Skip to main content
Tempo máximo de leitura da página: 22 minutos

A importância da fotografia para vender imóveis

A importância da fotografia para vender imóveis

Pessoas compram com os olhos. A frase pode parecer, num primeiro momento, apenas mais um clichê varejista, mas ganha peso ao pensarmos nos altos investimentos feitos, por exemplo, por marcas famosas em seus desfiles e vitrines. Esta mesma máxima vale com exatidão para quem procura um imóvel para comprar ou alugar pela internet. Sendo assim, uma boa imagem, que encha os olhos do cliente, é meio caminho andado para uma venda com sucesso.

A tecnologia é aliada do corretor

Nos dias de hoje ter uma câmera semi profissional é algo extremamente acessível. Além disso, um bom smartphone é capaz de capturar ótimas imagens, que certamente vão conquistar a atenção dos compradores para o imóvel de seu cliente. Além de ótimas lentes e resoluções, os aparelhos ainda permitem a aplicação de luzes e filtros que regulam cores e dão aquele toque final às fotos. Mas cuidado: exagerar nos tratamentos pode passar ao cliente uma imagem de falsidade e acabar resultando no efeito contrário ao esperado.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Para que você consiga bons resultados com as imagens certas, separamos algumas dicas simples e importantes. Com estas informações, certamente você fará boas fotos e será o mais novo Sebastião Salgado dos imóveis:

1) Escolha o melhor ângulo

Identifique qual espaço do imóvel demonstra melhor sua amplitude e características. Geralmente os melhores ângulos são os cantos, que ainda proporcionam um melhor realismo às fotos. Evite imagens de baixo para cima, ou de cima para baixo, isso pode deformar a imagem. Posicione a câmera sempre na altura do meio da parede.

 2) Arrume os espaços

Parece básico, mas muitas fotos de imóveis disponíveis na internet mostram bagunça e desorganização. Estas características podem tirar a atenção do cliente, mesmo que seja um ótimo imóvel. Dê atenção superior à organização e limpeza de espaços como banheiro e cozinha, que exigem maior higiene e cuidado. No caso de imóvel mobiliado, alinhe quadros na parede, tapetes no chão, almofadas no sofá… São detalhes que fazem a diferença.

3) Tenha cuidado com a luz

A incidência de luz (muito alta ou muito baixa) pode destruir sua foto. Tente sempre capturar a imagem com a máquina (ou smartphone) de costas para a fonte de luz (janela, porta, luminária). Explore a iluminação do espaço, acendendo as lâmpadas e abrindo as janelas e evitando o uso de flashes, que podem prejudicar a imagem.

 4) Abuse das poses

Como não trabalhamos mais com filmes limitados a 12 poses, tire muitas fotos. Fotografe todos os cômodos várias vezes, tente ângulos diferentes se estiver com dúvida de qual o melhor, teste fotos com mais e menos incidência de luz. Escolher as fotos depois dá um pouco mais de trabalho, mas evita que você tenha que publicar aquela única foto da sala que saiu um pouco tremida. Ah, nunca publique fotos tremidas!

5) Apresente uma visão geral

Nem sempre é possível postar fotos de todos os cômodos do imóvel. Então, a seleção de fotos para a publicação é tão importante quanto a captação de boas imagens. Escolha fotos que possam dar ao cliente uma visão geral dos espaços internos e externos. Além disso, publique aquela imagem especial que dê ao expectador a cereja do bolo sobre o imóvel. Ela pode ser do jardim bem cuidado, da vista da varanda, ou mesmo da bancada que dá suporte à churrasqueira. Use seu feeling.

Com estas poucas instruções, firmeza nas mãos e boa vontade, você certamente vai acertar na montagem dos seus próximos anúncios online. Mas se mesmo seguindo as regras gerais você estiver inseguro quanto à qualidade das fotos temos duas dicas finais:

  • Contrate um fotografo profissional especializado em fotos imobiliárias ou,
  • Pergunte a um amigo próximo o que ele achou do imóvel a partir das fotos que você fez. Se a resposta for satisfatória, pode publicar sem medo de ser feliz.

Se este post foi útil pra você, comente. Dê a sua opinião ou conte sua experiência com publicações de fotos de imóveis e os resultados! 

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Agente Tecimob

Tecimob é uma plataforma online de gerenciamento de sites e um CRM para corretores e imobiliárias. Foi criada no intuito de ajudar corretores que estão entrando no mercado a poderem se firmar e se autoavaliarem na carreira.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE