Perfil de cliente: você sabe reconhecer comportamentos e necessidades?

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Aprenda como reconhecer o perfil de cada cliente e ser mais assertivo nas necessidades dele

Para acertar no imóvel ideal você precisa entender e reconhecer qual é o perfil do seu cliente e quais são as suas principais necessidades na hora de mudar de casa. O processo de negociação pode variar dependendo do perfil da pessoa, e é possível economizar bastante tempo agilizando o processo de venda se você conseguir prever alguns tipos de comportamentos.

Você sabe como reconhecer esses comportamentos? No conteúdo de hoje vamos te mostrar como entender o perfil de cada cliente para ser mais assertivo no resultado final do seu trabalho e no futuro lar dele.

Continue com a leitura se você é um corretor de imóveis que precisa saber essas dicas.

Como identificar o perfil do meu cliente na prática?

Você é um corretor de imóveis observador? Cada pessoa é única e você precisa estar bem atento em alguns pontos. Essas características que vamos te mostrar a seguir podem te ajudar e muito a descobrir qual é o imóvel ideal para o seu possível cliente e ter sucesso tanto na venda quanto na felicidade dele.

Aprenda a reconhecer o:

Cliente realista

O comportamento desse tipo de pessoa é aquele que tem clareza no que quer e vai te fornecer informações certeiras, porém pode te questionar muito. Então preste atenção em cada esclarecimento, fale com clareza e firmeza, valide suas informações e ressalte o lado mais funcional do imóvel, sem exageros.

Cliente que sonha

É fácil reconhecer um cliente que é sonhador. É o cliente que vive no “mundo da lua”, que é criativo e toma decisões quase por impulso, além de muito indeciso. Por ser muito sonhador, precisa de alguém – que é você – para trazê-lo de volta à realidade.
Aqui é importante passar um ar de motivação sem fugir da realidade. Mostre a verdade sobre qual tipo de imóvel ele realmente precisa e pode pagar, sem diminuir os sonhos dele.

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Cliente que sabe de tudo

Provavelmente você já se deparou com um cliente que sabe tudo sobre o imóvel, desde a planta até o acabamento final. Esse tipo de cliente costuma responder as próprias perguntas e não liga muito para as suas informações. Por isso, a melhor forma de conduzir é estimular a opinião dele para que ele se sinta importante na negociação, fechando o negócio com mais facilidade. Assim o cliente sai feliz e a imobiliária sai ganhando!

Cliente família

O cliente família também é mais fácil de identificar. Provavelmente ele vai te falar que precisa de espaço e conforto para a família toda. Encante esse perfil de cliente captando o seu lado emocional, falando também sobre o custo x benefício do imóvel para o seu bolso. Convide a família dele para conhecer o imóvel também. Geralmente não é a opinião só dele que conta: tenha paciência e conquiste a família toda.
As palavras-chave conforto, lazer e segurança podem brilhar os olhos do seu possível cliente e fazê-lo topar com mais facilidade! Aposte nelas!

Cliente que quer investir

O cliente investidor geralmente é mais direto, ele já sabe o que quer e está na sua visita justamente para fazer um bom negócio – que gerem lucros no futuro. Nesse caso ele pode não estar em busca do imóvel dos sonhos, e sim de um bom lugar com uma ótima negociação para que todos saiam ganhando. É bom apresentar dados e até mesmo, se possível, descontos: uma boa negociação durante a amostra do imóvel ideal pode fazer com que você feche a venda rápido!

Independente do tipo do cliente, o uso de um CRM para imobiliária é essencial, dessa forma você poderá gerenciar melhor seus clientes, e manter registro das necessidades de cada um deles.

Ao utilizar um CRM vinculado ao site da imobiliária como o Tecimob, você poderá ser avisado sempre cadastrar um novo imóvel compatível com as necessidades do seu cliente, assim você não esquece seu cliente, e não deixa ele esquecer de você.

Esperamos que você tenha gostado das dicas de como reconhecer cada perfil de cliente a fim de fazer uma venda ainda mais assertiva.

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