Diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis.

Tecimob
Updated on

Até os profissionais mais experientes do mercado imobiliário têm dúvidas sobre as diferenças entre ser um consultor e um corretor de imóveis.

Eles são profissionais com competências diferentes, o corretor trabalha com venda e locação de imóveis e o consultor estuda o mercado e entende de todos os trâmites imobiliários, por este motivo é procurado por investidores.

Conforme o crescimento do setor imobiliário, houve a necessidade de profissionais especializados para atender às novas necessidades do mercado de imóveis. Como os consultores imobiliários, por exemplo. 

Por ser uma função relativamente nova, muitas pessoas confundem os consultores com os corretores, mesmo que ambos possuam habilidades e propósitos semelhantes, cada um conta com suas particularidades. 

Saber a diferença entre eles é importante para compreender o mercado imobiliário atual e quem sabe considerar novas oportunidades para sua carreira. Por isso preparamos este artigo para você saber o que cada uma dessas funções representa para o ramo de imóveis. 

Neste artigo você vai ver:

  • Consultor imobiliário;
  • Como ser um consultor imobiliário;
  • Corretor de imóveis;
  • Diferenças entre corretor de imóveis e consultor imobiliário;
  • Posso ser corretor e consultor imobiliário?

Consultor Imobiliário:

Imagem de um homem com alguns gráficos

Quando pensamos em mercado imobiliário, vem logo em mente imobiliárias e corretores, certo? Mas o que poucos sabem é que nos últimos anos o setor de imóveis vem sendo visualizado como um investimento financeiro. 

Com essa nova demanda de investidores interessados neste mercado, surgiu a necessidade de um profissional especializado no ramo de imóveis como um investimento.

Este profissional é o consultor de imóveis, é de responsabilidade deste profissional pesquisar imóveis e tendências, levantar informações e analisar as oportunidades dentro do mercado imobiliário.

Ou seja, ele é o profissional mais capacitado para dizer se uma transação imobiliária será bem sucedida ou não. Também consegue determinar se o momento está favorável para negociações.

Para que fique claro, um consultor pode ter as competências para ser um corretor (desde que tenha a formação e seja regularizado junto ao CRECI), mas um corretor não necessariamente precisa ter as habilidades do consultor. 

Mesmo que seja aconselhável que o corretor tenha todos os conhecimentos necessários sobre o mercado de imóveis. Não é uma obrigação, ele conseguirá desempenhar a sua função sem conhecer a fundo todas as vertentes do setor. 

O consultor deve sempre estar atualizado sobre o mercado imobiliário. Deve saber todos os fatores que impactam o setor. Como as mudanças referentes aos juros, informações sobre a economia, situações políticas, investimentos de construtoras etc…

Além de estar por dentro de todas as mudanças, o consultor deve interpretar os dados e analisá-los para poder desempenhar sua função de orientar os possíveis investidores, imobiliárias e construtoras. Buscando os melhores investimentos para direcioná-los. 

O profissional também precisa compreender todos os fatores que interferem na valorização ou desvalorização dos imóveis. Por isso ele deve entender da arquitetura do imóvel, do projeto de design de interiores, móveis embutidos, localização entre outras informações pertinentes. 

O consultor tem que prever os próximos passos do mercado, a fim de orientar os clientes que planejam investir em médio e longo prazo. Estudando e levantando informações pertinentes ao mercado imobiliário, o consultor é capaz de trazer soluções e análises sobre os empreendimentos. 

Um exemplo do serviço que o consultor oferece é analisar uma região para construtoras, dizendo se é um momento propício para construir.

Estando munido destes dados, o consultor poderá guiar os investidores no caminho certo. Sendo assim, o profissional visando os melhores investimentos, também deve alertar o cliente em caso de transações arriscadas e também possíveis oportunidades escondidas. 

Diversos profissionais podem exercer a função de consultor imobiliário, engana-se quem pensa que só os profissionais que já são do ramo podem ser consultores. Economistas, empresários da construção civil e arquitetos também podem oferecer este tipo de consultoria. 

Mas quem são as pessoas que precisam de um consultor? Os clientes dos consultores podem vir de diversos lugares, grandes empresas que estão em busca de terrenos ou construtoras até pessoas que querem investir em novos modelos de imóveis. 

As possibilidades são infinitas, cada consultor deve perceber as necessidades da região em que ele está inserido para oferecer os seus serviços.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Como ser um consultor imobiliário?

Conforme todas as outras profissões, ser um consultor imobiliário exige dedicação e muito estudo. Como já vimos, essa função demanda tempo e muita pesquisa de mercado. Também é importante desenvolver habilidades lógicas para exercer suas atividades com precisão. 

O consultor precisa conhecer todos os processos que envolvem o mercado imobiliário e claro, a compra, venda e locação de imóveis. 

Para se tornar um consultor, você deve possuir uma formação superior, como: administração, direito, engenharia civil, economia entre outros. E além da formação, o futuro consultor deve se especializar com o curso de Gestão de Negócios Imobiliários. 

Depois de se especializar, você estará apto para exercer a função de consultor, ao contrário do corretor, o consultor não precisa possuir o CRECI. Só com a formação e especialização você já vai poder ir atrás dos seus primeiros clientes. 

A partir daí, você deve se dedicar a entender o que o seu cliente está buscando, estudar a região que ele quer investir, analisar as oportunidades e riscos para fornecer ao investidor um relatório detalhado. 

Outras atividades que o consultor pode desempenhar são: apresentação de imóveis, análise de estatísticas e exame de contratos. 

Corretor de imóveis:

homem dando uma chave para outra pessoa

O corretor de imóveis é um profissional que auxilia na compra, venda e locação de imóveis.

Além disso, ele também oferece toda a assessoria acerca dos processos burocráticos que as transações imobiliárias exigem.  Ele pode trabalhar como corretor de imóveis autônomo ou vinculado a uma imobiliária. 

Em ambos os casos as funções exercidas são basicamente as mesmas, mas como autônomo o corretor deve prospectar seus próprios imóveis e clientes e terá a comissão integral ao fechar um negócio.

Na imobiliária, ele pode focar nos atendimentos, visitas, entre outros, mas sua comissão provavelmente será dividida entre ele e outros envolvidos na negociação. 

Também faz parte das atividades de um corretor prestar orientação aos clientes, referentes a documentação e impostos.

Visto que ele lida com contratos e outros documentos, o corretor deve estar por dentro de toda legislação imobiliária, conhecer bem a região em que atua, saber todos os detalhes do imóvel que está em negociação e todas as etapas relacionadas às transações.

Mas não se preocupe, tudo que você precisa saber para seguir na carreira de corretor de imóveis, é aprendido no curso de T.T.I. (Curso Técnico em Transações Imobiliárias) ou Curso Técnico em Negócios Imobiliários. 

Importante ressaltar que o corretor deve ter um destes cursos para exercer a profissão, também deve cumprir o estágio na área e estar registrado junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado (CRECI).

Quer saber como se tornar um corretor de imóveis? Confira nosso artigo “Como se tornar um corretor de imóveis.

Diferenças entre consultor imobiliário e corretor de imóveis. 

imagem com peças de madeira, uma está em verde e outra em vermelho.

Como podemos perceber, o consultor imobiliário e o corretor de imóveis possuem funções diferentes dentro do mercado de imóveis. Veja algumas diferenças entre estas profissões:

Forma de pagamento

Além de exercer atividades distintas, a forma como são remunerados também é diferente. O corretor, na maioria das vezes, recebe por comissão pelos negócios fechados, ou seja, pelas vendas ou locações que realiza. 

O Consultor pode receber por consultoria; salário, caso seja vinculado a alguma empresa; honorários ou até mesmo uma comissão pelos trabalhos desenvolvidos. 

CRECI

Como já citamos anteriormente, uma das diferenças entre o corretor de imóveis e o consultor imobiliário é a exigência legal do CRECI. Para atuar como corretor de imóveis, o profissional deve estar regularizado junto ao CRECI do seu estado. Já o consultor imobiliário não tem a obrigação de possuir esta regularização.

Mercado Imobiliário

A maior diferença entre consultores e corretores é o trabalho desenvolvido dentro do mercado imobiliário. O corretor está ligado aos processos de venda, compra e locação de imóveis. O seu trabalho acompanha todo a jornada de compra do cliente. 

Para os autônomos, inclua as atividades de captação de imóveis e prospecção de leads. O corretor de imóveis também deve estar por dentro das leis imobiliárias, conhecer a fundo: escrituras, contratos, certidões e todas as documentações que envolvem a transação.  

O consultor imobiliário foca no mercado como um todo e entende a logística que o envolve. Mas principalmente, o consultor deve conhecer o mercado economicamente, já que sua atenção é voltada para assessoria de investimentos.

Posso ser corretor e consultor imobiliário?

Se você deseja exercer as duas profissões, saiba que é possível. O corretor de imóveis está apto para ser um consultor, estudando e tendo os conhecimentos necessários para atuar como tal.

Já um consultor, para se tornar um corretor, deve realizar o registro no CRECI. Estando regularizado, ele estará liberado para atuar como corretor de imóveis. 

Agora que você sabe a diferença entre as duas carreiras, você pode escolher entre ambas ou até mesmo exercer as duas funções.

O mercado imobiliário está cheio de oportunidades, basta se dedicar e conhecê-lo. Quer ler mais conteúdos como este? Confira nosso artigo: Conheça 8 cursos para corretores de imóveis.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.