Skip to main content
Ilustração Como tirar boas fotos de imóveis e atrair mais clientes?

Como tirar boas fotos de imóveis e atrair mais clientes?

A primeira etapa de qualquer transação imobiliária é a demonstração de interesse pelo imóvel. A fotografia tem um papel fundamental nesse momento, já que a maioria das vendas imobiliárias começa pelos olhos e consegue atrair mais clientes.

Uma fotografia de qualidade pode ser responsável por despertar o interesse do cliente por um imóvel, levando-o a entrar em contato com a imobiliária e garantindo, pelo menos, metade do sucesso da transação.

Apesar de a fotografia ter uma participação altamente relevante no mercado imobiliário, grande parte dos corretores de imóveis ainda não procura aprimorar suas habilidades fotográficas, o que consequentemente abre uma grande margem para a concorrência crescer.

Por isso, no artigo de hoje, vamos fornecer algumas dicas sobre como tirar boas fotos de imóveis e atrair mais clientes. Continue lendo para conferir!

O que é preciso destacar em uma foto imobiliária?

Lembre-se que a fotografia é composta por uma série de aspectos e não deve ser focada em um objeto ou local específico. O erro de muitos corretores de imóveis ao fotografar um cômodo por exemplo, é não se atentarem à composição do ambiente.

Por isso uma boa foto imobiliária deve destacar:

  • Iluminação de qualidade: a luz solar é sua aliada, portanto, tire fotos de dia;
  • Área livre e construída: é preciso encontrar um bom ângulo para valorizar o espaço de cada ambiente do imóvel;
  • Perspectiva do exterior: o lado de fora do imóvel é como a sua vitrine. Tem o poder de conquistar clientes e alavancar vendas;
  • Condições do local: atente-se às condições do cômodo. Procure organizar o local a ser fotografado, mantendo-o limpo e visualmente atrativo.

Como tirar boas fotos para atrair clientes para visitação?

Portanto, mãos à obra: capriche nas fotos e faça com que mais pessoas se interessem em visitar o imóvel e conhecê-lo pessoalmente.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Para isso, fique atento às seguintes dicas:

1. Enquadre as janelas

Existem inúmeros motivos para você sempre enquadrar as janelas em suas fotografias imobiliárias, mas vamos focar em apenas três:

  • A iluminação natural que as janelas proporcionam permite que você possa tirar fotos com mais qualidade, menos pixelização na imagem e com cores mais vivas;
  • O contraste do ambiente interno com o ambiente externo da janela, pode resultar em ótimas composições de cores;
  • O ângulo que enquadra a janela é geralmente o melhor para valorizar o espaço do ambiente.

2. Encontre um bom ângulo

Há quem diga que fotografar na horizontal pode resultar em boas imagens e a opinião é unânime quando se tratam de fotografias na vertical: Jamais faça isso! Fotografar na vertical causa um efeito claustrofóbico de redução de espaço, fazendo o ambiente parecer pequeno e apertado, mesmo que ele seja amplo.

Além disso, evite tirar fotos de cima para baixo, pois isso reduz a impressão de amplitude e desperdiça a oportunidade de valorizar componentes importantes do ambiente. Procure tirar fotos na diagonal e inclinadas de baixo para cima. Assim você consegue enquadrar o comprimento, a largura e a altura do local. 

Vale ressaltar que a altura em que a câmera está posicionada também conta! Por exemplo, se você for fotografar uma cozinha mobiliada, posicione a câmera acima da altura dos balcões, para que eles sejam valorizados na imagem.

3. Mantenha as cortinas e persianas abertas

A luz natural deve ser valorizada e para isso as janelas não devem estar obstruídas por cortinas ou persianas.

Você deve ter percebido que estamos falando sobre iluminação em quase todos os tópicos, não é mesmo? Pois bem, a iluminação é a alma da fotografia. Quando usada de forma coerente, ela tem o poder de dar vida e beleza aos mais singelos ambientes.

4. Configure a câmera para tirar fotos em alta resolução

Imagens salvas em alta resolução podem ser reduzidas para se adaptar às plataformas imobiliárias online, sem que ocorra perda de qualidade. Entretanto, fotos salvas em baixa resolução — quando precisam ter suas dimensões reajustadas 00 sofrem grandes distorções e resultam em imagens de péssima qualidade.

5. Invista em equipamento

Não estamos sugerindo que você vire fotógrafo e compre uma câmera profissional. Mas, considerando que a fotografia possui uma participação importante no mercado imobiliário, é necessário que você, pelo menos, utilize uma câmera no lugar de um celular, quando for fotografar seus imóveis.

As câmeras dos celulares são limitadas e geralmente possuem uma resolução de imagem que não é capaz de valorizar um imóvel a ponto de despertar interesse no cliente.

Considere comprar uma câmera semiprofissional, pois são fáceis de manusear, possuem preços acessíveis e são capazes de registrar fotos imobiliárias de qualidade.

Quer receber mais dicas para valorizar seus anúncios e seu perfil profissional? Siga a Tecimob nas redes sociais e acompanhe nossas publicações! Estamos com você no Facebook, no Google + e no Twitter. Acompanhe também nosso canal no Youtube!

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Matheus Souza

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE