Tudo que você precisa saber sobre Proptech

Tecimob
Atualizado em

Sabemos que a tecnologia vem avançando rapidamente e alcançando todos os setores. Com o mercado imobiliário não é diferente. As proptechs estão aí para provar. Elas são empresas do setor que investem em tecnologia da informação para alavancar o ramo. 

Se você é um profissional imobiliário, já deve ter ouvido falar deste termo. Se ainda não ouviu, neste artigo vamos explicar do que se trata e qual a importância do uso da tecnologia para este mercado. 

As proptechs vem inovando a maneira de trabalhar com imóveis. Num período nem tão distante as mudanças no mercado imobiliário aconteciam de maneira lenta, muitas vezes se prendendo a antigos costumes.

Mas com a tecnologia alcançando diversas categorias, o setor imobiliário se viu na obrigação de reaver seus métodos e ir atrás desta mudança tão benéfica. As startups voltadas para o mercado de imóveis, estão transformando o jeito de fazer as negociações imobiliárias. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Nos últimos tempos vimos uma modificação no comportamento dos consumidores. A pandemia também tornou evidente que diversos setores precisavam se adaptar à nova realidade tecnológica. 

As pessoas mudaram e as empresas precisam acompanhar este movimento. E atualmente existe uma maneira muito mais fácil de pesquisar, de comprar, vender e negociar imóveis

Graças à tecnologia, muitos negócios não precisaram parar por conta da pandemia. Diversas empresas continuaram funcionando e atendendo as necessidades dos consumidores através do trabalho remoto. Tudo isso se deve ao avanço tecnológico.  No setor imobiliário, o progresso ocorre através das proptechs

Neste artigo você vai ver:

  • O que é proptech?
  • Qual a importância das proptechs?
  • Vantagens da proptechs para o mercado imobiliário;
  • Diferenças entre proptech e construtech.

Os corretores de imóveis que estão mais antenados nas novidades e costumam frequentar os eventos imobiliários, já devem ter ouvido falar do termo proptech. Este segmento que está mobilizando e movimentando nosso mercado. 

Mas este nome não é tão recente, as startups imobiliárias já vem modificando o setor há algum tempo. No Brasil podemos observar mudanças gradativas desde 2010, mas em 2021 foi que o termo ganhou força e vem crescendo rapidamente desde então. 

As proptechs vieram para suprir as necessidades do mercado imobiliário e também dos novos consumidores. Elas costumam operar por meio de softwares, criptomoedas, inteligência artificial, big data entre outras vertentes.

O que é proptech?

Imagem com vários ícones relacionados a tecnologia

Proptech é um termo que se refere a property technology, que designa o uso da tecnologia da informação no mercado imobiliário. Ou seja, as proptechs são startups imobiliárias. Elas utilizam a tecnologia para melhorar as negociações de imóveis.

Como já citamos, estas empresas vêm mudando o mercado imobiliário através da tecnologia. Podendo utilizar Big Data, geolocalização, blockchain, drones, realidades virtuais etc… 

Elas têm em vista melhorias nas transações imobiliárias em geral. Estão em constante crescimento e nos últimos tempos podemos ver o quando elas aqueceram o mercado. 

Podem ser consideradas proptechs todas as empresas que utilizam da tecnologia no mercado imobiliário, em busca de oferecer serviços inovadores em relação a compra, venda e gestão de negócios.

Elas são diversas e podem focar em novos produtos, novas ferramentas que auxiliem na rotina de gestores de negócios imobiliários e corretores de imóveis entre outros. Alguns exemplos: empresas de gerenciamento de negócios, aplicativos para corretores de imóveis, CRM imobiliário, etc…

Como citamos anteriormente, as proptechs existem já há algum tempo, desde o surgimento da computação com o CAD e ferramentas de banco de dados voltadas para o setor imobiliário. 

Atualmente estamos numa versão melhorada, moderna e bem mais diversificada, a proptech 2.0. Ela conta com a tecnologia disponível hoje em dia, da qual podemos citar: os dispositivos móveis, programação agilizada, banda larga, Wi-fi e muito mais.

A proptech 2.0 foi impulsionada também pelas redes sociais, open source (software de código aberto) e um mundo onde programas, aplicativos e softwares podem ser usados em diversos dispositivos. E desde então ela vem revolucionando o mercado imobiliário. E as mudanças ocorrem rapidamente, por isso é importante que os profissionais do setor se mantenham informados sobre este universo, para não ficarem para trás. 

Por isso, profissional imobiliário, é o momento de focar nas redes sociais, nos buscadores, portais e claro, um bom site imobiliário. Quando você investe em um site responsivo com CRM imobiliário e com integração com portais, por exemplo, você está utilizando uma proptech a seu favor.

Qual a importância das proptechs?

Ilustração de um homem com símbolos de dinheiro, casa e documentos.

As proptechs estão presentes em todas as etapas que envolvem o setor imobiliário. Por isso elas podem ter diversas funcionalidades: aluguel, compra e venda de imóveis, gestão de imóveis, financiamento de obras, documentações etc…

Elas trazem a inovação para empresas já existentes no mercado imobiliário, através da otimização de processos. Podendo trabalhar com a digitalização de documentos para imobiliária, assinaturas digitais, sistemas integrados para gestão de dados e informações entre outros. 

Vamos conhecer um pouco mais das categorias que podem ser beneficiadas pelas proptechs:

Procura por imóveis:

Procurar um imóvel nunca foi tão simples, eles podem ser encontrados no Google através de sites imobiliários, portais imobiliários, redes sociais e muito mais.

Digitalização de documentos

Todo profissional imobiliário reconhece a importância da digitalização de documentos, declarações, contratos, financiamentos e tantos outros arquivos que são importantes para o setor podem ser digitalizados. O que acelera diversos processos e poupa muito tempo do corretor de imóveis ou gestor imobiliário. 

Administração imobiliária

A proptech pode oferecer aos gestores imobiliários um sistema integrado que auxilia em todas as etapas de uma negociação. Desde a prospecção de leads, CRMs para gerenciamento de clientes, até a assinatura digital de documentos, financiamentos e sistemas de pagamento.

No Brasil já existem inúmeras empresas que fornecem alguns destes serviços para o setor imobiliário. Como a Tecimob, que oferece site e sistema imobiliário com CRM e aplicativo. 

Vantagens das proptechs para o mercado imobiliário

Imagem de um homem apontando um gráfico

Você já deve estar reconhecendo os diversos benefícios que as proptechs trazem para o setor imobiliário. Dentre tantos, podemos citar:

  • Processos otimizados; 
  • Economia de tempo;
  • Diminuição de gastos; 
  • Redução de custos no marketing e outros setores; 
  • Aumento de negociações bem sucedidas;
  • Atendimento diferenciado e prático ao cliente;
  • Serviços 24h e online;
  • Inovações no mercado imobiliário em geral.

Diferenças entre proptech e construtech

Além das proptechs, existem outros termos, como construtechs e real estate techs, onde cada uma possui os seus diferenciais. As construtechs são voltadas para o ramo de construções, elas oferecem opções de melhoria para este setor. 

A real estate tech é focada no aluguel, compra e venda de imóveis já finalizados. Elas podem utilizar da tecnologia para montar uma base de dados para o mercado imobiliário, facilitar visitas virtuais, possibilitar a assinatura de contratos digitais entre outros. 

Resumidamente as proptechs se referem ao desenvolvimento e inovação tecnológica para o mercado imobiliário, os avanços são direcionados aos negócios e gerenciamentos. 

As construtechs são startups voltadas ao setor de construção de imóveis. Apesar destas diferenças podemos dizer que as construtechs e a real estate tech também estão inclusas nas proptechs

Agora que você já sabe o que e todas as vantagens de se aliar a uma proptech, conheça a Tecimob, que conta com site e sistema imobiliário que facilitam a vida de imobiliárias e corretores de imóveis. Faça o teste grátis na nossa plataforma por 7 dias e abrace a inovação! 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.