Saiba o que é PTAM e CNAI: qual a importância dessas siglas para um avaliador de imóveis.

Tecimob
Updated on

O PTAM e o CNAI são siglas conhecidas dentro do mercado imobiliário. Ambas estão ligadas à avaliação de imóveis. PTAM ou laudo de avaliação é um parecer técnico de avaliação de imóveis emitido por um avaliador registrado no CNAI.

O mercado imobiliário é repleto de oportunidades e uma delas é a carreira como avaliador, para quem quer ingressar nesta área profissional existem termos que você precisa conhecer. 

Primeiro, é importante ressaltar que a avaliação de imóveis é uma das funções que um corretor de imóveis pode desempenhar. Mas para ser um avaliador de imóveis, é necessário realizar o curso de especialização e se registrar no órgão regulador. 

Se você deseja avaliar imóveis, deve saber de alguns detalhes importantes sobre esta função. O avaliador de imóveis é responsável por fazer a avaliação de uma propriedade, com o objetivo de definir o seu valor

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Para isso, o profissional deve considerar todos os aspectos do imóvel. Ele também pode fazer a perícia dele, que consiste em verificar e atestar as condições da propriedade.

A maior demanda deste profissional é possibilitar a compra e venda de imóveis, sejam eles comerciais ou residenciais. Mas existem outras atividades que ele pode exercer como avaliador. 

No caso da avaliação de imóveis, ele deve considerar algumas informações. Como:

  • Tamanho;
  • Localização;
  • Rede elétrica;
  • Manutenção;
  • Entre outros aspectos.

Estes aspectos devem estar esclarecidos no laudo de avaliação, que vamos entender mais adiante. 

Agora que você já sabe o que faz um avaliador de imóveis, vamos nos aprofundar em duas siglas que são primordiais para quem deseja seguir a profissão. Confira o que é o PTAM e o CNAI e sua importância para quem faz a avaliação de imóveis.

O que é CNAI?

Ilustração de um bloco com uma ficha e dois pessoas apontando.

A sigla CNAI refere-se ao Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, que é uma inscrição efetuada pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).

Para atuar como avaliador de imóveis, é necessário que o profissional faça esta inscrição, e para isso ele precisa seguir as orientações do órgão regulador (COFECI) e também se formar no curso de avaliação de imóveis

Também é necessário possuir a formação como corretor de imóveis e ser inscrito no CRECI do seu estado. 

O CNAI é imprescindível para que o corretor possa atuar como avaliador e emitir o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), vamos citar ele futuramente.

Como se inscrever no CNAI?

Para efetuar sua inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Diploma do curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) ou outro semelhante.
  • Certificado de conclusão do Curso de Avaliação Imobiliária.
  • Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição;
  • Requerimento de inscrição preenchido;
  • Duas fotos 3×4.

Cumprindo todos os requisitos exigidos pelo COFECI e apresentando os documentos acima, sua inscrição no CNAI estará validada e você estará apto a exercer a função de avaliador de imóveis.

O que é PTAM?

Homem segurando uma pasta e uma caneta.

O PTAM é o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, ele é um documento que relata o valor comercial de um imóvel, e pode ser apresentado judicialmente. 

Para fornecer o valor de uma propriedade, o avaliador deve se basear em critérios técnicos, e o laudo deve conter todas as informações conforme as normas estabelecidas pela ABNT

As avaliações de imóveis tem o objetivo de tornar as transações imobiliárias mais justas, confiáveis e seguras. Ela evita conflitos e simplifica negociações.

O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM) pode ser elaborado por imobiliárias, mas é um corretor de imóveis, como pessoa física, inscrito no CNAI que precisa assinar o documento. 

E o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) deve fornecer o selo certificador que será aplicado no PTAM.

O laudo de avaliação ou PTAM  deve possuir este selo, que é monitorado pelo CRECI, porque é ele que irá ceder veracidade e credibilidade ao documento.

Como citamos, o PTAM pode ser utilizado de forma jurídica e para comprovar o valor de mercado de um imóvel. O mais comum é que ele seja usado para compra, venda, aluguel entre outros. 

Quando é necessário emitir o PTAM?

A avaliação de um imóvel pode ser necessária em muitas ocasiões. O avaliador pode ser procurado para emitir o laudo nas seguintes situações: 

  • Ações judiciais, revisão de aluguéis,  inventários, reintegração de posse, etc;
  • Compra ou construção de um imóvel;
  • Compra ou venda de imóveis;
  • Financiamentos;
  • Alienação fiduciária, penhora ou para garantir que o valor do imóvel é igual ao valor firmado no acordo;
  • Desapropriações, geralmente para definir valor da base tributária;
  • Gestão patrimonial;
  • Partilha de bens de herança.

O PTAM é um documento sério e de grande responsabilidade, pois pode ter grande impacto nas mais diversas negociações, incluindo as judiciais, por isso que o avaliador de imóveis precisa se especializar e estar regularizado junto aos órgãos responsáveis. 

Qual a importância destas siglas para o avaliador de imóveis?

Homem de terno em uma sala de escritório.

Como vimos, conhecer ambas as siglas é fundamental para quem deseja seguir a carreira como avaliador ou ser um corretor habilitado para esta função.

O CNAI como principal registro para se tornar um avaliador de imóveis e o PTAM, que é o documento que o avaliador emitirá em suas atividades.

Os dois formam a base para o profissional que faz a avaliação de imóveis, já que um é o que torna ele apto para atuar e o outro será a concretização do seu serviço.

É importante lembrar que o trabalho de avaliador ou perito é fundamental para o mercado imobiliário, por isso deve ser realizado com profissionalismo e dentro da legalidade. 

Corretores de imóveis que querem se tornar profissionais mais completos e ter um diferencial nos seus serviços devem investir no curso de avaliação de imóveis e se registrar junto ao CNAI. 

Além de você estar qualificado para emitir o laudo de avaliação para seus clientes quando for necessário, este serviço também é muito requisitado no mercado.

Considere que se tornar um avaliador pode ser uma boa oportunidade de aumentar a sua renda e ampliar a sua rede de contatos. 

Para quem deseja saber mais sobre como é feita a avaliação de um imóvel, leia nosso artigo: “Como realizar uma boa avaliação de imóveis”.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.