Como implementar um CRM na imobiliária?

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A ferramenta CRM (gestão de relacionamento com o cliente) é um dos recursos que auxiliam no gerenciamento de dados; reduz custos, melhora processos e automatiza os atendimentos. 

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, é quase impossível gerenciar dezenas de clientes e ainda fazer um trabalho eficiente sem ajuda da tecnologia.

Portanto é fundamental que os corretores e imobiliárias estejam bem informados sobre ferramentas e metodologias que ajudem na organização e otimizem seu tempo.

Uma dessas metodologias é o CRM, que ajuda a desenvolver melhor seu relacionamento com seus consumidores. E segundo o especialista em marketing Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.” 

E com a utilização do CRM é muito mais fácil fazer a manutenção desse relacionamento e manter este cliente fidelizado.

Para entender melhor: O CRM imobiliário é uma ferramenta digital que tem o objetivo de auxiliar as empresas do setor de imóveis no gerenciamento dos seus contatos. Destacando as preferências e principais necessidades dos clientes. 

Ele se tornou um item essencial para equipes de vendas/marketing. Porque ele é uma forma de organizar e centralizar as informações dos clientes, como o nome, telefone, endereço, e-mail e histórico de negociação. 

Ou seja, ele permite que os clientes possam ser segmentados e dá uma visualização mais clara de onde eles estão na jornada de compra, facilitando os profissionais imobiliários na hora de gerenciá-los e melhor atendê-los. 

E no marketing as informações podem ser utilizadas para criar campanhas personalizadas. Confira essas e outras vantagens do CRM e como implementar esta ferramenta na sua imobiliária.

A importância do CRM para corretores e imobiliárias:

importância do CRM para corretores

Sabemos que é comum que corretores e imobiliárias tenham altos índices de prospecção, mas isso não significa que suas vendas estejam indo bem, infelizmente. 

De modo geral, os clientes levam de 6 meses a 1 ano para completar sua jornada de compra, pois se trata de adquirir um bem de alto valor agregado, e há inúmeras variantes que podem interferir neste processo. 

Portanto leva tempo para que o cliente tenha segurança e esteja pronto para a tomada de decisão. Por isso o trabalho dos profissionais deste ramo não se limita a vender ou alugar imóveis, mas sim de prestar uma consultoria sobre diversos assuntos relacionados a estes temas. 

Para ser um corretor ou gestor imobiliário eficiente é fundamental estar atento e dispor de resoluções para os problemas dos seus consumidores durante todo o período desde a prospecção até a assinatura do contrato.

Possuir um atendimento de excelência é essencial, assim como compreender todas as dificuldades e vontades do cliente, porque cada um deles é um perfil ímpar que possui suas particularidades. 

O CRM é um aliado importante neste processo, pois serve para a imobiliária estruturar todas essas informações para serem usadas em um momento oportuno, de maneira rápida e precisa. Ele também funciona como um sistema automatizado dos seus processos de vendas.

Esta ferramenta fornece aos seus usuários a oportunidade de ordenar suas atividades do dia a dia de acordo com as prioridades. Saber com quais clientes entrar em contato, resolver pendências entre outras coisas.

Utilizar um CRM imobiliário, traz diversas vantagens em relação aos seus concorrentes. 

Porque enquanto a imobiliária que tem um CRM funcional está finalizando contratos e fidelizando clientes, uma equipe que não possui este mecanismo estará perdendo tempo com retrabalhos, procedimentos demorados e até mesmo afastando potenciais consumidores.

Isso significa que sem o CRM sua imobiliária pode perder chances de vendas, não progredir nos processos de conversão e até comprometer a fidelização do cliente somente pela falta de organização. 

Não possuir um sistema desses também dificulta o entendimento das vontades do consumidor e isso pode atrapalhar na hora da apresentação dos imóveis que seriam compatíveis com ele.

Como corretores e imobiliárias lidam com muitas pessoas e processos, é importante que você tenha um CRM especializado para imobiliária, nele você terá todos os recursos que necessita.

Um sistema de qualidade pensado para o seu segmento ameniza as dificuldades do dia a dia e aumenta a produtividade dos corretores.

Como o CRM imobiliário funciona:

Na prática, a maioria dos CRMs conta com uma visualização clara do funil de vendas, então normalmente ele terá as etapas de compra de um imóvel. Desde os leads até o fechamento do negócio e assinatura do contrato. 

Isso faz com que os corretores possam ter uma visão ampla de todas as negociações em andamento. E garante que os leads serão atendidos e que nenhum cliente ficará estagnado em uma etapa. 

Ele também conta com o perfil do cliente, onde terá todas as informações relacionadas a ele, incluindo o histórico de negociação, quais imóveis já foram enviados, suas preferências e até as possíveis propostas já feitas.

Confira um exemplo:

CRM Tecimob

As vantagens de ter um CRM imobiliário

Para trazer mais clareza sobre o uso do CRM, vamos rever algumas vantagens que ele proporciona aos profissionais imobiliários.

Controle de novos leads:

Com o auxílio do CRM você poderá cadastrar rapidamente seus potenciais clientes e colocá-los na etapa em que se encontram no momento, se já teve a primeira interação, você já pode agendar o próximo contato com esse lead.

Acompanhamento da jornada de compra:

Com a jornada de compra definida, você já pode adicionar cada cliente em uma etapa do funil de vendas de acordo com a fase de compra ele se encontra, facilitando na hora de agendar uma visita, fechar contratos, lá tudo estará automatizado e muito bem organizado.

Histórico dos clientes com a imobiliária:

Ter um histórico onde você pode ver todas as ações realizadas entre você e o cliente ajuda muito na hora de repensar estratégias de comunicação e entender quais lacunas precisam ser preenchidas para melhorar esse relacionamento e evitar falhas no atendimento ao cliente.

Possibilidade de analisar as métricas e KPIs (Indicadores-chave de desempenho):

Errar faz parte na hora de vender, pois nem tudo são flores na vida de uma imobiliária, por isso é fundamental poder visualizar e pensar quais pontos precisam ser melhorados em suas abordagens. 

Isso é possível com um CRM imobiliário que analise os dados e apresente as informações de forma fácil para você. Assim você e sua imobiliária conseguem ser cada vez mais eficientes na trajetória.

Facilidade na hora de realizar um pós-venda:

Tão importante quanto vender é o que vem em seguida: entrar em contato para saber quais são as conclusões do cliente depois de efetuar o processo de venda é ótimo para reconhecer seus pontos positivos e negativos. 

Também ajuda o cliente a melhorar a percepção sobre o seu atendimento. Consequentemente você estará fidelizando e abrindo a oportunidade para novos negócios.

A administração tem acesso a taxas de conversão dos seus corretores e quais etapas do funil necessitam de ajustes:

Esse mecanismo ajuda na hora de gerenciar a equipe e fazer as melhorias necessárias para o sucesso da imobiliária.

Agora que você conhece os benefícios do CRM imobiliário e o quanto ele é um recurso fundamental para a organização e efetividade na venda de imóveis, vamos partir para a prática!

Como implementar o CRM na imobiliária

Como implementar um CRM na imobiliária

Reúna dados dos seus clientes em um só lugar:

Chega de centenas de papéis espalhados por aí correndo o risco de perder os seus contatos. Com um CRM tudo que você precisa saber sobre seus candidatos a compradores estará armazenado no mesmo sistema: nome, data de nascimento, telefone, e-mail, categoria e até a origem da captação. 

No sistema Tecimob também é possível adicionar anotações sobre cada consumidor, quanto mais informações você adquirir, mais completo será o perfil dele, sua comunicação ficará mais eficiente e estes dados serão úteis para o corretor executar suas táticas de venda.

Conheça as etapas de jornada de compra do seu negócio:

Defina um funil de vendas claro e objetivo com todas as etapas da negociação do imóvel, exemplo: contato, atendimento, visita, proposta e contrato.

Um funil de vendas é imprescindível para o bom desempenho do CRM, saber em qual momento de compra seu cliente está faz com que seja possível criar estratégias e abordagens personalizadas para cada etapa. 

Desenvolva o seu relacionamento com ele e potencialize suas chances de fechar negócio.

No CRM para imobiliária do Tecimob é possível saber quando uma negociação está esfriando. 

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O sistema automatizado avisará quando um cliente do seu funil de vendas estiver muito tempo sem interação, dando a chance para que você possa contatá-lo restaurando a ligação entre vocês.

Analise o comportamento do cliente:

O CRM imobiliário possibilita uma análise frequente do comportamento do consumidor, com as anotações e o perfil completo você saberá quais imóveis ele se interessou e também será avisado quando adicionar um imóvel compatível com estes interesses. 

Você poderá antecipar os desejos do cliente e oferecer um atendimento diferenciado, gerando maior satisfação e aumentando suas conversões.

No Tecimob existe a possibilidade de você compartilhar estes imóveis diretamente via WhatsApp e também ter acesso ao histórico do perfil do cliente, sabendo quantas vezes e de quais formas você já entrou em contato com ele.

Estude seu CRM e analise suas estatísticas:

Com este mecanismo você tem a chance de analisar e estudar diariamente a jornada de compra do seu consumidor, conferir taxas de conversão e assim criar estratégias baseadas nos problemas encontrados. 

Saber a hora certa de agir é um fundamento básico para o corretor de imóveis, tendo ciência destas etapas, das necessidades do cliente e dos imóveis disponíveis ficará mais fácil fechar negócio.

CRM integrado a um sistema e site imobiliário:

Para que um CRM possa exercer sua função com 100% de aproveitamento ele deve ser integrado a um sistema imobiliário. Onde o gestor ou corretor poderá não só gerenciar os clientes com mais facilidade, mas também seus imóveis. 

E desta forma fazer a relação entre eles, encontrando possíveis compatibilidades. 

Inclusive, o sistema imobiliário Tecimob já conta com um recurso que faz isso automaticamente e avisa o profissional quando há afinidade entre cliente e imóvel. 

E através dos filtros é possível encontrar rapidamente os imóveis que você procura para enviar aos consumidores. O Tecimob também conta com o plugin de CRM para WhatsApp Web, o que facilita muito o corretor na hora desses atendimentos. 

E o site imobiliário será a vitrine para seus imóveis e você não só terá todos os seus imóveis cadastrados em um só sistema, como também poderá integrá-los aos principais portais imobiliários do Brasil, aumentando sua produtividade e as chances de vendas.

Veja na prática como utilizar um sistema de CRM imobiliário:

Agora você já sabe como implementar o CRM para imobiliária e também todos os benefícios que isso trará para sua empresa. 

Esteja ciente que este instrumento é uma necessidade básica para qualquer corretor. Invista na contratação de um CRM imobiliário e você verá a diferença nos seus resultados.

Conheça o CRM para imobiliária do Tecimob, somos uma plataforma especializada em site, sistema e CRM imobiliário. E ajudamos a construir um futuro de sucesso para sua imobiliária.

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