Você está usando o CRM imobiliário do jeito certo?
Tecimob
Um sistema de CRM para imobiliárias serve para fazer a gestão do relacionamento com o cliente. Mas muitos profissionais ainda não sabem todos os benefícios que ele traz para o seu negócio e nem as formas que ele pode ser utilizado para alavancar suas vendas e auxiliar no seu marketing imobiliário.
Um CRM imobiliário deve ser visto como uma ferramenta para auxiliar você a conhecer o seu cliente, entender suas necessidades e saber atendê-las da melhor maneira possível.
Basicamente ele funciona como um gerenciador de clientes, você cadastra seus leads e em seguida adiciona-os cada um na sua etapa na jornada de compra, no caso de imobiliárias, a jornada de compra pode ser classificada da seguinte forma: contato, atendimento, visita, proposta e contrato. Mas claro que cada empresa possui uma forma de abordagem e esta jornada pode ser adaptada e personalizada de acordo com as necessidades do seu negócio.
Quando seus clientes estiverem cada um na sua etapa da jornada de compra, você poderá vê-los e saber qual ação deve realizar.
Não esqueça de que quem faz um bom CRM é você, para ele funcionar perfeitamente, você deve adicionar todas as informações possíveis sobre o seu cliente, dados pessoais, interesses entre outros. Inclusive, no sistema Tecimob, você terá acesso a vida do cliente, que é um registro de todas as vezes que vocês tiverem alguma interação, compartilhamento de imóveis e outros contatos.
No sistema de CRM da Tecimob, você também terá um alerta de compatibilidade, ou seja, ele te avisará quando você tiver um imóvel compatível com o que o cliente deseja. Segundo o que tiver registrado no seu perfil.
Esta é uma maneira eficiente para esquentar o negócio que estava esquecido, daquele cliente que ainda não havia encontrado o imóvel ideal. É a sua chance de compartilhar com ele o imóvel e retomar a negociação, e quem sabe realizar uma venda!
Mas além de tudo isso, que você já deve estar ciente, existem outras maneiras eficientes de utilizar o CRM para vender mais imóveis e fortalecer a sua marca no mercado imobiliário.
Neste artigo você vai ver:
- Planejamento;
- Análise do comportamento do cliente;
- Consolidar o relacionamento com o cliente;
- Compartilhar os dados dos clientes com outros membros da empresa;
- Marketing e vendas alinhados;
- Conduzir os prospects pela jornada de compra;
- Criar propostas segmentadas;
- Relatórios sobre os corretores;
- Receber notificações sobre os clientes.
Várias estratégias podem ser implementadas através de um CRM, se saber usá-lo do jeito certo, ele irá trazer ótimos resultados nas vendas e na relação entre empresa e cliente.
Confira algumas ações que trazem benefícios e podem ser realizadas com um CRM para corretores e imobiliárias:
1. Planejamento
Com um CRM, planejar suas vendas ficará mais fácil, com ele você terá acesso às informações necessárias para iniciar uma negociação, também saberá quais períodos são mais favoráveis, quais clientes são mais aptos a compra e quais imóveis são mais interessantes aos olhos dos consumidores. Com o uso do CRM, todos estes dados estarão em um só lugar, para você poder analisar e iniciar o planejamento das suas vendas.
Acompanhe seus leads pela jornada de compra, confira como é o sistema de CRM imobiliário da Tecimob para entender melhor:
Desta maneira fica fácil planejar os próximos passos de uma venda e criar ações que serão efetivas para cada cliente. Também é uma ótima forma de verificar se suas metas estão sendo atingidas, conforme a lista de contratos aumenta.
2. Análise do comportamento do cliente
Um CRM é ótimo para conhecer melhor o seu cliente. Entender o seu público alvo torna suas vendas mais assertivas. E claro, conhecendo o seu cliente, você poderá criar uma relação promissora com ele e fidelizá-lo mais facilmente.
Através de um CRM para imobiliárias é possível identificar quais imóveis seu cliente tem interesse, em que época ele se interessou por eles, o que mais eles buscam em um imóvel e quais as vantagens que eles priorizam em uma negociação.
Através destas informações você pode entrar em contato com o cliente já sabendo as coisas certas a dizer. E também pode utilizá-las para outros fins, como marketing por exemplo, com a criação de conteúdo para o seu site imobiliário ou para suas redes sociais.
3. Consolidar o relacionamento com o cliente
Entenda que o foco do mercado imobiliário não é só vender imóveis e sim criar vínculos com pessoas que estão em busca de um sonho e fazê-los se tornar realidade.
Conseguir manter uma boa relação com os clientes é a base para o sucesso de qualquer empresa, em especial as do ramo de imóveis. Fazer com que eles se sintam satisfeitos fica mais fácil através de um CRM para corretores e imobiliárias.
Com ele você irá analisar as interações que você teve com o cliente durante todo o período de negociação, e é importante salientar, que o período de negociação de um imóvel pode levar meses. Identifique as insatisfações dos seus clientes e onde você deixou a desejar enquanto profissional imobiliário.
Invista em um atendimento personalizado com base nestas informações, o seu cliente deve se sentir único. Esteja onde ele estiver, procure os canais de comunicação mais facilitados para ele, tire todas as suas dúvidas em relação ao imóvel e as transações imobiliárias. Faça-o se sentir seguro e confiar em você.
O resultado destas ações? Clientes satisfeitos, fiéis a sua empresa, relações bem desenvolvidas e duradouras.
4. Compartilhar os dados dos clientes com outros membros da empresa
Com um sistema imobiliário com CRM, as informações dos clientes podem ser compartilhadas com toda a equipe, inclusive pode colocar um corretor responsável pelo cliente. Desta forma não há perigo de um cliente receber várias ligações para tratar do mesmo assunto. Com todos cientes da etapa e quais interações já foram feitas, o atendimento fica mais qualificado e eficiente. Nada de perder tempo fazendo a mesma tarefa que outra pessoa já fez, evitando um retrabalho e poupando o cliente.
Também é importante que todos da equipe conheçam os imóveis que oferecem e que o atendimento siga um padrão, conforme o posicionamento da empresa.
5. Marketing e vendas alinhados
A equipe de marketing e vendas não devem ser inimigos. Estes setores devem trabalhar juntos, um auxiliando o outro, afinal os seus objetivos são os mesmos.
O CRM também serve para alinhar estas duas equipes, conforme já citamos, as informações registradas no CRM podem ser usadas tanto para vendas, quanto para o marketing, na criação de conteúdo e para entender melhor o que o seu público alvo busca.
Outras vantagens do site e CRM imobiliário para o setor de marketing:
- Melhor aproveitamento dos leads
- Poder trabalhar em conjunto com anúncios patrocinados e otimização de conteúdo da página
- Remarketing através do Google Ads e Facebook
- Identificar o público alvo
- Criação de uma persona para a imobiliária com as informações contidas no CRM.
6. Conduzir os prospects pela jornada de compra
Todo cliente já foi um prospect. Ou seja, a maioria das pessoas não é tão decidida a ponto de entrar em contato com uma imobiliária ou corretor de imóveis já sabendo o que quer e pronta para efetuar a compra. Geralmente, elas pesquisam muito e passam por várias empresas até encontrar a que mais se encaixa nas suas preferências. Por isso você precisa estar pronto para fazer a melhor abordagem e se destacar dos seus concorrentes.
Através de um CRM Imobiliário isso é possível.
Muitos não dão o devido valor aos leads, porque acham que eles são apenas curiosos sem intenção de comprar. Mas o que torna um lead em um cliente é justamente as suas ações como profissional imobiliário.
Se ele entrou no seu site ou em contato com você por algum outro meio, é porque ele está em busca de algo que você tem a oferecer. Acompanhando o cliente de perto em cada etapa da negociação, fica mais fácil de entender seu cliente, e descobrir um o que falta para levá-lo à próxima etapa de negociação.
Então registre todos os seus leads no CRM e a partir daí pense nas ações que você deve realizar para conduzi-lo nas etapas de compra.
7. Criar propostas segmentadas
Com um CRM é possível criar ofertas especiais para cada cliente, esta talvez seja uma das estratégias mais importantes que você pode colocar em prática através de um CRM imobiliário.
Quando um potencial cliente faz contato através de algum imóvel, ou quando você compartilha um imóvel com seu cliente, um perfil de busca é gerado automaticamente para ele no seu CRM, e a cada novo imóvel cadastrado, você saberá quais leads tem potencial de negociação para esse imóvel.
8. Relatórios sobre os corretores
Por meio de um CRM, você pode analisar a sua equipe de corretores. Uma ferramenta muito útil para os gestores imobiliários, que precisam conferir metas, monitorar atendimentos, averiguar o número de prospecções e de conversões.
Analisar estes dados é importante para saber onde a equipe está falhando e onde está acertando. É uma maneira de sempre melhorar o atendimento e alinhar os objetivos junto a equipe.
9. Receber notificações sobre os clientes
Lidar com centenas de tarefas não é fácil e mesmo com toda organização, às vezes perdemos prazos e esquecemos de fazer coisas importantes. Um CRM também te ajudará nesta parte, o sistema Tecimob, por exemplo, vai te notificar sobre seus clientes, com alertas de compatibilidade, que servem como um aviso de oportunidade de venda; você é notificado também quando clientes entram em contato através do seu site imobiliário; etc…
Agora que você já sabe como utilizar o CRM Imobiliário do jeito certo, você com certeza terá ótimos resultados nas suas vendas e irá melhorar o seu relacionamento com os seus clientes. Conheça o CRM da Tecimob, faça o teste grátis por 7 dias.