Placa de Venda de Imóvel

Tecimob
Updated on

Muitos profissionais imobiliários têm dúvidas se a placa de venda nos imóveis ainda é útil, se  vale a pena esse tipo de divulgação e como ela deve ser feita para que se tenha bons resultados. 

Sabemos que com as inovações tecnológicas, corretores e imobiliárias estão cada vez mais buscando investir no marketing imobiliário digital. 

Mas quando se trata de negócios locais, como é o caso dos serviços de corretagem, é interessante também aplicar alguns investimentos em materiais impressos e até mesmo na mídia local. 

Portanto, podemos afirmar que toda propaganda imobiliária é bem vinda, desde que seja bem feita, claro. E todos os tipos de divulgações podem se complementar e garantir ótimos rendimentos. 

Se tratando da placa de venda do imóvel, as opiniões podem divergir. Nesse artigo você verá os prós e contras da placa de venda de imóvel, como fazer a placa de venda, e a regulamentação para a colocação da placa de venda de apartamento

Desvantagens da placa de venda de imóvel:

Uma parcela do mercado imobiliário acredita que as placas podem na verdade estar fazendo um desserviço ao cliente e até ao próprio corretor.

Alguns medos são até compreensíveis, como quando o imóvel tem várias placas de vende-se, descredibiliza os profissionais, parecendo que eles não foram competentes nos serviços que ofereceram. 

Também dá uma má impressão do imóvel, passando a imagem dele estar encalhado por algum motivo. E também tem os perigos de invasão nestes imóveis, já que a placa pode significar que ele está vazio.

Vantagens da placa de venda de imóvel:

vantagens da placa de venda de imóvel

A placa de venda ou aluguel em um imóvel é um clássico do mercado imobiliário. Mas como citamos, muitos corretores e imobiliárias não gostam de colocá-las nos imóveis que administram. 

Porém existem vantagens em se usar este artifício nas suas divulgações. Confira algumas:

Captação de contatos:

É inegável que a placa de venda de um imóvel ajuda a captar possíveis clientes. Muitas pessoas ainda procuram casas para comprar ou alugar passeando pela cidade, ou às vezes um amigo ou familiar está procurando um imóvel e a pessoa pode indicá-lo. 

Por isso é importante que ela seja bem visível, tanto para quem está a pé, quanto para quem está em algum automóvel. Também é fundamental que ela contenha todas as informações de contato, como número de telefone, e-mail e site imobiliário, por exemplo. 

Tráfego para seu site imobiliário

A chave para aumentar o tráfego de um site imobiliário é acima de tudo sua divulgação. E a placa de venda de imóvel é uma ótima forma de promovê-lo. 

Atualmente é possível utilizar QR code para facilitar ainda mais essa comunicação. 

A propaganda feita em vários meios e se complementando é uma ótima maneira de obter sucesso nos seus negócios.

Mais visibilidade e reconhecimento

Este é um benefício para o proprietário do imóvel e para o corretor de imóveis, já que aumentando a visibilidade, as oportunidades crescem e a chance de fechar negócio é maior. 

Para o corretor ou imobiliária, também é uma ótima forma de mostrar que você possui muitos clientes em certas regiões. 

Além da divulgação dos seus contatos, você será reconhecido pelos seus serviços e também servirá como fortalecimento de marca. 

Já que as pessoas se depararam com seu nome, sua logo e seus contatos no dia a dia delas.

Como fazer a placa de venda do imóvel:

como fazer a placa de venda do imóvel

Primeiramente, o corretor e imobiliária que deseja fazer qualquer tipo de divulgação, deve se atentar às regras estabelecidas pelo CRECI, que é o órgão regulador dos profissionais imobiliários.  

Vamos começar com os itens essenciais que devem constar na placa de venda ou aluguel de um imóvel, são eles:

Pessoa física:

  • Nome completo do corretor ou a abreviação (de acordo com o que está registrado no CRECI);
  • Colocar que se trata de um corretor de imóveis autônomo;
  • Adicione o número do CRECI, de maneira visível e com a letra F de físico.

Pessoa jurídica

  • Nome da imobiliária, podendo ser a razão social ou o nome fantasia;
  • Colocar que se trata de uma imobiliária;
  • Adicione o número do CRECI, de maneira visível e a letra J de jurídico.

Além destas informações, é fundamental colocar as informações de contato: QR code do seu site imobiliário, WhatsApp com o símbolo para identificar e se o seu negócio tiver uma logo, ela também deve ser colocada na placa.

Partindo destes itens que são fundamentais, vale ressaltar que a placa pode ser minimalista, porém deve ser persuasiva e ter diferenciais, para chamar atenção das pessoas. 

Algumas maneiras de fazer isso são através das cores (de preferência que tenham contraste e representem a sua marca), chamadas para ação convincentes e uso de detalhes visuais criativos.

Placa de vende-se para apartamentos:

placa de venda em apartamentos

A placa de venda em apartamentos possui algumas restrições, de acordo com o artigo 1.333 e artigo 10 do Código Civil, deve-se respeitar o padrão exigido em cada prédio e os moradores devem estar de acordo com a utilização desta placa. 

Já que uma placa de vende-se é considerada uma alteração na fachada do condomínio e em alguns casos pode ser encarado como uma poluição visual pelo regimento do condomínio. 

Além disso, se houver muitas placas de vende-se em um mesmo prédio, isto pode ser mal visto, gerando uma depreciação na imagem do condomínio, podendo até desvalorizar os imóveis.

Quando falamos de placa de venda ou aluguel, abrem-se diversas discussões e todas são muito pertinentes. Uma maneira de evitar alguns destes incômodos é não deixar a placa exposta por muito tempo em um imóvel.

Mesmo tendo seu lado negativo, a placa de venda pode trazer boas oportunidades de negócio, como falamos, ela gera um aumento de visibilidade local e consequentemente melhora suas chances de encontrar um cliente em potencial.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Lembrando que ela deve estar acompanhada de outras formas de divulgação offline e online, como um site imobiliário com o seu portfólio, redes sociais, portais imobiliários, entre outros. 

Caso você ainda não possua um site profissional, conheça o Tecimob, uma plataforma que conta com site integrado aos principais portais, sistema imobiliário, CRM e aplicativo voltado para corretores e imobiliárias. 

Aumente ainda mais suas vendas, faça o teste grátis por 7 dias. 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.