O curso de T.T.I na formação do corretor de imóveis

Tecimob
Atualizado em

Quem é corretor de imóveis, sabe desde as primeiras aulas do curso de T.T.I. (Técnico em Transações Imobiliárias), que a profissão da corretagem é regulamentada pela Lei Federal nº 6.530 de 1978, ela diz que para exercer a função de corretor de imóveis é preciso possuir um diploma do curso de T.T.I. ou curso superior equivalente.

Disponíveis nas modalidades online e presencial, tanto o curso de T.T.I quanto a faculdade de Gestão em Negócios Imobiliários, devem ser cadastrados e credenciados pelo MEC para que seus diplomas sejam válidos.

Depois de matriculado e cumprindo a frequência exigidas pelos cursos, é possível requerer ao CRECI do seu estado, cumprir estágio em uma imobiliária ou junto a um corretor que já esteja exercendo a profissão.

Cumprido o estágio, recolhidas as taxas cobradas pelo CRECI, cabe ao candidato aguardar ser diplomado como Corretor de Imóveis e receber sua carteira definitiva de corretor de imóveis e só aí, é possível começar a exercer a profissão, intermediando a compra e venda de imóveis.

Esse período pode variar desde 6 meses até 2 anos, dependendo da escola e dos trâmites das delegacias regionais do CRECI. A espera pode ser bastante angustiante para quem deseja começar logo a trabalhar com regularidade.

Mas no que diz respeito ao conhecimento oferecido e às experiências proporcionadas, essa espera se justifica? Ao receber seu diploma e sua condição de corretor de imóveis, o profissional está realmente preparado para um mercado tão competitivo quanto o imobiliário?

Acreditamos que sim, pelo menos em grande parte em teoria. A prática será adquirida através do estágio e futuramente no trabalho do dia a dia como corretor de imóveis, mas é importante saber que os profissionais deste ramo devem sempre se manter informados e estudar constantemente, para se aperfeiçoar e adquirir conhecimentos que lhe serão úteis. 

Para sermos justos com os diversos cursos de T.T.I que existem e aproveitar este espaço para ajudar aqueles que desejam ingressar na profissão, este artigo contém itens, ou disciplinas que você deve considerar ao escolher uma escola para fazer sua matrícula e se formar como corretor de imóveis!

Matemática Financeira

Pessoa calculando

Por incrível que pareça, muitos cursos de formação de corretores não abordam o tema e quando abordam, fazem isso de maneira muito superficial. É fundamental para a formação do corretor conhecer os conceitos de matemática financeira, entender o funcionamento e a utilização de calculadoras como a HP12C e aplicar esses problemas na solução de problemas operacionais relativos ao mercado imobiliário, como cálculos de juros, valor presente e antecipação de parcelas, por exemplo. 

Também é importante estar ciente dos investimentos imobiliários e toda a economia deste mercado. Isso lhe ajudará a administrar os seus ganhos e ter uma carreira mais sólida e segura. 

Técnicas de Marketing Digital

Pessoa com celular na mão com vários aplicativos saindo da tela

Técnicas de vendas e marketing são alicerces na profissão de corretor de imóveis, estar por dentro e saber colocar em prática estratégias de marketing é um diferencial para quem quer se tornar um profissional no ramo de imóveis. 

É fundamental que você conheça as ferramentas que irão alavancar suas vendas, como o software imobiliário do Tecimob, por exemplo. Um sistema imobiliário auxilia e é um ponto crucial no trabalho do corretor de imóveis e muitas vezes, ele vai se deparar com esta importante ferramenta já exercendo seu trabalho, sem nem sequer ter escutado falar sobre no curso de T.T.I

Além deste, existem centenas de outras ferramentas e técnicas que merecem ser abordadas em um curso de formação profissional, que ajudarão na rotina de trabalho e na divulgação dos imóveis. 

Técnicas de Negociação

duas pessoas apertando as mãos

Qual a posição correta do corretor na negociação do imóvel? Ele vende ou o cliente compra? Ou o certo é assumir a figura de um intermediador, ajudando na negociação entre as duas partes. 

O curso precisa sobretudo ensinar o corretor a vender ou alugar imóveis e também a ser um consultor quando for necessário, ele também precisa saber fazer propostas e as linguagens de uma negociação imobiliária. É importante que o curso aborde as técnicas das transações para que o futuro corretor possa desenvolver sua maneira de trabalhar no futuro.

Além de conhecer as técnicas de negociação, o corretor precisa conhecer a rotina imobiliária e como organizar o seu tempo, estes detalhes também são importantes para fazer negociações de forma eficiente e assertiva. 

Atendimento ao cliente

homem falando ao telefone sentado em frente a um computador

A internet também modificou a abordagem e o atendimento ao cliente. Um curso de formação de corretores deve proporcionar aos seus alunos uma visão ampla de como os profissionais do mercado imobiliário devem se posicionar para atender e entender este novo consumidor.

Por exemplo, atualmente, os consumidores estão muito mais exigentes e necessitados de atenção, eles querem ter um atendimento diferenciado e único, ainda mais que o mercado imobiliário vem se tornado cada vez mais competitivo. Por isso é interessante que o corretor de imóveis conheça a jornada de compra do novo cliente e saiba o que deve ser feito em cada uma destas etapas. 

Os cursos de formação de corretor abordam temas importantes como documentação imobiliária, noções de administração e até técnicas de redação. É preciso que neste conteúdo programático sejam incluídos também temas como a regulamentações de empreendimentos e desenvolvimento de incorporações imobiliárias, documentação para compra e venda de imóveis, técnicas de construção e desenho arquitetônico, por exemplo. Estes são pontos relevantes para prestar um atendimento efetivo.

Infelizmente, a rotina do corretor de imóveis é bem mais exigente do que aquela apresentada nos cursos teóricos. É na prática que o profissional vai conhecer a rotina e os procedimentos que farão dele um profissional de sucesso, o que está tudo certo, porque na maioria das profissões é assim.

Nós todos, gestores, corretores, profissionais de marketing entre outros que fazem o mercado imobiliário, temos grande responsabilidade com os novos profissionais, que serão o futuro do mercado imobiliário, por isso devemos compartilhar experiências como e ensinamentos importantes, como fazemos neste blog.

A Tecimob como participante ativa no setor e por oferecer um sistema e site imobiliário a corretores e imobiliárias, indica a IBREP na formação de profissionais do mercado imobiliário, o curso de T.T.I do IBREP possui todos os itens citados neste artigo, saiba mais acessando a plataforma. 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.