Imagem do Header da Postagem

Laudo de Avaliação de Imóveis – O Que É e Quem Pode Fazê-lo?

Antes de vender ou comprar um imóvel é preciso entender qual é o valor real dele, assim como o seu valor venal. Para descobrir, seja de um apartamento ou um terreno, existem especialistas que realizam o chamado laudo de avaliação de imóveis, expressando um valor de mercado com base em diversos detalhes analisados no imóvel.

Para entender melhor o que é e quem pode fazer o laudo de avaliação, continue lendo este artigo!

O que é o laudo de avaliação de imóveis?

O laudo de avaliação de imóveis é um documento emitido após um profissional capacitado avaliar o local. Nele deve constar uma análise geral com o intuito de revelar os custos que terá um possível comprador ou inquilino.

A elaboração desse parecer é essencial para assegurar uma boa negociação, uma vez que o laudo evitará divergências – caso haja algo diferente, problemas na estrutura do imóvel ou na instalação elétrica, por exemplo – entre as partes e facilitará o processo.

Esse documento foi elaborado com base nas Normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) Sistema CONFEA-CREA, Diretrizes do Instituto Brasileiro de Perícias de Engenharia (IBAPE) e Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS).

Quais os critérios utilizados na avaliação do imóvel?

É preciso ter em mente que os profissionais que realizam a avaliação de imóvel não fazem isso de qualquer maneira e, para que o serviço seja feito de maneira legal, é preciso estar de acordo com as regras estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

São avaliados uma série de itens, como:

  • localização;
  • acabamento;
  • documentação;
  • atividades básicas;
  • revestimento;
  • pintura;
  • fachada;
  • elétrica;
  • hidraúlica.

Quem pode realizar o laudo de avaliação do imóvel?

Os profissionais de arquitetura, engenharia e os corretores de imóveis são os mais aptos a realizarem o laudo de avaliação.

A empresa ou profissional que emite o laudo de avaliação de imóvel é o principal responsável pelas informações prestadas e veracidade dos dados inseridos no documento.

No entanto, é necessário ter um conhecimento bem amplo sobre o mercado imobiliário da região, visto que esse é um fator que pode trazer variações ao laudo final. Por exemplo, um apartamento avaliado em alguma região com maior tráfego de pessoas, maior número de estabelecimentos comerciais e com meios de transporte facilitado, tem uma valorização muito maior.

Portanto, isso deve ser avaliado na avaliação do imóvel como um todo.

Qual a importância do laudo de avaliação de imóveis?

O laudo de avaliação de imóvel é fundamental para determinar o seu valor de mercado e sua possível valorização ou desvalorização.

Além disso, não há como falar de compra e venda de imóvel sem uma análise de um profissional especializado no assunto.

Percebeu como é necessário ter o laudo de avaliação do imóvel? Aproveite e confira também dicas de como avaliar um imóvel se você for corretor iniciante! Assim, você fica mais preparado para essa etapa.