Quanto é a comissão de corretor de imóveis?

Tecimob
Updated on

Flexibilidade de horário, amplo mercado de trabalho, autonomia e a comissão do corretor de imóveis são alguns dos motivos pelos quais a corretagem atrai cada vez mais pessoas.

Mas um dos principais motivos, com certeza, é a expectativa de altos ganhos mensais. Mas afinal, quanto é a comissão de um corretor de imóveis?

Apesar de não haver limites para o quanto um bom corretor pode receber por mês, há muitos mitos, principalmente entre os iniciantes.

Assim como em qualquer outra profissão, o início não é fácil e demanda muita dedicação e estudos para atender à clientela cada vez mais exigente e se destacar entre a concorrência.

Além disso, é sempre bom lembrar que na maioria dos casos, o corretor imobiliário não possui salário fixo. A sua renda é variável de acordo com o seu empenho e o mercado em que está inserido. Saiba mais detalhes neste artigo! 

Quanto ganha um corretor de imóveis?

comissão corretor de imóveis

Para saber quanto um corretor de imóveis ganha, precisamos entender os serviços que ele oferece. Já que na maioria das vezes os seus ganhos dependem disso.

O trabalho do corretor de imóveis envolve a intermediação das negociações imobiliárias: locação, compra, venda e permuta de imóveis. Portanto, a função do corretor é acompanhar o cliente durante todo esse processo. 

Segundo o site Vagas, a renda média de um corretor de imóveis no Brasil é R$3.008,00. Mas este valor pode variar muito, porque os profissionais imobiliários, mesmo os que trabalham associados a imobiliárias, costumam receber através de comissões. 

Como funciona a comissão sobre vendas e locação de imóveis:

A forma mais comum de um corretor de imóveis ganhar dinheiro é através da venda, aluguel ou administração de imóveis, em todos os casos ele receberá a remuneração de acordo com os negócios fechados. 

Claro, além da venda e locação, o corretor de imóveis pode oferecer outros serviços, que dependeram da sua formação e outros registros, alguns deles são: 

  • Avaliação de imóveis;
  • Captação de imóveis;
  • Administração de condomínios;
  • Venda de imóveis de incorporadoras.

Quem paga a comissão do corretor de imóveis?

Segundo a lei, quem paga a comissão para o corretor de imóveis é quem contratou os seus serviços, e na maioria das vezes é o vendedor/proprietário do imóvel que faz essa contratação. 

Mas também pode acontecer da comissão ser retirada do valor pago pelo comprador do imóvel. 

Em todos os casos, é obrigatório que os documentos que formalizam a venda tenham especificado os valores do imóvel e da comissão do corretor, para que não haja nenhum mal entendido entre as partes e nem sobre suas responsabilidades.

Quando é paga a comissão do corretor de imóveis?

A comissão deve ser paga após o contrato de compra e venda/aluguel ser assinado, ou após o corretor de imóveis provar que fez a intermediação da venda do imóvel, ou se for o caso, do aluguel do imóvel. 

Segundo o Art. 725 da Lei nº 10.406 do Código Civil, a comissão do corretor de imóveis ou da imobiliária deve ser paga quando:

“A remuneração é devida ao corretor uma vez que tenha conseguido o resultado previsto no contrato de mediação, ou ainda que este não se efetive em virtude de arrependimento das partes.”

Portanto, o ideal é que o corretor de imóveis tenha toda a negociação registrada, seja através de mensagens, e-mails, ficha de visita do imóvel, proposta de compra ou aluguel, entre outros documentos que possam ser utilizados como prova de que seu trabalho foi realizado da forma correta.

Leia o artigo: Como garantir seus honorários de corretagem imobiliária.

A porcentagem de comissão do corretor de imóveis:

comissão da corretagem de imóveis

De uma forma geral, de acordo com o CRECI-SP, a comissão do corretor de imóveis é de 6%, mas depende do tipo de imóvel que está sendo vendido. 

De acordo com a tabela do CRECI-SP, as porcentagem são as seguintes:

Venda:

  • Para vendas de imóveis urbanos: 6% a 8%
  • Para vendas de imóveis rurais: 8% a 10%
  • Para vendas de imóveis industriais: 6% a 8%
  • Para venda judicial: 5%

Aluguel:

  • Para aluguéis de imóveis: Equivalente ao valor de 1 aluguel
  • Para aluguéis de temporada, com prazo de até 90 dias: 30% sobre o valor recebido.

Administração de bens e imóveis:

  • aluguel e encargos: 8% a 10% (com o valor mínimo de R $50,00).

Para as carteiras imobiliárias superiores a R $100.000,00 a comissão será entre 5% e 10%.

Empreendimentos imobiliários:

  • venda de empreendimentos imobiliários: 4% a 6%.

Loteamentos:

  • estudo e organização de vendas (áreas urbanas): 6% a 8%;
  • estudo e organização de vendas (áreas rurais): 6% a 10%;

Despesas com administração, promoção e publicidade não estão inclusas nesses percentuais.

Administração de condomínio:

  • valor mensal arrecadado do condomínio: 5% a 10% (com o valor mínimo de R $850,00).

Compra:

  • Autorização para a procura de imóveis: 6% a 8%.

Ativos Imobiliários:

  • cotas de consórcio imobiliário: 4% a 6%.

Pareceres:

  • parecer por escrito: até 1% (valor mínimo de R$ 650,00);
  • parecer verbal: valor de uma anuidade.

A tabela faz distinção também entre as comissões de imóveis novos e antigos. Na venda de empreendimentos imobiliários a comissão pode variar entre 4% e 6%, já se o imóvel for antigo essa comissão é fixada em 6%.

Como vimos, as informações também contemplam outros casos previstos, como a autorização expressa para a procura de imóveis, intermediação de cotas de consórcio imobiliário e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), pareceres e serviços prestados.

Por esses motivos os ganhos variam muito de acordo com  o tipo de transação e quantidade.

Lembrando que um corretor de imóveis não se limita a venda de propriedades, mas também pode trabalhar com avaliações imobiliárias, serviços de locação, elaboração de contratos, trâmites de documentos e tantas outras atividades relacionadas aos imóveis.

Como é o pagamento da comissão do corretor de imóveis em caso de permuta de imóveis?

No caso da permuta de imóveis, sempre há dúvidas de como será a comissão do corretor de imóveis, já que em sua maioria, as permutas não envolvem pagamentos e sim trocas de bens.

De acordo com o CRECI, a comissão do corretor de imóveis em caso de permuta deve ter como base o valor venal de cada um dos imóveis que estão sendo negociados.

Como é o pagamento da comissão do corretor de imóveis em caso de lançamentos?

Na venda de lançamentos, geralmente em parceria com construtoras, a empresa contratante deve pagar em torno de 4% de comissão para o corretor de imóveis. 

Portanto, em cada uma dessas áreas há uma oportunidade de remuneração diferente, Por isso, como em qualquer profissão autônoma, ganha-se bem ou não dependendo do seu esforço e da sua qualidade profissional. 

Fatores que podem afetar a comissão do corretor de imóveis:

Como vimos, vários fatores podem afetar o valor da comissão de um corretor de imóveis, confira um resumo dos principais:

Região: A comissão pode variar de acordo com a localização. Em áreas com preços de imóveis mais elevados, é comum que as comissões sejam mais altas.

Tipo de imóvel: O tipo de propriedade também influencia a comissão. Imóveis comerciais ou de luxo geralmente têm comissões mais altas em comparação com imóveis residenciais padrão.

Negociação: A capacidade de negociação do corretor de imóveis também influencia no valor da comissão. Alguns clientes podem querer negociar uma comissão menor, enquanto outros podem estar dispostos a pagar mais por um serviço excepcional.

Imobiliária: Se um corretor trabalha para uma imobiliária, uma porcentagem da comissão geralmente é destinada à empresa. A porcentagem pode variar dependendo da política da imobiliária.

Experiência e reputação: Corretores mais experientes e com uma reputação estabelecida no mercado podem ter mais flexibilidade para definir taxas de comissão mais altas.

Ser autônomo ou trabalhar para uma imobiliária?

corretor autônomo

Vale ressaltar que independente se você atuará em uma imobiliária ou como corretor de imóveis autônomo, é necessário possuir a formação em Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)

Este curso ou outro semelhante é obrigatório para tirar o CRECI, que é o registro para exercer a profissão de maneira legal. No curso de TTI, o profissional aprende desde o básico sobre a carreira até conteúdos mais avançados.

E para ajudá-lo nessa tarefa, o Tecimob tem uma parceria com o IBREP (Escola Imobiliária). Acesse o site do IBREP para que a sua formação seja completa.

Quanto à carreira, a princípio, o corretor de imóveis está enquadrado na categoria de profissional autônomo, portanto, de acordo com as regras CLT, o que ele ganha não é considerado um salário. 

Mas há casos em que o corretor de imóveis tem a sua carteira assinada por uma imobiliária, recebendo um salário fixo além da sua comissão por cada venda intermediada e concretizada.

Também nesse caso a comissão deve respeitar a tabela do CRECI, jamais ultrapassando os percentuais definidos pelo órgão regulador.

No entanto, é bom prestar atenção, porque quando o corretor trabalha para uma imobiliária, essa mesma comissão pode ser dividida entre ele e a empresa, ficando abaixo do percentual definido de 6%.

Isso acontece porque há a possibilidade de a transação envolver mais de um corretor, portanto a imobiliária é obrigada a repassar o pagamento da comissão a todos os envolvidos na negociação.

Confira alguns caminhos que o corretor de imóveis pode seguir:

Corretor de imóveis autônomo:

O corretor que atua por conta própria não tem nenhum vínculo empregatício. Portanto ele realiza a captação, negociação, acompanhamento da transação sem a interferência ou o auxílio de uma imobiliária. Desta forma recebe a totalidade da comissão para si. 

É importante lembrar que a atuação por conta própria envolve gastos com transporte, comunicação (telefone, internet, etc) e publicidade, de forma que é interessante ter uma boa quantidade de dinheiro em reserva para começar nessa modalidade.

Corretor assalariado:

Esta modalidade é rara, mas pode acontecer. Neste caso o corretor é contratado por imobiliária ou construtora e recebe um salário, na maioria das vezes mínimo, mais uma comissão pelos negócios que fechar.

Corretor que atua em parceria com imobiliária:

O corretor que trabalha em parceria com uma imobiliária recebe uma quantidade maior de imóveis, captados por outros corretores, para oferecer para clientes que desejam comprar ou alugar. 

Assim, aumentam suas possibilidades de venda. Além disso, o corretor pode desfrutar do alcance maior da imobiliária em sua região de atuação, bem como da quantidade de clientes desta e do prestígio da marca. 

O trabalho com a imobiliária não oferece ao corretor salário fixo ou vínculo empregatício, ou seja, a remuneração continua dependendo do volume de negócios realizados. 

Os valores das comissões variam de acordo com a imobiliária, sendo em geral de 0,85% a 2%.

Corretor que atua na captação de imóveis:

A atuação como captador funciona através de parcerias com imobiliárias e outros corretores, funcionando mais como uma fonte de renda extra . 

O corretor pode captar imóveis para serem vendidos pela imobiliária ou por outros corretores, recebendo uma porcentagem pré-definida da comissão de venda.

Como você pôde perceber, estes valores dependem única e exclusivamente dos negócios que ele fecha. 

Assim, estão intimamente ligados a questões como: esforço pessoal, estudo de mercado, profissionalismo e relacionamento com o cliente.

Corretor que faz parceria para vender imóveis:

Esta modalidade vem ganhando força no mercado imobiliário, pois é uma maneira de aumentar a produtividade e fechar negócios. 

A parceria geralmente funciona da seguinte maneira: um corretor pode estar em contato com um cliente e outro corretor tem um imóvel que é compatível com este cliente.

Nesta situação, os corretores podem formar uma parceria para vender este imóvel e os dois dividem a comissão recebida. 

Este tipo de parceria funciona muito bem para corretores autônomos, já que recebem a comissão total e mesmo se dividirem entre dois corretores, ainda receberão uma boa quantia. 

Mas se a parceria for feita entre um corretor autônomo e um associado a imobiliária, já não será tão benéfico. Porque o corretor associado terá que dividir a sua parte com a empresa.

Site para Imobiliária com CRM e aplicativo. Otimizado para o Google e integrado aos portais. Sem taxa de instalação ou contrato de fidelidade. Teste grátis por 7 dias!

Como aumentar seus ganhos como corretor de imóveis?

Construa uma boa reputação: 

Uma boa reputação no mercado imobiliário pode atrair mais clientes e permitir que você cobre comissões mais altas. Preste um serviço excepcional e ganhe a confiança de seus clientes.

Aprimore suas habilidades de negociação: 

Habilidades de negociação eficientes podem ajudá-lo a negociar com sucesso taxas de comissão mais altas com seus clientes.

Educação: 

O profissional que deseja permanecer ou entrar nesse ramo, precisa buscar novas capacitações para acompanhar as novas exigências do mercado e ter sucesso.

Confira alguns cursos para corretor de imóveis que você pode fazer para crescer ainda mais no mercado imobiliário. E continue aprendendo sobre o mercado imobiliário, tendências e estratégias de vendas. 

Marketing pessoal: 

Invista em estratégias de marketing pessoal para atrair clientes. Tenha um site para corretor de imóveis, esteja ativo nas redes sociais e crie uma marca pessoal forte.

Esteja atento às regiões de maior potencial: 

Identifique áreas com alto potencial de crescimento e concentre seus esforços de venda nessas regiões.

Entenda as expectativas dos clientes: 

Compreenda as expectativas de seus clientes em relação às comissões e esteja preparado para explicar o valor de seus serviços.

Mantenha a transparência: 

Seja transparente sobre como as comissões funcionam desde o início. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e construir confiança.

Trabalhe em equipe: 

Se você trabalha em uma imobiliária, colabore com seus colegas para aumentar a produtividade e o sucesso da equipe.

Foque também no aluguel de imóveis: 

Se o corretor de imóveis não está tendo bons resultados com as vendas, ele pode focar nas locações. 

Como vimos anteriormente, a comissão da locação é equivalente ao primeiro aluguel e o corretor que administra os imóveis para aluguel também pode ganhar até 10% de comissão.

Avalie o mercado local: 

Outra forma de aumentar seus ganhos é estudar o mercado de imóveis e avaliar quais são os imóveis mais populares, ou seja, os que são mais fáceis de vender.

Dessa maneira, mesmo que o imóvel não valha muito e a comissão não seja alta, a quantidade de imóveis vendidos será maior e o corretor poderá ter um saldo positivo. 

Uma boa dica também é se especializar em um nicho do mercado e a partir disso, estudar o seu público ideal e os imóveis que pertencem a este nicho. 

Acredite, um corretor especializado tem o seu serviço muito mais valorizado no mercado imobiliário. 

Ofereça serviços de qualidade: 

A qualidade do serviço que você oferece aos seus clientes é fundamental. Clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar seus serviços a outros e a pagar taxas de comissão mais justas.

Como melhorar suas vendas de imóveis:

Se mesmo com as especializações e estudos você ainda tiver dificuldade em vender, existem maneiras de ampliar os seus resultados como corretor de imóveis. Confira algumas delas:

Planeje-se:

Um corretor, principalmente se for iniciante, deve ter um bom planejamento da sua rotina, já que terá que dividir o seu tempo em diversas tarefas e os estudos para exercer a profissão com mais eficiência. 

Além disso, um corretor autônomo precisa montar suas próprias estratégias, para captar imóveis, clientes e efetuar suas vendas. 

Então é muito importante ter uma organização e utilizar ferramentas que auxiliem o seu trabalho. Exemplos: agenda, CRM imobiliário, sistema para corretores de imóveis, entre outros.

Melhore o seu atendimento:

Um corretor de imóveis que não busca aperfeiçoar seus atendimentos está no caminho errado. Porque sem um bom atendimento, o corretor não conseguirá conquistar os seus clientes e muito menos mantê-los fidelizados. 

Portanto, melhore seu atendimento, esteja sempre disponível para sanar dúvidas dos clientes, seja receptivo, aprenda a escutar, utilize um bom CRM para corretores de imóveis e aplique técnicas de vendas, como SPIN Selling, por exemplo.

Invista em ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias:

Diferente de antigamente, agora os corretores de imóveis têm à sua disposição diversas ferramentas que ajudam a vender mais imóveis.

Algumas até já citamos nos outros tópicos, como o CRM imobiliário, sistema para corretores, etc…

Além disso, possuir um site para corretor de imóveis profissional também aumenta a confiança nos serviços do corretor de imóveis e consequentemente alavanca suas vendas. 

Um site imobiliário com CRM e sistema é o ideal, e se tiver integração com os portais imobiliários e banco de imóveis, melhor ainda. 

Estes elementos juntos podem automatizar tarefas e tornar a gestão de clientes e imóveis muito mais prática.

Com isso sobrará mais tempo para se dedicar a outras funções, como a captação e os atendimentos. 

Seja um profissional imobiliário preparado!

O profissional deve estar preparado para atuar em todas as frentes do mercado, como avaliação de imóveis, administração de aluguéis e condomínios, elaboração de contratos etc. Diversifique seus ganhos e multiplique suas comissões.

Dessa forma você alcançará a tão sonhada autonomia e se estabelecerá no mercado, criando diferenciais para a sua carreira.

Assista o vídeo abaixo e entenda um pouco mais a realidade de um corretor de imóveis:

Resumidamente, os seus ganhos dependerão do quanto você está disposto a trabalhar e se esforçar para fechar negócio. 

Mantenha-se atualizado em relação ao mercado, melhore a sua estratégia de negociação, faça cursos, conheça cada vez mais o seu cliente e o imóvel que está negociando. 

O mercado imobiliário é muito concorrido, porém há espaço para todos. Basta apenas ter vontade de crescer e conquistar o seu espaço.

Quer saber mais sobre a carreira de corretor de imóveis, acompanhe o Blog Tecimob e fique por dentro da profissão.

E para começar na carreira já com um site para corretor de imóveis com tudo o que você precisa, entre em contato com o Tecimob e realize o teste gratuito por 7 dias.

1 Comment

Calcule Comissões de Imobiliárias de Forma Precisa 8 de setembro de 2023

[…] a Taxa de Comissão: antes de calcular a comissão, é importante definir a taxa de comissão a ser aplicada. Isso pode ser feito por meio de pesquisa […]

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.