Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

8 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis

8 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis
A negociação de um imóvel é um processo complexo, que envolve sentimentos muitas vezes controversos, muito dinheiro e uma boa dose de sensibilidade. Quem está vendendo acha sempre que sai no prejuízo, e quem compra sempre acha que está pagando a mais. Por isso, o papel do corretor é muito importante em todas as etapas, a começar pela avaliação do imóvel. Chegar a um preço justo não é tarefa fácil, mas algumas técnicas podem ajudar o corretor a vencer esse desafio. Veja agora 8 técnicas para realizar boas avaliação de imóveis e criar mais um diferencial para a sua carreira.

Comece conhecendo muito bem a região

Tire um dia para andar pela região do imóvel, a menos que você já a conheça muito bem, claro. Conhecer os sabores, as atividades e aqueles cantinhos que só os moradores conhecem é um belo trunfo para a negociação. Além disso, a proximidade com boas escolas, hospitais ou clínicas, restaurantes e shoppings ajuda a agregar valor ao imóvel, sem falar nas questões de acesso e segurança. Converse com os vizinhos e comerciantes locais, faça a chamada pesquisa de campo.

Valorização dos imóveis locais

Outra pesquisa que deve ser feita é em relação não apenas ao valor dos imóveis circundantes que estão à venda, mas também em relação à valorização nos últimos cinco anos. Quanto maior ela tiver sido, mais vale o investimento.

Estrutura e reformas

Como está a estrutura da casa ou apartamento? Quem compra geralmente pensa em fazer alguma reforma, mas isso deve ser um desejo, não uma necessidade. Por isso, o estado influencia diretamente no preço, claro. Avalie paredes rachadas que possam comprometer a estrutura, infiltrações que ofereçam perigo e também as últimas reformas pelas quais o imóvel passou. Também leve em consideração o estado da pintura, já que geralmente ela não chega a 0,5% do valor do imóvel. Como o público está cada vez mais exigente, o cliente pode tentar fazer o preço cair por causa de reformas básicas, então qualquer reforma que saia acima desse percentual é considerada coisa séria. Relacione esses itens à idade da casa ou apartamento para chegar a um valor justo. A estratégia, nesse caso, é fazer os reparos necessários antes de colocar o imóvel à venda.

Acabamentos também influenciam na avaliação de imóveis

Acabamentos personalizados, como revestimentos, colunas de madeira, tijolos de demolição ou tijolos antigos originais aparentes, azulejos antigos, portas e janelas em madeira de lei como pinho de riga, por exemplo, também influenciam no valor do imóvel.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Garagem, um item que pode acrescentar ou tirar até 30% do valor

Um apartamento sem garagem pode perder até 30% do seu valor; já os que tem mais de uma vaga podem ter acréscimo de até 10%. Em algumas cidades, o preço de uma vaga na garagem pode custar até mais de R$ 40 mil, então vale a pena ficar atento.

Acrescente sempre pelo menos 10% ao valor mínimo pretendido

Essa é uma técnica importante para quem não quer ficar abaixo do valor mínimo: acrescente sempre pelo menos 10% sobre ele. Assim você tem uma boa margem de negociação e consegue vender pelo que o imóvel realmente vale.

Preço deve levar em consideração a urgência do negócio

Muitos proprietários têm urgência em vender o imóvel, estabelecendo prazos fixos para que a negociação seja fechada. Nesse caso, o valor do imóvel deve ser menor para uma venda a ser feita em três meses, por exemplo, do que aquele que tem até um ano para ser vendido.

Área de lazer coberta valoriza em até 20% o imóvel

Um imóvel com área de lazer coberta é mais valorizado do que outro idêntico, na mesma rua, que não tenha esse diferencial. A valorização pode ser de até 20%, dependendo das características e do tamanho da área.

Lembre-se sempre que o importante é chegar a um valor justo para proprietário e comprador, de forma que ambos saiam com a certeza de terem feito o melhor negócio e com plena confiança nos seus serviços.

Quer saber mais sobre avaliação de imóveis? Compartilhe conosco a sua dúvida e nos responderemos em breve com outro post!

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Karine Dandolini

Supervisora de Marketing - Desenvolvedora das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

Deixe um comentário

1 Comentário em "8 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis"

avatar
Laurindo Martins Ferreira Filho
Visitante
Laurindo Martins Ferreira Filho

Todas as colocações dos colegas acima, foram importantes para que o Corretor de Imóveis, possa realizar uma boa AVALIAÇÃO, dentro dos critérios e Normas Técnicas, estabelecidas para este fim . . . Desejo um bom ano de e 2017, a todos os Companheiros. Atenciosamente, Laurindo Martins Ferreira Filho da Imobiliária LAURINDO Imóveis – Paranavaí – Paraná.

wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE