TecimobCONHEÇA O TECIMOB
Imagem do Header da Postagem

Direito Imobiliário: Conheça Os Direitos E Deveres De Todo Corretor De Imóveis

Além de conhecimentos e técnicas em vendas, é de extrema importância que os corretores de imóvel saibam sobre direito imobiliário e os conceitos que abrangem essa profissão.

Isso porque, estar atento à legislação que rege o mercado é essencial para atuar com sucesso, além de transmitir credibilidade e profissionalismo para quem está precisando do seu serviço.

Por isso, neste artigo você encontrará os direitos e deveres que todo corretor imobiliário precisa saber para ter mais autonomia e autoridade ao se comunicar com clientes.

O que é direito imobiliário?

Com base em dados extraídos pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), haviam quase 400 mil corretores de imóveis no Brasil em 2019. É possível que cerca de 2 mil novos profissionais ingressem na carreira de corretor por mês.

Portanto, para se destacar em meio a concorrência é fundamental que você tenha entendimento de alguns conceitos relacionados a essa profissão.

O direito imobiliário é um segmento do direito privado que estuda as relações jurídicas e de direito relacionados com a compra, venda e diferentes negociações de imóveis.

Além disso, estudar sobre ele é essencial para ter assertividade na elaboração e solicitação de documentos, evitando possíveis erros e agilizando todo o processo de finalização do negócio. Isso irá garantir mais segurança e um bom relacionamento com os clientes.

Quais são os direitos e deveres dos corretores imobiliários

Os direitos e deveres dos corretores de imóveis tem relação com a lei de corretagem (6.530), que foi sancionada em 1978 e regulamenta o exercício da profissão do corretor de imóveis, são exemplos a serem destacados:

Deveres:

  • para que o profissional não incorra no exercício ilegal da profissão, há a exigência de que ele conclua um curso superior de ciências imobiliárias ou um curso técnico em transações imobiliárias;
  • é necessário ter um registro no CRECI no Estado em que reside.

Direitos:

  • mesmo que exista uma associação com imobiliária, é permitido que o corretor de imóveis tenha sua própria autonomia.
  • é direito do corretor de imóveis ter sua profissão valorizada e regras esclarecidas da maneira mais clara e transparente possível.

Agora que você já sabe o que é direito imobiliário e os direitos e deveres de todo corretor de imóvel, acesse o blog da Tecimob, e fique por dentro de diversos assuntos relacionados ao mundo imobiliário.