Como fazer a captação de imóveis

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Uma dúvida persistente para quem está iniciando a carreira como corretor é como fazer a captação de imóveis. 

Ter sua própria carteira de imóveis é um dos primeiros passos depois de se formar como corretor e adquirir o registro no CRECI. Mas muitos têm dificuldade de começar a fazer essa captação. 

Esta tarefa exige paciência, dedicação e conhecimento, mas vale muito a pena se esforçar nesta etapa, pois é ela que dará continuidade para o trabalho de corretor de imóveis. 

Através dos imóveis captados, você terá um portfólio para mostrar para os clientes e assim conseguirá efetuar as suas vendas, garantindo o seu sucesso no mercado imobiliário. 

Quanto mais opções de imóveis você tiver na sua cartela, mais chances de se destacar diante da concorrência e fechar negócios.

Para você entender melhor, a captação de imóveis é o processo de procurar imóveis que estão disponíveis para venda ou locação, esta tarefa visa buscar as melhores oportunidades de negócio, para todos os envolvidos na transação imobiliária. 

Primeiros passos para captação de imóveis: 

Foque nos imóveis de melhores condições, fique atento às tendências do mercado ao qual você está inserido, principalmente na região em que você atua e seu nicho, saiba qual é o seu público alvo e entenda suas preferências. 

Desta forma você criará um filtro de qualidade na hora da captação e vai oferecer as melhores alternativas para o seu cliente.  

E pensando em auxiliar profissionais iniciantes ou corretores e imobiliárias que querem aumentar a sua cartela de imóveis, preparamos este artigo para servir como um guia da captação de imóveis.

Vamos falar desde a sua postura dentro do mercado até as ferramentas que te ajudarão neste processo. Confira:

Como fazer a captação de imóveis:

A captação de imóveis não é uma função fácil, exige muito trabalho e estudo, mas atualmente existem muitas maneiras de realizar as captações de forma eficiente e prática, confira nossas dicas para captar imóveis:

Conheça o mercado em que você atua:

mercado imobiliário

Um ponto fundamental para a captação de imóveis é conhecer o mercado no qual você atua, tanto o mercado imobiliário em geral, quanto o mercado regional. 

Faça o mapeamento da sua região, veja se os imóveis estão sendo valorizados, quais cidades ou bairros estão sendo mais procurados pelo seu público alvo. 

Estude os projetos da sua cidade, saiba onde terá novas oportunidades de negócio, empreendimentos imobiliários e outros investimentos: metrôs, grandes mercados, shoppings, etc…

Também é importante ficar atento a alguns critérios na hora de escolher a localização em que atuar, como a parte de infraestrutura dos bairros, as ruas, avenidas, escolas, comércios, entre outros. 

Saiba quais são as prioridades do seu público, para verificar se a localização dos imóveis corresponde com elas. Exemplo: segurança, mobilidade e valores dos imóveis. 

Estar por dentro de todas as novidades do mercado é uma forma de estar à frente da sua concorrência. 

No ramo imobiliário estar informado é um grande diferencial, porque sempre há mudanças importantes acontecendo. 

Estando inteirado, você terá uma ideia para onde o ramo está caminhando, quais as exigências dos proprietários, quais as procuras dos compradores de imóveis. 

E também você precisa estar munido de informações para passar a credibilidade e confiança necessária na hora da captação. 

Saiba o que os seus parceiros de carreira estão fazendo, se está dando certo e quais as estratégias que vem funcionando para os profissionais do setor. 

Também aproveite para conhecer as pessoas que trabalham no mercado imobiliário da sua região, parcerias são muito bem vindas na hora da captação de imóveis.

Às vezes um imóvel que não é interessante para o cliente de um corretor, pode ser de grande valor para outro e assim por diante. 

Parcerias com construtoras também são uma ótima forma de captar imóveis e se der certo, você terá dezenas de imóveis na sua cartela. 

Captação de imóveis através da internet:

como captar imóveis

Mesmo que muitos corretores ainda prefiram andar por aí em busca de imóveis para captar, existem maneiras mais eficientes de fazer isso atualmente. 

Utilizar a internet como ferramenta para captação de imóveis é muito eficiente e prático. Veja algumas formas:

DWV

A DWV funciona como um banco de dados, onde incorporadoras e construtoras cadastram seus empreendimentos. Então ela auxilia os corretores e imobiliárias a encontrar novos imóveis à venda ou para locação. 

A DWV se considera a maior plataforma de negócios para o segmento imobiliário no Brasil, e com certeza é uma aliada na hora de captar imóveis.. 

Recentemente a Tecimob firmou uma parceria com a DWV, confira alguns benefícios:

  • Na DWV, construtoras, incorporadoras e loteadoras disponibilizam tabelas de venda e informações completas e atualizadas sobre os empreendimentos ;
  • O usuário tem acesso exclusivo a imóveis de terceiros das construtoras (revendas), assim o corretor ou gestor imobiliário consegue analisar os preços para estudo e avaliação de imóveis;
  • A DWV também possui aplicativo, assim o corretor consegue registrar o lead e já formalizar propostas, acelerando o processo de venda;
  • Na plataforma, o profissional também tem acesso a relatórios e pode acompanhar seus leads, dando a possibilidade do corretor analisar suas tomadas de decisões e estratégias de venda;
  • E claro, a DWV possui integração ao CRM Tecimob, com o objetivo de oferecer os melhores imóveis aos seus clientes e um atendimento personalizado.

Órulo:

O Órulo se denomina uma plataforma de marketplace B2B para imóveis residenciais e comerciais. 

O seu principal objetivo é auxiliar os profissionais imobiliários, incorporadoras e compradores a terem melhores oportunidades.

A ferramenta busca organizar, qualificar e integrar as informações do mercado de imóveis, tornando o acesso aos dados mais facilitado para todos os setores imobiliários. 


Então além de ser um espaço interessante para captação de imóveis, o Órulo também impulsiona o crescimento do mercado, tornando-o mais colaborativo e estimulando parcerias.

Portais Imobiliários

Os portais imobiliários são plataformas fundamentais na vida de todo corretor ou imobiliária. Eles servem tanto para divulgar os seus imóveis, como para captação. 

Mas como fazer isso? Primeiro, busque por portais que tem a possibilidade de anúncio para proprietários, o OLX é um bom exemplo, estes portais permitem que os donos dos imóveis divulguem suas propriedades para venda ou locação. 

Também verifique se dentro da plataforma existem filtros para selecionar somente os imóveis postados por estes proprietários. 

Desta forma você terá uma seleção de imóveis para venda e locação, em seguida entre em contato com os anunciantes e ofereça seus serviços. 

Outra forma de captar é sendo um dos anunciantes nestes portais, divulgue seus imóveis e os proprietários que tiverem em busca do serviço de corretagem também poderão te encontrar.

Você também pode tentar formar uma parceria com algum portal, desta forma um ajudará o outro e você terá muitas oportunidades de captação. 

Redes Sociais

Nas redes sociais você também poderá divulgar seus imóveis, serviços e claro, também há a possibilidade de captar imóveis. 

Existem centenas de grupos no Facebook para venda e aluguel de imóveis. Você pode procurar pela sua região, entrar em contato com os anunciantes e também oferecer os seus serviços nestes grupos. 

O marketplace é outro recurso incrível para captação, você pode filtrar por região, faixa de preço, entre outros. 

Nas outras redes que não possuem estas ferramentas, você deve utilizar a divulgação dos seus serviços como forma de captação. Construir um perfil profissional, demonstrar autoridade e credibilidade. 

Faça com que as pessoas queiram trabalhar com você e contratá-lo. Faça um planejamento para suas redes, com conteúdos relevantes, conquistas, feedbacks de clientes satisfeitos. 

Não esqueça de investir em anúncios segmentados, para proprietários de imóveis, no caso da captação. Esta é uma das maneiras dos seus clientes virem até você.

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Site Imobiliário

Possuir um site imobiliário só traz vantagens para corretores e imobiliárias. Nele você poderá divulgar os seus imóveis e serviços de maneira profissional, conquistar o seu espaço no mundo virtual e tem a chance de aparecer nos principais sites de busca, como o Google por exemplo. 

Um site passa credibilidade e é um dos pontos fundamentais para construção da sua relevância no meio digital. 

Quando proprietários estiverem em busca de profissionais da corretagem para vender ou alugar seus imóveis, o primeiro lugar que eles vão buscar, será nas ferramentas de pesquisa. Com o seu site imobiliário no ar, existem grandes chances dessas pessoas te encontrarem. 

Para que seu site apareça no Google e outros buscadores, você deve publicar além de imóveis com fotos e descrições, conteúdos relevantes para o seu público através de um blog imobiliário. 

Criar artigos com assuntos pertinentes para os seus clientes, farão com que o seu site tenha um bom posicionamento dentro das plataformas de pesquisa. 

Além de ajudar a construir a sua autoridade no mercado. Você também poderá anunciar no Google Ads, um recurso que o buscador oferece para quem quer aparecer nas primeiras páginas. 

Marketing pessoal:

marketing pessoal corretor de imóveis

Você já deve ter ouvido falar que o marketing pessoal é essencial em todas as carreiras. 

Através dele você se torna relevante no mercado em que você está inserido. Na carreira de corretor de imóveis, o marketing pessoal é ainda mais necessário, principalmente se você for um profissional da corretagem autônomo. 

Este tipo de marketing, como o nome já diz, significa que você deve trabalhar na sua imagem pessoal e isso vai além de usar um terno. 

É principalmente passar profissionalismo, autoridade e confiança tanto para os proprietários, quanto para os seus clientes finais. 

O marketing pessoal é um dos pilares para ser um bom vendedor e claro, um bom captador. 

Para captar um imóvel você deve vender a sua imagem como corretor, para que o proprietário confie em você no seu trabalho, não esqueça que nas transações imobiliárias, geralmente estão envolvidos grandes valores. 

A autoridade faz parte de um bom marketing pessoal, não adianta você ter conhecimento se não saber demonstrá-lo, não é mesmo? 

Por isso, além de estudar sobre o mercado imobiliário, você precisa saber como se apresentar e como passar estes conhecimentos. Isso tanto pessoalmente, quanto nas suas redes sociais e outras mídias digitais. 

Construir uma identidade visual autêntica também se torna um diferencial, criar conteúdos nas suas mídias com informações relevantes do mercado, postar depoimentos de clientes, conquistas de títulos, premiações entre outras coisas que transmitem para o cliente que você é um profissional competente. 

Networking também é um ponto conquistado através do marketing pessoal e tem grande importância para a captação de imóveis. 

Adquirindo visibilidade e relevância no mercado, você vai conhecer muitas pessoas. Trate todas da maneira mais gentil possível, desde porteiros, síndicos, outros corretores, proprietários de empresas do ramo, construtoras etc… 

Participe de eventos e aumente seu leque de oportunidades. Fique atento para passar sempre uma boa impressão, é importante ser lembrado de maneira positiva. Dessa forma, quando alguém estiver procurando por um corretor, o seu nome será lembrado. 

Depois de fechar o negócio com o proprietário, está na hora de fazer a ficha de captação, preparamos um artigo de todos os itens que não podem faltar, confira: O que não pode faltar na ficha de captação de imóveis.

Agora que você já captou o seu imóvel e já fez sua ficha de captação, você pode cadastrá-lo no seu site imobiliário! Conheça o Tecimob, um sistema e site voltado para corretores e imobiliárias. Faça o teste grátis por 7 dias! 

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