Onde estão os clientes interessados em comprar imóveis?

Tecimob
Updated on

Encontrar clientes interessados em comprar imóveis é um dos principais desafios enfrentados pelo profissional imobiliário, principalmente no início da carreira.

A busca por clientes para um determinado imóvel pode gerar ansiedade e nervosismo no corretor. E as dificuldades são ainda maiores para quem fica esperando que estes consumidores apareçam.

Mas a pergunta que a maioria se faz é, onde estão os interessados em comprar imóveis? 

O que podemos afirmar é que atualmente a utilização dos meios de comunicação, principalmente da internet, é cada vez mais importante para encontrá-los.

Mas o corretor de imóveis também não deve se prender a somente uma destas ferramentas, pois pode estar perdendo boas oportunidades de negociação.

Confira algumas informações sobre a captação de clientes no mercado imobiliário e como realizá-la com eficiência.

Saiba quem é seu cliente ideal:

cliente ideal corretor de imóveis

O primeiro passo para encontrar os clientes interessados em comprar imóveis é entender qual o perfil deles, ou seja, quem é seu consumidor. 

Conhecer seu público alvo é fundamental para a construção de uma estratégia de captação e direcionamento das suas buscas. 

Para compreender quem é o seu público, procure pensar no tipo de imóvel que você está vendendo, em outras palavras, qual o nicho que você atua. 

Questione-se sobre as seguintes características:

  • É um terreno?
  • Uma sala comercial?
  • Uma residência?
  • Quantos dormitórios tem?
  • Tem espaço para um casal recém-casado?
  • Existem cômodos o suficiente para uma família com criança?
  • É um ambiente apenas para um jovem estudante?
  • É um imóvel de alto padrão?

Informações como essas são essenciais para definir o perfil do cliente que pode vir a comprá-lo. 

Além disso, responder esses questionamentos permite ao corretor de imóveis definir grupos de seleção e investir suas energias em uma busca focada e estratégica.

Um exemplo de como utilizar estas características é fazendo pesquisas sobre os interesses do seu público. 

Clientes interessados em comprar imóveis de alto padrão, por exemplo, costumam frequentar ambientes e eventos sociais mais exclusivos, e ter interesses específicos de uma classe mais alta. 

Onde estão os clientes interessados em comprar imóveis?

clientes interessados em comprar imóveis

Apesar da internet ser um ótimo mecanismo para encontrar os clientes interessados em adquirir um imóvel, existem outros tipos de ações que podem ajudá-lo a atingir o seu público. 

Eventos imobiliários e o próprio networking são estratégias que colaboram bastante para que você alcance seus objetivos.

Confira onde estão os clientes que querem comprar imóveis:

Portais imobiliários

Os portais imobiliários vêm crescendo cada vez mais nos últimos anos e são ótimas opções para encontrar e atrair clientes. 

O ideal é que o corretor diversifique os anúncios em diferentes portais, de forma a atingir o maior número possível de clientes em potencial.

Uma boa dica é possuir um site imobiliário com integração a esses portais, assim fica ainda mais fácil anunciar em diversos portais ao mesmo tempo.

Essas parcerias são interessantes para que você esteja sempre em alerta com relação ao perfil do consumidor e aos imóveis disponíveis que correspondem a esses perfis. 

E claro, com a alta demanda de um portal imobiliário, é super válido unir um bom atendimento e um CRM para corretores de imóveis, desta forma você não deixará as oportunidades de vender irem embora.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Site de corretor de imóveis

Diante do imenso número de pessoas que realizam buscas por imóveis na internet, ter um site para imobiliária tornou-se fundamental para o sucesso no mercado imobiliário.

Mas é importante que, além de oferecer um layout organizado e funcional, com boas descrições e imagens dos imóveis à venda, o site imobiliário apresente ao cliente todas as opções de contato do profissional.

Mas para que os clientes interessados em comprar imóveis encontrem o seu site e você possa dar continuidade em uma negociação, o seu site imobiliário deve ter alguns recursos, dentre eles estão:

  • Integração com WhatsApp – o plugin dessa ferramenta em seu site fará total diferença para que o seu cliente consiga entrar em contato com você de forma mais rápida e direta;
  • Integração com portais – sempre que você cadastrar, editar ou excluir um imóvel em seu site, isso já vai se refletir automaticamente em todos os portais imobiliários que você anuncia;
  • CRM eficiente – a dica para um site imobiliário de sucesso é ter uma integração e gestão de relacionamento para não perder os potenciais clientes interessados em comprar imóveis. Um CRM te ajuda a vender para sua base de clientes que ainda está à procura de um imóvel.

Redes sociais

As redes sociais são uma poderosa ferramenta de divulgação para o corretor de imóveis, uma vez que apresentam imensa adesão de usuários no Brasil.

Cada uma das redes sociais (Facebook, Instagram, etc.) apresenta particularidades quanto às suas formas de utilização e excelentes oportunidades de negócios imobiliários.

Isso porque suas publicações podem ser compartilhadas entre clientes e amigos, atingindo um público cada vez maior.

Mas qualquer que seja a rede social utilizada, evite que sua página pareça com um classificado de imóveis. 

É importante que você ofereça aos seus seguidores um conteúdo relevante sobre o mercado imobiliário, como curiosidades, dicas de como encontrar o imóvel ideal, oportunidades de negócios e investimentos, etc.

Invista também na qualidade das imagens utilizadas em seus posts, uma vez que elas contribuem para chamar a atenção do público. Não se esqueça de fazer descrições de imóveis completas e interessantes detalhando todas as características dos mesmos.

Networking

networking corretor de imóveis

Que o relacionamento tem papel fundamental para as vendas, você já deve saber, muitas vezes é através dele que surgem novas oportunidades de negociação. 

O corretor que sabe se relacionar com as pessoas têm em suas mãos a chance de realizar grandes feitos no mercado imobiliário. 

Sabemos que comprar um imóvel não é uma decisão que é realizada impulsivamente. Então as chances de conseguir vender um imóvel apenas com uma conversa são pequenas. 

Por isso, o mais indicado para corretores é ter uma vasta lista de contatos, para que as suas chances de encontrar clientes sejam maiores. 

Para isso, é necessário fazer um bom networking, a dica é falar sobre os seus serviços com todos que conhece, desta forma, quando as pessoas tiverem interesse em adquirir um imóvel ou souber de um interessado, irão contatá-lo. 

Vale ressaltar que o profissional imobiliário sempre deve ter um cartão de visitas consigo. 

Procure investir em um cartão com layout moderno, apresentando sua marca para o cliente com credibilidade. 

Não se esqueça de inserir todos os seus dados para contato, bem como o endereço do seu site imobiliário e página nas redes sociais.

Eventos

A participação em eventos do mercado imobiliário como feiras, palestras e aberturas de plantões pode ser uma excelente estratégia para encontrar novas possibilidades de negócio.

Lembre-se de ser sempre solícito nestas ocasiões, esbanje simpatia e fique atento às necessidades e interesses dos visitantes. 

Se tiver algum imóvel compatível, não perca a chance de apresentá-lo. Deixe seu cartão de visitas e diga que estará disponível quando ele precisar.

Faça parcerias

Fazer parcerias com colegas ou outras empresas do ramo de imóveis é uma boa dica para quem deseja ampliar sua gama de contatos e clientes. 

Alguns exemplos de parcerias que funcionam muito bem no mercado imobiliário são entre corretores e construtoras/incorporadoras, arquitetos, decoradores, entre outros. 

Geralmente as parcerias funcionam no formato de indicação, onde os profissionais indicam um ao outro. Para a corretagem, essa proposta é muito interessante. 

Encontrei os clientes interessados em comprar imóveis, como faço para gerenciá-los?

A ferramenta ideal para fazer o gerenciamento de clientes é o CRM imobiliário. Nele você poderá cadastrar e gerenciar todas as informações sobre os leads e clientes. Terá registrado o histórico de negociações e poderá ter acesso a relatórios, etc…

Além disso, o CRM para corretores e imobiliárias permite que você desenvolva estratégias de marketing e vendas, e também facilita na hora de definir o seu público alvo. 

O CRM também auxilia na nutrição dos leads, já que é possível visualizar a jornada de compra e entender as necessidades do cliente.

Portanto, para se tornar um corretor de imóveis de sucesso, você precisa de um site imobiliário e um CRM completo do Tecimob. Conheça os nossos planos e adquira já o seu site de corretor!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.