Como usar o Google Ads para vender imóveis?

Tecimob
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Se você é um corretor de imóveis ou gestor de imobiliária que usa a internet com frequência, já deve saber da importância de usar o Google Ads para vender imóveis, certo?

Afinal, os imóveis estão entre os assuntos mais procurados nos buscadores, são milhares de consultas diárias por termos relacionados à compra, venda e locação de imóveis.

E por isso, o mercado imobiliário é um dos segmentos que possui o maior número de anunciantes no Google, afinal de contas, onde há demanda haverá oferta.

As buscas online, principalmente no Google, revolucionaram a relação com o cliente nos últimos anos, elas oferecem conforto e uma infinidade de possibilidades para os interessados em pesquisar imóveis. 

Sabendo disso, o ramo de imóveis vem se adaptando muito bem a esta nova realidade. Investindo em anúncios de imóveis na internet para alcançar mais pessoas e fechar negócios. 

Entretanto, os concorrentes também estão online e por isso, torna-se cada vez mais importante os investimentos para obter relevância no mundo digital e ter seu site imobiliário encontrado por clientes em potencial. 

A utilização de palavras-chave e a produção de conteúdo são elementos essenciais para a obtenção de tráfego orgânico nos mecanismos de busca. 

Mas, os resultados destes investimentos em marketing digital nem sempre trazem resultados rápidos ou o retorno financeiro esperado. 

É neste momento que pode se tornar necessário os investimentos monetários nas plataformas digitais de gerenciamento de anúncios como o Facebook Ads e Google Ads. 

São inúmeras as vantagens de se anunciar na internet, principalmente para o mercado imobiliário. 

Por isso é importante que corretores de imóveis e imobiliárias utilizem seus conhecimentos, networking e experiência combinados a essas vantagens para ter mais sucesso nas suas campanhas. 

Atinja seu público-alvo de maneira efetiva, mostrando exatamente o que ele procura e da forma que ele procura. 

Crie conteúdos relacionados e anúncios que contenham as palavras-chave mais procuradas entre outras técnicas que falaremos neste artigo. 

O uso do Google Ads é intuitivo, mas algumas dicas são fundamentais para obter os melhores resultados. Confira:

O que é o Google Ads

Anúncio de imóveis Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade do Google. Ele possui duas formas principais de divulgação: Rede Display (aparecer em sites parceiros) e Rede de Pesquisa (aparecer direto no Google). 

O Google permite que você “alugue” um espaço para divulgar seus imóveis e serviços. Isso significa que o seu anúncio pode aparecer em resultados de pesquisa, em aplicativos de parceiros do Google, no Youtube, entre outros. 

Mas o grande diferencial desta plataforma de anúncios do Google é que ela usa de uma tecnologia avançada para atingir o seu público ideal, no momento e na hora certa.

Ou seja, quando o potencial comprador procurar o que precisa, no caso, um imóvel, o seu site imobiliário e seu anúncio aparecerão para ele.

Para entender melhor, quando você investe na rede de pesquisa do Google, por exemplo, você cria suas campanhas escolhendo quais os termos de busca que devem levar para o seu site imobiliário e paga apenas pelos clientes que clicam no seu anúncio. 

Saiba mais nos tópicos a seguir:

Como o Google Ads funciona? 

O Google Ads utiliza um sistema de leilão nos seus anúncios. Isso significa que quando você anuncia no Google, você compete com outras empresas que utilizam as mesmas palavras-chave que você ou que possuem o mesmo público-alvo.

Então o leilão foi a forma que eles encontraram para definir quais anúncios serão exibidos. A classificação deste leilão leva em conta o lance do custo por clique e o índice de qualidade.

Em palavras simples, o CPC (custo por clique) é quanto o anunciante deseja pagar pelo clique no anúncio e o índice de qualidade é justamente o quanto o seu anúncio é bom em uma escala de 1 a 10.

Também é levado em conta a relevância do anúncio e a experiência da página de destino (originalidade, transparência e facilidade na navegação). 

Tipos de campanhas do Google Ads:

Confira os tipos de campanhas do Google Ads que podem ser utilizadas por corretores de imóveis e imobiliárias para divulgarem seus imóveis:

Campanha da Rede de Pesquisa

Como o próprio nome indica, as campanhas da rede de pesquisa são aquelas onde o anúncio aparece nas páginas de pesquisa, quando o usuário realiza uma busca. 

Também conhecidos como links patrocinados, eles aparecem de acordo com as palavras-chave escolhidas para a campanha. Estes links geralmente ficam localizados nos primeiros resultados de busca e são sinalizados como patrocinados. 

Campanha da rede de display

As campanhas na rede de display são aquelas que os anúncios (peças gráficas, vídeos, etc) aparecem em sites e aplicativos que são parceiros do Google. 

Você já deve ter visto banners em sites e aplicativos, geralmente anunciando produtos e serviços relacionados a suas últimas pesquisas no Google. 

Pois bem, estes anúncios costumam aparecer para milhões de pessoas que acessam a internet no mundo todo. 

Campanha de Discovery

Esses anúncios costumam aparecer no Youtube e no Gmail, geralmente localizados na “página inicial” e “assistir a seguir” no Youtube e nas guias “promoções” e “social” do Gmail.

Campanha de vídeos (Youtube)

Essas campanhas aparecem no Youtube e em sites parceiros, geralmente antes, durante ou depois de um vídeo que o usuário esteja assistindo. 

Campanha de Max Performance

As campanhas de max performance baseiam-se principalmente em metas e costumam utilizar todo o “catálogo” do Google Ads.

Isso significa que as campanhas são feitas através de automatização, com as informações adicionadas pelo anunciante, como público-alvo, materiais, etc… 

O Google, através da inteligência artificial, faz todo o trabalho restante, como: lances, otimização de orçamento, segmentação e distribuição. 

Para quem não tem experiência na criação de anúncios, essa é uma ótima maneira de começar, pois torna o processo mais simples e eficiente.

Por que anunciar seus imóveis no Google Ads:

Porque anunciar seus imóveis no Google

Alcance

No Google Ads o seu anúncio de imóvel tem o alcance de toda a internet, o Google é o maior mecanismo de buscas do mundo e o Youtube (parceiro do Google) é o segundo maior.

E como vimos nos tópicos anteriores, através do Google Ads o seu anúncio pode aparecer em ambos os sites e em todos os outros sites parceiros do Google. 

Custo

O Google Ads é mais barato do que outras mídias mais tradicionais, ele também possibilita o maior controle sobre os investimentos realizados, você pode definir quanto será gasto por mês, por dia ou por campanha.

Também é possível pausar os investimentos que não estejam dando resultados e há a possibilidade de realocar a verba em outras campanhas mais promissoras. 

E claro, o Google Ads só gera cobrança quando o usuário interage de alguma maneira com os seus anúncios. 

Resultados rápidos

Os resultados das campanhas do Google Ads possuem um resultado muito rápido, depois de aprovados, os anúncios já começam a rodar, e uma vez que estão disponíveis para o público-alvo, há a possibilidade de conversões, cliques, etc…

E já que corretores de imóveis e imobiliárias sempre estão em busca de resultados rápidos, anunciar no Google Ads é uma ótima opção.

Palavras-chave

De acordo com o Google, 88% das pesquisas realizadas pelos usuários voltadas para o mercado imobiliário utilizam termos genéricos. 

Ou seja, apenas 12% dos usuários que realizam pesquisas de imóveis citam o nome de uma imobiliária ou construtora específica.

Por isso, ajustar o Google Ads de forma objetiva é fundamental. Geralmente, no ramo imobiliário, as combinações de palavras-chave incluem o tipo de imóvel e o nome da cidade/bairro, o que já é uma boa dica para começar. 

Alguns exemplos de palavras-chave interessantes: “casa em Niterói” e “apartamento próximo à universidade”. 

Você  também pode saber quais são as palavras-chave mais procuradas através do Google Keyword Planner, uma ferramenta do próprio Google Ads

Basta você inserir as palavras-chave que você imagina que melhor descrevem sua campanha ou o imóvel que quer vender e em instantes você tem as melhores opções de palavras.

E ainda tem mais: você pode descobrir quais palavras-chave estão gerando tráfego para seus concorrentes. Basta inserir o site imobiliário concorrente e elas aparecerão.

Estruturação por região

Uma das características que torna o Google Ads ainda mais atrativo para o marketing digital imobiliário é a possibilidade de segmentação da campanha por região. 

É possível definir a geolocalização do público atingido por seu anúncio, de acordo com os objetivos da sua campanha. Vamos mostrar mais detalhes deste recurso adiante.

Estruturação da campanha

A ferramenta de palavras-chave do Google, o Google Keyword Planner, como já citamos, também é um excelente aliado para a estruturação da sua campanha. 

Através dele é possível ter uma estimativa do preço das palavras que interessam para o seu negócio imobiliário, além de descobrir novas palavras relacionadas, entendendo quais são as melhores opções para anunciar seu site para imobiliárias ou corretores de imóveis ou determinado imóvel.

Após colocar a campanha no ar, você pode mensurar os resultados de cada palavra-chave, analisando se ela está convertendo em visitas ao seu site ou contato de clientes. 

Caso considere que algumas palavras-chave não estão convertendo, você pode retirá-las do anúncio a qualquer momento.

Além disso, você pode também “negativar” palavras, para que seu anúncio não apareça quando a pesquisa do usuário incluir essa palavra.

Mensuração

O Google Ads permite que você acompanhe todos os resultados da campanha de forma muito fácil, você pode ver o custo e quantas pessoas visualizaram, clicaram e se converteram através dos seus anúncios. 

Assim, dependendo dos seus resultados, você pode ajustar as campanhas para melhorá-las ainda mais.

Como você pôde ver, o Google Ads oferece diversas possibilidades interessantes para o mercado imobiliário, tornando as campanhas mais objetivas e otimizando seus resultados.

Como usar o Google Ads para vender imóveis:

Como usar o Google Ads para vender imóveis

Planeje sua campanha

O primeiro passo para usar o Google Ads com inteligência é planejar a sua campanha de anúncio. 

Sem planejamento, as chances de obter bons resultados caem drasticamente e você apenas perderá dinheiro. Vale lembrar que este deve ser o primeiro passo de toda ação de marketing.

O planejamento deve conter:

  • Definição de objetivos: o que você deseja com a campanha? Ser mais conhecido na região, gerar novos contatos, etc;
  • Análise do mercado imobiliário na região: como estão as vendas, como anda o crescimento das imobiliárias e corretores de imóveis;
  • Análise dos concorrentes;
  • Análise do público-alvo;
  • Definição de orçamento;

Lembre-se que estudar e definir cada ponto do planejamento é indispensável, portanto não tenha pressa em fazer seu anúncio, organize suas informações e tenha consciência da importância das campanhas.

Pesquisa e seleção das palavras-chave

Toda campanha no Google Ads é focada em palavras-chave, por isso essa etapa é crucial para definir o sucesso da campanha.

Se você escolher palavras-chave irrelevantes, seus anúncios receberão cliques de visitantes não qualificados e você perderá seu orçamento com quem não te trará resultados.

A dica é: não use palavras genéricas como “imóveis”, “apartamentos”, isso porque não é possível saber qual o real interesse da pessoa que está fazendo a busca. 

Tente usar termos como “imóveis para alugar”, “casas à venda”, pois assim você sabe que quem está clicando quer alugar ou comprar algum imóvel, as chances de obter um resultado positivo serão mais altas.

Coloque também termos ainda mais específicos como o bairro do imóvel, a cidade e até um ponto de localização que seja facilmente reconhecido. E não esqueça das variações de plural, elas podem ser úteis na hora da busca.

Correspondência de palavras-chave

O tipo de correspondência de palavra-chave também é muito importante para seu anúncio. Quanto mais ampla a correspondência, mais pessoas acessam seu anúncio, mas também, maiores as chances desse público não ser relevante. 

Geralmente os anunciantes utilizam palavras-chave de correspondência ampla ao criar a campanha, mas passam a utilizar tipos de correspondência mais específicas conforme conhecem melhor os termos pesquisados pelos usuários, através de revisões na campanha. 

Confira alguns exemplos dos tipos de correspondências: 

palavras chave para vender imóveis no google ads

Fonte: Google

Além disso, existem também as palavras-chave negativas, que como citado anteriormente, ao serem definidas fazem com que seu anúncio não seja mostrado quando alguém pesquise por elas.

Criação de anúncios

Lembre-se que seu anúncio estará ao lado de tantos outros, por isso é válido lembrar que ele deve ser atrativo e conter todas as informações importantes.

Defina detalhes interessantes do imóvel, aqueles que chamam a atenção dos seus clientes. Organize as informações de forma que ele possa ler e entender o que está sendo divulgado.

Segmente a campanha e atinja o seu público ideal

O Google Ads permite com que você segmente sua campanha criando anúncios ou grupos de anúncios. Desta forma você pode criar anúncios específicos para cada tipo de cliente.

Pense em qual etapa de compra a sua campanha estará: você quer apenas atrair a atenção para o seu site imobiliário, quer propor soluções e despertar a curiosidade ou quer atingir um grupo de clientes mais específico? 

De acordo com cada momento você deve usar determinados tipos de palavras-chave. 

Lembre-se que as mais amplas atraem um público maior e menos específico, que pode não estar interessado naquele tipo de imóvel que você quer vender. 

Ou seja, você ganha em números mas perde em qualidade. Já as palavras-chave mais específicas são mais direcionadas, atraindo menos tráfego, porém trazem leads de qualidade e conversão.

Geolocalização

Segmente também seu público através da geolocalização. Dessa forma, se você quer alavancar as vendas de um condomínio em Balneário Camboriú (SC), por exemplo, você pode segmentar seus anúncios para esta região. 

Assim, quando forem feitas buscas sobre casas ou apartamentos em Balneário Camboriú as chances de seu anúncio aparecer serão maiores. Sua campanha será mais objetiva e seus resultados serão otimizados. 

Acompanhe os resultados e otimize as novas campanhas

Após definir e planejar a sua campanha, é fundamental acompanhar os resultados provenientes dos anúncios e analisá-los para definir as mudanças a serem realizadas em campanhas futuras.

Acompanhe os cliques, da onde eles estão vindo, note se alguma palavra-chave não está trazendo bons resultados. 

Tudo isso pode ser analisado na ferramenta do Google Ads. Lembre-se que a plataforma pode te dar ótimos resultados, mas é preciso análise e discernimento para utilizá-la de forma assertiva.

Como criar os melhores anúncios de imóveis utilizando o Google Ads

como criar anúncios de imóveis usando Google Ads

Primeiramente, é claro, você terá que criar uma conta no Google Ads e configurar opções de faturamento (a ferramenta aceita pagamentos via cartão de crédito ou boleto), você tem a possibilidade de escolher qual tipo de campanha quer desenvolver, as mais comuns são:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display;
  • Vídeo.

Bons anúncios na rede de pesquisa é primordial, pois é a campanha mais concorrida, ou seja, ela exibe anúncios de texto diretamente no buscador para usuários que estão procurando o que você oferece, no caso, imóveis para vender ou alugar.

Estrutura de Anúncios no Google Adwords

Geralmente é dividida em quatro partes:

  • URL Final: Esse é o endereço da página de destino para qual você deseja enviar o seu usuário após ele clicar no link do seu anúncio. Esse endereço não aparece no anúncio;
  • Título: A primeira linha do anúncio, mas seu cadastro é feito em duas linhas de 30 caracteres cada, que são separados por um hífen no título. Pense bem nas palavras-chave e seja objetivo;
  • Caminho: um endereço “fantasia”, mais direto e na cor verde. Ele insere automaticamente o site cadastrado na URL final e possibilita a inclusão de duas subcategorias de 15 caracteres cada, por exemplo, “seusite.com.br/empreendimento/exemplo/”;
  • Descrição: as linhas de texto logo abaixo, com tamanho máximo de 80 caracteres, servem para descrever um resumo do que se trata o anúncio.

Título

O título é a parte mais chamativa do anúncio, sendo assim, chame a atenção, mas claro, não minta e nem seja tendencioso. Algumas linhas que você pode seguir no título do seu anúncio:

  • Chame pelo público;
  • Vá direto no problema do seu cliente;
  • Seja provocador;
  • Desperte a curiosidade;
  • Faça uma promessa;
  • Ofereça uma informação.

Descrição

O objetivo maior de uma descrição é atrair seu cliente a clicar em seu anúncio, aliás você só possui 80 caracteres para convencê-lo e isso não é o suficiente para falar tudo. 

Então use a criatividade e seja direto para atraí-lo para saber mais sobre seu imóvel ou serviço clicando no link.

  • Fale de recursos e funcionalidades;
  • Benefícios claros e concisos;
  • Algo que mostre que você é diferente;
  • Um depoimento ou indicador de dados;
  • Uma chamada (ex: compre agora);
  • Promoção;

URL de visualização

Por sua cor diferente, essa linha se destaca no anúncio e por isso é importante.  Para escolher a URL exibida, use o próprio domínio de seu site imobiliário e tente resumir a oferta que você deseja que seus clientes vejam. Assim ele saberá o que o espera após o clique.

Com um site, sistema e aplicativo imobiliário prático, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: Vender mais.

URL de destino

Se você prometeu levar seu cliente para uma página de determinado empreendimento, então é para lá que ele deverá ser redirecionado.

Extensões de anúncio

Além do conteúdo do seu próprio anúncio, você também pode adicionar extensões, para adicionar informações adicionais e que podem fazer a diferença na sua campanha.

Avalie as opções na própria ferramenta. Atualmente você pode utilizar algumas dessas opções:

  • Sitelink: links para outras páginas do seu site (fale conosco, sobre você/empresa…)
  • Frases de destaque: frases curtas, onde é possível destacar diferenciais do produto/serviço anunciado;
  • Snippets estruturados: lista de destaques oferecidos, como marcas, serviços, modelos e cursos;
  • Chamada: inclusão do telefone no anúncio, em dispositivos móveis é possível realizar a chamada diretamente do anúncio.
  • Mensagem: possibilita ao usuário enviar uma mensagem de texto, com um conteúdo pré-determinado pelo anunciante;
  • Local: permite incluir o endereço da empresa usando a conta do Google Meu Negócio e mostra a distância do usuário até a sua imobiliária/escritório;
  • Comentários: comentários de clientes e influenciadores (é necessário ter registrado em alguma página do site);
  • Extensões automáticas: são criadas automaticamente pelo Google, quando ele presume que elas podem melhorar o desempenho da campanha.

É importante reforçar que, mesmo que todas as extensões estejam configuradas corretamente, elas nem sempre serão exibidas. O Google vai priorizar as extensões mais relevantes para o usuário e as que podem gerar mais resultados.

Dicas extras para anunciar imóveis no Google Ads:

Utilize os lances automáticos:

Os lances automáticos são uma boa maneira de melhorar os resultados da sua campanha e poupar o seu trabalho. 

Já que você não precisará atualizar manualmente os lances nas palavras-chave ou nos grupos de anúncios, o próprio Google irá fazer estes ajustes. 

Mas ressaltamos que se você estiver anunciando pela primeira vez ou se fez poucos anúncios, o ideal é fazer os lances de maneira manual, pelo menos no início da campanha.

Utilize anúncios responsivos

Este tipo de anúncio se adapta para exibir a mensagem mais relevante de acordo com o usuário que está vendo o anúncio.

Isso significa que eles se ajustam não só a todos os tipos de telas (smartphone, tablet) mas também fazem a combinação perfeita de elementos para cada tipo de usuário.

Lembre-se: quanto mais elementos forem adicionados ao anúncio (títulos, descrições, imagens e vídeos), melhor ele será classificado e ficará mais eficiente como anúncio responsivo.

Faça remarketing

O remarketing como o próprio nome sugere é quando um mesmo anunciante aparece novamente para o usuário.

No caso, seriam pessoas que tiveram contato com o seu site imobiliário ou com uma landing page de empreendimento, mas não chegaram a se tornar um lead. 

É válido lembrar que nem sempre as pessoas realizam a ação esperada na primeira vez que são atingidas por um anúncio. 

Ainda mais quando se trata de anúncio de imóveis, cujo valor é alto e demanda um certo planejamento e muita pesquisa. 

Então através do remarketing você reforça o seu anúncio e pode gerar mais conversões. 

Ressaltamos que o remarketing deve ser pensado e personalizado para a conversão, geralmente são mais persuasivos, com descontos e facilidades para que o usuário realize uma ação.

Realize otimizações frequentes

Como já citamos, as otimizações servem para melhorar e ajustar o anúncio de acordo com os resultados da campanha.

Então é fundamental que você analise esses resultados e a estrutura da campanha, para ver o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

Não esqueça, negativar palavras-chave é uma boa maneira de otimização. Outro ponto interessante é que o Google possui uma pontuação de otimização, então ele recomenda otimizações e conforme você vai realizando essas melhorias e resolvendo problemas, sua pontuação pode chegar a 100%.

O que não fazer no seu texto de anúncio de imóveis no Google Ads:

O Google possui uma política editorial que não permite certos anúncios. Para que você não cometa esses erros, confira as principais diretrizes:

Espaçamento

Deve haver espaçamento correto entre as palavras e depois de pontuações. Por exemplo, “I-M-Ó-V-E-I-S-E-M-S-Ã-O-P-A-U-L-O” não é permitido; “Visita Gratuita.Agende Agora” também não.

Pontuação e símbolos

Todos os símbolos, números e letras devem representar seu verdadeiro significado, não devem ser usados no lugar de palavras. 

Por exemplo, “Temos novidades D+ para você!” o “D+” está substituindo uma palavra e isso não é permitido.

Repetição

A repetição também não deve ser usada. A mesma palavra não pode se repetir três vezes ou mais na mesma linha. 

Linguagem imprópria

Os anúncios, incluindo a URL de visualização, não podem conter linguagem considerada inadequada ou ofensiva. Isso também serve para erros de grafia, autocensura ou outros tipos de linguagens impróprias.

Frases inaceitáveis

Frases feitas para atrair cliques não podem aparecer nos textos do anúncio se não descreverem o produto, serviço ou website correto. Por exemplo, se você vende imóveis, não pode fazer chamadas que remetem a e-commerce, por exemplo.

Uso do superlativo

O texto do anúncio não pode conter frases comparativas ou tendenciosas, como “os melhores corretores” ou “a imobiliária número um”, a menos que seja fruto de uma avaliação realizada por um terceiro. Deixe que seus clientes digam isso por você.

Falsas Promessas

Não prometa o que não poderá cumprir, por exemplo “ Imóvel mais barato da região”, se você não tem como provar que isso seja verdade, é melhor não colocar no seu anúncio. Só anuncie o que você realmente pode oferecer. 

Você mesmo pode gerenciar todos os passos da sua campanha, mas se tiver dúvidas ou quiser orientações mais específicas, o Google Ads disponibiliza o número 0800 727 0278 ou suporte via chat com assistência gratuita, entre em contato se necessário.

Coloque estas dicas em prática e invista nos anúncios do Google Ads para alavancar suas vendas de imóveis. Leia também nosso artigo: Dicas para criar uma boa descrição de imóveis para site imobiliário.

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