5 dicas para captar imóveis com eficiência

Tecimob
Updated on

A captação de imóveis pode ser considerada uma das tarefas mais complexas que o corretor de imóveis precisa realizar em seu trabalho. Grande parte dos corretores de imóveis evita ter que captar imóveis ou acaba realizando um serviço sem qualquer parâmetro ou organização, o que acaba gerando péssimos resultados.

Gostando ou não, o corretor de imóveis precisa lidar com a captação de imóveis, pois quanto mais imóveis ele possuir em seu portfólio, maiores as chances de oferecer ao seu cliente o que ele deseja e fechar um ótimo negócio.

Portanto, vença essa resistência e entenda que para vender é preciso captar. Confira agora 5 dicas para captar imóveis com eficiência!

1. Lembre-se que sua imagem fala por você

Coloque-se no lugar do proprietário do imóvel: um total desconhecido bate à sua porta e começa a falar que reparou em sua casa e que pode auxiliar você no processo de venda.

Você nunca viu essa pessoa na vida e, sem ter formas de identificá-la, a sua reação natural é começar a desconfiar dela, antes mesmo que ela termine de falar.

Em outras palavras, a sua imagem fala por você. Por isso, além de se vestir adequadamente, é muito importante utilizar um crachá da imobiliária ou alguma identificação, para transmitir um tom de profissionalismo. Assim, consequentemente, você não gera desconfiança no proprietário do imóvel que você deseja captar. Afinal, a primeira impressão é a que fica!

2. Saiba avaliar o imóvel corretamente

Um bom corretor de imóveis sabe que a avaliação do imóvel é um dos aspectos fundamentais no processo de captação. Pois, se um imóvel não é avaliado de forma justa e coerente, sem dúvidas, alguém vai sair perdendo nesse negócio.

A precificação do imóvel deve levar em consideração uma série de fatores, como:

  • Localização: avalie a segurança do bairro e a existência de estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais, delegacias e corpo de bombeiros nas proximidades;
  •  Área: leve em consideração a área construída e livre, em metros quadrados. Lembre-se que a presença de espaço verde é um diferencial;
  •  Estrutura: Avalie a qualidade dos materiais utilizados na estrutura e no acabamento;
  •  Diferenciais: observe a existência de piscina, área de lazer, suítes, banheiro social, área de serviço, varanda gourmet etc.

Isso significa que o corretor de imóveis não pode avaliar um imóvel com base apenas no preço de outros imóveis similares localizados na mesma região. Cada análise é única e muito particular.

3. Use a propaganda “boca a boca” a seu favor

É imprescindível que, como profissional, o corretor busque sempre aprimorar suas habilidades e otimizar suas qualificações.

Entretanto, nesse ramo, os contatos são uma ferramenta essencial para se garantir ótimos resultados. Para um corretor de imóveis, a agenda nunca é grande demais: pratique o networking!

Sejam seus amigos, parentes, conhecidos, até mesmo o atendente do supermercado que você frequenta: qualquer pessoa pode indicar um imóvel em momentos inesperados.

Para aumentar suas chances, não poupe esforços quando o assunto é fazer contatos, passar uma boa impressão e espalhar para todos que você está captando imóveis.

4. Firme parcerias consistentes

Apesar do mercado imobiliário ser altamente competitivo, ele também costuma ser colaborativo. É muito comum que parcerias entre diferentes corretores e imobiliárias sejam firmadas em benefício de ambas as partes.

Essa estratégia também deve fazer parte de seu networking. Adote a colaboração como parte de sua vida profissional.

Entretanto, essa não é sua única opção para se firmar parcerias. Você já considerou fazer parcerias com funcionários de prédios e condomínios? Porteiros, zeladores, seguranças e até mesmo síndicos?

Lembre-se que essas pessoas são as primeiras a saber quando um imóvel fica disponível para venda ou se há qualquer novidade. Afinal, os proprietários têm amizade e total confiança nelas.

5. Argumente sem ser inconveniente

O corretor de imóveis precisa assumir o papel de vendedor. Devem fazer parte da personalidade do corretor que deseja captar imóveis características como:

  • Persistência;
  • “Jogo de cintura”;
  • Persuasão;
  • Boa argumentação;
  • Sensibilidade.

Pratique-as, principalmente quando o imóvel vale a pena. Ainda que o proprietário não demonstre muito interesse no início, é preciso persistir e mudar suas estratégias e argumentos.

Vale lembrar que é preciso ter sensibilidade para perceber até que ponto você pode lidar com o proprietário sem o incomodar. Pois, a partir do momento em que ele começar a considerar você inconveniente, dificilmente será possível captar o imóvel em questão.

E você? Tem alguma dica interessante sobre captação de imóveis? Então compartilhe com a gente deixando um comentário!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.