Métodos de captação de clientes para imobiliárias.

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É fato que a captação de clientes e imóveis é um dos maiores desafios para quem está iniciando na carreira de corretagem. 

E podemos afirmar que o desejo da maioria dos corretores e imobiliárias é ter diversos clientes e vender muitos imóveis. 

Atualmente existem muitas maneiras de alcançar estes objetivos e graças a tecnologia e o marketing imobiliário é possível alavancar suas vendas sem nem mesmo sair de casa ou do seu escritório. 

Mas é claro, o boca a boca também é um aliado dos profissionais imobiliários, afinal, os corretores que prestam um atendimento de qualidade, com certeza serão indicados a outros interessados em comprar ou alugar imóveis.

A mesma coisa podemos dizer dos clientes que trazem imóveis para você administrar. A captação de imóveis é tão importante quanto a captação de clientes e as duas coisas podem andar de mãos dadas.

Muitos corretores não valorizam os proprietários dos imóveis que querem vender suas propriedades, o que é um grande erro. Estes clientes devem ser vistos também como prioridade, pois trazem novas oportunidades de negócio. 

O que nos leva a outro ponto essencial, conhecer o mercado imobiliário da sua região e trabalhar seu networking são partes fundamentais para a captação de clientes. 

Dito isso, neste artigo trouxemos alguns métodos de captação, tanto os mais tradicionais, porém efetivos, os de relacionamento e até as novas ferramentas que podem ser utilizadas neste processo. Confira:

O relacionamento como forma de captação de clientes:

captação de clientes através do relacionamento

Pessoas do seu vínculo social

Muitos corretores têm receio de falar sobre seu trabalho com familiares, amigos ou conhecidos. 

Claro que nem sempre é o momento para tratar desses assuntos. Mas é necessário entender que comunicar às pessoas do seu vínculo social que você é um profissional imobiliário também é uma forma de captar clientes. 

Ficar atento a assuntos que sejam do seu interesse profissional faz parte da rotina do corretor. 

Pedir indicação para as pessoas que você tem contato, sobre imóveis ou indivíduos que estejam procurando um novo lar, uma sala comercial, entre outras coisas. Estas podem ser oportunidades de fechar negócios. 

Seus clientes

A jornada de um cliente não precisa terminar depois da assinatura do contrato. Seus clientes podem ser uma fonte infinita de boas indicações. 

Uma maneira para isso acontecer é você tratá-lo da melhor forma possível, dando prioridade, informações valiosas e oferecendo um atendimento com agilidade.

Mas o que é dar prioridade para um cliente? É ficar atento às suas necessidades e sempre que ele entrar em contato atendê-lo de maneira eficiente. 

Não esqueça que seus clientes são as provas sociais de que você é um bom profissional imobiliário. 

Se você for indicado, seja prestativo a este novo cliente e ofereça seus melhores imóveis, sem esquecer do atendimento personalizado. Desta forma, você cria uma rede de contatos forte e efetiva que trará muitos benefícios. 

Posicionamento estratégico

Um corretor de imóveis deve saber se posicionar também no seu dia a dia através da sua postura e dos locais que frequenta. 

Um bom exemplo disso é quem administra imóveis de alto padrão. Os corretores deste nicho devem frequentar os ambientes onde estão o seu público alvo, como restaurantes, eventos, academias, etc.

Descubra quais locais o seu público alvo frequenta e se insira nestes espaços, é uma maneira de criar um relacionamento, conhecer os interesses e fazer contatos promissores. 

Branding nas redes sociais

Como citamos anteriormente, as redes sociais são ferramentas essenciais para os profissionais do ramo imobiliário. 

É um meio para fazer uma captação de clientes passiva. Valorizando o seu serviço através de testemunhos de outros clientes, criando uma autoridade para sua imagem com conteúdos interessantes e úteis para o seu público. 

Estes e outros recursos do marketing imobiliário podem fazer a diferença na carreira do corretor. 

Porteiros 

Os porteiros podem ser ótimos aliados dos corretores. Geralmente estes trabalhadores sabem quais imóveis estão à venda ou para alugar, moradores que estão de mudança entre outras informações valiosas.

É interessante você reservar um dia na sua agenda para visitar os condomínios da sua região, converse com os porteiros, se apresente e mostre quais serviços você oferece. 

Lembre-se que muitas vezes eles também são fonte de informação dos moradores. Então é uma forma de conseguir novos clientes, através de indicação e de se informar sobre possíveis imóveis disponíveis para negociação. 

Ferramentas para captação de clientes:

ferramentas para captação de clientes para imobiliária

Portais imobiliários 

Não é surpresa e nem novidade para ninguém que o consumidor atual procura seus interesses primeiro na internet.

Portanto os portais imobiliários continuam no topo da lista de quem busca imóveis para comprar ou alugar. 

A verdade é que suas chances de vender um imóvel aumentam consideravelmente quando você os publica nos portais. Eles são uma importante fonte de aquisição de clientes, pois além de fazerem investimentos massivos em marketing, possuem uma vasta gama de imóveis, que atrai diversos clientes interessados.

O corretor de imóveis ou imobiliária que ainda não investe nestas plataformas está perdendo tempo e consequentemente clientes. 

É interessante que você tenha um site imobiliário que faça a integração com os principais portais, como o Tecimob, por exemplo.

Os portais são ótimos para geração de leads qualificados e para gerar tráfego para seu site imobiliário. E o site integrado é uma ótima forma de publicar em diversos portais de forma automática através do cadastro do imóvel no site.

Você pode escolher os portais que mais se adequam a sua realidade, os mais populares, gratuitos ou pagos, como o ZAP, OLX, até os mais regionais. 

Confira nosso artigo: Melhores sites para anunciar imóveis.

Anúncios pagos

Para quem deseja uma captação de clientes mais rápida e eficaz, os anúncios pagos são ótimas opções. 

O Google Ads e as redes sociais podem e devem ser usadas a seu favor. Os patrocínios são investimentos e se feitos da maneira correta trazem ótimos resultados a curto prazo. 

Destacamos que além dos anúncios pagos, você precisa deixar suas redes sociais bem alimentadas e o seu site imobiliário atualizado, para que os novos interessados conheçam os seus serviços e vejam que você é um bom profissional. 

Nas redes sociais e no seu site você pode apostar em conteúdos sobre o mercado imobiliário, sobre tipos de imóveis, documentação imobiliária, entre outros. 

Além de passar credibilidade, os conteúdos imobiliários qualificados trazem mais autoridade aos profissionais. E também é um recurso utilizado para melhorar o posicionamento de um site nos buscadores, como o Google. 

Leia também: Como vender imóveis com o Google Ads.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Site imobiliário 

Um site imobiliário é uma vitrine com seus imóveis, mas além disso ele pode ser uma ferramenta poderosa para captar clientes. 

Seja através de um hotsite para captar leads, pelo Google com SEO, pelo chat do WhatsApp adicionado ao site, formulários de contatos entre outros recursos.

Um site profissional também dá mais credibilidade ao corretor ou imobiliária, passando mais confiança para seus futuros clientes.


E como citamos anteriormente, investir em um site imobiliário integrado aos portais imobiliários é uma maneira de otimizar processos e economizar tempo.

Sistema imobiliário

O sistema imobiliário com CRM,  mesmo que não sendo para captar clientes diretamente, auxilia a gestão destes clientes. 

Para você prestar um bom atendimento e oferecer um serviço personalizado você vai precisar ter este recurso.

Como já informamos aqui, o relacionamento com o cliente é um importante fator para captação de novos clientes, por isso, o CRM imobiliário é tão necessário. 

Ele te dará uma visão ampla da sua cartela de clientes e do perfil de cada um deles, você saberá em qual etapa de negociação estão e desta forma poderá criar abordagens certeiras para cada um. 

Além disso, com um sistema imobiliário Tecimob, você possui o recurso de compatibilidade entre imóvel e cliente, ou seja, você é notificado sempre que um imóvel do seu portfólio corresponde aos interesses de algum dos seus clientes. 

Esta é uma forma de aquecer uma negociação que havia esfriado, mostrar que você prioriza o cliente e está atento às necessidades dele. 

Esperamos que com estes métodos você alavanque suas vendas e obtenha mais sucesso na sua carreira imobiliária.

Veja também: Como implementar o CRM imobiliário no seu negócio.

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