CRECI: O que é, como tirar e por que é tão importante?

O primeiro passo para quem deseja se tornar um corretor imobiliário e saber todas as regras para exercer a profissão.

Por isso hoje trazemos um artigo especial sobre o CRECI. O que é, porque ele é tão importante e como você consegue um registro no órgão.

O que é CRECI:

CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Criado em 1962, o órgão surgiu para fiscalizar o trabalho dos corretores e das imobiliárias.

De acordo com a Lei Federal 6530/78, apenas pessoas autorizadas pelo CRECI podem fazer registro de propriedade. Ou seja, todos os corretores de imóveis devem estar inscritos no CRECI de seus estados para poderem exercer a profissão. Isso garante que todo profissional está trabalhando de acordo com as leis.

O CRECI fiscaliza as atividades imobiliárias e caso necessário, pode casar o registro do corretor que estive praticando atividades ilegais. O objetivo da fiscalização é garantir total segurança entre as transações imobiliárias no país.

Por que o CRECI é importante para os corretores?

Além de garantir a segurança de todas as transações imobiliárias, o registro do CRECI garante ao consumidor que o corretor tem credibilidade e competência para exercer sua profissão. O que deixa as negociações mais tranquilas e seguras.

É importante ressaltar que para obter o CRECI o corretor deve realizar um curso técnico ou superior. O órgão exige que todo profissional esteja capacitado e tenha o diploma de um curso reconhecido pela instituição, como: Curso Técnico em Transações Imobiliárias, Curso Superior Sequencial ou Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Como tirar o CRECI?

Depois entender a importância do CRECI para a sua carreira como corretor é importante saber o deve-se fazer para conseguir um registro do CRECI. Fique de olho nas etapas:

Passo 1: Providenciar o diploma em um dos cursos solicitados pelo CRECI.

Para isso você deve procurar uma instituição de ensino da sua cidade e escolher qual o curso você deseja cursar. É importante saber que você pode fazer os cursos de forma presencial ou online.

Passo 2: Estando matriculado e cursando o seu período é normal que ele exija um estagio obrigatório. Para isso você solicitará ao CRECI um registro de estágio. Acesse o site do órgão no seu estado, preencha o formulário, imprima, assine, recolha todas as documentações necessárias e pague as taxas solicitadas.

Por fim dê entrada no protocolo em uma das delegacias sub-regionais ou seccionais mais próximas.

Passo 3: Após a conclusão do curso e com o diploma em mãos você pode solicitar o registro no CRECI. Você pode fazer isso presencialmente ou pelo site do órgão regional.

Os passos são os mesmos da etapa anterior. Ou seja, você precisa preencher seus dados, recolher a documentação, pagas as taxas e fazer o protocolo na sede do conselho ou em uma delegacia sub-regional ou seccional mais próxima.

Todas as inscrições passam por uma análise da comissão, que poderá solicitar novos documentos se assim julgarem necessário.

Por fim a comissão julga o parecer e, se tudo der certo, você terá o seu registro junto ao CRECI regional.

Depois disso é só investir no seu trabalho e colher os frutos do seu esforço! Ficou com alguma dúvida? Deixe eu comentário que iremos lhe ajudar!