Dicas para criar uma boa descrição de imóveis para site imobiliário
Tecimob
Ter boas descrições de imóveis no seu site imobiliário é extremamente importante para que seu cliente sinta-se atraído pelo imóvel que está sendo anunciado.
A descrição ajuda a tornar o seu site imobiliário mais profissional, aumenta as chances de encantar seu cliente e consequentemente o interesse em conhecer o imóvel.
Além disso, seguir alguns padrões de otimização colaboram para que o seu site para imobiliária obtenha melhores resultados nos sites de busca, como o Google.
A importância de uma boa descrição está além de apenas trazer informações para o potencial comprador. O texto descritivo influencia na decisão de escolha do cliente.
É um item essencial, principalmente se o imóvel não for exclusivo, pois o seu futuro cliente pode encontrar o mesmo empreendimento em vários outros sites imobiliários.
E se o preço for o mesmo, o diferencial de escolha do cliente pode ser as informações que ele irá encontrar.
Outro ponto importante é trazer informações sobre a região, todas as vantagens, a valorização do imóvel, o bairro e a cidade. Confira algumas dicas que separamos para fazer uma boa descrição de imóveis no seu site imobiliário:
Os pilares de um bom anúncio de imóveis:
Título
Na hora de criar o título para o seu anúncio, pense em como o cliente irá fazer a busca na internet. É muito provável que ele coloque o tipo de imóvel que está procurando, com o número de quartos e a localização.
Por isso, o ideal é usar termos que o cliente vai pesquisar, para facilitar a busca. Além disso, utilizando as palavras corretas, suas chances de aparecer nas pesquisas aumentam.
Descrição para SEO
Essa informação também aparecerá quando seu cliente encontrar o site para imobiliária em uma pesquisa do Google.
Nesse campo é essencial que você seja claro quanto ao que seu cliente irá encontrar ao abrir a página, mas ao mesmo tempo que o texto desperte interesse do cliente em clicar para ver mais detalhes na página.
Veja um exemplo de como o Título e a descrição de SEO aparecerão nas buscas:
Fotos
Recomenda-se colocar de 20 a 30 fotos, podendo variar para mais ou menos dependendo do imóvel.
É interessante que você insira pelo menos 1 foto por cômodo, além da fachada e da área externa, como: garagem, piscina, jardim e quintal, se for uma casa.
Em caso de apartamentos, não esqueça das áreas de lazer, como: salão de festas, piscina, playground, garagem e portaria.
Tire fotos nítidas, dê preferência aos dias de sol, para usar a luz natural a seu favor. Fique atento aos reflexos e também dê atenção aos ângulos, procure mostrar o que o imóvel tem de melhor.
Vistas de janelas, diferenciais e detalhes interessantes. Sempre verifique cada uma das fotos e se for preciso refaça, buscando um ângulo melhor ou a iluminação mais favorável.
Confira nossas dicas para tirar boas fotos do imóvel e atrair mais clientes.
Descrição
Provavelmente você conhece a máxima que diz que uma boa imagem vale mais do que mil palavras. Então imagine quando uma boa imagem vem acompanhada de uma excelente descrição do imóvel. Um aspecto valorizará o outro e você estará criando um ótimo anúncio.
A descrição do imóvel deve conter alguns elementos, como título chamativo, um bom primeiro parágrafo, foco nos diferenciais, localização com informações sobre as redondezas e um português impecável.
Vejamos mais um pouco sobre todos estes itens a seguir:
Dicas de como criar uma boa descrição de imóveis para site imobiliário
Conheça o Seu Público-Alvo
Antes de começar a escrever a descrição de um imóvel, é crucial entender quem é o seu público-alvo.
Quem são as pessoas que você espera que se interessem por esse imóvel? Compreender as necessidades e os interesses do seu público permitirá que você adapte a descrição para atender às suas expectativas.
Por exemplo, um imóvel voltado para uma família pode destacar a proximidade de escolas e parques, enquanto um apartamento no centro da cidade pode enfatizar a acessibilidade a restaurantes e lojas.
Destaque o tipo de imóvel, negociação e região
É imprescindível que você destaque na sua descrição de imóvel: o tipo de imóvel, se é apartamento, casa, terreno, etc; a transação, se é venda ou locação e a região onde o imóvel está localizado, coloque o bairro e caso tenha um ponto de referência, use-o.
Essas três informações são o ponto de partida para que o seu cliente se oriente dentro do seu site para imobiliária.
Inclua detalhes técnicos
Além das características visuais, os compradores também desejam informações técnicas sobre o imóvel. Isso inclui o número de quartos, banheiros, a metragem quadrada, a idade da construção, o valor do condomínio (caso tenha), e assim por diante. Certifique-se de incluir todos esses detalhes importantes.
Defina as palavras-chave
Para criar a sua descrição também é preciso definir quais as palavras-chave do seu imóvel. Elas devem resumir do que se trata o seu anúncio. Pense como o seu cliente encontrará o imóvel na internet.
Por exemplo, para um imóvel no centro da cidade as palavras-chave podem ser: apartamento à venda no centro da cidade. Lembre-se que a palavra-chave deverá aparecer em todas as etapas da descrição do imóvel.
Coloque-se no lugar do cliente
Depois de definir as palavras-chave que refletem o imóvel que está sendo divulgado é hora de pensar no que o cliente está buscando. Procure detectar as principais dúvidas dos compradores.
Quando for criar uma descrição de imóveis, tente se colocar no lugar dele. Se você estivesse interessado em comprar esse imóvel, quais dúvidas teria? Pense nisso e anote!
É muito importante que seu texto tenha o máximo de informações possíveis e responda de antemão todas as dúvidas que possam surgir.
Veja alguns exemplos:
- Há porteiros ou seguranças?
- O bairro é seguro?
- Quantos cômodos possui?
- É arejado?
Apesar de ser importante que seu texto seja breve, tente colocar informações que podem fazer a diferença na hora da escolha do seu cliente.
Como uma descrição detalhada dos quartos e outros cômodos do imóvel, assim como informações sobre a infraestrutura do bairro.
Lembre-se também que outros fatores chamam a atenção dos clientes além do valor, como: fotografias de boa qualidade, descrição completa e informações sobre a vizinhança, por exemplo.
Portanto, coloque-se no lugar do cliente e analise: o anúncio do imóvel diz tudo o que você gostaria de saber?
Faça um texto original, dinâmico e evite erros de português.
Os textos voltados para internet precisam ser de fácil leitura e ter uma estrutura dinâmica. Escrever uma descrição enorme e corrida, ainda que contenha informações interessantes, só vai afastar o seu leitor.
Procure dividir o texto em tópicos e trabalhe para que a leitura seja agradável.
Outro ponto importante é lembrar de revisar a descrição. A escrita com erros de português pode atrapalhar, fazendo com que você perca credibilidade.
Não copie a descrição de imobiliárias ou construtoras que vendem o mesmo imóvel que você. Seja original e elabore um texto que demonstre a real qualidade do seu imóvel!
Apresente seu imóvel e valorize seus diferenciais
Ao escrever descrições, siga um padrão, para garantir que todos os seus imóveis sejam apresentados de maneira adequada e com todas as informações necessárias.
Pensem em quais são as principais informações e principalmente os pontos positivos que o imóvel possui: número de quartos, andar (caso seja um apartamento), entrada de luz solar, mobília, vagas na garagem, espaço gourmet, piscina, jardim etc…
Responda todas essas informações na sua descrição. Assim o seu cliente terá diversos detalhes para se interessar e entrar em contato.
Aproveite a descrição para descrever a região onde o imóvel está localizado. Fale sobre as facilidades e os serviços oferecidos nas redondezas, como supermercados, hospitais, farmácias e bancos.
Quanto mais recursos próximos ao empreendimento, mais facilidade para a vida do cliente.
É importante sempre mostrar para o possível interessado que o imóvel possui muitas vantagens, na intenção de convencê-lo de que aquele imóvel é a escolha perfeita para ele morar ou investir. Capriche nos adjetivos, mas cuidado para não parecer falso ou deixar o texto repetitivo.
Caso sinta necessidade, use o site de sinônimos para encontrar adjetivos diferentes e evitar palavras iguais. No caso de imóveis de alto padrão, dê destaque ao custo-benefício e explique porque ele vale a pena.
Outra dica interessante é utilizar uma linguagem mais descritiva, por exemplo, em vez de escrever “cozinha espaçosa”, você pode escrever “uma cozinha arejada, luminosa, com amplo espaço de armazenamento e belos balcões de granito”
Mas lembre-se, a honestidade é fundamental para essas descrições, então evite exageros e informações enganosas, isso pode prejudicar sua reputação e afastar os compradores interessados.
Então se tiver algum problema no imóvel, ele deve ser mencionado de forma sincera e também é interessante destacar como este problema pode ser resolvido.
Vale ressaltar que uma boa descrição deve contar uma história sobre o imóvel, esta é uma maneira de se conectar emocionalmente com o potencial cliente.
Então descreva como ele poderá utilizar a varanda nos fins de semana, a cozinha para encontrar a família e amigos, entre outros momentos felizes que eles poderão viver no novo lar. Desta forma, o interessado irá imaginar como é morar naquele imóvel.
Foco no primeiro parágrafo
A primeira impressão é a que fica, certo? Prender a atenção do seu leitor logo no início é uma ótima tática para textos comerciais. Faça uma breve introdução, mas não seja seco ou objetivo demais.
Lembre-se de trazer características dos cômodos, do bairro, do empreendimento e até mesmo da infraestrutura ao redor do imóvel.
Exemplo de descrição errada:
- “apartamento com 2 quartos, 1 banheiro social, sala conjugada…”;
Ao invés disso, você pode começar dizendo o quanto seu imóvel é aconchegante e tem o tamanho ideal. Use um adjetivo que chame a atenção e qualifique os outros cômodos, por exemplo:
- “lindo apartamento no bairro Jaraguá, 2 quartos amplos e arejados, sala aconchegante, dois banheiros com excelentes instalações hidráulicas e elétricas…”
Fique atento aos primeiros 200 caracteres, eles são os que costumam aparecer na lista de resultados dos portais imobiliários e são utilizados para gerar automaticamente sua descrição de SEO que citamos anteriormente, então concentre neles as principais informações.
Não esqueça dos seus contatos
Descrição feita, informações colocadas e agora, como o seu cliente irá entrar em contato caso esteja interessado no seu imóvel?
Coloque os seus contatos em evidência, no fim de cada descrição deixe um parágrafo reservado para a chamada para ação. É importante deixar claro que você está disponível para atender o comprador e acompanhá-lo em uma visita ao imóvel.
Por isso coloque os seus contatos, pergunte se ficou alguma dúvida no imóvel, se seu cliente gostaria de vê-lo pessoalmente e deixe a dica para que ele entre em contato com você.
Utilize o ChatGPT para criar descrições dos seus imóveis no site imobiliário Tecimob
Atualmente o site imobiliário Tecimob conta com essa facilidade para quem quer mais produtividade ou não possui prática com a escrita.
Então, se você tiver pouco tempo para se dedicar a escrever as descrições dos seus imóveis, você pode utilizar a inteligência artificial do ChatGPT para criar descrições em minutos.
Mas é fundamental que você preencha todos os dados do imóvel para que o texto gerado seja o mais completo e realista possível.
Vale lembrar que a geração automática das descrições são feitas pelo ChatGPT versão 3.5 e são limitadas.
Porém, se você desejar, você poderá adquirir pacotes de créditos ou utilizar o ChatGPT no seu navegador para gerar a descrição e depois adicioná-la ao seu site.
Mas não esqueça de conferir as descrições geradas pelo ChatGPT e adicionar o que for necessário, como chamada para ação e outros detalhes que achar importante.
Exemplos de descrição de imóveis para site para imobiliárias e corretores de imóveis:
Exemplo 1
Título: Apartamento com 3 dormitórios à venda em Florianópolis – SC!
Descrição: Para quem sempre sonhou em morar perto da praia! Apartamento de 65m² com três dormitórios, varanda, cozinha planejada, área de serviço e garagem coberta.
Iluminação natural, com direito a pôr do sol na varanda! Para lazer, o condomínio oferece piscina e churrasqueira, perfeito para reunir a família e os amigos.
Ótima estrutura de segurança: o empreendimento conta com porteiro 24h e câmeras.
A localização também é privilegiada: o apartamento fica a 10 minutos da praia de Canasvieiras, 15 minutos do Floripa Shopping e a 6 minutos da UDESC. Além disso, você estará perto de farmácias e supermercados.
Apartamento disponível para visitas de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h.
Agende seu horário pelo telefone (xx) 000 000 000.
Exemplo 2
Título: Casa com 1 suíte à venda em Araranguá – SC!
Descrição: Uma casa perfeita para moradia! Possui 45m², uma suíte, cozinha planejada e uma varanda com uma vista perfeita. Localizada em um dos bairros mais nobres da cidade.
Acesso rápido à Av. 15 de Novembro. Possui três pontos de ônibus a menos de 3 minutos de caminhada e está a 5 minutos da IFSC. Num raio de apenas 300 m você encontra farmácias, supermercados, academias e restaurantes.
A casa está disponível para visita em horários flexíveis de segunda a sexta-feira (10h – 20h) e finais de semana das 10h às 15h.
Agende sua visita pelo telefone (xx) 000 000 000.
Exemplo 3
Título: Apartamento com 2 quartos à venda em Balneário Camboriú – SC.
Descrição: Apartamento novo com 100 m². Possui uma suíte com closet, 1 dormitório e 1 banheiro.
A cozinha super espaçosa é planejada com móveis embutidos. Há uma vista maravilhosa para praia e tem vaga para 2 carros. O apartamento conta com área externa com churrasqueira e espaço gourmet para receber amigos e família.
Fica a apenas 8 minutos do Fort Atacadista. Há praças, restaurantes e bancos a menos de 15 min de caminhada.
O condomínio oferece piscina com raio de 30 m, espaço gourmet, salão de festas e academia. A segurança fica por conta das câmeras de segurança, portaria 24h e cerca elétrica.
Faça uma visita e conheça este belo imóvel de perto!
Agende seu horário, estamos disponíveis de segunda a sábado das 8h às 18h.
Entre em contato pelo telefone (xx) 000 000 000.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, assista nosso vídeo sobre descrição de imóveis:
Qual a importância da descrição de imóveis em um site para imobiliária e corretores de imóveis?
Quando se trata de imóveis, antes de tomar uma decisão, o cliente pesquisa muito. Afinal a compra ou aluguel de um imóvel é uma etapa importante na vida das pessoas e costuma ter um custo alto para o consumidor.
Então antes de comprar ou alugar um imóvel, o cliente deseja obter o máximo de informações para ter certeza que o imóvel é o ideal para suas necessidades.
Esse é um dos motivos pelo qual é tão importante adicionar uma boa descrição no seu site imobiliário ou em portais.
Confira quais são os outros:
Conversão de leads
Como citamos, os clientes buscam saber todas as informações do imóvel pela internet antes de decidirem entrar em contato com o corretor de imóveis ou imobiliária. Então muitas vezes, a descrição é parte fundamental na hora de converter este lead em cliente.
Através de uma descrição atraente e detalhada, o cliente pode perceber que o imóvel é o que ele estava procurando, e a partir disso, querer marcar uma visita ou oferecer uma proposta.
Destaque da concorrência
Boas descrições de imóveis também podem ser um diferencial para o seu negócio imobiliário. Através delas é possível atingir o seu público-alvo.
E se a sua concorrência não estiver atenta nestes detalhes, você sairá na frente.
Portanto, dedique-se a criar textos bem feitos e segmentados, pois isso pode ser um fator decisivo para que o cliente escolha os seus serviços em vez dos seus concorrentes.
Otimização de anúncios e do seu tempo
Os anúncios de imóveis que possuem uma boa descrição são otimizados para SEO e também ganham mais destaque nos portais imobiliários.
E claro, se a sua descrição de imóvel tem o foco nas vendas, com chamada para ação e um texto persuasivo, o cliente que entrar em contato já estará mais perto de tomar a decisão de compra.
Afinal, se todas as informações que ele procurava já estiverem devidamente apresentadas, não haverá necessidade dele ficar perguntando para o corretor de imóveis. Estes detalhes pouparam muito o tempo do profissional imobiliário.
Quais os benefícios de uma boa descrição de imóveis no site imobiliário?
Você já percebeu que boas descrições de imóveis fazem a diferença em um anúncio. Elas possuem muitas vantagens para todos os envolvidos na negociação.
O proprietário que deseja alugar ou vender a propriedade, o corretor de imóveis que tem o seu trabalho reconhecido e tem o seu tempo poupado com leads qualificados e para o cliente final, que terá todas as informações que está buscando e poderá escolher o imóvel ideal para suas necessidades.
Então podemos afirmar que uma boa descrição aumenta as chances de fechar negócio, poupa o tempo dos envolvidos, aumenta a visibilidade da imobiliária ou do corretor de imóveis e ajuda a vender os imóveis mais rapidamente .
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Além de um anúncio atraente e uma descrição bem feita, seu site para imobiliária precisa cumprir alguns requisitos para aparecer nos buscadores e se destacar nos portais imobiliários.
Um site para imobiliária deve ter boa usabilidade, possuir um visual agradável, ser seguro, ter um sistema para busca com filtros inteligentes, integrar com os principais portais, conter formulários para contato entre outros.
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