Home staging: como esta prática te ajuda a vender mais imóveis.
Tecimob
O home staging é um conjunto de técnicas para deixar um imóvel mais atraente para venda ou aluguel.
Essa prática surgiu nos Estados Unidos, por volta dos anos 70, quando uma corretora de imóveis percebeu que através de algumas alterações no visual de um imóvel poderia fazer com que o cliente quisesse fechar o negócio.
Ela notou que as pequenas modificações faziam uma grande diferença em como o interessado via o imóvel e como esta técnica poderia auxiliar não só nas suas vendas, mas em todo mercado imobiliário.
O impacto positivo de um ambiente bem arrumado e estrategicamente bem posicionado foi impressionante, ela constatou que as vendas eram fechadas mais rapidamente e os imóveis poderiam ser vendidos por valores mais altos.
Basicamente, trata-se de diversas táticas para preparar o imóvel, fazendo com que ele seja vendido mais rápido, valorizando seus pontos positivos e agregando valor.
O home staging tem três pontos fundamentais: estratégias de marketing imobiliário, design de interiores e uma boa noção do mercado imobiliário.
Que o visual é muito importante para venda de imóveis, os corretores mais experientes já sabem, porém nem sempre os profissionais da corretagem conseguem colocar em prática o home staging.
Aprenda a fazer estas mudanças no ambiente, criando uma aparência mais chamativa e acolhedora e agregue valor ao imóvel que você deseja negociar.
O conceito do home staging:
O home staging começa identificando os pontos positivos de um imóvel e busca a redução dos pontos fracos. O principal objetivo é tornar os ambientes mais interessantes para o cliente.
Para colocar a técnica em prática, é preciso observar a base do home staging, que é estratégia de marketing, estudo de design de interiores, conhecimento do mercado imobiliário e principalmente o estudo do perfil dos consumidores.
Aqui no Brasil, a técnica vem se aprimorando, mas ainda é relativamente nova, por isso é interessante estudar como o home staging é feito em outros países, como Austrália, Estados Unidos e países europeus, onde o termo é mais consolidado.
Técnicas do home staging:
O conceito e o objetivo do home staging você já sabe, mas na prática, como ele funciona? Vamos apresentar as técnicas mais utilizadas. O principal foco é transformar o imóvel em uma vitrine, para despertar o interesse dos potenciais clientes.
Para começar, é interessante ressaltar que o visual deve ser acima de tudo, harmonioso e funcional. Para que o home staging seja eficiente, você deve se colocar no lugar do cliente e pensar quais são as suas prioridades, além claro, de deixar o imóvel como uma aparência agradável e interessante.
O home staging não é apenas decoração
A técnica vai além de uma decoração bonita, ela também se estende a higienização e até a mudanças estruturais.
Ao contrário da decoração, o home staging precisa ser do gosto de todos, ou pelo menos da maioria das pessoas.
Por isso as cores neutras são sempre bem vindas, assim como ambientes iluminados, que pareçam bem arejados, costumam ser mais agradáveis aos consumidores.
Higienização
Além da limpeza tradicional, procure por pequenos defeitos que possam ser consertados, como manchas, rachaduras e outras imperfeições.
O ambiente não pode parecer bagunçado, cheio de móveis e decorações desnecessárias, isso dificulta que o cliente veja as verdadeiras qualidades do imóvel. E também passa uma sensação de desconforto, de que o ambiente é pequeno e os móveis não se encaixam, causando a impressão de que ele não é funcional.
Lembre-se da frase “menos é mais”, se tratando da organização e harmonia, o minimalismo é a chave.
Mostrar um espaço mais amplo, faz com que o cliente possa sentir liberdade de deixar o imóvel do jeito dele.
Foque nas tendências atemporais
Na hora de decorar o imóvel, evite as tendências passageiras. As decorações mais tradicionais e com cores neutras, além de agradar mais pessoas com diversos gostos diferentes, poderá passar meses, que o seu imóvel irá se manter atual.
Reconheça e valorize os pontos positivos do imóvel
Todo corretor reconhece a importância de valorizar as boas características de um imóvel. Os pontos positivos se tornam argumentos na hora da venda.
Mas só palavras podem não ser suficientes para os clientes, é preciso mostrar pra ele todas estas qualidades. Quando for fazer a captação do imóvel, já anote todas estas características para colocar em prática o home staging. Um exemplo é uma vista de uma janela, um piso diferenciado, ambientes funcionais.
Foque nos melhores cômodos
Não precisa se dedicar a todos os cômodos do imóvel, foque nos principais e mais interessantes.
Geralmente os clientes se encantam por salas espaçosas, cozinhas funcionais e quartos confortáveis.
Procure investir nestes ambientes que são mais determinantes para a decisão do consumidor.
Deixe o ambiente mais iluminado
Uma boa iluminação faz diferença em como o imóvel será visualizado e pode ser um fator decisivo para o cliente. Ambientes bem iluminados dão um ar de conforto e alegria, o mesmo se aplica às cores.
Como já citamos, as cores neutras são peças fundamentais no home staging, elas também favorecem na hora da iluminação dos cômodos.
Por isso identifique se o imóvel precisa de mais pontos de luz e se for preciso, adicione estes pontos.
Capriche nas fotos do imóvel
O home staging também é importante para fazer as fotos do imóvel, que estarão no seu anúncio. Com o uso da técnica, o ambiente estará mais apresentável para as fotos ou vídeos.
Mas é fundamental que você preste atenção na iluminação dos ambientes antes de fazer as fotos, é interessante usar a luz natural, para captar as cores reais dos móveis, paredes, etc…
Para valorizar o imóvel ainda mais, também fique atento aos ângulos mais favoráveis. Os ângulos podem ser responsáveis por ampliar ou reduzir um cômodo, por exemplo.
Agora que você conhece a prática do home staging, você pode fazer o seu anúncio de imóvel perfeito. Não esqueça de caprichar nas fotos e descrição do imóvel para ressaltar os pontos positivos que você evidenciou no imóvel.
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