Ficha de visita de imóvel

Tecimob
Updated on

A ficha de visita de imóvel é indispensável no processo de negociação de imóveis. Mesmo sendo um documento considerado opcional, é fundamental que o corretor de imóveis faça sua ficha de visita, para validar seu trabalho e evitar problemas futuros.

Além de ser um item importante para organização, este documento também tem validade jurídica.

Todo profissional imobiliário, principalmente os corretores autônomos, sabem que só recebe comissão quem efetua a venda.

Mas diversas vezes o corretor estuda e apresenta o imóvel, e o cliente procura o proprietário do imóvel para fazer a compra direto com ele para tentar ganhar o percentual de comissão do corretor como desconto no imóvel. 

Isto faz com que o corretor perca a comissão pela venda do imóvel, mesmo tendo feito boa parte da negociação.

Ou seja, o seu tempo e serviço foram desperdiçados. Para evitar que isso ocorra, existe a ficha de visita de imóvel que deve ser preenchida e assinada pelo corretor de imóveis responsável e pelo cliente que está visitando o imóvel.

Saiba mais sobre este documento tão importante para corretores de imóveis e imobiliárias:

O que é a ficha de visita de imóvel?

ficha de visita do imóvel

A ficha de visita de imóvel ou como também é conhecida a declaração de visita de imóvel, é um documento que registra a visita do corretor com um cliente ao imóvel. 

Por conter as principais informações do cliente visitante, do corretor e do imóvel, incluindo data e hora da visita e contar com as respectivas assinaturas, é um documento que possui validade jurídica.

Ela também serve como um guia para coletar os dados importantes sobre o imóvel e para comprovar com qual corretor o cliente visitou o imóvel e quando isso ocorreu. 

Por isso é importante que ela seja assinada no ato da visita. Ela também auxilia na organização e no registro dos imóveis visitados com cada cliente. 

Ela pode ser feita na versão física (papel) ou na digital, dependendo das preferências do comprador ou do corretor de imóveis. A versão digital tem a vantagem de ser facilmente atualizada e compartilhada com outras partes envolvidas na negociação.

Por que a Ficha de Visita de Imóvel é importante?

O principal objetivo da ficha de visita de imóvel é comprovar que o corretor de imóveis iniciou a negociação e realizou a visita ao imóvel junto do cliente. 

Para o profissional imobiliário, este documento é indispensável, pois prova que ele fez o seu trabalho e o protege em situações na qual seu trabalho é contestado. 

Ou seja, caso uma das partes envolvidas na negociação queira dispensar o corretor, ele pode ir atrás dos seus direitos com esta comprovação e exigir sua comissão.

Afinal, se você tiver em mãos as informações dos envolvidos, do imóvel e da visita, com as assinaturas necessárias, as partes não poderão contestar os seus serviços e seu auxílio na venda do imóvel. 

Veja outras razões pelas quais a Ficha de Visita de Imóvel é essencial:

Organização e facilidade na negociação:

Ao registrar informações detalhadas sobre os imóveis visitados, o corretor poderá ter uma maior organização e também comparar as características dos imóveis que o cliente mais gostou. 

Isso ajuda a identificar as características que são mais importantes para o cliente, facilitando a negociação.

Evita esquecimentos:

Visitar vários imóveis com o mesmo cliente pode ser difícil, e é fácil esquecer detalhes importantes após várias visitas. 

Uma ficha de visita de imóvel ajuda a garantir que nenhum aspecto relevante seja negligenciado.

Tomada de decisão do cliente:

Uma ficha de visita de imóvel fornece uma visão clara das vantagens e desvantagens de cada imóvel para o cliente. 

Isso facilita a tomada de decisão dele e diminui as chances dele voltar atrás na negociação.

Vantagens da ficha de visita de imóvel

importância ficha de visita do imóvel

A ficha de visita de imóvel é indispensável para proteção do corretor de imóveis, mas ela também conta com outras vantagens, como um maior controle sobre as visitas realizadas. 

Para saber quais clientes estão mais perto de fechar negócio, com base em quantos imóveis ele já visitou.

Também pode ser usada como ferramenta para melhorar o atendimento imobiliário. Questionamentos importantes podem ser feitos a partir da ficha de visita de imóvel.

Como por exemplo: Por que o cliente visitou tantos imóveis e ainda não efetuou a compra do imóvel

Confira outras vantagens deste documento:

Segurança jurídica para o corretor de imóveis

Como documento legal, a ficha de visita de imóvel pode ser usada para processos judiciais, servindo como prova de que o corretor visitou o imóvel junto ao cliente, protegendo-o legalmente. 

Comissão garantida

Com este documento em mãos, o corretor pode exigir sua comissão, mesmo que comprador e proprietário finalizem a negociação por conta própria. 

Se o corretor comprovar que fez a mediação e apresentou o imóvel ao comprador, o proprietário do imóvel deverá pagar a comissão pelo trabalho que o corretor realizou.

Trabalho reconhecido

A ficha de visita do imóvel demonstra credibilidade ao corretor de imóveis, e também é uma maneira de respeitar a categoria, pois trata-se de um documento formal com valores jurídicos que reconhece os serviços do profissional imobiliário.

O que fazer caso o cliente não queira assinar a ficha de visita de imóvel?

Além da ficha assinada, existem outras formas de comprovar sua intermediação na negociação de um imóvel. 

Para isso é importante que você registre tudo, desde o primeiro contato com o cliente, conversas de WhatsApp, e-mails, entre outros meios de comunicação podem ser usados em processos judiciais. 

Nestes casos, você deve levar o histórico das conversas em um cartório, para que seja feita uma Ata Notarial, que é um instrumento público, que o tabelião documenta uma situação e ela serve para dar valor jurídico para suas comprovações. 

A agenda do Google também pode ser usada para comprovar que a visita foi realizada, ou pelo menos, comprovar que o cliente aceitou o convite para a visita.

Pois quando você cria um evento na sua agenda do Google, você pode definir um lembrete e adicionar o endereço de e-mail do cliente, no qual ele receberá um e-mail para confirmar a visita.

Claro que além de se preparar caso o cliente não assine a ficha, é importante você se perguntar por que ele não quis assinar. 

Alguns dos motivos podem ser: fichas pedindo muitas informações e falta de confiança no corretor de imóveis

Para evitar estes problemas você pode rever sua ficha, o foco deve estar nas informações básicas:

  • Nome completo do cliente;
  • Número do RG ou CPF do cliente;
  • Endereço do imóvel a ser visitado;
  • Nome do corretor que irá mostrar o imóvel;
  • Número do CRECI do corretor;
  • Assinaturas do corretor e do cliente.

Quanto mais simples e prática for sua ficha, melhor será a adesão do cliente. 

A falta de confiança também pode ser resolvida, como corretor você precisa passar segurança para o seu cliente. Afinal, ele está indo se encontrar com alguém que não conhece em um lugar novo. 

É importante que você ligue para ele e demonstre profissionalismo, ele precisa saber que você tem um bom histórico como corretor de imóveis, mande para ele suas avaliações do Google, suas redes sociais, etc…

Se você tiver um site para corretor de imóveis e imobiliária, melhor ainda. Um site profissional passará ainda mais credibilidade, principalmente se tiver depoimentos de outros clientes.

Mas o mais importante é ser transparente, explicar a importância do documento e dialogar para entender por que ele não quer assinar a ficha, dependendo da resposta, você pode pensar em argumentos para que ele mude de ideia. 

Mas leve com tranquilidade, para que ele não se sinta pressionado. 

Site e CRM imobiliário. Com aplicativo e integrado aos portais. Tudo para facilitar seu dia à dia. Sem taxa de instalação ou contrato de fidelidade. Teste grátis por 7 dias!

Modelo de ficha de visita de imóvel

Declaro, na qualidade de possível comprador, ter tomado conhecimento “In loco” do(s) imóvel(eis) listados abaixo, e obtive os esclarecimentos referente a preços e condições de pagamento destes com o corretor(a)_____________, CRECI ____________.

Imóveis visitados:

Cód.:________End.:______________________________________________________________

Cód.:________End.:______________________________________________________________

Cód.:________End.:______________________________________________________________

Cód.:________End.:______________________________________________________________

Ass.:______________________________________________

Nome cliente:

CPF cliente:

Ass.:______________________________________________

Nome corretor:

CRECI corretor:

__________________________,      ____ de _______________ de 20___ ___.                                        (Local)                                              (data)

Estas são as informações básicas que devem conter na sua ficha de visita de imóvel, mas cabe a cada corretor de imóveis ou imobiliária verificar se a ficha está de acordo com a sua realidade. Portanto, o profissional pode acrescentar outros itens se achar necessário. 

Vale ressaltar que com o site para corretor de imóveis e imobiliária do Tecimob você pode gerar a ficha de visita do imóvel com os dados do cliente e do imóvel de maneira fácil e rápida. 

Por fim, a ficha de visita de imóvel é uma ferramenta fundamental no processo imobiliário. Ela ajuda a manter um registro organizado e detalhado de todas os imóveis visitados, facilitando a comparação e a tomada de decisão do cliente. 

Leia também nosso artigo sobre “Ficha de captação do imóvel”.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.