9 Vantagens de ser um corretor de imóveis.

Tecimob
Atualizado em

Se você está pensando em entrar para o ramo imobiliário, deve estar se perguntando o que um corretor de imóveis faz, e quais as vantagens de se tornar um profissional deste setor. 

O corretor de imóveis tem um papel muito importante. Ele tem como uma das suas principais atividades, a assessoria, ou seja, ele auxilia na compra, venda e locação de imóveis, é ele quem encontra os imóveis adequados para cada família, independente do orçamento e da localização, além de ajudar em processos burocráticos, se tornando parceiro nas decisões.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Para fazer uma assessoria eficiente e ser um corretor de imóveis de sucesso você precisa estar atento aos estudos, tanto teóricos quanto práticos, tais como, formas de captação de imóveis, negócios imobiliários, técnicas de venda e de abordagem, e muitas outras.

Ou seja, para se tornar um corretor é preciso estar por dentro do mercado imobiliário, se manter atualizado, fazer cursos profissionalizantes, tirar o CRECI entre outras coisas, que você pode ver melhor no nosso Ebook: 5 Passos Para Se Tornar Um Corretor De Imóveis De Sucesso.

Agora se você já está decidido e sabe de todos os passos para se tornar um corretor de imóveis, vamos te falar as vantagens de trabalhar neste ramo, dentre elas a flexibilidade da rotina e o retorno financeiro.

Neste artigo você vai ver 9 vantagens de ser um corretor de imóveis:

  • Ganhos financeiros
  • Horário flexível
  • Aprendizado e crescimento profissional
  • Profissão durável e segura
  • Profissão para qualquer idade
  • Motivação
  • Ampla rede de contatos
  • Autonomia
  • Satisfação pessoal e profissional

O que chama atenção na carreira de corretor de imóveis é a independência e autonomia. É uma vida agitada, repleta de oportunidades e dificilmente cai na rotina, como outras profissões. Sendo um corretor você pode optar por ser autônomo ou trabalhar para uma imobiliária, ambos têm suas próprias vantagens e desvantagens. 

Mas independente da forma que você irá exercer este cargo, as vantagens que vamos falar aqui servem para os dois tipos de carreira. A rotina do corretor de imóveis se divide em atendimento, participações em eventos, captação de imóveis e de clientes, organização da cartela de clientes e portfólio de imóveis, criação de anúncios, visitas etc… 

1. Ganhos financeiros

Pessoa calculando

Como todo profissional com a possibilidade de autonomia, os corretores têm uma renda variável, mesmo tendo uma base de comissão, ela depende de cada tipo de contrato e imóvel. Mesmo assim existe grande possibilidade de um retorno financeiro satisfatório para os corretores que são dedicados e tentam se destacar no mercado. Saber lidar com todos os tipos de clientes, transmitir confiança e credibilidade é um diferencial. 

Geralmente os ganhos financeiros dos corretores advém da venda ou aluguel de um imóvel. No caso de ser vinculado a uma imobiliária, o profissional pode ganhar de 30% a 40% do valor de comissão da imobiliária, sendo que no caso de um corretor de imóveis autônomo, a comissão pode ser de 6% do valor do imóvel. Nesse caso, a venda de um imóvel de R$200 mil renderia em torno de R$12 mil de comissão. 

Na carreira de corretor imobiliário não existe um teto de salário, quem define quanto quer ganhar é o próprio corretor. Um profissional experiente e com boa reputação, por exemplo, pode ganhar até 30% de comissão.

Então se você tiver um controle financeiro, não faltará renda, mesmo que você não faça tantas vendas. O total de imóveis vendidos dependerá da quantidade de clientes que você possui, do seu conhecimento das técnicas de vendas, disponibilidade, organização e investimento em ferramentas que te auxiliem na prospecção de leads.

2. Horário flexível 

relogio

Uma das vantagens mais cobiçadas nos dias atuais é a flexibilidade de horários, e isso a profissão de corretor de imóveis tem. O horário de trabalho de um corretor é flexível. Sendo um profissional independente, você pode gerenciar seu tempo como preferir, isso significa que você não tem a necessidade de trabalhar no horário convencional. Vai depender somente dos horários dos clientes para as negociações ou visitação dos imóveis. O importante é que você saiba fazer a organização do seu tempo e agenda para atender todos os clientes com excelência.

Mas lembre-se, os corretores precisam muitas vezes, precisam estar à disposição do cliente fora do horário comercial e claro, sempre chegar com antecedência em encontros, visitas e reuniões. 

3. Aprendizado e crescimento profissional

livro com uma caixa em cima, de dentro dela sai uma ilustração de um cérebro

Ser um corretor de imóveis não é só sair e vender, é preciso preparo teórico e bom senso. O profissional precisa se dedicar a adquirir conhecimento para se dar bem na carreira. Você precisará aprender a gerenciar seus horários, relacionar-se com os clientes, captar leads, criar estratégias de marketing, gerenciar sua renda, administrar seus documentos, adquirir noções de ações jurídicas, saber tudo sobre contratos de compra/venda e aluguel de imóveis, transações e gestão imobiliária.

Todo este conhecimento te elevará como profissional e como pessoa, você estará preparado para todas as ocasiões e caso deseje, já estará pronto para empreender.

Além destes conhecimentos, você pode se destacar ainda mais se estiver por dentro das áreas: econômica, jurídica, mercado financeiro, marketing, tecnologia, aspectos técnicos de construção, direito, arquitetura, design de ambientes etc….

Claro, não esqueça do principal: saber lidar com pessoas, entender o cliente é o ponto chave para fechar bons negócios.

Estas competências, te farão crescer seja para empreender, ser um líder de equipe, diretor comercial, gerente ou ser um profissional autônomo de sucesso.

4. Profissão durável e segura

homem de terno e gravata

A profissão de corretor de imóveis é antiga e segura, pois por muito tempo ainda haverá necessidade de pessoas especializadas para ajudar nos processos de compra e venda de imóveis. Além de que, processos automatizados não tem como substituir o contato humano, que pode ser realizado por um corretor de imóveis.

Mas como o mercado ao todo exige evolução, com a profissão de corretor de imóveis não é diferente. Essa profissão exige estudo e prática. Existem inúmeros cursos para quem quer atuar no mercado imobiliário, como Técnico em Transações Imobiliárias, Matemática Financeira, Técnicas de Negociação e etc. 

Para ser um profissional regulamentado, é importante e necessário ter o registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), um registro do profissional de imóveis para poder trabalhar na área. Clique aqui e encontre o CRECI no seu estado e informe-se.

O mercado imobiliário também está em constante mudança e desenvolvimento, existem muitas possibilidades de crescimento dentro deste segmento.

5. Profissão para qualquer idade

homem idoso sorrindo

Muitas profissões tem limite de idade e uma certa seletividade na hora de contratar funcionários, mas na carreira de corretor de imóveis a idade não é um fator importante. Se você quer mudar de emprego, se aposentou e quer uma renda extra ou tem mais de 18 anos, você pode atuar como corretor, desde que faça o curso de Corretagem Imobiliária. 

Existem muitos nichos dentro da área de imóveis que aceitam corretores de todas as idades e com certeza é uma oportunidade para conquistar um emprego ou começar a empreender em um mercado que só cresce. 

6. Motivação 

pessoa colocando um dardo num alvo

Trabalhar no setor imobiliário é estar sempre em atividade e ainda interagindo com pessoas e conhecendo novos lugares. Isso não é só interessante como motivador, criando o desejo de estar sempre crescendo na carreira. 

O bom retorno financeiro, a rotina flexível e o contato direto com novidades é um estímulo para uma vida mais saudável e feliz. 

7. Ampla rede de contatos

homem segurando um celular

É possível criar uma extensa lista de clientes. Além dos compradores, sua lista de clientes pode contar com pessoas que possuem imóveis e sempre precisam de ajuda na hora de vender ou alugar. Criar um vínculo de amizade e negócios é um dos pontos que trarão sucesso para sua carreira nessa área.

A participação em eventos também aumenta o seu networking e aumenta suas chances de fechar parcerias, conhecer pessoas novas e interessantes. Atuando como corretor de imóveis, você terá uma rede de contatos que pode te favorecer em diversas situações, esta troca de informações é essencial para ter êxito em qualquer profissão. 

8. Autonomia

homem de roupa formal de braços abertos

O corretor de imóveis, como falamos no início, pode trabalhar dentro de uma imobiliária ou como autônomo e ainda na internet, possuindo um site para corretor de imóveis e páginas nas mídias sociais para divulgar seus imóveis.

Como autônomo ele não terá um chefe, pode trabalhar em casa, tomar suas próprias decisões, ir em eventos e fazer visitas conforme sua agenda.

Como funcionário de imobiliária, o corretor terá a sua disponibilidade uma carteira de clientes e imóveis. Em ambos os casos os corretores podem frequentar diversos locais, sem ter a necessidade de ficar em um escritório.

9. Satisfação pessoal e profissional

homem em um escritório apertando a mão de outro

Não tem como não se sentir privilegiado em trabalhar em uma profissão flexível, rentável e que faz interagir e conhecer tantas pessoas interessantes ao longo da vida. Sem dúvidas, a satisfação não acontece somente no âmbito profissional, mas também no pessoal.

Além de adquirir muito conhecimento que você pode utilizar em diversos momentos e ajudar pessoas a concretizar sonhos.

Se existe um mercado amplo e de sucesso é o mercado imobiliário. Se você já faz parte deste setor, conheça o site e sistema Tecimob para corretores e imobiliárias.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.