Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

Como tirar boas fotos imobiliárias usando o celular?

Como tirar boas fotos imobiliárias usando o celular?

O celular vem se tornando cada vez mais um aliado importante no dia a dia do corretor de imóveis. E não somente no que se refere às questões de comunicação. Devido à praticidade e portabilidade do aparelho e ao fato de que a maioria do corretores não tem uma câmera profissional, é comum usar o celular para tirar fotos dos imóveis para divulgação. Essas imagens podem ser a chave para o fechamento de um negócio já que contribuem, e muito, para chamar a atenção dos possíveis compradores. Assim, é essencial investir na qualidade e na composição destas, de forma que despertem o desejo do cliente em potencial.

Mas como fazer boas fotografias imobiliárias com a utilização de um smartphone? Confira três dicas fundamentais para não errar na hora de fazer o clique:

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

1. Iluminação

A iluminação é uma das questões mais importantes da fotografia, contribuindo para destacar os elementos positivos de um ambiente. Aqui, a principal dica é estar atento ao posicionamento das janelas na hora de fazer foto: como a luz no meio externo é muito mais intensa do que dentro do ambiente, posicionar-se contra a luz que vem de fora do imóvel faz com que a imagem fique escura. Assim, o ideal é que, caso as janelas estejam abertas, a foto seja tirada do mesmo lado em que estas se encontram, aproveitando a iluminação natural e evitando imagens escuras. Outra boa dica é realizar as imagens nos horários de nascer e pôr do sol, quando a iluminação valoriza ainda mais os ambientes. Alguns aparelhos smartphone apresentam uma função de leitura da luz, permitindo ao usuário clicar no ponto mais escuro da imagem e ajustar a iluminação a partir dele.

2. Enquadramento

O enquadramento horizontal ou vertical da imagem vai depender do elemento que você deseja destacar. Assim, o primeiro questionamento a ser feito pelo corretor para compor uma fotografia é “o que eu desejo mostrar?”. Procure evitar interferências na cena que tiram a atenção do elemento em destaque e posicione a câmera de acordo com a forma dele. Para uma estante, por exemplo, utilize o posicionamento vertical. Para captar uma visão mais geral de uma sala, utilize o enquadramento horizontal. Esteja atento também para o posicionamento e o alinhamento dos móveis no quadro da fotografia, evitando cortá-los pela metade.

3. Organização e detalhes

Organizar o ambiente a ser fotografado, removendo objetos que não fazem sentido ou não integram no contexto, é essencial para realizar boas fotos imobiliárias. Além disso, esteja atento a objetos reflexos, como vidros e espelhos, de modo a evitar que você apareça na fotografia. Este pode ser um desafio maior em banheiros pequenos, no qual um enquadramento vertical costuma ser a melhor opção. Procure, ainda, valorizar os pequenos detalhes positivos do imóvel, como pisos, estruturas em gesso, etc.

De forma geral, recomenda-se a utilização de um aparelho com qualidade de imagem de, no mínimo 5mp (megapixels) para as fotos imobiliárias. É indicado também que o corretor tire várias fotos do mesmo ambiente, possibilitando uma noção mais ampla de como ele realmente é. Outra dica importante é procurar se aproveitar ao máximo da iluminação natural, evitando a utilização do flash.

E você, corretor, utiliza seu smartphone para fotos imobiliárias? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo!

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Patrícia Alves

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Como tirar boas fotos imobiliárias usando o celular?"

avatar
Gregório
Visitante

Para quem deseja pegar ângulos maiores, foto esfera para celular é uma boa alternativa. Precisando é só entrar em contato

Edinisio
Visitante

Acho muito difícil tirar boas fotos com o celular, prefiro uma boa sessão de fotos com câmera profissional e até um vídeo em HD.

Nilton Andrade
Visitante

Boas dicas!

wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE