Imagem do Header da Postagem

9 dicas para valorizar o imóvel para venda

A localização do imóvel pode ser perfeita e as condições de pagamento favoráveis, mas se o cliente visitar o imóvel e não ficar encantado, a venda ficará mais difícil de ser concretizada. Afinal, as primeiras impressões valem muito. Então, você sabe como valorizar um imóvel para a venda?

Agregar ainda mais valor ao empreendimento pode ajudar o corretor imobiliário no momento da negociação. Para isso, é necessário analisar o imóvel para avaliação, verificar quais são os seus defeitos e, então, determinar melhorias a serem feitas.

Conheça algumas medidas possíveis abaixo.

Dicas de como valorizar um imóvel

Existem diversos pontos em um empreendimento que podem auxiliar na valorização de um imóvel. Reformas, manutenções, uma boa divulgação e saber as informações sobre o bairro são algumas medidas que podem ajudá-lo.

Confira as dicas a seguir de como valorizar um imóvel:

1. Faça uma limpeza geral

Essa é uma medida básica em qualquer local, esteja ele à venda ou não.

É importante, se o imóvel estiver alugado, guardar objetos que estiverem espalhados, passar uma vassoura e um pano, tirar poeira e outras sujeiras, incluindo dentro de gavetas e armários. Isso porque você mostra que o imóvel é bem cuidado e tem boa manutenção.

Em imóveis vazios, é recomendado observar o teto e as paredes do imóvel, procurando por possíveis manchas e infiltrações, assim como teias de aranha devido ao tempo vago. Livrar-se de móveis velhos e danificados também é uma alternativa para melhorar a aparência do espaço.

2. Faça uma reforma estética

Substituir lâmpadas queimadas, pisos e azulejos quebrados é outra dica importante.

A estrutura do imóvel pode ser modernizada por meio de pequenas reformas, ampliando ambientes e tornando os cômodos melhor iluminados pela luz natural, por exemplo. Caso não seja possível fazer devido ao aumento da procura de apartamentos compactos, busque aproveitar melhor os espaços, distribuindo os imóveis, principalmente na sala, que é a peça mais visada pelos compradores na grande parte dos casos.

3. Organize e despersonalize o local

Caso o imóvel esteja mobiliado, arrume a decoração e as camas de modo atrativo e de bom gosto.

Nos banheiros, quartos e salas, não deixe à mostra objetos pessoais, como roupas e escovas de dente. Características muito fortes, como objetos religiosos e camisetas de times, também podem causar antipatia e receio por parte dos possíveis compradores.

Espaços mais escondidos, como garagem e área de serviço, também merecem atenção e devem estar em condições e aparência igual ao restante do imóvel.

4. Faça uma manutenção preventiva

Garanta que o imóvel está em boas condições contratando um prestador de serviços para checar como está a instalação elétrica, o encanamento e a infraestrutura em geral do local. A área externa também deve receber atenção, estando livre de lixo, muros pichados, rachaduras e jardim descuidado.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

5. Mostre o imóvel vazio

Caso seja possível, receba os possíveis compradores sem a presença dos atuais moradores do imóvel, se for o caso. Assim, você os deixará mais tranquilos para visitar o local e imaginarem como sendo a sua própria residência.

6. Explore os cinco sentidos

Explorar a visão, olfato, audição, tato e paladar pode ajudar a convencer os possíveis compradores a adquirirem o imóvel, fazendo da visita uma experiência.

Torne o ambiente agradável mostrando o local durante o dia, abrindo as cortinas e permitindo que a luz natural ilumine os cômodos, e mostre a vista do local.

Velas de aromas suaves, música ambiente em volume baixo e cortinas, sofás e cadeiras com tecidos de boa sensação ao toque ajudam no processo.

7. Deixe as contas quitadas

Verifique a Certidão Negativa de Débito Imobiliário relacionada ao imóvel, confirmando a quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de outras tarifas, e apresente aos possíveis compradores, evitando transtornos futuros.

8. Esteja informado sobre a região e o condomínio

Uma boa localização é um dos principais fatores buscados na compra de imóveis. Ter conhecimento sobre mercados, shoppings e parques próximos, assim como o acesso ao transporte público, é essencial no momento da venda.

Conhecer as regras e áreas comuns do condomínio também é importante, principalmente se a pessoa deseja residir em um determinado local que é necessário seguir essas restrições.

9. Faça uma boa divulgação

A internet há muito tempo é a plataforma mais popular e barata para a compra e venda de qualquer produto, incluindo os imóveis. Invista em um site imobiliário com boas fotos do apartamento, mostrando o ambiente organizado, limpo e sem pessoas.

Na descrição do imóvel, destaque os pontos fortes do local, como sua localização, espaço útil e data da última reforma.

O que desvaloriza um imóvel na hora da venda?

Para os corretores que desejam saber o contrário, ou seja, aqueles pontos que desvalorizam um imóvel, é preciso prestar bastante atenção nos seguintes aspectos:

  • falta de infraestrutura urbana – a ausência de serviços públicos essenciais também faz a valorização do imóvel despencar consideravelmente. Calçadas mal cuidadas, iluminação pública precária, falta de policiamento, e a dificuldade do transporte público são algumas das principais características;

  • falta de acessibilidade – por mais que a busca por apartamentos e casas mais afastadas da movimentação urbana seja uma realidade, existe um limite que não pode ser ultrapassado para não levar o empreendimento à desvalorização. É preciso que mesmo esses locais sejam acessíveis, principalmente em casos de emergências médicas. Casas e apartamentos com acesso apenas por escadarias ou ladeiras muito íngremes, por exemplo, já restringem a procura por famílias com idosos ou portadores de necessidades especiais;

  • administração desorganizada – outro ponto que desvaloriza um imóvel é a administração de condomínio desorganizada. Isso faz com que rumores e comentários surjam no mundo do mercado imobiliário, podendo criar uma má reputação para o imóvel.

Seja um corretor de sucesso com o Tecimob!

Para você, corretor que chegou até aqui e ainda quer aprender mais sobre o mercado imobiliário e a importância de um site de corretor completo para ter sucesso nas vendas e valorizar os imóveis que vende, nós do Tecimob estamos a disposição e com materiais incríveis para você atingir seus objetivos.

Confira nosso e-book com 8 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis e não deixe de conferir os nossos planos para que o seu site esteja entre os melhores de corretor de imóveis!