Curso TTI — Aprenda sobre as Técnicas de Transações Imobiliárias

Tecimob
Updated on

Para se tornar um corretor de imóveis é necessário a certificação no curso de TTI (Técnicas de Transações Imobiliárias). Essa capacitação é fundamental para entender sobre o mercado imobiliário e quais as particularidades encontradas nessa profissão.

É importante ressaltar que a profissão da corretagem é regulamentada pela Lei Federal nº 6.530 de 1978, ela diz que para exercer a função de corretor de imóveis é preciso possuir um diploma do curso de T.T.I. ou de Gestão em Negócios Imobiliários.

Os cursos para corretores de imóveis geralmente estão disponíveis nas modalidades online e presencial. Porém, tanto o curso de T.T.I quanto a faculdade de Gestão em Negócios Imobiliários, devem ser cadastrados e credenciados pelo MEC para que seus diplomas sejam válidos.

Depois de matriculado e cumprindo a frequência exigida pelos cursos, é possível se registrar ao CRECI do seu estado e cumprir estágio em uma imobiliária ou junto a um corretor que já esteja exercendo a profissão.

Cumprido o estágio e recolhidas as taxas cobradas pelo CRECI, cabe ao candidato aguardar ser diplomado como Corretor de Imóveis e receber sua carteira definitiva de corretor de imóveis. E só assim, é possível começar a exercer a profissão, intermediando a compra e venda de imóveis.

Esse período pode variar desde 6 meses até 2 anos, dependendo da escola e dos trâmites das delegacias regionais do CRECI. A espera pode ser bastante angustiante para quem deseja começar logo a trabalhar com regularidade.

Mas no que diz respeito ao conhecimento oferecido e às experiências proporcionadas, essa espera se justifica? Ao receber seu diploma e sua condição de corretor de imóveis, o profissional está realmente preparado para um mercado tão competitivo quanto o imobiliário?

Acreditamos que sim, pelo menos em grande parte em teoria. A prática será adquirida através do estágio e futuramente no trabalho do dia a dia como corretor de imóveis. 

Mas é importante saber que os profissionais deste ramo devem sempre se manter informados e estudar constantemente, para se aperfeiçoar e adquirir conhecimentos úteis para a carreira. 

Este artigo tratará da importância deste curso para os corretores e itens ou disciplinas que você deve considerar ao escolher uma escola para fazer sua matrícula e se formar como corretor de imóveis!

O que é TTI (Técnico em Transações Imobiliárias)?

curso de TTI

O curso Técnico em Transações Imobiliárias é uma formação para profissionais do ramo imobiliário. Com o objetivo de capacitar a realizar planejamentos, ações estratégicas, controle de compras, vendas, locação, administração e permuta de imóveis.

De acordo com a portaria Nº 1561/2018 – SEEC/GS, ele possui autorização do MEC (Ministério da Educação), tendo validade em todo o território brasileiro e pode ser registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) em qualquer lugar do Brasil.

O TTI possui uma grade curricular com disciplinas de extrema importância para o corretor de imóveis, tendo duração entre seis e 18 meses, dependendo da instituição de ensino.

A importância do curso de T.T.I para o corretor de imóveis

importância do curso de TTI

A certificação no curso de Técnicas de Transações Imobiliárias é fundamental para comprovar a capacidade profissional, entender o mercado de imóveis e as particularidades dessa profissão.

Diante das oportunidades do mercado, estar atualizado sobre as técnicas dessa profissão é essencial e o curso de corretor de imóveis prepara o profissional para:

  • realizar planejamentos, execução e controle das ações imobiliárias;
  • avaliação de compra, vendas e locação de imóveis;
  • permuta e administração de bens;
  • aprender as técnicas de negociação imobiliária;
  • entender o marketing imobiliário, inteligência de mercado e sobre as experiências do consumidor;
  • compreender sobre as relações humanas e éticas.

Além disso, é importante fazer o curso de TTI pois apenas após o cumprimento dos requisitos será possível requerer ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado e cumprir o estágio, como já citamos.

O que você deve considerar ao escolher o curso de TTI?

Confira os itens e disciplinas que você deve considerar ao escolher seu curso e se tornar um corretor de imóveis:

Matemática Financeira

Por incrível que pareça, muitos cursos de formação de corretores não abordam este tema e quando abordam, fazem isso de maneira muito superficial. 

É fundamental para a formação do corretor conhecer os conceitos de matemática financeira, entender o funcionamento e a utilização de calculadoras como a HP12C e aplicar esses problemas na solução de problemas operacionais relativos ao mercado imobiliário, como cálculos de juros, valor presente e antecipação de parcelas, por exemplo. 

Também é importante estar ciente dos investimentos imobiliários e toda a economia deste mercado. Isso lhe ajudará a administrar os seus ganhos e ter uma carreira mais sólida e segura. 

Técnicas de Marketing Digital

técnicas de marketing digital

Técnicas de vendas e marketing são alicerces na profissão de corretor de imóveis, estar por dentro e saber colocar em prática estratégias de marketing é um diferencial para quem quer se tornar um profissional no ramo de imóveis. 

É fundamental que você conheça as ferramentas que irão alavancar suas vendas, como o software imobiliário do Tecimob, por exemplo. 

Um sistema imobiliário auxilia e é um ponto crucial no trabalho do corretor de imóveis. E muitas vezes, ele vai se deparar com esta importante ferramenta já exercendo seu trabalho, sem nem sequer ter escutado falar sobre sistemas imobiliários no curso de T.T.I. 

Além deste, existem centenas de outras ferramentas e técnicas que merecem ser abordadas em um curso de formação profissional, que ajudarão na rotina de trabalho e na divulgação dos imóveis. 

Técnicas de Negociação

Qual a posição correta do corretor na negociação do imóvel? Ele vende ou o cliente compra? Ou o certo é assumir a figura de um intermediador, ajudando na negociação entre as duas partes?

O curso precisa sobretudo ensinar o corretor a vender ou alugar imóveis e também a ser um consultor quando for necessário. Ele também precisa saber fazer propostas e dominar as linguagens de uma negociação imobiliária. 

É importante que o curso apresente as técnicas das transações para que o futuro corretor possa desenvolver sua maneira de trabalhar no futuro. Além de conhecer as técnicas de negociação, o corretor precisa compreender a rotina imobiliária e ser capaz de organizar o seu tempo.  

Estes detalhes também são importantes para fazer negociações de forma eficiente e assertiva. 

Atendimento ao cliente

atendimento ao cliente TTI
Smiling businessman talking by mobile phone

A internet também modificou a abordagem e o atendimento ao cliente. Um curso de formação de corretores deve proporcionar aos seus alunos uma visão ampla de como os profissionais do mercado imobiliário devem se posicionar para atender e entender este novo consumidor.

Por exemplo, atualmente, os consumidores estão muito mais exigentes e necessitados de atenção, eles querem ter um atendimento diferenciado e único.  

Lembre-se que o mercado imobiliário vem se tornando cada vez mais competitivo e é muito importante conquistar o seu cliente, para não perdê-lo para a concorrência. 

Por isso é interessante que o corretor de imóveis conheça a jornada de compra deste novo consumidor e saiba o que deve ser feito em cada uma destas etapas. 

Os cursos de formação de corretor devem abordar temas importantes como documentação imobiliária, noções de administração e até técnicas de redação. 

É preciso que neste conteúdo programático sejam incluídos também temas como a regulamentações de empreendimentos e desenvolvimento de incorporações imobiliárias, documentação para compra e venda de imóveis, técnicas de construção e desenho arquitetônico, por exemplo. 

Estes são pontos considerados relevantes para prestar um atendimento efetivo.

Infelizmente, a rotina do corretor de imóveis é bem mais exigente do que aquela apresentada nos cursos teóricos. 

É na prática que o profissional vai conhecer a rotina e os procedimentos que farão dele um profissional de sucesso, o que está tudo certo, porque na maioria das profissões é assim.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Onde fazer a formação no curso de TTI?

O curso de corretor de imóveis pode ser realizado em diversas instituições de ensino particulares e até públicas. No IBREP (Escola Imobiliária), por exemplo, você encontra o curso completo.

É muito importante optar por instituições que sejam reconhecidas pelo CRECI e pelo MEC e que disponibilizam a certificação de conclusão, comprovando a participação efetiva no curso.

A Tecimob como participante ativa no setor e por oferecer um sistema e site imobiliário para corretores de imóveis e imobiliárias, indica a IBREP na formação de profissionais do mercado imobiliário. 

O curso de T.T.I do IBREP possui todos os itens citados neste artigo, saiba mais acessando a plataforma. 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.