Guia definitivo sobre portais imobiliários.

Tecimob
Updated on

Os portais imobiliários são especialistas em atrair um grande tráfego de pessoas com real interesse na negociação de imóveis.

Anunciando nos portais imobiliários, seus imóveis vão estar expostos a esse público que irá gerar mais contatos e oportunidades de fechar vendas.

Claro, você também pode investir nos meios tradicionais, pois eles ainda atingem clientes potenciais, mas integrar seu site a um portal imobiliário é um excelente investimento. 

Com uma grande variedade de ferramentas de divulgação, é importante possuir um planejamento e considerar os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

Uma imobiliária, por exemplo, trabalha com uma imensa gama de clientes e imóveis de diversos tipos, por isso não existe uma única estratégia ideal para todos os negócios imobiliários. 

Como profissional do ramo, você deve manter-se o mais informado possível sobre o mercado de imóveis e conhecer muito bem a sua cartela de clientes. 

Reunindo o máximo de informações sobre eles para então ser capaz de relacionar a melhor estratégia para cada caso. 

Uma das ferramentas mais utilizadas para vender mais imóveis através da internet é a divulgação em portais imobiliários, e é disso que iremos tratar neste guia completo. 

O que é um portal imobiliário:

o que é portal imobiliário

Os portais imobiliários são plataformas para divulgação de imóveis, cujo principal objetivo é trazer clientes em potencial para corretores e imobiliárias, divulgando os seus imóveis e gerando contatos.

Neles você irá encontrar  imóveis de vários corretores, e os portais investem em divulgação para atingir bons consumidores para os seus contratantes.

Dentro dos portais também é possível encontrar ferramentas que facilitam a comunicação, como fóruns, pesquisas e chats.

Qual a importância de anunciar nos portais imobiliários:

Quanto mais o seu imóvel for visto, maiores serão as chances de fechar uma venda. Porém ele precisa ser visualizado por quem tem interesse em comprar imóveis. 

E os portais imobiliários são uma forma de divulgação eficiente, geralmente possuem baixo custo e é direcionado para pessoas interessadas em adquirir imóveis.

A união de anúncios no seu site imobiliário e nos portais gera muito mais visibilidade e seus imóveis são encontrados facilmente nos sites de pesquisa, como Google, Bing entre outros.

Uma das vantagens dos portais é o custo benefício, principalmente quando comparado às mídias mais tradicionais. Você pode colocar diversas fotos de fotos com boa resolução e uma descrição do imóvel detalhada.

Outro fator que faz diferença para quem anuncia em portais é que eles investem na sua própria divulgação. Possuem estratégias e campanhas para aumentar o número de imóveis cadastrados e visitantes. 

Além disso, costumam ter equipes que aperfeiçoam constantemente a plataforma, para oferecer a melhor experiência ao cliente, de forma que fica muito mais simples e intuitivo para o visitante encontrar o seu imóvel ideal.

O corretor Lucas Hass exemplifica algumas vantagens de anunciar em portais imobiliários, confira:

Como escolher em qual portal imobiliário anunciar?

Posicionamento nos buscadores

O primeiro passo para a escolha do portal é verificar o seu posicionamento no ranking dos mecanismos de pesquisa. Isso porque a maioria dos interessados em imóveis faz a procura através dos motores de busca, por isso um portal bem posicionado nos buscadores, como Google, por exemplo, trará melhores resultados. 

Integração com seu site imobiliário

Outro fator que deve ser analisado é se o portal tem um sistema de integração com os sites imobiliários, porque você poderá anunciar seu imóvel já cadastrado no seu sistema imobiliário automaticamente no portal, sem precisar ter um retrabalho.

Ou seja, você cadastra os imóveis no seu sistema e os envia para os portais.

Determine o seu orçamento

Faça um levantamento de preços levando em consideração os portais mais relevantes para a sua região de atuação e o custo de um anúncio.

Quanto mais influente o portal, mais caro pode ser o anúncio, mas também o retorno pode ser bem maior. Talvez seja mais interessante ter uma conta premium em dois ou três portais bem posicionados no mercado, do que divulgar em vários que aparecem pouco. 

Também verifique o profissionalismo do portal, principalmente se for pago: converse com outros anunciantes, pesquise sobre o seu histórico e se eles dão resultados para os contratantes.

O que seus clientes querem

É importante ouvir os proprietários dos imóveis que você tem à venda. Geralmente eles têm preferência por alguns portais.

Também se coloque no lugar do seu cliente final. Verifique se o portal é fácil de usar, intuitivo, se tem todas as informações que você busca, se é agradável de navegar, se corresponde às suas expectativas como cliente, etc…. 

Com essas considerações você estará apto a investir em um portal imobiliário. Mas não esqueça que deverá fazer um monitoramento regular para determinar como está seu desempenho no portal. 

Fique de olho na concorrência

Quem são seus concorrentes? Em que portais eles costumam anunciar? Qual o perfil destes anúncios? Estude a sua concorrência para buscar melhores resultados e analise o que é melhor para você: anunciar nos mesmos portais ou escolher outros portais concorrentes?

Analise a praticidade do portal

O portal deve facilitar a sua vida, não adicionar mais uma tarefa diária à sua agenda. Por isso, analise a praticidade de publicação dos anúncios de imóveis no portal. Veja, por exemplo, se ele oferece uma opção de envio de dados via feeds/XML, para que você não precise ficar postando diariamente a mesma coisa, a menos que seja uma atualização de dados do imóvel.

Veja se o portal tem interação com as redes sociais

A interação com outras ferramentas é fundamental no marketing digital imobiliário, e o portal que não possui este recurso está perdendo uma grande chance de divulgação. 

Procure portais que permitam também ferramentas que atraiam a curiosidade do consumidor, como tours virtuais, mapeamento e apontamento de endereço e a inserção das plantas dos imóveis, por exemplo.

Como ter mais sucesso divulgando imóveis em sites e portais?

como divulgar imóveis nos portais imobiliários

Antes de tudo, é importante conhecer o seu público-alvo. Isso é fundamental para que os anúncios criados tenham a linguagem e as características necessárias para atrair mais clientes com real interesse em fazer negócio com você.

A escolha do portal, como Mercado Livre, VivaReal, OLX e o design do site imobiliário também devem ser influenciados pelo perfil dos seus consumidores.

Depois disso, é importante focar em três pontos principais, necessários para que os anúncios de imóveis publicados sejam efetivos e atraiam mais pessoas interessadas em entrar em contato e fazer uma visita:

1. Boas imagens

Para prender a atenção da maioria dos clientes, é preciso caprichar nas imagens. Isso significa:

  • Investir em uma câmera com capacidade para tirar fotografias com boa resolução (pode ser um celular);
  • Prestar atenção na iluminação;
  • Testar diferentes ângulos do imóvel e dos seus cômodos.

A imagem deve permitir que o potencial cliente tenha uma boa ideia de como é a casa ou apartamento. Ela também deve focar nos pontos altos da propriedade. 

Alguns exemplos de fotografias que contribuem para o aumento do interesse de quem olha o anúncio:

  • Móveis feitos sob medida;
  • Piscina;
  • Jardim;
  • Áreas de lazer.

2. Descrição completa

Escreva todas as informações relevantes sobre o imóvel, como, por exemplo:

  • Número de quartos;
  • Áreas de lazer;
  • Vagas na garagem;
  • Área em metros quadrados.

Acrescente as informações relacionadas a valores, como preço do imóvel e do condomínio. Isso é muito importante para que o consumidor não fique com dúvidas que poderiam ser respondidas no anúncio.

A presença desses dados também garante que mais pessoas interessadas entrem em contato, algo que ajuda a otimizar o seu tempo e o do comprador.

Não esqueça de revisar o seu anúncio de imóvel. Tanto para evitar erros de português quanto para corrigir dados incorretos.

3. Dados para contato

Deixe sempre seus dados para contato em um espaço visível, junto ao anúncio do imóvel. Esse é um cuidado simples, que garante que você não perca uma oportunidade de negócio por falta de informações importantes.Seguindo essas dicas, você pode obter mais sucesso, alcançando pessoas realmente interessadas nos imóveis, dentro do público-alvo de cada um deles e economizando tempo. 

Isso ajuda a fechar negócios de forma mais assertiva e maximizar sua produtividade.

O corretor Fernando Nunes exemplifica como ter mais relevância dentro dos portais no vídeo a seguir: 

Como criar anúncios eficientes nos portais imobiliários:

Como criar anúncios eficientes nos portais imobiliários

Agora que você já sabe a importância dos portais imobiliários, qual portal escolher para anunciar seus imóveis e todas as vantagens de anunciar nestas plataformas. Confira como criar um anúncio eficiente que te trará bons resultados: 

Use termos que facilitem as buscas

Procure utilizar termos e palavras chaves que facilitem a procura nos buscadores. Defina o tipo de comercialização, tipo do imóvel, quantidade de quartos e bairro já no título. Exemplo: Vende-se uma casa de dois quartos na Tijuca. Seja simples e direto.

Na descrição do imóvel coloque outras características relevantes do imóvel como proximidade de comércio, transporte público (se for relevante) e etc. O importante é que os termos usados sejam os mesmos que os procurados pelas pessoas interessadas no imóvel. 

Assim elas podem encontrá-lo mais facilmente e seu anúncio se torna relevante. Se quiser, veja quais os termos mais procurados em ferramentas como o Google Trends, que mostram quais os termos mais buscados de acordo com a categoria. Se forem interessantes para o seu anúncio, procure adicioná-los ao seu título e descrição.

Descreva bem o imóvel

Os usuários costumam visitar diversas páginas imobiliárias antes da tomada de decisão, por isso é importante criar anúncios que atraiam os consumidores e que ressaltem as características do imóvel, como tamanho, número de ambientes, localização e demais pontos positivos que agreguem valor à propriedade.

Adicione boas fotos

Imagens com qualidade atraem mais interessados, afinal são elas que os clientes vão ver primeiro na lista de anúncios de imóveis. As fotos são capazes de conquistar os consumidores. A partir delas, ele irá atrás de mais informações na descrição e possivelmente irá contatá-lo. 

Invista em fotografias de boa qualidade, de preferência as que dão uma noção real de como é o imóvel. Disponibilize diversas fotos, apresentando todos os ambientes, fachadas e diferenciais. Se possível insira também vídeos em seus anúncios.

Confira no nosso artigo ensinando Como tirar fotos que valorizam o imóvel

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Não esconda o preço

Coloque o valor total do imóvel e demais despesas como condomínio e IPTU. Também informe no anúncio se a propriedade pode ser financiada.

Atualmente a maioria das buscas por imóveis começam na internet e além da divulgação em portais imobiliários, outra ótima forma de alavancar as vendas de imóveis através dos meios digitais: o ranqueamento nos buscadores (como o Google).

Nas plataformas de pesquisa, os anúncios mais bem ranqueados aparecerão nos primeiros resultados. Isso é possível através do SEO ou de anúncios feitos pelo Google Ads, e claro, o seu site imobiliário deve estar otimizado de acordo com as exigências dos buscadores.  

A vantagem desta estratégia é que você direciona o cliente diretamente para o seu próprio site para imobiliária e para o tipo de imóvel que ele procura, sem intermediários.

E dentro do seu site, você pode utilizar outros métodos para buscar mais informações sobre o consumidor, oferecer outros imóveis e iniciar um relacionamento até chegar à venda e à fidelização do cliente.

Se você ainda não possui seu site imobiliário, conheça o Tecimob um serviço de site personalizado com SEO otimizado, sistema, CRM e aplicativo voltado para corretores. 

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre este tema, leia nosso artigo “As diferenças entre site imobiliário e Portais Imobiliários.” 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.