Marketing Imobiliário para aumentar a venda de imóveis

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Aprender sobre marketing imobiliário deve ser uma prioridade para os profissionais do setor, é através dele que você poderá prospectar novos clientes, fidelizá-los, aumentar suas vendas e construir uma marca de sucesso no ramo de imóveis.

O marketing imobiliário não se difere muito do tradicional marketing que estamos acostumados a ver. Ele segue os mesmos princípios básicos, porém deve ser pensado para as exigências e particularidades do setor imobiliário. 

A estrutura básica de um bom marketing consiste em atrair, educar, encantar, engajar e gerar a conversão. Além destes, no mercado imobiliário é indispensável que você passe segurança e credibilidade, para proporcionar o devido suporte ao cliente que está em busca de um imóvel.

Se você já é um profissional imobiliário, já deve saber que a jornada de compra de um imóvel pode levar meses para ser concluída. Durante todo este período, o corretor deve se manter em contato com o cliente e alimentá-lo com conteúdos, informações, novidades e não deixar o relacionamento esfriar. 

Oportunidades não faltam neste mercado, sempre irá existir pessoas buscando um novo imóvel para alugar ou comprar. O mesmo se pode dizer de corretores e imobiliárias, o setor imobiliário cresce a cada ano, conforme as cidades também avançam em seus empreendimentos. 

Por isso investir em marketing não é apenas uma alternativa para alavancar vendas, é uma necessidade cada vez mais crucial. É uma maneira de se destacar diante deste mercado tão competitivo. Saber se posicionar e criar estratégias de marketing é o ponto de partida, não faltarão chances de fechar negócio. Mas é fundamental que você também saiba como converter esses leads em clientes fiéis e defensores da sua marca. 

Pensando em fomentar o mercado e ajudá-lo nesta tarefa, preparamos este artigo com alguns pontos importantes para fazer um bom marketing imobiliário para vender mais imóveis. 

O marketing voltado para o setor de imóveis consiste em: 

  • Desenvolver anúncios para divulgar imóveis e empreendimentos;
  • Criar estratégias para prospectar leads;
  • Investir em ferramentas que auxiliem no atendimento e na divulgação dos imóveis;
  • Pensar em ações voltadas para o relacionamento com o cliente;
  • Prestação de suporte ao consumidor, durante todas as fases da jornada de compra, incluindo o pós-venda;
  • Estudar resultados e estratégias em busca de melhorias;

Marketing Digital para o Mercado Imobiliário

Ilustração de uma equipe de marketing

O marketing digital vem se mostrando uma ótima ferramenta para se destacar no mercado imobiliário, investir em divulgação, no reconhecimento de marca e relacionamento com o cliente é a melhor forma de obter sucesso no setor. 

O mundo digital possui grande força atualmente, mesmo algumas pessoas optando por ir até uma imobiliária ou construtora, a grande maioria já usa a internet para a busca de imóveis. Sendo assim existem diversas plataformas onde os imóveis podem ser anunciados, como sites imobiliários, redes sociais e portais imobiliários. Algumas pessoas até fazem tudo de forma online, visitas virtuais, envio de documentação entre outros. 

É importante que você tenha todas as opções à disposição do seu cliente. Tenha em mente que o novo consumidor mudou seus hábitos e as empresas devem acompanhar todas estas mudanças. 

Os meios digitais são fundamentais para que o seu marketing seja completo e eficiente, utilizando estas ferramentas, você alcançará mais pessoas e consequentemente terá mais chances de vendas. 

Relacionamento com o cliente

Três pessoas sentadas numa mesa, duas delas estão apertando as mãos

Quem é corretor ou é profissional imobiliário já sabe que o relacionamento com o cliente é um dos pilares para quem busca se destacar neste setor. O contato com o consumidor deve ser constante e sempre agradável, buscando passar confiança e dar todo o suporte que ele precisa. Saiba que o relacionamento com o cliente, também faz parte de um bom marketing imobiliário. 

E porque é importante ter como prioridade essa interação com o  consumidor? Porque este poderá ser o seu diferencial diante da grande concorrência. Uma venda para um corretor é de grande valia, como também é um investimento alto por parte do cliente. Por isso ele precisa estar seguro para efetuar a negociação, e esta segurança é estabelecida quando existe confiança entre as partes envolvidas. 

Lembre-se, comprar um imóvel não envolve apenas um alto investimento, também se trata de sonhos e objetivos de vida.  Por isso, trate o seu cliente da melhor forma em busca de criar uma relação sólida e benéfica para ambos. Isto com certeza fará diferença na construção do seu marketing imobiliário

Como criar uma estratégia de marketing imobiliário?

Reunião de uma equipe de marketing imobiliário

Além do que citamos, para criar uma estratégia de marketing eficiente você precisa estudar alguns pontos:

  • Seu público – defina sua persona e conheça o público que você busca atingir.
  • Entenda o mercado no qual você está inserido – busque conhecer os tipos de imóveis, legislação imobiliária, juros, comissões entre outros.
  • Conheça a região em que você atua – você deve se adequar aos consumidores de cada região, seguindo suas necessidades e particularidades.
  • Atendimento – Defina os seus canais de atendimento (e-mail, telefone, WhatsApp etc…), crie uma estrutura para os atendimentos para cada etapa da jornada de compra.
  • CRM imobiliário – Invista em um sistema imobiliário, ele facilitará a sua rotina de atendimentos e você poderá criar um perfil de cada um dos seus clientes, sabendo em qual etapa ele se encontra. 
  • Marketing offline – não esqueça do marketing offline: banners, flyers, outdoors, estes meios de comunicação ainda possuem grande valor e merecem estratégias específicas. 
  • Criação de conteúdo – invista em conteúdo de qualidade, faça um blog imobiliário, ofereça ebooks, faça posts nas redes sociais voltados para o seu público entre outros materiais que geram engajamento e leads. Os conteúdos dentro do seu site imobiliário também ajudam no SEO, ou seja, aumentam suas chances de aparecer nos resultados orgânicos dos buscadores.

Depois de obter uma boa base e se inteirar sobre estes temas, você estará pronto para criar a sua estratégia de marketing imobiliário, confira as ações que você deve tomar a partir daí:

Tenha um site imobiliário

Possuir um site é um dos pontos de partida para criar uma estratégia de marketing imobiliário. Através dele você poderá aparecer no Google e outros buscadores, terá um ambiente propício para conversão de leads, portfólio, um local para anunciar todos os seus imóveis. 

Além disso, ter um site transmite profissionalismo e credibilidade, e como sabemos, estes são pontos fundamentais para os consumidores. 

Com um site e sistema imobiliário, você também pode organizar a sua rotina como corretor ou profissional imobiliário. Através de um CRM imobiliário, integração com portais imobiliários, cadastro de imóveis e clientes, sistema de compatibilidade entre cliente e imóvel entre outros recursos que facilitaram o seu trabalho.

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Produza conteúdos

Crie autoridade no mercado imobiliário através de conteúdos relevantes para o seu público. Exemplo: conteúdo sobre tipos de imóveis, bairros, juros imobiliários, impostos… Faça conteúdos em diversos formatos, artigos, posts nas redes sociais, vídeos entre outros. 

Crie uma identidade visual

Invista na criação de uma boa identidade visual. Ela será a primeira impressão de você nos meios digitais e materiais impressos, uma identidade marcante faz parte de um marketing efetivo.

Foco no público-alvo

Conhecendo bem o seu público, você sairá na frente e terá destaque no mercado. Através deste conhecimento você criará as estratégias perfeitas para o seu público, vai saber o que ele deseja e precisa. 

Recompense os seus clientes

Um sistema de recompensa por indicação funciona muito bem para o mercado imobiliário. Antes do cliente ser influenciado por uma propaganda, ele é influenciado pelos familiares e amigos, ainda mais em decisões importantes como comprar imóveis. Com um sistema de recompensa por indicação, você cria uma propaganda boca a boca e ainda gratifica os seus clientes mais fiéis. 

Invista em portais imobiliários

Marque presença nos principais portais imobiliários , eles são ótimos para geração de tráfego e contribuem muitos com as vendas e aluguéis de imóveis. 

Mas se atente em fazer um bom anúncio, com fotos de qualidade, descrição detalhada do imóvel e todas as informações pertinentes. 

Faça vídeos dos seus imóveis

Atualmente a maioria dos canais digitais favorecem a reprodução de vídeos, por isso é importante que você invista em fazer vídeos dos seus imóveis. Além de aumentar o seu alcance, eles também dão ao cliente uma visão mais ampla de como é o imóvel. 

Divulgue em outras ferramentas

A organização faz parte de uma estratégia de marketing eficiente. Ter um calendário editorial para organizar os seus posts é fundamental para manter a frequência, alinhar conteúdos de acordo com o funil de vendas, planejar datas importantes e ter uma visão geral de tudo que está sendo veiculado. 

As ferramentas onde divulgar esses conteúdos também são importantes, podemos citar as redes sociais, que aumentam sua visibilidade e possuem um bom alcance orgânico. Nelas também podem ser feitos anúncios pagos, é uma ótima maneira de divulgar algum conteúdo específico com objetivo de converter ou fortalecer sua marca. 

Não esqueça do Google Meu Negócio! Ele tem um grande alcance e geralmente é lá que o seu público terá o primeiro contato com você. Ainda falando do Google, também existe o Google Ads, que é uma ferramenta disponibilizada pelo buscador para alavancar as suas campanhas e anunciar na primeira página da plataforma. 

Análise de resultados

Não adianta criar e colocar em prática milhares de estratégias sem saber se elas realmente estão funcionando. Existem diversas plataformas que auxiliam na análise de resultados tanto das redes sociais, como para o seu site imobiliário. Saber onde você está acertando ou errando é imprescindível para o marketing. Desta forma você vai saber o que pode ser melhorado ou reaproveitado. 

Marketing também é teste, precisa de dedicação e persistência, nenhum resultado é imediato. Algumas estratégias são de longo prazo, como a construção de autoridade e posicionamento de marca, estas ações levam tempo para mostrar resultados relevantes. Mas não desista, se seguir todas as dicas que citamos, você terá bons frutos e aumentará suas vendas.  

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