O que não pode faltar na ficha de captação de imóveis

Tecimob
Atualizado em

Todo corretor de imóveis ou profissional do ramo imobiliário entende a importância da organização no ambiente de trabalho. Com tantas funções e demandas é imprescindível estudar e buscar recursos que facilitem os processos para tornar a rotina mais prática e produtiva. Dentre tantas ferramentas existentes que auxiliam no dia a dia, uma delas é a ficha de captação de imóveis.

Para quem está começando no setor vamos dar uma breve explicação do que se trata esta ficha e qual sua importância na rotina de um corretor de imóveis.

De uma maneira resumida e direta a ficha de captação de imóveis serve como um checklist para o corretor escrever todas as informações importantes de um imóvel.

Homem

Ela é válida para:

  • Manter um portfólio organizado.
  • Auxiliar no cadastro e na criação de anúncios dos imóveis.
  • Não esquecer nenhum tópico importante na hora de colher as informações do imóvel.
  • Padronizar a captação de informações.

Este formulário deve conter todos os pontos relevantes sobre um imóvel, também é necessário que seja de fácil manuseio, para que o corretor possa preenchê-lo com eficiência e rapidez.

Porque é importante possuir uma ficha de captação de imóveis?

Sua principal função é auxiliar o corretor na hora de colher as informações do imóvel e consequentemente isso irá facilitar o cadastramento do imóvel no sistema imobiliário e na hora de publicá-lo no seu site ou nos portais imobiliários.

Ela auxilia na organização e traz tranquilidade ao corretor, além de ser um diferencial, pois mostra responsabilidade e credibilidade. Esta ficha padronizada serve também para ser utilizada caso exista mais de uma pessoa vinculada ao cadastro do imóvel. Se tiver assinaturas dos próximos proprietários, ela também passa a adquirir atributos jurídicos, se tornando útil para o corretor caso ocorra um processo envolvendo o imóvel.

chaves

Muito melhor conseguir todas as informações necessárias de uma vez do que ter que entrar em contato com o cliente várias vezes para perguntar algo sobre o imóvel, não é mesmo? Então pensando em contribuir com a construção de um bom check list, vamos te contar o que não pode faltar na ficha de captação de imóveis, para evitar retrabalho e poupar o seu tempo e o do cliente.

Lembrando que não existe somente uma forma de fazer a ficha de captação, muitas vezes cada corretor ou imobiliária utiliza o modelo que mais se encaixa nos seus processos e conforme a necessidade. Ou seja, ela pode ser personalizada da maneira que você mais se adaptar e que seja mais favorável para o seu negócio. Mas há alguns elementos indispensáveis e que não podem ficar de fora de uma ficha de captação de imóveis eficiente.

Os elementos que não podem faltar na ficha de captação são:

Dados pessoais do(s) proprietário(s):

Para começar a ficha do imóvel, você precisa ter em mãos as informações dos proprietários, tudo que for relevante para a negociação. Exemplo: nome completo, RG, CPF, endereço entre outros.

Dados do imóvel:

Um dos pontos mais importantes que não pode faltar na sua ficha de jeito nenhum são os dados do imóvel, é nesta parte que você irá colocar todas as características iniciais da propriedade. Exemplo: metragem, endereço, IPTU, distribuição dos cômodos, valor da venda etc…

casinha

Detalhes do imóvel:

Aqui você deve colocar os diferenciais do imóvel ou detalhes relevantes, se ele está mobiliado, se os móveis são embutidos e assim por diante.

Situação do imóvel:

Este tópico se refere ao status do imóvel, ou seja, se ele está locado, ocupado, desocupado etc…

Infraestrutura:

Este ponto trata-se da infraestrutura, principalmente de prédios ou condomínios, você irá detalhar quais são os ambientes compartilhados do edifício: se possui área para lazer e quais são estas áreas.

residencial

Vagas de garagem:

Nos dias atuais são poucas as pessoas que não possuem um automóvel, pensando nisso, não pode faltar na sua ficha se o imóvel tem ou não vagas de garagem.estacionamento

Valor do imóvel:

Outro ponto primordial, não podemos esquecer do valor do imóvel na ficha de captação e nem os meios de venda, se será à vista ou parcelado por exemplo. Aqui é importante que você seja minucioso e atento, para não ter problemas futuramente.

Detalhes da visitação:

Este tópico é fundamental para a organização do corretor. E para deixar tudo o mais claro possível, você precisa perguntar todos os detalhes sobre a visitação, quem ficará com a chave do imóvel, horários permitidos para visita e outros pontos considerados relevantes. Assinatura dos possíveis moradores e dos corretores:

Para garantir a segurança jurídica do corretor é necessário que a ficha de captação possua as assinaturas de todos os envolvidos neste processo. Ela também pode possuir cláusulas contratuais sobre a transação: com o valor da comissão do corretor de imóveis e autorização de venda, termo de visita etc… Todos estes documentos juntos são válidos para a justiça, em caso de ação judicial.

Mas mesmo assim, recomendamos que você tenha um contrato próprio para autenticar a autorização de venda do imóvel.

escrevendo

Caso tenha interesse, o Tecimob disponibilizou alguns modelos de documentos para corretores de imóveis e imobiliárias.

Quais são as vantagens de utilizar a ficha de captação de imóveis:

Evita o esquecimento de informações:

Com uma ficha com todos os pontos que citamos mais os que você achar necessário para o seu negócio, é quase impossível esquecer de algum ponto importante do imóvel.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Proteção Judicial:

Como citamos acima, com a assinatura dos envolvidos na transação imobiliária, a ficha de captação torna-se um documento legal. Ou seja, em caso de processo na justiça ela é válida como prova.

Praticidade:

A ficha facilitará sua vida na hora de realizar o cadastro dos imóveis e também na hora de anunciá-los. Um cadastro bem preenchido auxilia você a encontrar o imóvel mais compatível com o seu cliente.

Otimização das visitas:

Com a ficha em mãos, a visita pode ser feita rapidamente, porque o corretor terá um checklist para seguir e ir direto aos pontos importantes. Poupando o tempo de todos os envolvidos.

Mais credibilidade para o corretor:

A ficha de captação emite comprometimento com a profissão, gerando mais respeito pelo profissional.

Agora que você já sabe todos os benefícios e o que não pode faltar na sua ficha de captação de imóveis, você está pronto para otimizar seus processos otimizar seus processos e aumentar a venda de imóveis.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre como fazer um anúncio de imóvel perfeito.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.