveis pode atuar:

A corretagem não se resume apenas a negociação de imóveis. O corretor pode seguir por diversas áreas de atuação dentro do mercado imobiliário. A carreira do profissional do ramo de imóveis é abrangente e repleta de oportunidades. 

Ele pode trabalhar em imobiliárias, construtoras, condomínios ou ser um profissional autônomo. 

O corretor também pode decidir se dedicar há alguns segmentos do mercado de imóveis, como:

  • Imóveis rurais;
  • Imóveis comerciais;
  • Imóveis residenciais;
  • Hotéis;
  • Lançamento de empreendimentos;
  • Mercado internacional (assessorar pessoas na compra ou aluguel de imóveis no exterior).

Além das opções já conhecidas como: corretor associado a imobiliária, corretor autônomo e corretor de construtoras e incorporadoras, existem algumas outras opções de carreira dentro do mercado imobiliário. 

Porém cada uma delas necessita de um desenvolvimento específico, para que você possa atuar como um profissional capacitado e de acordo com a área escolhida. 

Conheça as áreas que um corretor de imóveis pode atuar e escolha qual a melhor opção para você:

Captação

captação de imóveis

Uma das principais áreas que um corretor de imóveis pode atuar é na captação, ou seja, ele é responsável por captar imóveis. 

Ele também deve cuidar da formalização do imóvel e verificação de todos os documentos. Portanto, também é papel do captador cuidar dessa parte burocrática. 

É atribuída a ele a tarefa de efetivar os novos imóveis na carteira de vendas dos corretores ou imobiliárias.

Para atuar nesta área específica, basta o corretor ter o curso de T.T.I ou outro semelhante e ser registrado no CRECI.

Avaliação de imóveis

A avaliação de imóveis também é um campo de atuação muito próspero para os corretores de imóveis. Este profissional é responsável por fazer as avaliações dos imóveis, em seguida ele deve emitir o PTAM, um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica. 

Este documento serve para definir o valor de mercado de uma propriedade, além de outras informações referentes a ela. O seu trabalho como avaliador pode ser solicitado por pessoas físicas ou por empresas.

Mas para que ele possa estar apto para realizar o serviço de avaliador, o profissional imobiliário deve fazer o curso de Avaliação de Imóveis e se registrar no CNAI, que é o órgão responsável pela regulamentação da classe. 

Prospecção de área

Os corretores de imóveis podem se especializar em prospecção de área. O profissional que atua neste campo trabalha principalmente com construtoras e incorporadoras. 

E sua atividade principal é procurar por áreas para loteamentos, onde estas empresas poderão construir.

É um setor que é bem remunerado, já que auxilia as empresas contratantes a viabilizar grandes empreendimentos.

Para efetuar esta atividade, além de ser um corretor de imóveis, é necessário que o profissional obtenha conhecimento sobre alguns assuntos pertinentes à profissão, como ocupação de solo da região onde fica o terreno e o conjunto de leis que fazem sua regulamentação. 

Mercado de alto padrão ou mercado de luxo

mercado de alto padrão

O mercado de imóveis de luxo ou alto padrão, como também é conhecido, é muito procurado pelos corretores. Já que geralmente as comissões são mais altas para estes tipos de imóvel. 

Para se especializar no mercado de luxo, o corretor deve estudar os tipos de imóveis que se enquadram no termo “alto padrão”. 

E claro, estudar as demandas deste ramo do mercado imobiliário. Assim como o público alvo, que costuma ser composto por pessoas de alto poder aquisitivo, com estilo de vida mais sofisticado. 

Algumas vantagens de trabalhar com imóveis de alto padrão é a comissão do corretor, que devido ao preço dos imóveis será de um valor mais elevado. 

As indicações dos clientes para amigos, colegas e familiares também são proveitosas para quem trabalha com imóveis de alto padrão. 

Além de negociar imóveis com boa qualidade e beleza arquitetônica e lidar com documentações mais qualificadas, o que torna as negociações mais facilitadas. 

Gestor de fundos imobiliários ou consultor imobiliário

O consultor imobiliário também é uma área de especialização para corretores de imóveis. Este profissional é responsável por gerenciar as carteiras de investidores. 

Ou seja, ele pesquisa imóveis e tendências, levanta informações e analisa as oportunidades dentro do mercado imobiliário.

É necessário que ele conheça o mercado imobiliário, principalmente a parte de investimentos, precisa ter entendimento sobre questões financeiras, como: impostos, taxas imobiliárias, aplicações financeiras e fundos de investimento. 

O gestor de fundos imobiliários é o profissional mais capacitado para se consultar na hora de fazer uma transação imobiliária. 

Ele poderá dizer se ela será bem sucedida ou não e também poderá determinar se é o melhor momento para negociações. 

Leia nosso artigo: Diferenças entre corretor de imóveis e consultor imobiliário.

Administrador de imóveis 

administrador de imóveis

O corretor de imóveis também pode ser um administrador de imóveis, cujas atividades podem ser:

Gestor de locação:

Ele é responsável por fazer a gestão de locação de um determinado imóvel ou de imóveis. Ou seja, estará encarregado de alugar o imóvel, fazer sua manutenção e receber os aluguéis. 

Para desenvolver esta atividade, o corretor recebe uma comissão fixa. 

Gestor de condomínio:  

Esta atividade inclui receber o valor do condomínio, aplicar o valor recolhido e apresentar as movimentações para os proprietários dos apartamentos ou das unidades do condomínio. Também podem estar incluídas outras atividades nesta gestão.

Resolutor:

Como o próprio nome diz, o resolutor faz a resolução de disputas por imóveis, sejam elas no âmbito familiar ou judicial. Ou seja, ele é um mediador que busca resolver essas disputas de maneira amigável.

Estas são as principais áreas que um corretor de imóveis pode atuar. Desenvolvendo as habilidades necessárias, não faltam boas oportunidades para o profissional imobiliário dentro do ramo de imóveis. 

Como vimos, algumas necessitam de conhecimentos mais específicos e regulamentações. Por isso é interessante se aprofundar na qual você mais se identificou e que esteja de acordo com os seus interesses. 

Mas independente de qual área você escolher, é importante ter em mente que em todas elas você terá que se esforçar para ganhar clientes e conquistar seu espaço. 

Principalmente para os profissionais dedicados que investem na sua carreira. Se você é um deles, conheça o site e sistema imobiliário Tecimob. Invista no seu futuro, faça o teste grátis por 7 dias.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.