4 passos para ser um corretor de imóveis

Tecimob
Updated on

Tempos de crise, tempos de novas soluções. E por que não dar um jeito na vida tornando-se um corretor de imóveis? Bem, se você está lendo este post é porque já pensou nisso, mas talvez não saiba exatamente o que é necessário para se tornar um profissional do mercado imobiliário. Sim, porque ao contrário do que muita gente pensa, não basta apenas ter jeito para vendas para ser um corretor, é preciso uma formação específica e tirar o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) para estar devidamente formalizado na profissão. Veja aqui como ser um corretor de imóveis em 4 passos.

1. Faça um curso de formação específica para corretor de imóveis

Você deve ser maior de 18 anos e buscar uma formação específica, que pode ser um curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), de duração média de 1 ano; um curso de nível superior em Ciências Imobiliárias, com 4 anos de duração; ou ainda um Curso de Gestão Imobiliária, com cerca de 2 anos de duração.

Não adianta já ter formação superior em qualquer outra área, como Direito, por exemplo. Você só estará apto a pegar seu registro se fizer um desses cursos. A dica é escolher uma instituição de ensino que tenha credibilidade no mercado. Você pode pegar indicações sobre os melhores cursos no próprio CRECI ou no Sindicato dos Corretores.

2. Estágio em imobiliária ou com profissional autônomo é obrigatório

Geralmente a própria instituição de ensino já direciona o estudante para o estágio, que é obrigatório e deverá ter pelo menos 128 horas. Ele pode ser feito em uma imobiliária ou com um corretor autônomo, mas é imprescindível que haja um responsável técnico, devidamente credenciado, que responda pelo seu estágio junto ao CRECI. É nessa fase que você começará a pegar experiência e deverá se decidir pela área que pretende atuar, como locação, venda, administração, loteamentos, imóveis rurais, comerciais, residenciais, etc. Aproveite ao máximo, porque essa é a chance de aprender muito com quem é mais experiente e aperfeiçoar seu conhecimento colocando na prática o que aprendeu.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

3. É hora de pegar o diploma e entregar a documentação no CRECI

Você já acabou o curso, fez o estágio supervisionado, mas ainda não é um corretor de imóveis. Agora, com seu diploma em mãos, você deverá juntá-lo à documentação exigida pelo CRECI, recolher as taxas necessárias e dar entrada no seu pedido de registro para receber a sua carteira de corretor de imóveis com o número da sua inscrição profissional. Isso leva entre 30 e 90 dias, do protocolo de requerimento à solenidade de entrega da carteira vermelha.

4. Recebeu sua carteira? Pronto, você já é um corretor de imóveis!

A famosa e tão almejada carteira vermelha é entregue em uma solenidade organizada pelo próprio CRECI, na qual você também receberá o Código de Ética da profissão juntamente com a carteira de regularidade que deverá ser atualizada todos os anos. Pronto, agora você já é legalmente um corretor de imóveis e está apto a fechar as mais variadas negociações como profissional autônomo, em alguma imobiliária ou abrindo o seu próprio negócio.

Mas não esqueça, o aprimoramento na profissão deve ser constante, por isso acompanhe sempre as dicas para os corretores de imóveis passadas pelo blog da Tecimob, a melhor plataforma para sites imobiliários e CRM.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.