Cuidados ao criar propaganda para sua imobiliária.

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A propaganda imobiliária visa promover os serviços dos corretores de imóveis e imobiliárias e também divulgar imóveis para venda e locação.

O marketing imobiliário pode ser visto como um conjunto de estratégias que auxiliam nesta divulgação, mas envolve muito mais do que a propaganda em si. 

O marketing é um termo amplo que abrange diversos métodos. Ele trata desde a comunicação visual da imobiliária, a linguagem utilizada por ela, a produção de conteúdos, construção de persona, anúncios pagos, atendimento ao cliente e assim por diante.

É importante frisar que a propaganda é uma ferramenta do marketing, assim como os pontos de venda, as promoções, a identidade visual da empresa entre outros. Tudo que impacta de alguma forma o cliente, é considerado marketing. 

Quando falamos da propaganda imobiliária, estamos nos referindo às campanhas de divulgação, seja de serviços ou dos próprios imóveis. 

Elas geralmente possuem objetivos, público-alvo, orçamento, material de divulgação e meios de comunicação específicos. 

Todos estes pontos são determinados depois de muita pesquisa, planejamento e estratégia. 

As campanhas podem estar ligadas a temas diversos, como datas comemorativas, lançamentos de empreendimentos e divulgação de materiais institucionais.

Os objetivos da propaganda imobiliária também podem ser variados, os mais comuns são: prospecção de leads, alcance, tráfego e reconhecimento de marca. 

Para cada um destes objetivos, existem estratégias específicas e mídias que podem ser utilizadas. 

Mesmo que estejamos no auge da internet, a propaganda imobiliária não deve ser focada apenas nas mídias digitais. 

É interessante explorar os meios offline, eles têm papel fundamental na divulgação imobiliária, principalmente por ser considerado um negócio local. 

Mas também não podemos negar o impacto que a internet possui nas vendas de imóveis. O seu alcance é muito mais amplo e os resultados são fáceis de mensurar.

Salientamos que ambas as formas de divulgação são válidas e importantes para o mercado imobiliário.

Mesmo sendo um termo que vem se popularizado nos últimos tempos, muitos corretores de imóveis e gestores imobiliários possuem dúvidas sobre marketing e propaganda imobiliária. 

Ainda que vender seja algo intrínseco neste ramo, fazer propaganda imobiliária vai muito além de simplesmente vender imóveis, como já citamos. 

Um corretor ou imobiliária também precisa se estabelecer no mercado, fortalecer sua marca e conquistar o seu público alvo, certo?

Por isso neste artigo vamos conhecer alguns termos utilizados no marketing e como criar propaganda eficiente para sua imobiliária. 

Você verá a seguir:

  • Posicionamento de marca;
  • Estratégia de marketing;
  • O que considerar na hora de criar sua estratégia de marketing imobiliário?
  • Cuidados para criar sua propaganda imobiliária.

Posicionamento de marca:

posicionamento de marca

Antes de falar de estratégias e propaganda imobiliária, precisamos falar de um dos pilares do marketing: o posicionamento de marca.

Diversos corretores e profissionais imobiliários que estão começando no ramo, acreditam que a carreira imobiliária é muito promissora e que rapidamente você irá vender imóveis, ganhar dinheiro e obter sucesso. 

Mas como toda profissão, às vezes leva tempo até você se posicionar no mercado imobiliário e ser reconhecido pelo seu trabalho. Existem muitas maneiras de alavancar sua carreira mais rápido e uma delas é saber se posicionar corretamente enquanto marca. 

Para isso você precisa criar uma identidade marcante com cores, logotipo, slogan etc… 

Também é importante criar uma personalidade para sua marca, como ela vai se comunicar com os clientes e como ela será vista. Exemplo: uma marca jovem com linguagem casual. 

Depois disso, você precisa garantir que toda a sua comunicação irá representar o posicionamento que você criou. Isso fará com que você seja lembrado sempre que um possível cliente veja algo referente a sua marca.  

Mantenha-se fiel aos seus propósitos e objetivos, esta é a maneira mais fácil de criar algo sólido num setor tão competitivo e dinâmico como é o imobiliário. 

Dicas importantes sobre posicionamento de marca: 

  • Invista em design de qualidade: 

Num mundo cada vez mais visual, não é uma tarefa fácil se destacar em meio a um mar de imagens. 

Por isso invista em uma boa identidade visual, isso com certeza será um diferencial. 

  • Crie um site imobiliário responsivo: 

Procure uma empresa especializada em site para imobiliária, como a Tecimob

Além de conquistar seu espaço na internet e divulgar seus imóveis, você pode integrá-lo com os principais portais imobiliários e anunciar nos buscadores mais relevantes, como o Google por exemplo.

  • Identifique quais são suas personas: 

As personas são estereótipos que representam diferentes clientes seus com: nome, idade, situação econômica e social, interesses, comportamento, etc. 

No comportamento: entenda sua linguagem, seus hábitos, o que ele procura, quais são os seus problemas e quais são as possíveis soluções para suas dores.

Estratégia de marketing imobiliário:

estratégia de marketing imobiliário

Nos dias atuais muito se fala de marketing, principalmente o digital. Também há milhares de “receitas” na internet, sobre como criar uma estratégia de marketing perfeita. 

Mas não existem milagres quando se trata deste segmento. O que podemos fazer é aprender a criar nossas próprias estratégias, pois cada caso é um caso. 

Claro que há a possibilidade de estudar cases de sucesso, procurar semelhanças entre negócios e ver o que pode dar certo para você, mas nada garante que terá os mesmos resultados. 

A estratégia de marketing nada mais é que um plano. Um planejamento com todos os objetivos e metas que você deseja alcançar, durante qual período e de que maneira você irá trabalhar para alcançá-los. 

Você deseja vender mais imóveis, certo? A estratégia de marketing teria que ter este objetivo e você precisaria pensar de que forma vai chegar até ele. 

A partir daí você pode procurar quais canais de divulgação utilizar, o seu posicionamento enquanto marca e quais materiais irão ser veiculados. 

A palavra chave é testar! Teste ferramentas,  meios de comunicação, linguagens e materiais de diversos formatos. 

Assim você vai descobrindo o que mais dá certo para o seu negócio e qual deles atinge o seu público alvo. 

O que considerar na hora de criar sua estratégia de marketing imobiliário?

Como apontamos anteriormente, a propaganda imobiliária é uma das vertentes do marketing e ela é feita através de um conjunto de ações que visam um objetivo.

Então para montar uma estratégia eficiente para sua propaganda, existem alguns pontos que devem ser considerados:

  • O objetivo: 

A propaganda deve ter o objetivo muito bem definido, ele pode buscar: conversão de leads, reconhecimento da marca, alcance, tráfego, vendas, etc…

  • Público alvo: 

O seu público precisa ser definido, quanto mais específico ele for, melhor será. Vale a pena criar uma ou mais personas para sua empresa, baseadas no seu nicho de mercado e nos tipos de imóveis que você oferece.

  • O meio de comunicação: 

O meio de comunicação é onde a sua propaganda será veiculada. Mas para escolher a melhor opção, você tem que conhecer o seu público alvo, para saber onde ele consome conteúdos imobiliários, quais seus interesses e estilo de vida.  

  • Horários e dias que sua propaganda será veiculada: 

Dependendo da rotina do seu público, existem dias e horários muito mais oportunos para divulgar sua propaganda. Os períodos em que a propaganda será divulgada é um ponto crucial para um maior engajamento da sua persona. 

  • Material de divulgação: 

Escolha a linguagem e quais conteúdos serão colocados na propaganda, depois decida quais formatos serão usados para divulgá-los: imagens, vídeos, áudios entre outros.

Estes são os pontos fundamentais para iniciar sua estratégia, depois de definir isto, você pode começar a criar a sua propaganda imobiliária. 

Cuidados para criar sua propaganda imobiliária:

cuidados ao criar propaganda imobiliária

A propaganda imobiliária deve ser um conjunto de diversos fatores que caminham de mãos dadas. Para isso é preciso que se tenha uma comunicação linear e coerente. 

Ou seja, você precisa alinhar o seu posicionamento de marca, estratégia de marketing e o atendimento ao cliente. Sem esse alinhamento você estará desperdiçando tempo e dinheiro. 

Não adianta criar uma “propaganda” incrível e quando o cliente chegar até você ou sua equipe, vocês estejam despreparados. 

Sabendo disso, também existem alguns critérios que devemos levar em consideração, a propaganda precisa ser anunciada por algum veículo. 

O veículo é uma peça fundamental para que o seu anúncio seja visto pelas pessoas certas, ou seja, pelo seu público alvo. 

Também precisamos lembrar que a maioria das propagandas precisam de investimento. Atualmente existem milhares de alternativas acessíveis para todos os bolsos. 

Escolha os veículos que mais se encaixam na sua campanha imobiliária e que sejam compatíveis com o valor que você quer investir. 

Na hora de escolher o veículo, não esqueça do seu público alvo e nem dos seus objetivos com o anúncio

Fique ciente de que cada um dos seus objetivos podem ter retornos de curto, médio e longo prazo. 

Se o objetivo for gerar vendas, ele pode ter um retorno financeiro rápido, já o fortalecimento de marca pode levar mais tempo para se obter um resultado. 

Como citamos anteriormente, as estratégias podem não funcionar de primeira, mas não desista, continue testando e analisando os resultados. Visando se aperfeiçoar cada vez mais. 

Para diminuir os riscos, separamos alguns cuidados que você deve ter na hora de criar propaganda para sua imobiliária. 

Pense na estratégia que vai utilizar:

Como citamos, a estratégia é o ponto inicial de qualquer propaganda, por isso tire um tempo para criá-las. 

Estude seu público, os meios de comunicação que eles utilizam, busque definir a linguagem da propaganda, objetivos da campanha, prazos e investimentos. 

Lembre-se de aproveitar o mundo digital e todas as ferramentas disponíveis de divulgação atuais.

Conteúdo da campanha:

Com o objetivo, posicionamento da marca e público alinhados, é hora de colocar as ideias no papel. Neste momento é interessante estudar, buscar referências e trocar informações com outras pessoas. 

Saia fora do tradicional e pense nas mais diversas formas de comunicar sua ideia. Defina o título, as imagens  e descrições. 

Solte a criatividade, o título ou chamada deve ser muito bem pensado, pois será a primeira coisa que o seu cliente verá no seu anúncio. Trabalhe a empatia, criatividade, fale a linguagem do seu público e seja objetivo!

Para o conteúdo da campanha, você pode criar um storytelling. Para entender melhor, segundo Antônio Núñez: “o storytelling é uma ferramenta de comunicação estruturada em uma sequência de acontecimentos que apelam a nossos sentidos e emoções.” 

Ou seja, conte uma história com início, meio e fim que prenda sua persona! As pessoas se envolvem muito mais quando existe uma boa narrativa. Busque gerar identificação, exaltar emoções e estimular sonhos. 

Não esqueça: 

  • A propaganda tem que trazer a solução de algum problema do consumidor;
  • Sempre adicione seus contatos as campanhas: site imobiliário, telefone, whatsapp, redes sociais entre outros;
  • Chamada para ação: sempre finalize uma campanha com uma chamada para ação, seja para vendas ou para conhecer melhor sua marca.

Nas imagens procure trazer o máximo de qualidade, se preocupe em valorizar o imóvel, transmita o valor dele através do visual. 

Dependendo do objetivo, você pode demonstrar diversas emoções através de imagens. Para um imóvel, cujo objetivo seja moradia, é importante demonstrar o aconchego de um lar. Para um escritório, transmita praticidade etc…

Uma dica interessante: invista em vídeos e fotos 360º e realidade virtual, estes recursos são o futuro do setor imobiliário, principalmente se o seu público for jovem. 

Defina os veículos e formatos:

Depois de definir os veículos que irão veicular sua propaganda, é hora de definir os formatos dos materiais: vídeos, fotos, áudio, textos, artes digitais ou impressas. 

A partir dos veículos e dos hábitos do seu público, também já é possível determinar os melhores horários para divulgação dos imóveis

Alguns veículos e mídias disponíveis no mercado atualmente (online e offline):

  • Rádio
  • Televisão
  • Revista
  • Jornais
  • Outdoor
  • Busdoor (propaganda atrás dos ônibus)
  • Flyer/Panfleto
  • Facebook Ads
  • Site Imobiliário
  • Aplicativo para Imobiliária
  • Google Ads
  • Portais e Blogs Imobiliários

Se você optar por divulgar nas redes sociais e Portais Imobiliários, pense sempre em integrar as plataformas através de um sistema imobiliário que facilite sua vida e o seu dia a dia dentro da empresa.

Fique atento às oportunidades:

No contexto atual, as coisas mudam muito rapidamente, é importante que fiquemos atentos a todas as novidades e possíveis oportunidades de negócio. 

No marketing digital voltado ao mercado imobiliário existem muitas possibilidades, uma delas é a contratação de influenciadores digitais para fazer parte da propaganda imobiliária. 

Uma personalidade digital que seja engajada e que gere identificação com o seu público possui grande valor na hora de vender mais ou aumentar o alcance da sua marca. Pesquise e encontre uma figura que mais se encaixe nos seus objetivos. 

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Prepare sua equipe:

Como falamos no início, se sua propaganda der certo, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para atender a nova demanda de clientes interessados. 

Ela deve estar preparada para fazer uma abordagem eficiente para gerar vendas e fechar negócios. 

Uma ótima opção para facilitar a vida dos corretores e profissionais imobiliários é o CRM imobiliário Tecimob, um sistema que auxilia na organização e atendimento aos clientes. 

Com a possibilidade de criar um perfil do cliente e conferir sua compatibilidade com os seus imóveis. 

Acreditamos que com esses passos você terá muito mais sucesso nas suas propagandas imobiliárias.

Lembrando que o Tecimob é uma plataforma de criação de sites especializados para imobiliárias, com integração com portais e com recursos que facilitam a  rotina de corretores de imóveis e profissionais imobiliários. 

Como o CRM citado acima, por exemplo. Faça o teste grátis de 7 dias e conheça nossa plataforma!

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