Imagem do Header da Postagem

Como tirar fotos que valorizam o imóvel

Como já diz o ditado "uma foto vale mais que mil palavras", então, se você quer encantar seu cliente é preciso tirar fotos que valorizem o imóvel. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

1 - Organize o ambiente

Você já experimentou entrar em um ambiente que está uma bagunça, com coisas fora do lugar, lixo por tirar, pois é, essa não é uma sensação agradável né? Imagine a impressão que isso causa pra quem está procurando um imóvel para comprar ou alugar. É praticamente um banho de água fria.

Por isso, alguns cuidados no ambiente são essenciais:

Os cômodos devem estar limpos, sem poeira aparente, louça na pia, ou roupas no cesto. Além do lixo devidamente retirado. Retire objetos pessoais. Fotos em família, brinquedos ou coisas do tipo podem dificultar que seu cliente se imagine vivendo naquele ambiente. Abra janelas ou cortinas e acenda as luzes, assim ilumina o ambiente, criando a impressão de que ele é mais amplo, e dando mais aconchego ao local.

2 - Fotos Amplas

Com as mudanças causadas pelo Coronavírus no mercado imobiliário, ambientes amplos estão sendo cada vez mais valorizados, portanto, procure tirar fotos que demonstrem isso nos cômodos. Algumas dicas simples para isso são:

Não tire fotos focando em detalhes do ambiente, e sim fotos do ambiente ao todo. Geralmente fotos tiradas um pouco atrás da porta (desde que os batentes da porta não apareçam), e nas "quinas" do ambiente passam uma melhor sensação de amplitude e espaço. Se preciso, tire alguns objetos do cômodo que será tirado foto. Excesso de objetos transmitem a sensação de que o ambiente possui pouco espaço. Se for necessário altere a posição de alguns móveis, como mesa e cadeiras, para que a disposição deles seja favorável à foto.

3 - Truques e cuidados com a câmera ou celular

Alguns cuidados básicos podem melhorar consideravelmente a qualidade das fotos, como por exemplo:

Limpar a lente antes de tirar as fotos. Mantenha o celular ou a câmera firme, se necessário, utilizando um tripé. Para ambientes mais escuros, ative o modo noturno da câmera.

4 - Aplicativo de edição

Com esses cuidados, suas fotos já poderão ter uma qualidade muito superior, mas você pode melhorá-las ainda mais usando aplicativos para ajustar cor, tonalidade, luz e recortar as fotos. Alguns aplicativos fáceis de mexer, que podem te ajudar nisso são:

  • Lightroom: Permite cortar a foto, ajustar luminosidade, realce de sombra e brilho com poucos cliques, direto pelo celular.
  • Canva : Não permite a edição da imagem, mas é possível fazer artes com suas fotos para utilizar nas redes sociais com poucos cliques, e a partir de modelos já prontos.

Ambos os aplicativos possuem versões gratuitas, para você poder começar a utilizar hoje ainda.

Para deixar seus anúncios ainda melhores, veja também nosso artigo sobre como criar uma boa descrição de imóvel. E acompanhe o blog da Tecimob para ficar por dentro de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário.