Dicas de Como Avaliar Um Imóvel Se Você É Corretor Iniciante
Tecimob
É comum que corretores iniciantes tenham dúvidas sobre como avaliar um imóvel. Além disso, essa tarefa não é nada simples, pois requer bastante atenção durante todo o processo.
É necessário ter o certificado de TTI(Técnico em Transações Imobiliárias), concluir o curso de avaliação de imóveis e obter o CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários – CNAI). Além dos corretores, outros profissionais que podem realizar essa avaliação são engenheiros, arquitetos e profissionais da área de Direito.
Continue lendo este artigo e confira as dicas que reunimos para que você possa se tornar um perito avaliador – nome dado aos corretores que podem realizar essa avaliação.
Pontos que devem ser avaliados em um imóvel
A avaliação de imóvel tem como principal objetivo analisar uma propriedade, além de definir o seu valor no mercado.
Alguns dos aspectos que interferem em como avaliar um imóvel são:
- tamanho do imóvel;
- estrutura;
- acabamento;
- idade do imóvel;
- localização;
- documentação;
- posicionamento na quadra.
Dicas de como avaliar um imóvel
O setor imobiliário vive em constante mudança e isso é natural quando percebemos uma oscilação no valor de um imóvel. Por isso mesmo, é fundamental ter o máximo de cuidado durante todo o processo.
É bem comum que diante de um investimento desse porte, fique a dúvida: quanto valerá daqui alguns anos? e realmente valendo o que a imobiliária tem cobrado?
Para te ajudar, confira algumas dicas de como avaliar um imóvel se você é um corretor iniciante:
Explore a região onde o imóvel se encontra
Essa etapa é muito importante, já que para avaliar um empreendimento é necessário explorar a região onde ele se encontra, considerando fatores externos que possam contribuir para que o valor seja mais alto, como:
- se há comércios ao redor;
- se existem escolas e hospitais;
- pontos turísticos próximos;
- transporte fácil e linhas de metrô.
Compare o empreendimento com outros da região
Outro ponto importante é avaliar os empreendimentos que se encontram na mesma região que aquele que está sendo avaliado. Esse critério é muito utilizado para saber a média de valor praticado na região e para conhecer os imóveis próximos.
Uma dica importante é reunir informações como preços, índices de valorização, número de cômodos, etc.
Avalie o terreno e a estrutura do imóvel
Alguns critérios que também são importantes são a estrutura do imóvel e o terreno. Veja a metragem do imóvel, posição solar, verifique se o terreno é plano, aclive, declive, entre outros pontos. Nesta etapa, ser minucioso é essencial.
Verifique também a metragem total do imóvel, área útil, quantos cômodos possui, diferenciais e possíveis problemas. Além disso, veja se o imóvel possui algo que precisa ser consertado, faça uma análise do acabamento e materiais utilizados.
Percebeu como é preciso levar em consideração alguns fatores externos e internos do empreendimento? Agora que você já sabe como avaliar, confira também o que é o valor venal de um imóvel!