Como escolher o melhor CRM para imobiliária.

Tecimob
Updated on

Escolher um bom CRM para imobiliária é um importante passo para o sucesso do seu negócio. Ele otimiza a rotina e o atendimento, e consequentemente contribui para o relacionamento com o cliente, alavancando suas vendas e melhorando seus resultados. 

O mercado imobiliário vem se aperfeiçoando nos últimos anos, investindo em novas tecnologias para facilitar a vida dos corretores de imóveis e outros profissionais imobiliários. 

Os principais objetivos destes investimentos são a busca pela otimização de processos, diminuição de custos e melhorias na experiência do cliente.

E uma das ferramentas criadas a partir dessas necessidades é o CRM imobiliário. 

Um CRM tem como principal propósito fazer a gestão do relacionamento com o cliente e se tratando do ramo de imóveis, este recurso é de extrema importância. Porque auxilia corretores e gestores em suas rotinas imobiliárias, sobretudo em seus atendimentos. 

O CRM pode ter diversas funcionalidades, as principais e mais comuns são cadastro de clientes, gestão de leads, lembretes, relatórios, jornada de compra etc…

Saiba como escolher o melhor CRM para imobiliária e conheça algumas funções primordiais de um bom CRM, para melhorar a sua rotina e fazer diferença nas suas vendas. 

Como escolher o melhor CRM para imobiliária:

CRM para imobiliárias

Identifique suas necessidades:

Antes de escolher um CRM, você precisa identificar as necessidades da sua imobiliária, quais são seus desafios relacionados ao gerenciamento de clientes. 

Ou seja, avalie se a imobiliária tem dificuldades na hora de gerenciar leads, acompanhar negociações, criar estratégias de marketing eficientes, se a equipe de corretores está tendo um bom desempenho… 

A partir disso você pode definir quais são as principais funcionalidades que você precisa em um CRM.

Pesquise por fornecedores confiáveis:

Existem muitas opções de CRMs no mercado, mas nem todos são voltados para o setor de imóveis e nem todos são confiáveis. 

Por isso, na hora de escolher um CRM procure por fornecedores que tenham boa reputação, que sejam especialistas no mercado imobiliário e que possuam credibilidade.

Levante os recursos que cada uma oferece:

Analise as funcionalidades que são oferecidas no CRM,  verifique se a plataforma possui recursos específicos para corretores e imobiliárias, como integração com portais imobiliários, roteiro de visitas, interações com clientes, automação de tarefas, etc… 

Ou seja, tenha em mente suas prioridades e na sua pesquisa  faça uma lista dos recursos que cada uma das plataformas oferece, conferindo se elas fazem parte das suas necessidades. 

Não adianta a ferramenta oferecer milhões de funcionalidades que você nem irá usar, certo? Pense no seu dia a dia, se aquelas funções serão úteis pra você. 

Afinal, você estará investindo seu tempo e dinheiro nela, pagar por algo que não terá utilidade é jogar dinheiro fora. 

Aliás, considere também se o preço é justo pelos recursos oferecidos, para saber se vale a pena o investimento.

Faça um teste grátis: 

O primeiro passo para escolher um bom CRM é a pesquisa. Então dê preferência a plataformas que ofereçam período de teste grátis

Assim você poderá utilizar a ferramenta e conferir suas funcionalidades e se ela realmente cumpre o que promete. 

Considere a experiência mobile/App para smartphone:

Já estamos cansados de saber que os smartphones vêm ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. 

Muitos nem têm acesso aos computadores tradicionais e se conectam à internet somente por dispositivos móveis. 

Por isso você deve considerar a experiência do usuário nestes aparelhos. Mas o que seria isso? 

Em resumo, a ferramenta que você escolher deve possuir um aplicativo ou um site responsivo, que tenha bom funcionamento em todos os dispositivos, como smartphones e tablets.

Priorize as que possuem aplicativo imobiliário, que é a maneira mais facilitada de você fazer a gestão do seu CRM, já que você poderá acessá-lo direto no celular e em qualquer lugar. 

aplicativo CRM

Site e outras ferramentas integradas:

Verifique se o CRM integra com outras ferramentas que você já utiliza, como bancos de dados com imóveis de incorporadoras (como a DWV Imóveis e a Órulo), portais imobiliários, entre outros. 

E se você ainda não possui um site imobiliário, é interessante que você escolha uma plataforma que contenha site, CRM, aplicativo e sistema imobiliário inclusos. 

Considere as ferramentas que possuem estes aditivos e tenha tudo que você precisa em um só lugar. 

Isso poupará muito o seu tempo e trará ótimos resultados para o seu negócio. 

Plugin de CRM para Whatsapp:

Ter um CRM de fácil acesso nos momentos que você precisa faz uma grande diferença, afinal, deixar pra registrar seus atendimentos depois é confiar que vai lembrar e ter tempo para isso.

No Tecimob, você encontra como diferencial o plugin do CRM para WhatsApp, que te permite registrar o atendimento com seu cliente, consultar os dados do cliente, fazer anotações e compartilhar imóveis direto pela própria aba do WhatsApp Web.

É uma economia de tempo e aumento de agilidade que vai fazer toda a diferença no seu dia a dia. 

Perfil do cliente e histórico de negociações e vendas:

Um bom CRM imobiliário precisa ter a possibilidade de criar um perfil do cliente, com anotações, documentos, histórico de conversas, negociações, imóveis que ele tem interesse etc… 

É impossível lembrar de todos os detalhes de uma negociação, ainda mais quando se tem dezenas de clientes. 

Um CRM com histórico de conversas e negociações serve para você poder consultar sempre que precisar de uma informação importante sobre o seu cliente. Saber quais propostas foram feitas, como está o andamento da venda entre outros. 

Vale ressaltar que o CRM Tecimob conta com um aviso de compatibilidade, ou seja, quando você cadastrar um novo imóvel, que é compatível com os interesses de algum cliente cadastrado, você será avisado, aumentando suas chances de venda.

Jornada de compra:

Uma jornada de compra ou funil de vendas, são as etapas que o cliente percorre até a finalização da negociação. 

Se você já possui alguma experiência com a corretagem, deve saber que as negociações imobiliárias podem levar muito tempo, geralmente demoram meses até serem concluídas. 

Por isso é fundamental que os profissionais imobiliários possuam um CRM com uma jornada de compra bem definida e personalizável. 

Com as etapas sendo visualizadas, fica mais fácil se organizar e planejar suas abordagens de acordo com o momento que o cliente está nessa jornada. 

Você poderá conduzi-los até fechar negócio, prestar um atendimento de qualidade e personalizado, criar estratégias e propostas diferenciadas para cada caso.

Confira um exemplo de funil de vendas:

CRM Tecimob

Relatórios Gerenciais:

Boas estratégias buscam resultados mensuráveis. Sendo assim, o seu CRM para imobiliária deve disponibilizar relatórios. Para que você possa acessar as informações mais pertinentes sobre o seu negócio. 

Como estoque de imóveis e clientes, captação por tipo/negócio e corretor por período, negócios e retorno por canais de aquisição 

Os relatórios fazem parte da boa gestão e são fundamentais para aperfeiçoar as suas táticas de venda e atendimento, visando o melhor para seus clientes e sua empresa. 

Agenda, notificações e lembretes:

A rotina do corretor de imóveis e gestor imobiliário é cheia de tarefas, compromissos com clientes e prazos a cumprir. Para dar conta desse dia a dia tão movimentado, é importante ter uma agenda voltada para organização destas atividades. 

Por isso é interessante que o seu CRM imobiliário conte com uma agenda, e de preferência que integre com o Google Agenda. Assim você acompanha seus compromissos de forma fácil de onde estiver, e ainda pode configurar avisos por e-mail e notificações no celular. 

Roteiro de visitas:

Todo corretor já teve um cliente que se atrasou ou não conseguiu achar o imóvel para visita. Um CRM para imobiliárias com mapa e roteiro de visitas é o que você precisa para isso não acontecer mais. 

Dessa forma você poderá compartilhar com o seu cliente o roteiro das visitas, definir as melhores rotas e otimizar o seu tempo com um planejamento detalhado. 

Carteira de clientes e visão da equipe:

É comum em uma imobiliária que cada corretor tenha seus clientes. Por isso, um CRM imobiliário deve ter a possibilidade de segmentar os clientes por corretor. 

E o gestor precisa ter o acesso a cada uma das carteiras de clientes, a fim de administrar e gerenciar as vendas da imobiliária. 

Experiência do usuário e personalização:

Um CRM para imobiliárias e corretores deve priorizar a sua experiência enquanto usuário. 

Com a rotina corrida e um dia cheio, é preciso otimizar seu tempo. E com um sistema e aplicativo planejado para ser fácil de usar, você não vai precisar ficar quebrando a cabeça pra saber como cadastrar aquele imóvel, ou por onde iniciar o atendimento. 

Sistemas otimizados para a experiência, como o Tecimob, são criados pensando no comportamento de quem vai utilizar os recursos, tornando-os intuitivos, práticos e simples de usar.  

Então considere a facilidade de uso, se o CRM possui uma interface fácil de usar e intuitiva. Assim todos os membros da equipe serão capazes de utilizar o sistema. 

Claro, além disso, o CRM deve permitir que você personalize o funil de vendas como já citamos, já que as transações imobiliárias costumam ser um pouco diferente dos outros processos de venda, é muito válido que o CRM para imobiliária possa ser modificado para suprir essas demandas. 

Suporte ao cliente:

Muitas vezes este tópico é esquecido na hora hora de escolher o CRM para imobiliária, mas é fundamental que você verifique como é o nível de suporte oferecido pelo fornecedor do CRM. 

Afinal, ele será muito importante caso você precise de uma assistência técnica, treinamentos e um suporte personalizado e humanizado durante a aplicação e o uso do sistema imobiliário.

Um bom suporte é a garantia de que o usuário terá uma experiência agradável ao longo do período que estiver utilizando o CRM para imobiliárias e corretores. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Importância do CRM no processo de venda da imobiliária:

O CRM tem papel fundamental no processo de venda de uma imobiliária, oferecendo muitos benefícios. Confira alguns:

Gerenciamento eficiente de clientes: 

Com o CRM, o gestor imobiliário pode organizar e acompanhar os seus contatos e clientes em um só sistema. 

Assim fica mais fácil acessar as informações destes clientes, histórico de negociação, interações, preferências, necessidades e em qual etapa de compra ele se encontra. 

Automação de tarefas:

Através do uso do CRM na imobiliária, você pode automatizar algumas tarefas do processo de venda, como envio de e-mails personalizados, lembretes, agendamento de compromissos, avisos de compatibilidade, mapa com roteiros das visitas, etc… Esta é uma maneira de aumentar a produtividade e economizar tempo. 

Gerenciamento de leads:

A ferramenta CRM possibilita que você gerencie seus leads desde o momento do primeiro contato até a conversão em cliente. 

Assim você consegue acompanhar o status dele, criar estratégias de abordagem e atribuir tarefas aos membros da equipe a fim de guiar o cliente ao fechamento da negociação. 

Além, é claro, de poder analisar a eficácia dessas estratégias. 

Análise de relatórios:

Como citamos no tópico anterior, com o CRM é possível analisar o processo de venda e as estratégias que foram utilizadas para a captura de leads e conversões. 

Através de relatórios a imobiliária pode avaliar o desempenho das atividades realizadas.

Verifique taxas de conversão, tempo médio de venda, origem de leads, resultados das campanhas de marketing, etc…

Esta é uma parte importante de todo o processo de venda, pois é possível identificar erros, fazer melhorias e ajustar estratégias. 

Atendimento personalizado:

Talvez essa seja a principal vantagem do CRM para imobiliária, já que a ferramenta fornece informações detalhadas sobre o cliente, desde suas preferências até a etapa que ele está na jornada de compra. 

A partir desses dados os corretores podem oferecer um atendimento personalizado, baseando-se nas necessidades dos clientes, assim, a imobiliária pode apresentar o imóvel ideal para ele. 

Estes detalhes fazem toda a diferença na hora de construir relacionamentos entre imobiliária e cliente e aumenta as chances de fechar negócio. 

O CRM Tecimob possui todas as características citadas neste artigo. Se quiser conhecer nossa plataforma, que além do CRM imobiliário, conta com site, sistema e aplicativo, faça o teste grátis por 7 dias. 

Leia também o nosso artigo: Como implementar um CRM na sua imobiliária. 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.