Como implementar um CRM na imobiliária?
Tecimob
Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, é quase impossível gerenciar centenas de clientes e ainda fazer um trabalho eficiente sem ajuda da tecnologia. É fundamental que os corretores e imobiliárias estejam bem informados sobre ferramentas e metodologias que ajudem na organização, otimizem seu tempo e seus atendimentos.
Como já vimos por aqui, a ferramenta CRM (gestão de relacionamento com o cliente), auxilia no gerenciamento de dados, reduz custos, melhora processos, automatiza o atendimento e consequentemente desenvolve melhor seu relacionamento com seus consumidores alavancando suas vendas.
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.” E com a utilização do CRM é muito mais fácil fazer a manutenção desse relacionamento.
Para entender melhor: o CRM é um recurso que a tecnologia nos proporciona, ele auxilia o corretor de imóveis na hora de controlar sua lista de clientes. As definições de CRM são bem extensas, mas sua utilização pelas imobiliárias e corretores vem sendo muito satisfatória, pois funciona perfeitamente para as exigências do mercado imobiliário.
É comum que corretores e administradores de imóveis tenham altos índices de prospecção, mas isso não significa que suas vendas estejam indo bem. Normalmente os clientes levam de 6 meses a 1 ano para completar sua jornada de compra, pois se trata de adquirir um bem de valor agregado que depende de inúmeras variantes para que ele tenha segurança e esteja pronto para a tomada de decisão.
Por isso o trabalho dos profissionais deste ramo não se limita a vender ou alugar imóveis, mas sim de prestar uma consultoria sobre diversos assuntos relacionados a estes temas. Para ser um corretor com competência é fundamental estar atento e dispor de resoluções para os problemas dos seus consumidores durante todo o período entre a prospecção e a assinatura do contrato.
Para ter uma boa execução comercial, e possuir um atendimento com excelência é essencial compreender todas as dificuldades e vontades do cliente, porque cada um deles é um perfil ímpar que possui suas particularidades. O CRM é importante para a imobiliária estruturar todas essas informações para serem usadas em um momento oportuno, de maneira rápida e precisa. Ele também funciona como um sistema automatizado dos seus processos de vendas.
Esta ferramenta também fornece aos seus usuários a oportunidade de ordenar suas atividades do dia a dia de acordo com as prioridades. Saber com quais clientes entrar em contato, resolver pendências entre outras coisas.
Ter um CRM implementado na imobiliária, traz diversas vantagens em relação aos seus concorrentes, enquanto a imobiliária que tem um CRM funcional está finalizando contratos e fidelizando clientes, uma equipe que não possui este mecanismo estará perdendo tempo com retrabalhos, procedimentos demorados e até mesmo afastando potenciais consumidores.
Sem o CRM sua imobiliária pode perder chances de vendas, não progredir nos processos de conversão e até comprometer a fidelização do cliente somente pela falta de organização. Não possuir um sistema de CRM imobiliário também dificulta o entendimento das vontades do consumidor e isso pode atrapalhar na hora da apresentação dos imóveis que seriam compatíveis com ele.
Como corretores e imobiliárias lidam com muitas pessoas e processos, é importante que você tenha um CRM especializado para imobiliária, nele você terá todos os recursos que necessita.
Um sistema de qualidade pensado para o seu segmento ameniza as dificuldades do dia a dia e aumenta a produtividade dos corretores.
As vantagens de ter um CRM imobiliário
Para trazer mais clareza sobre o uso do CRM, vamos rever algumas vantagens que ele propicia ao mercado imobiliário.
Controle de novos leads:
Com o auxílio do CRM você poderá cadastrar rapidamente seus potenciais clientes e colocá-los na etapa em que se encontram no momento, se já teve a primeira interação, você já pode agendar o próximo contato com esse lead.
Acompanhamento da jornada de compra:
Com a jornada de compra definida, você já pode adicionar cada cliente em uma etapa do funil de vendas de acordo com a fase de compra ele se encontra, facilitando na hora de agendar uma visita, fechar contratos, lá tudo estará automatizado e muito bem organizado.
Histórico dos clientes com a imobiliária:
Ter um histórico onde você pode ver todas as ações realizadas entre você e o cliente ajuda muito na hora de repensar estratégias de comunicação e entender quais lacunas precisam ser preenchidas para melhorar esse relacionamento e evitar falhas no atendimento ao cliente.
Possibilidade de analisar as métricas e KPIs (Indicadores-chave de desempenho):
Errar faz parte na hora de vender, pois nem tudo são flores na vida de uma imobiliária, por isso é fundamental poder visualizar e pensar quais pontos precisam ser melhorados em suas abordagens. Isso é possível com um CRM imobiliário que analise os dados e apresente as informações de forma fácil para você. Assim você e sua imobiliária conseguem ser cada vez mais eficientes na trajetória.
Facilidade na hora de realizar um pós-venda:
Tão importante quanto vender é o que vem em seguida: entrar em contato para saber quais são as conclusões do cliente depois de efetuar o processo de venda é ótimo para reconhecer seus pontos positivos e negativos. Também ajuda o cliente a melhorar a percepção sobre o seu atendimento. Consequentemente você estará fidelizando-o e abrindo a oportunidade para novos negócios.
A administração tem acesso a taxas de conversão dos seus corretores e quais etapas do funil necessitam de ajustes:
Esse mecanismo ajuda na hora de gerenciar a equipe e fazer as melhorias necessárias para o sucesso da imobiliária.
Agora que você conhece os benefícios do CRM imobiliário e o quanto ele é um recurso fundamental para a organização e efetividade na venda de imóveis, vamos partir para a prática!
Como implementar o CRM na imobiliária.
Reúna dados dos seus clientes em um só lugar:
Chega de centenas de papéis espalhados por aí correndo o risco de perder os seus contatos, com um CRM tudo que você precisa saber sobre seus candidatos a compradores estará armazenado no mesmo sistema: nome, data de nascimento, telefone, e-mail, categoria e até a origem da captação. No sistema Tecimob também é possível adicionar anotações sobre cada consumidor, quanto mais informações você adquirir, mais completo será o perfil dele, sua comunicação ficará mais eficiente e estes dados serão úteis para o corretor executar suas táticas de venda.
Conheça as etapas de jornada de compra do seu negócio:
Defina um funil de vendas claro e objetivo com todas as etapas da negociação do imóvel, exemplo: contato, atendimento, visita, proposta e contrato.
Um funil de vendas é imprescindível para o bom desempenho do CRM, saber em qual momento de compra seu cliente está faz com que seja possível criar estratégias e abordagens personalizadas para cada etapa. Desenvolva o seu relacionamento com ele e potencialize suas chances de fechar negócio.
No CRM para imobiliária do Tecimob é possível saber quando uma negociação está esfriando. O sistema automatizado avisará quando um cliente do seu funil de vendas estiver muito tempo sem interação, dando a chance para que você possa contatá-lo restaurando a ligação entre vocês.
Analise o comportamento do cliente:
O CRM imobiliário possibilita uma análise frequente do comportamento do consumidor, com as anotações e o perfil completo você saberá quais imóveis ele se interessou e também será avisado quando adicionar um imóvel compatível com estes interesses. Você poderá antecipar os desejos do cliente e oferecer um atendimento diferenciado, gerando maior satisfação e aumentando suas conversões.
No Tecimob existe a possibilidade de você compartilhar estes imóveis diretamente no WhatsApp e também ter acesso ao histórico do perfil do cliente, sabendo quantas vezes e de quais formas você já entrou em contato com ele.
Estude seu CRM e analise suas estatísticas:
Com este mecanismo você tem a chance de analisar e estudar diariamente a jornada de compra do seu consumidor, conferir taxas de conversão e assim criar estratégias baseadas nos problemas encontrados. Saber a hora certa de agir é um fundamento básico para o corretor de imóveis, tendo ciência destas etapas, das necessidades do cliente e dos seus imóveis disponíveis ficará mais fácil fechar negócio.
Veja na pratica como utilizar um sistema de CRM imobiliário:
Agora você já sabe como implementar o CRM para imobiliária e também todos os benefícios que isso trará para sua empresa. Esteja ciente que este instrumento é uma necessidade básica para qualquer corretor. Invista na contratação de um CRM imobiliário e você verá a diferença nos seus resultados.
Conheça o CRM para imobiliária do Tecimob, somos a melhor plataforma especializada para sites imobiliários. Ajudamos a construir um futuro de sucesso para sua imobiliária.