Como implementar um CRM na imobiliária?

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Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, é quase impossível gerenciar centenas de clientes e ainda fazer um trabalho eficiente sem ajuda da tecnologia. É fundamental que os corretores e imobiliárias estejam bem informados sobre ferramentas e metodologias que ajudem na organização, otimizem seu tempo e seus atendimentos.

Como já vimos por aqui, a ferramenta CRM (gestão de relacionamento com o cliente), auxilia no gerenciamento de dados, reduz custos, melhora processos, automatiza o atendimento e consequentemente desenvolve melhor seu relacionamento com seus consumidores alavancando suas vendas.

Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.” E com a utilização do CRM é muito mais fácil fazer a manutenção desse relacionamento.

Para entender melhor: o CRM é um recurso que a tecnologia nos proporciona, ele auxilia o corretor de imóveis na hora de controlar sua lista de clientes. As definições de CRM são bem extensas, mas sua utilização pelas imobiliárias e corretores vem sendo muito satisfatória, pois funciona perfeitamente para as exigências do mercado imobiliário.

É comum que corretores e administradores de imóveis tenham altos índices de prospecção, mas isso não significa que suas vendas estejam indo bem. Normalmente os clientes levam de 6 meses a 1 ano para completar sua jornada de compra, pois se trata de adquirir um bem de valor agregado que depende de inúmeras variantes para que ele tenha segurança e esteja pronto para a tomada de decisão.

Por isso o trabalho dos profissionais deste ramo não se limita a vender ou alugar imóveis, mas sim de prestar uma consultoria sobre diversos assuntos relacionados a estes temas. Para ser um corretor com competência é fundamental estar atento e dispor de resoluções para os problemas dos seus consumidores durante todo o período entre a prospecção e a assinatura do contrato.

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Para ter uma boa execução comercial, e possuir um atendimento com excelência é essencial compreender todas as dificuldades e vontades do cliente, porque cada um deles é um perfil ímpar que possui suas particularidades. O CRM é importante para a imobiliária estruturar todas essas informações para serem usadas em um momento oportuno, de maneira rápida e precisa. Ele também funciona como um sistema automatizado dos seus processos de vendas.

Esta ferramenta também fornece aos seus usuários a oportunidade de ordenar suas atividades do dia a dia de acordo com as prioridades. Saber com quais clientes entrar em contato, resolver pendências entre outras coisas.

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Ter um CRM implementado na imobiliária, traz diversas vantagens em relação aos seus concorrentes, enquanto a imobiliária que tem um CRM funcional está finalizando contratos e fidelizando clientes, uma equipe que não possui este mecanismo estará perdendo tempo com retrabalhos, procedimentos demorados e até mesmo afastando potenciais consumidores.

Sem o CRM sua imobiliária pode perder chances de vendas, não progredir nos processos de conversão e até comprometer a fidelização do cliente somente pela falta de organização. Não possuir um sistema de CRM imobiliário também dificulta o entendimento das vontades do consumidor e isso pode atrapalhar na hora da apresentação dos imóveis que seriam compatíveis com ele.

Como corretores e imobiliárias lidam com muitas pessoas e processos, é importante que você tenha um CRM especializado para imobiliária, nele você terá todos os recursos que necessita.

Um sistema de qualidade pensado para o seu segmento ameniza as dificuldades do dia a dia e aumenta a produtividade dos corretores.

As vantagens de ter um CRM imobiliário

Para trazer mais clareza sobre o uso do CRM, vamos rever algumas vantagens que ele propicia ao mercado imobiliário.

Controle de novos leads:

Com o auxílio do CRM você poderá cadastrar rapidamente seus potenciais clientes e colocá-los na etapa em que se encontram no momento, se já teve a primeira interação, você já pode agendar o próximo contato com esse lead.

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Acompanhamento da jornada de compra:

Com a jornada de compra definida, você já pode adicionar cada cliente em uma etapa do funil de vendas de acordo com a fase de compra ele se encontra, facilitando na hora de agendar uma visita, fechar contratos, lá tudo estará automatizado e muito bem organizado.

Histórico dos clientes com a imobiliária:

Ter um histórico onde você pode ver todas as ações realizadas entre você e o cliente ajuda muito na hora de repensar estratégias de comunicação e entender quais lacunas precisam ser preenchidas para melhorar esse relacionamento e evitar falhas no atendimento ao cliente.

Possibilidade de analisar as métricas e KPIs (Indicadores-chave de desempenho):

Errar faz parte na hora de vender, pois nem tudo são flores na vida de uma imobiliária, por isso é fundamental poder visualizar e pensar quais pontos precisam ser melhorados em suas abordagens. Isso é possível com um CRM imobiliário que analise os dados e apresente as informações de forma fácil para você. Assim você e sua imobiliária conseguem ser cada vez mais eficientes na trajetória.

Facilidade na hora de realizar um pós-venda:

Tão importante quanto vender é o que vem em seguida: entrar em contato para saber quais são as conclusões do cliente depois de efetuar o processo de venda é ótimo para reconhecer seus pontos positivos e negativos. Também ajuda o cliente a melhorar a percepção sobre o seu atendimento. Consequentemente você estará fidelizando-o e abrindo a oportunidade para novos negócios.

A administração tem acesso a taxas de conversão dos seus corretores e quais etapas do funil necessitam de ajustes:

Esse mecanismo ajuda na hora de gerenciar a equipe e fazer as melhorias necessárias para o sucesso da imobiliária.

Agora que você conhece os benefícios do CRM imobiliário e o quanto ele é um recurso fundamental para a organização e efetividade na venda de imóveis, vamos partir para a prática!

Como implementar o CRM na imobiliária.

Reúna dados dos seus clientes em um só lugar:

Chega de centenas de papéis espalhados por aí correndo o risco de perder os seus contatos, com um CRM tudo que você precisa saber sobre seus candidatos a compradores estará armazenado no mesmo sistema: nome, data de nascimento, telefone, e-mail, categoria e até a origem da captação. No sistema Tecimob também é possível adicionar anotações sobre cada consumidor, quanto mais informações você adquirir, mais completo será o perfil dele, sua comunicação ficará mais eficiente e estes dados serão úteis para o corretor executar suas táticas de venda.

Conheça as etapas de jornada de compra do seu negócio:

Defina um funil de vendas claro e objetivo com todas as etapas da negociação do imóvel, exemplo: contato, atendimento, visita, proposta e contrato.

Um funil de vendas é imprescindível para o bom desempenho do CRM, saber em qual momento de compra seu cliente está faz com que seja possível criar estratégias e abordagens personalizadas para cada etapa. Desenvolva o seu relacionamento com ele e potencialize suas chances de fechar negócio.

No CRM para imobiliária do Tecimob é possível saber quando uma negociação está esfriando. O sistema automatizado avisará quando um cliente do seu funil de vendas estiver muito tempo sem interação, dando a chance para que você possa contatá-lo restaurando a ligação entre vocês.

Analise o comportamento do cliente:

O CRM imobiliário possibilita uma análise frequente do comportamento do consumidor, com as anotações e o perfil completo você saberá quais imóveis ele se interessou e também será avisado quando adicionar um imóvel compatível com estes interesses. Você poderá antecipar os desejos do cliente e oferecer um atendimento diferenciado, gerando maior satisfação e aumentando suas conversões.

No Tecimob existe a possibilidade de você compartilhar estes imóveis diretamente no WhatsApp e também ter acesso ao histórico do perfil do cliente, sabendo quantas vezes e de quais formas você já entrou em contato com ele.

Estude seu CRM e analise suas estatísticas:

Com este mecanismo você tem a chance de analisar e estudar diariamente a jornada de compra do seu consumidor, conferir taxas de conversão e assim criar estratégias baseadas nos problemas encontrados. Saber a hora certa de agir é um fundamento básico para o corretor de imóveis, tendo ciência destas etapas, das necessidades do cliente e dos seus imóveis disponíveis ficará mais fácil fechar negócio.

Veja na pratica como utilizar um sistema de CRM imobiliário:

Agora você já sabe como implementar o CRM para imobiliária e também todos os benefícios que isso trará para sua empresa. Esteja ciente que este instrumento é uma necessidade básica para qualquer corretor. Invista na contratação de um CRM imobiliário e você verá a diferença nos seus resultados.

Conheça o CRM para imobiliária do Tecimob, somos a melhor plataforma especializada para sites imobiliários. Ajudamos a construir um futuro de sucesso para sua imobiliária.

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