Resumo do mercado imobiliário em 2022.

Tecimob
Updated on

O ano de 2022 foi repleto de grandes acontecimentos. Neste ano tivemos o “fim da pandemia” com a liberação das máscaras e a volta dos grandes eventos. Aqui no Brasil tivemos eleições e mais recentemente o mundo assistiu a Copa do Qatar. 

O mercado imobiliário como todos os outros ramos, foi impactado por estes grandes acontecimentos. Um deles, que ficou evidente, é que alguns costumes da pandemia da Covid-19 ainda perduram. 

As pessoas estão valorizando mais seus lares ou procurando um maior conforto e tempo com a família. O home office também é uma realidade que persiste, muitas empresas optaram por se manterem neste estilo de trabalho. 

Como citamos, as pessoas querem conforto nas suas casas, por esse motivo, os imóveis de médio e alto padrão estão sendo bem procurados. 

O mesmo pode se dizer sobre os móveis planejados. Para quem quer morar de aluguel, as palavras-chave são imóveis mobiliados e equipados. 

Sendo assim, a procura por um lar aconchegante e os investimentos em tecnologia também tiveram aumento.  

Podemos afirmar que a tecnologia vive em uma crescente. O mundo digital veio pra ficar na vida das pessoas, que perceberam que dá para fazer muitas tarefas do dia a dia através de aplicativos e sites. 

E o novo consumidor busca cada vez mais a comodidade, agilidade e atendimento personalizado. 

Nos últimos anos também temos visto uma expansão do empreendedorismo, e em 2022 não foi diferente. Muitos profissionais decidiram seguir carreiras autônomas, visando a flexibilidade de horários e o bem-estar. 

As previsões para o mercado imobiliário em 2022 também apontavam que os preços dos materiais de construção iriam aumentar por conta da crise econômica, e estavam certos. 

Houve sim um aumento na inflação, o que torna tudo mais caro. Desde os imóveis, mão de obra, materiais de construção, entre outros. Essas são algumas observações gerais sobre o mercado imobiliário em 2022. 

Mas para nos aprofundar, separamos algumas das principais notícias do ramo de imóveis neste ano, confira:

Principais notícias do mercado imobiliário em 2022:

mercado imobiliário em 2022

Já no primeiro semestre de 2022 a Receita Federal aumentou a isenção de Imposto de Renda na venda de imóveis. Esta nova regra isenta o tributo de quem deseja utilizar os valores adquiridos com a venda para pagar financiamentos imobiliários anteriores.

Isso significa que o vendedor do imóvel terá mais chances para se isentar do IR, para isso, a quitação deve ser feita em até 6 meses após a venda do imóvel. 

Esta nova norma beneficia pessoas físicas, assim como estimula o mercado imobiliário a se recuperar em meio a crise. 

No meio do ano, em Julho, os preços dos imóveis residenciais tiveram uma alta de 0.52%. Segundo a pesquisa do FipeZap+ o aumento alcançou 45 das 50 cidades que entraram na pesquisa. Os especialistas afirmam que essa alta deve-se a um conjunto de fatores econômicos. 

Já o financiamento imobiliário de Junho de 2021 a Junho de 2022 teve uma queda de 6%. O motivo seria os financiamentos pela poupança, que caíram 11,7%. Por outro lado, os financiamentos feitos através do FGTS tiveram uma alta de 17%. 

Referente aos financiamentos, o Programa Habitacional do Governo Federal, o Casa Verde e Amarela, ampliou o prazo de financiamento para 35 anos, antes esse prazo era de 30 anos. 

Com esta novidade divulgada em setembro, segundo a Caixa Econômica Federal as parcelas do programa poderiam ser reduzidas em até 7,5%. 

As faixas de renda do Casa Verde e Amarela também tiveram um reajuste, agora famílias com rendas até 8 mil podem participar do programa, com uma taxa de juros de 7,16%.

No segundo trimestre do ano de 2022 o setor de construção cresceu 2,7%, o que com certeza ajudou na alta do PIB em 1,2%.

Segundo a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias, o setor abriu mais  de 184 mil vagas de emprego, de janeiro a junho deste ano. 

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em dados do IVAR (Ìndice de Variação de Aluguéis Residenciais) divulgados em setembro, em 12 meses, os aluguéis tiveram uma alta. 

Algumas cidades avaliadas pela fundação foram São Paulo, com aumento de 11,32%, Porto Alegre com 15,09% e Belo Horizonte com 12,57%.

Fonte: CNN Brasil

O que podemos esperar para o mercado imobiliário em 2023:

mercado imobiliário em 2023

O que podemos perceber através dessas notícias, é que o mercado vem se recuperando a passos lentos, porém com potencial para voltar a ter um crescimento satisfatório, apesar do aumento dos juros e da inflação. 

Não podemos negar que o ano de 2022 foi cheio de altos e baixos e um ar de instabilidade. O que é compreensível já que o mundo está saindo de uma Pandemia que afetou e ainda afeta todos os mercados.  

Porém, o mercado imobiliário sempre foi muito resiliente, um dos poucos que consegue se manter em movimento mesmo em tempos de crises. Não é atoa que é um dos mais procurados para investimentos.

Chegando perto do fim de 2022, os profissionais do ramo de imóveis já querem saber como será o próximo ano, para se planejar e se reorganizar. 

Mesmo depois de uma crise econômica, o mercado imobiliário vem se reerguendo. Então a previsão é que este processo continue. 

Como sabemos, o setor de imóveis é um importante aliado e impulsionador da economia brasileira e por isso ele terá um papel fundamental no próximo ano. 

O que podemos esperar de 2023 também com a nova presidência, é que os programas de habitação do Governo devem beneficiar ainda mais a população de baixa renda. 

O novo presidente eleito, já destacou que irá continuar a expandir o programa habitacional Casa Verde e Amarela. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Também acreditamos que terão muitos novos lançamentos de empreendimentos, as Incorporadoras e Imobiliárias já estão planejando um novo ano com novas estratégias. 

Como nos anos anteriores já nos mostraram, o consumidor de 2023 será ainda mais rigoroso, principalmente se tratando do atendimento. 

A concorrência também deve aumentar, o que torna ainda mais difícil de conquistar a atenção deste novo cliente. 

Este consumidor irá querer ainda mais agilidade e acesso a informações de maneira facilitada. Uma maneira de se preparar para esta movimentação, é possuir um sistema imobiliário com site, CRM e aplicativo. 

O Tecimob é uma plataforma completa, pensada para corretores e imobiliárias. Através do Tecimob, você tem acesso a um site imobiliário especializado, sistema com CRM imobiliário e aplicativo. 

Tudo isso facilita a sua rotina imobiliária, auxilia nos seus atendimentos e te faz mais presente no mundo digital através do seu site com seus imóveis cadastrados. 

Acesse o Tecimob.com.br e faça o teste grátis. 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.