Cuidados ao criar propaganda para sua imobiliária.

Tecimob
Atualizado em

Muitos corretores de imóveis e gestores imobiliários possuem dúvidas sobre propaganda. Mesmo que vender seja algo intrínseco neste ramo, fazer propaganda imobiliária vai muito além de simplesmente vender imóveis.

Um corretor ou imobiliária também precisa se estabelecer no mercado, fortalecer sua marca e conquistar o seu público alvo.

Quando citamos o termo “propaganda”, nos vem em mente só comerciais de TV, mas propaganda vai muito além disso. Neste artigo vamos conhecer alguns termos utilizados na publicidade e como criar propaganda eficiente para sua imobiliária.

Você vai ver:

  • Estratégia de marketing
  • Posicionamento de marca
  • Cuidados ao criar propaganda para sua imobiliária

Estratégia de marketing imobiliário

ilustração de marketing imobiliario

Nos dias atuais muito se fala de marketing imobiliário, principalmente o digital. Também há milhares de “receitas” na internet, sobre como criar uma estratégia de marketing perfeita. Mas não existem milagres quando se trata deste segmento.

O que podemos fazer é aprender a criar nossas próprias estratégias, pois cada caso é um caso. Claro que há a possibilidade de estudar cases de sucesso, procurar semelhanças entre negócios e ver o que pode dar certo para você, mas nada garante que terá os mesmos resultados. 

A estratégia de marketing nada mais é que um plano de ação, ou seja, um planejamento com todos os objetivos e metas que você deseja alcançar, durante qual período e de que maneira você irá trabalhar para alcançá-los.

Você deseja vender mais imóveis, certo? A estratégia de marketing teria que ter este objetivo e você precisaria pensar de que forma vai chegar até ele. A partir daí você pode procurar quais canais de divulgação utilizar, o seu posicionamento enquanto marca e quais materiais irão ser veiculados. 

A palavra chave é testar! Teste ferramentas,  meios de comunicação, linguagens e materiais de diversos formatos. Assim você vai descobrindo o que mais dá certo para o seu negócio e qual deles atinge o seu público alvo. 

Posicionamento de marca

folha de papel com diversas ilustrações de lampadas

Diversos corretores e profissionais imobiliários que estão começando no ramo, acreditam que a carreira imobiliária é muito promissora e que rapidamente você irá vender imóveis, ganhar dinheiro e obter sucesso.

Mas como toda profissão, às vezes leva tempo até você se posicionar no mercado imobiliário e ser reconhecido pelo seu trabalho. Existem muitas maneiras de alavancar sua carreira mais rápido e uma delas é saber se posicionar como uma marca. 

Para isso você precisa criar uma identidade para a imobiliária marcante com cores, logotipo, slogan etc… Também é importante criar uma personalidade para sua marca, como ela vai se comunicar com os clientes e como ela será vista. Exemplo: uma marca jovem com linguagem casual. 

Depois disso, você precisa garantir que toda a sua comunicação irá representar o posicionamento que você criou. Isso fará com que você seja lembrado sempre que um possível cliente veja algo referente a sua marca.  

Mantenha-se fiel aos seus propósitos e objetivos, esta é a maneira mais fácil de criar algo sólido num setor tão competitivo e dinâmico como é o imobiliário. 

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Dicas importantes sobre posicionamento de marca: 

  • Invista em design de qualidade: num mundo cada vez mais visual, não é uma tarefa fácil se destacar em meio a um mar de imagens. Por isso invista em uma boa identidade visual, isso com certeza será um diferencial.
  • Crie um site imobiliário responsivo: procure uma empresa especializada em sites imobiliários, como a Tecimob. Além de conquistar seu espaço na internet e divulgar seus imóveis, você pode integrá-lo com os principais portais imobiliários e anunciar nos buscadores mais relevantes, como o Google por exemplo.
  • Identifique quais são suas personas: estereótipos que representam diferentes clientes seus com: nome, idade, situação econômica e social, etc. No comportamento: entenda sua linguagem, seus hábitos, o que ele procura, quais são os seus problemas e quais são as possíveis soluções para suas dores.

Cuidados para criar sua propaganda imobiliária:

Homem sentado com um computador no colo e um megafone na mão

A propaganda imobiliária deve ser um conjunto de diversos fatores que caminham de mãos dadas, como citamos acima, é preciso que se tenha uma comunicação linear e coerente. Ou seja, você precisa alinhar o seu posicionamento de marca, estratégia de marketing e o atendimento ao cliente.

Sem esse alinhamento você estará desperdiçando tempo e dinheiro. Não adianta criar uma “propaganda” incrível e quando o cliente chegar até você ou sua equipe, vocês estejam despreparados. 

Sabendo disso, também existem alguns critérios que devemos levar em consideração, a propaganda precisa ser anunciada por algum veículo. O veículo é uma peça fundamental para que o seu anúncio seja visto pelas pessoas certas, ou seja, pelo seu público alvo.

Também precisamos lembrar que a maioria das propagandas precisam de investimento. Atualmente existem milhares de alternativas acessíveis para todos os bolsos. 

Escolha os veículos que mais se encaixam na sua campanha imobiliária e que sejam compatíveis com o valor que você quer investir. Na hora de escolher o veículo, não esqueça do seu público alvo e nem dos seus objetivos com o anúncio.

Que podem ser para fortalecimento de marca, alcance, venda de imóveis, entre outros. Fique ciente de que cada um destes objetivos podem ter retornos de curto, médio e longo prazo. As vendas podem ter um retorno financeiro rápido, o fortalecimento de marca pode levar mais tempo para se obter um resultado, por exemplo. 

Como citamos anteriormente, as estratégias podem não funcionar de primeira, mas não desista, continue testando e analisando os resultados. Visando se aperfeiçoar cada vez mais. 

Para diminuir os riscos, separamos alguns cuidados que você deve ter na hora de criar propaganda para sua imobiliária

Pense na estratégia que vai utilizar:

Tire um tempo para montar suas estratégias de marketing, estude seu público, os meios de comunicação que eles possuem acesso, defina a linguagem que vai utilizar, objetivos da campanha, prazos e investimentos, lembre-se de aproveitar o mundo digital e todas as ferramentas disponíveis de divulgação atuais.

Conteúdo da campanha:

Com o objetivo, posicionamento da marca e público alinhados, é hora de colocar as ideias no papel, neste momento é interessante estudar, buscar referências e trocar informações com outras pessoas. Saia fora do tradicional e pense nas mais diversas formas de comunicar a ideia.

Defina o título, as imagens  e descrições. Solte a criatividade, o título ou chamada deve ser muito bem pensado, pois será a primeira coisa que o seu cliente verá no seu anúncio. Trabalhe a empatia, criatividade, fale a linguagem do seu público e seja objetivo!

Para o conteúdo da campanha, você pode criar um storytelling. Para entender melhor, segundo Antônio Núñez: “O storytelling é uma ferramenta de comunicação estruturada em uma sequência de acontecimentos que apelam a nossos sentidos e emoções.”

Ou seja, conte uma história com início, meio e fim, que prenda o seu público! As pessoas se envolvem muito mais quando existe uma boa narrativa. Busque gerar identificação, exaltar emoções e estimular sonhos. 

Não esqueça: 

  • A propaganda tem que trazer a solução de algum problema do consumidor;
  • Sempre adicione seus contatos as campanhas: site imobiliário, telefone, WhatsApp, redes sociais entre outros;
  • Chamada para ação: sempre finalize uma campanha com uma chamada para ação, seja para vendas ou para conhecer melhor sua marca.

Nas imagens procure trazer o máximo de qualidade, se preocupe em valorizar o imóvel, transmita o valor dele através do visual. Dependendo do objetivo, você pode demonstrar diversas emoções através de imagens.

Para um imóvel, cujo objetivo seja moradia por exemplo, é importante demonstrar o aconchego de um lar. Para um escritório, transmita praticidade etc…

Uma dica interessante: invista em vídeos e fotos 360º e realidade virtual, estes recursos são o futuro do setor imobiliário, principalmente se o seu público for jovem. Estes novos formatos possuem grande valor. 

Defina os veículos e formatos:

ilustração de uma pessoa com diversos ícones em cima dentro de balões

Depois de definir os veículos que irão veicular sua propaganda, é hora de definir os formatos dos materiais: vídeos, fotos, áudio, textos, artes digitais ou impressas. A partir dos veículos e dos hábitos do seu público, também já é possível determinar os melhores horários para divulgação

Alguns veículos e mídias disponíveis no mercado atualmente (online e off-line):

Se você optar por divulgar nas redes sociais e Portais Imobiliários, pense sempre em integrar as plataformas através de um sistema imobiliário que facilite sua vida e o seu dia a dia dentro da empresa.

Fique atento às oportunidades

No contexto atual, as coisas mudam muito rapidamente, é importante que fiquemos atentos a todas as novidades e possíveis oportunidades de negócio. No marketing digital imobiliário existem muitas possibilidades, uma delas é a contratação de influenciadores digitais para fazer parte da propaganda imobiliária.

Uma personalidade digital que seja engajada e que gere identificação com o seu público, possui grande valor na hora de vender mais ou aumentar o alcance da sua marca. Pesquise e encontre uma figura que mais se encaixe nos seus objetivos. 

Prepare sua equipe:

Como falamos no início, se sua propaganda der certo, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para atender a nova demanda de clientes interessados. Fazer uma abordagem eficiente para gerar vendas e fechar negócios.

Uma ótima opção para facilitar a vida dos corretores e profissionais imobiliários é o CRM imobiliário Tecimob, um sistema que auxilia na organização e atendimento aos clientes. Com a possibilidade de criar um perfil do cliente e conferir sua compatibilidade com os seus imóveis. 

Acreditamos que com esses passos você terá muito mais sucesso nas suas propagandas imobiliárias.

Lembrando que o Tecimob é uma plataforma de criação de sites para imobiliárias, com integração com portais e com recursos que facilitam a  rotina de corretores de imóveis e profissionais imobiliários, como o CRM citado acima, por exemplo. Faça o teste grátis de 7 dias e conheça nossa plataforma!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.