Taxa Selic: o que é, e qual sua ligação com o mercado imobiliário

Tecimob
Updated on

A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) foi criada em 1979, essa taxa é uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Banco Central do Brasil para atingir a meta das taxas de juros estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Essa taxa é importante porque serve como referência para diversos outros tipos de empréstimos e investimentos no mercado financeiro. 

É utilizada, por exemplo, para determinar o custo de captação de recursos para as instituições financeiras e influencia os juros praticados em empréstimos e financiamentos para empresas e pessoas físicas. 

Este guia informativo foi criado para ajudá-lo a entender melhor o que é a Taxa Selic e como ela afeta o setor imobiliário de várias maneiras.

Se você é um profissional do mercado imobiliário ou um comprador em potencial, este artigo é para você. Então, vamos começar aprendendo o básico sobre a Taxa Selic.

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e serve como referência para todas as outras taxas de juros do mercado. 

Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central e é utilizada como instrumento de controle da inflação.

A SELIC opera basicamente com títulos emitidos pelo Banco Central e Tesouro Nacional, classificados como de risco zero.

É a SELIC que dá a medida das outras taxas de juros usadas no país: do cheque especial, do crediário, dos cartões de crédito e da poupança. 

É a partir dela que os bancos calculam quanto cobrarão de juros para conceder um empréstimo. Quanto menor a taxa, mais “barato” fica para o consumidor fazer um empréstimo ou comprar a prazo.

Como a taxa também influencia os juros que os bancos pagam quando emprestam dinheiro de alguém, o consumidor também pode ganhar com isso. 

Em geral, quanto maior a SELIC, maior o rendimento das aplicações de renda fixa, como poupança e CDBs.

Taxa Selic Overnight

A taxa overnight do SELIC é uma taxa média calculada com base no volume das operações de financiamento de curto prazo. 

Essas operações são garantidas por títulos públicos federais e ocorrem no mercado SELIC, por meio de acordos de recompra de títulos.

Essas operações são chamadas de “overnight” porque têm a duração de apenas um dia, ou seja, são acordos de empréstimo que valem por um dia. 

Essas operações são lastreadas em títulos públicos federais, ou seja, são respaldadas por esses títulos como garantia. 

Os participantes do mercado SELIC, como instituições financeiras, realizam operações compromissadas, que envolvem a compra ou venda temporária de títulos públicos. 

Essas operações garantem que o dinheiro emprestado seja devolvido no prazo estabelecido. O cálculo leva em consideração a quantidade de recursos emprestados e a taxa de juros acordada para essas transações. 

Vale lembrar que todas as negociações interbancárias realizadas no Brasil, com prazo de um dia útil (overnight), envolvendo títulos públicos federais, são registradas nos computadores do DEMAB (Departamento de Operações do Mercado Aberto), e que faz parte do Banco Central do Brasil. 

Depois do fechamento do mercado, o DEMAB calcula a taxa média ponderada pelo volume dos negócios realizados naquele dia. Esta será a taxa média Selic daquele dia, que normalmente é publicada por volta das 20h00 do próprio dia.

Então a taxa é calculada diariamente a partir das operações de compra e venda de títulos públicos federais entre o Banco Central e outros bancos. 

E essa variação da Selic influencia diretamente o custo de financiamento para o governo e para o setor privado, bem como a rentabilidade dos investimentos em renda fixa.

Como a variação da Taxa Selic afeta o financiamento de imóveis e o mercado imobiliário

Taxa Selic no mercado imobiliário

A Taxa Selic é um importante indicador da economia do país, e sua variação pode impactar diretamente o mercado imobiliário. 

Como ela é a taxa média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos, quando a SELIC aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque pagará bem.

Já quando a SELIC cai, os bancos são “empurrados” para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. 

Assim, quanto maior, mais “caro” fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível.

Isso significa que quando a taxa está alta, os juros tendem a aumentar, tornando mais caro o financiamento de imóveis. 

Isso pode desestimular a compra e consequentemente reduzir a demanda no mercado. Este fator também pode dificultar o acesso ao crédito para aquisição de imóveis

Por outro lado, quando a Taxa Selic está baixa, os juros tendem a cair, tornando mais acessível o financiamento de imóveis

Ressaltamos que para quem está pensando em comprar um imóvel, a Taxa Selic é um dos fatores mais importantes a serem considerados. 

Por isso, o corretor que está negociando com um cliente que está em busca de um financiamento imobiliário, precisa acompanhar a variação da Taxa Selic e aconselhar o cliente a agir rapidamente quando ela estiver baixa, aproveitando as oportunidades de negociação.

E claro, além dos impactos sobre os financiamentos, a Taxa Selic pode estimular a compra e aumentar a demanda no mercado. 

Além disso, a queda da taxa Selic pode levar a uma maior disponibilidade de crédito imobiliário, aumentando ainda mais a demanda.

Resumimos o impacto da Taxa Selic no mercado imobiliário em alguns tópicos, confira:

Aumento nos juros

Quando a Taxa Selic está alta, os juros dos financiamentos imobiliários tendem a aumentar, o que pode desestimular a compra de imóveis.

Redução nos juros

Quando a Taxa Selic está baixa, os juros dos financiamentos imobiliários tendem a cair, o que pode estimular a compra de imóveis.

Maior disponibilidade de crédito

Quando a Taxa Selic está baixa, os bancos tendem a disponibilizar mais crédito imobiliário, o que pode aumentar ainda mais a demanda no mercado.

Como se preparar para negociações imobiliárias em meio às variações da Taxa Selic

Taxa Selic

Como já citamos, uma queda na Taxa Selic pode tornar os financiamentos imobiliários mais acessíveis e o aumento na Taxa Selic pode tornar os financiamentos imobiliários mais caros, 

Além disso, juros mais altos podem aumentar a inadimplência dos financiamentos imobiliários, o que pode afetar negativamente a oferta de crédito imobiliário.

Então para se preparar para negociações imobiliárias em meio às variações da Taxa Selic, é importante estar atento às tendências do mercado financeiro e imobiliário. 

O corretor de imóveis ou gestor imobiliário deve buscar informações sobre as políticas adotadas pelo governo em relação à economia e ao setor imobiliário.

Desta forma, os corretores de imóveis e consultores financeiros imobiliários podem oferecer orientação aos clientes, para explicar a eles as melhores estratégias de negociação em cada momento econômico.

Além disso, é importante avaliar com cautela as opções de financiamento imobiliário disponíveis, buscando sempre a opção que ofereça as melhores condições de pagamento para os clientes.

Site, CRM e aplicativo imobiliário. Tudo para facilitar seu dia à dia e te ajudar a focar no que realmente importa: Vender mais! Teste Grátis.

Como acompanhar a variação da Taxa Selic

Para os corretores de imóveis e gestores de imobiliárias, é fundamental ter conhecimento sobre a Taxa Selic e sua variação ao longo do tempo. 

Existem diversas maneiras de acompanhar a evolução dessa taxa, e a seguir vamos apresentar algumas delas:

1. Acompanhar os anúncios do Comitê de Política Monetária (COPOM)

O COPOM é responsável por definir a Taxa Selic, e sempre que há uma reunião desse comitê, é divulgada uma nota informando a decisão sobre a taxa. 

É importante estar atento a esses anúncios e entender como a variação da taxa pode afetar o mercado imobiliário.

2. Acompanhar os índices financeiros

A Taxa Selic é uma das taxas que compõem os índices financeiros, como o CDI, por exemplo. 

Por isso, acompanhar a evolução desses índices é uma forma de entender como a Selic está se comportando e como isso pode afetar o mercado imobiliário.

3. Consultar especialistas no mercado financeiro

Em geral, especialistas no mercado financeiro têm conhecimento e experiência para analisar a evolução da Taxa Selic e entender suas implicações para o mercado imobiliário. 

Por isso, consultar esses profissionais pode ser uma boa forma de acompanhar a variação da taxa.

Independentemente da forma escolhida para acompanhar a variação da Taxa Selic, é importante estar sempre atento para entender como ela pode afetar as negociações no mercado imobiliário e orientar os clientes a tomarem decisões mais assertivas.

Vantagens e desvantagens da variação da Taxa Selic para o mercado imobiliário

A Taxa Selic é um dos fatores que mais influenciam o mercado imobiliário. É importante lembrar que a oscilação da taxa pode trazer tanto vantagens quanto desvantagens para o setor. 

Vamos analisar a seguir as principais delas.

Vantagens

Financiamentos imobiliários mais acessíveis

Com a redução da Selic, os juros para financiamento imobiliário também caem, tornando o setor mais acessível para quem deseja adquirir um imóvel.

Aumento do volume de vendas

A queda da Selic pode estimular a procura por imóveis, tornando o mercado mais aquecido e favorecendo a venda de imóveis.

Construção civil aquecida

Com a queda nos juros do financiamento, a construção civil é beneficiada, já que aumenta a demanda por novas construções, gerando mais empregos e aquecendo a economia.

Desvantagens

Menor rentabilidade para investidores

Com a queda da taxa Selic, a rentabilidade dos investimentos em renda fixa e poupança diminui, o que pode prejudicar os investidores e reduzir a disponibilidade de recursos para empréstimos imobiliários.

Inflação elevada

Se a Selic permanecer baixa por muito tempo, pode haver um aumento na inflação, o que pode prejudicar o poder de compra da população e, consequentemente, o mercado imobiliário.

Redução de investimentos estrangeiros

A redução na taxa Selic pode reduzir a procura por investimentos estrangeiros no mercado imobiliário, o que pode prejudicar a economia nacional.

Em resumo, é importante entender que a variação da Selic pode ter um impacto significativo no mercado imobiliário, tanto positivo quanto negativo. 

É essencial acompanhar de perto as mudanças na taxa e se preparar para aproveitar as oportunidades ou minimizar os impactos negativos.

Dicas para aproveitar as oportunidades no mercado imobiliário em meio às variações da Taxa Selic

corretor de imóveis taxa selic

Em um cenário de constante movimentação financeira, é fundamental que você, corretor de imóveis saiba como aproveitar as oportunidades em meio às variações da Taxa Selic. 

A seguir, apresentamos algumas dicas valiosas para ajudá-lo a navegar nesse cenário de incertezas:

  • Estar atento às mudanças na economia: acompanhe de perto o cenário econômico e as notícias sobre a Taxa Selic e as mudanças no mercado para se preparar adequadamente.
  • Aproveite os clientes que querem investir em imóveis: em um cenário de alta na Taxa Selic, investir em imóveis pode ser uma opção segura e rentável, pois eles tendem a se valorizar quando a taxa está em alta, este é o momento de captar clientes que desejam investir em imóveis.
  • Financiamento: em um cenário de queda na Taxa Selic, o custo do financiamento imobiliário pode ser menor, o que pode ser uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir um imóvel, então é sua chance de vender imóveis.
  • Aproveitar a queda nos preços: Quando a Taxa Selic está em baixa, é possível encontrar imóveis com preços mais atrativos no mercado, o que pode ser uma excelente oportunidade para clientes que estão buscando por imóveis.

Com essas dicas, você estará bem preparado para aproveitar as oportunidades no mercado imobiliário em meio às variações da Taxa Selic. 

Lembre-se sempre de estar atualizado e informado para informar seus clientes e ajudá-los na hora de adquirir imóveis.

Leia também: Como fazer a captação de imóveis – Blog Tecimob

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.