Conheça 5 cursos para corretor de imóveis.

Tecimob
Atualizado em

Se você quer entrar no mercado imobiliário ou já faz parte dele, deve saber que é um ramo muito competitivo, mas repleto de boas oportunidades de crescimento. Para que você possa estar apto a abraçar essas oportunidades, seja como corretor de imóveis ou como outro profissional do setor, é necessário que se capacite, desta forma você se destaca diante da concorrência acirrada e também alcança novos patamares dentro do mercado. 

Os profissionais imobiliários também podem seguir diversos caminhos interessantes durante a carreira. Existem muitas formas de trabalhar no ramo de imóveis e diversas pessoas optam por se especializar em algumas áreas para fornecer um serviço mais qualificado e segmentado. 

Diante disso, preparamos este artigo com alguns cursos voltados para corretores de imóveis ou profissionais imobiliários. São especializações que farão diferença para quem quer seguir nesta carreira e obter sucesso no ramo dos imóveis. Através destas capacitações você passará mais credibilidade, autoridade e confiança para os clientes

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Neste artigo você vai ver:

  • Curso TTI (Técnico em Transações Imobiliárias)
  • Curso de Avaliação de Imóveis
  • Técnicas de Venda para o Mercado Imobiliário
  • Curso de Marketing Imobiliário Digital
  • Curso de Documentação Imobiliária

1. Curso TTI (Técnico em Transações Imobiliárias)

ilustração com um computador e uma pessoa sentada em cima de livros

Impossível fazer um artigo sobre cursos para corretores sem citar o T.T.I, curso técnico em transações imobiliárias que é fundamental para seguir na carreira de corretor de imóveis. É através desta formação, que o profissional irá adquirir os conhecimentos básicos para desempenhar a profissão. Para fazer o curso de T.T.I você precisa ter o ensino médio completo e ser maior de 18 anos. 

É importante ressaltar que a profissão da corretagem é regulamentada por lei e para exercê-la o corretor de imóveis deve possuir um diploma do curso de T.T.I. ou curso superior equivalente e devem ser cadastrados e credenciados pelo MEC.

Geralmente o curso está disponível nas modalidades online e presencial e tem duração de 5 a 8 meses. Após isso, você pode requerer ao CRECI do seu estado, cumprir estágio em uma imobiliária ou junto a um corretor, pagar as taxas cobradas pelo CRECI e aguardar ser diplomado como corretor de imóveis e receber sua carteira definitiva de corretor de imóveis.  

Conteúdos do curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) do IBREP (Escola Imobiliária):

2. Curso de Avaliação de Imóveis

ilustração de uma corretora de imóveis com um imóvel atrás

Mesmo não sendo obrigatório, o curso de avaliação de imóveis é importante para a carreira do corretor de imóveis. O perito avaliador é um profissional muito necessário no mercado imobiliário e existe uma demanda alta para este tipo de profissional. 

Avaliar um imóvel não é tarefa fácil, pois requer conhecimentos técnicos. A avaliação imobiliária é a responsável por definir o valor de um imóvel, seja ele residencial, rural, comercial, industrial, entre outros. Através deste curso você poderá ter o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) e fazer avaliações imobiliárias mercadológicas para emitir o PTAM

Neste curso você irá aprender a avaliar um imóvel, para venda, compra, aluguel e também para casos judiciais como: seguros, inventários, cobranças de tributos etc…

Lembre-se, para desempenhar esta função você precisa ser formado como corretor de imóveis e ter o registro no CRECI.

Confira algumas disciplinas do curso de Avaliação de Imóveis do IBREP:

  • Introdução à avaliação de imóveis
  • Normas, leis e resoluções
  • Noções de arquitetura e urbanismo para avaliadores
  • Métodos avaliatórios
  • Aplicação do método comparativo
  • Conteúdo e apresentação do PTAM
  • Avaliação na prática de imóveis urbanos e rurais

3. Técnicas de Venda para o Mercado Imobiliário

ilustração de duas pessoas apertando as mãos, atrás tem listas e gráficos

O curso de técnicas de vendas é um dos pilares para exercer a profissão da corretagem, apesar do curso de T.T.I já possuir disciplinas voltadas para as vendas, a especialização nesta área é um grande diferencial para corretores de imóveis. Através deste curso você aprenderá técnicas para todas as etapas da transação imobiliária, desde a prospecção de leads até a finalização da negociação e pós-venda.

Se você busca se destacar como profissional imobiliário, este curso é crucial para o seu crescimento como um vendedor de imóveis. Se aprofundando nas vendas e negociações de imóveis, você terá mais argumentos, passará mais confiança durante as transações, aprenderá estratégias de persuasão e entenderá melhor o comportamento dos consumidores. 

Confira as disciplinas do curso de Técnicas de Vendas para o Mercado Imobiliário do IBREP.

  • Conhecendo o mercado
  • Prospecção: plano de identificação e atração de potenciais clientes
  • Atendimento
  • Pós-venda
  • Planejar para ganhar
  • Avaliação on-line de técnicas de vendas

4. Curso de Marketing Imobiliário Digital

ilustração com uma mulher, um megafone e um alvo.

Atualmente, o que temos visto são diversos profissionais buscando se aperfeiçoar através do marketing imobiliário. Ele que é fundamental em todas as profissões têm um papel fundamental para o mercado imobiliário.  Como vender um imóvel sem saber divulgá-lo não é mesmo?

O marketing não só é a maneira mais fácil e efetiva de efetuar mais vendas, mas também é responsável por criar um relacionamento com o cliente. Através dele você atrai mais clientes, cria conexões, aprende a divulgar seus imóveis com excelência, também desenvolve habilidades de comunicação, criação de conteúdo, aprende a utilizar as mídias digitais, o CRM imobiliário e também a gerir seus contatos.  

Confira as disciplinas do Curso de Marketing Imobiliário Digital do IBREP:

  • Introdução ao curso e como começar o marketing digital
  • Comunicação por e-mail e WhatsApp
  • Marketing de conteúdo
  • CRM e gestão de contatos
  • Mídias digitais pagas

5. Curso de Documentação Imobiliária

ilustração com dois homens apertando as mãos com contrato, dinheiro atrás.

Outro curso que deve ser visto como fundamental para a carreira do profissional imobiliário é o curso de documentação imobiliária. Conhecer as documentações exigidas nas transações imobiliárias é imprescindível para desenvolver um bom trabalho no ramo de imóveis, além de evitar diversos problemas para você e para o seu cliente. 

É papel do corretor fazer uma avaliação de todas as documentações de um imóvel, seja para compra ou locação. Com este curso você terá autonomia para responder os clientes com relação a documentos imobiliários, o que melhora a experiência dele enquanto consumidor e claro, você agilizará diversos processos. Tornando a parte burocrática da profissão mais fácil e rápida. 

Confira as disciplinas do curso de documentação imobiliária do IBREP:

  • A posse e a propriedade imobiliária no direito brasileiro
  • Compreensão e importância da documentação imobiliária
  • Contrato como um importante documento e elemento de segurança
  • A configuração cartorial no brasil
  • Documentação imobiliária na era digital
  • Peculiaridades e documentos para as incorporações imobiliárias e condomínios edilícios
  • Noções gerais sobre a obtenção de financiamento imobiliário
  • O parcelamento do solo urbano no brasil

Com estes cursos, você estará mais do que capacitado para ser um profissional imobiliário de sucesso e terá uma carreira sólida e em constante crescimento. Todos os cursos que citamos neste artigo estão disponíveis na plataforma do IBREP e podem ser feitos de maneira online.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.