Onde estão os clientes interessados em comprar imóveis?
Tecimob
Encontrar clientes interessados em comprar imóveis é um dos principais desafios enfrentados pelo profissional imobiliário, principalmente no início da carreira.
A busca por clientes para um determinado imóvel pode gerar ansiedade e nervosismo no corretor. E as dificuldades são ainda maiores para quem fica esperando que estes consumidores apareçam.
Mas a pergunta que a maioria se faz é, onde estão os interessados em comprar imóveis?
O que podemos afirmar é que atualmente a utilização dos meios de comunicação, principalmente da internet, é cada vez mais importante para encontrá-los.
Mas o corretor de imóveis também não deve se prender a somente uma destas ferramentas, pois pode estar perdendo boas oportunidades de negociação.
Confira algumas informações sobre a captação de clientes no mercado imobiliário e como realizá-la com eficiência.
Saiba quem é seu cliente ideal:

O primeiro passo para encontrar os clientes interessados em comprar imóveis é entender qual o perfil deles, ou seja, quem é seu consumidor.
Conhecer seu público alvo é fundamental para a construção de uma estratégia de captação e direcionamento das suas buscas.
Para compreender quem é o seu público, procure pensar no tipo de imóvel que você está vendendo, em outras palavras, qual o nicho que você atua.
Qual o nicho que você atua?
Para saber quem são seus possíveis compradores, pense no imóvel que você tem para vender.
Se questione sobre o número de dormitórios e para quem o imóvel seria ideal. Isso inclui saber se atende a uma família, por exemplo, ou a um estudante; se é de alto padrão; entre outras características importantes.
Questione-se sobre as características do imóvel
Saber quais são os interesses e necessidades de quem você quer atingir é essencial.
Famílias buscam pelo conforto e segurança, assim como características como área de lazer e número de quartos são essenciais. Já investidores procuram por imóveis rentáveis, necessitando de dados sobre o mercado.
- Imóvel individual ou familiar?
No mercado, os alvos podem ser famílias com crianças ou profissionais. Isso ajuda a direcionar a estratégia, considerando preferências. Por exemplo, famílias procuram conforto e praticidade, enquanto adultos jovens buscam locais próximos de atividades noturnas.
- Casa própria ou investimento?
Uns sonham com a casa própria, outros veem possibilidades de lucro em imóveis. Entender o que motiva o cliente é fundamental. Assim, o corretor pode ajustar a abordagem conforme o objetivo do comprador.
- Imóveis grandes ou pequenos?
O tamanho do imóvel é um ponto crucial. Novos compradores podem desejar espaços adicionais, e uma área para trabalho em casa. Já aqueles que mudam de lar talvez busquem locais seguros, amplos para a família, com áreas de lazer próximas.
Adultos independentes, por outro lado, tendem a preferir locais mais sofisticados e fáceis de cuidar. Há muitas possibilidades nesse mercado, e o corretor pode encontrar o cliente ideal para ele.
Informações como essas também são essenciais para definir o perfil do cliente que pode vir a comprá-lo.
Além disso, responder esses questionamentos permite ao corretor de imóveis definir grupos de seleção e investir suas energias em uma busca focada e estratégica.
Um exemplo de como utilizar estas características é fazendo pesquisas sobre os interesses do seu público.
Clientes interessados em comprar imóveis de alto padrão, por exemplo, costumam frequentar ambientes e eventos sociais mais exclusivos, e ter interesses específicos de uma classe mais alta.
Pesquise os interesses do seu público-alvo
Algumas pessoas compram de forma mais impulsiva, precisando de ajuda para decidir. Outras já vêm bem informadas, fazem perguntas e contribuem com ideias. O entendimento disso ajuda a fechar negócios melhores.
Entender o cliente aumenta suas chances de venda. Isso permite criar abordagens mais eficazes, de forma personalizada. Um atendimento feito sob medida pode conquistar e manter clientes, melhorando a experiência de compra.
Saber como cada tipo de cliente pensa e age, ajuda a vender mais. Construir estratégias sob medida e usar uma comunicação eficaz faz diferença. Isso aumenta as vendas e destaca o profissional no mercado.
Onde estão os clientes interessados em comprar imóveis?

Apesar da internet ser um ótimo mecanismo para encontrar os clientes interessados em adquirir um imóvel, existem outros tipos de ações que podem ajudá-lo a atingir o seu público.
Eventos imobiliários e o próprio networking são estratégias que colaboram bastante para que você alcance seus objetivos.
Confira onde estão os clientes que querem comprar imóveis:
Portais imobiliários
Os portais imobiliários vêm crescendo cada vez mais nos últimos anos e são ótimas opções para encontrar e atrair clientes.
O ideal é que o corretor diversifique os anúncios em diferentes portais, de forma a atingir o maior número possível de clientes em potencial.
Uma boa dica é possuir um site imobiliário com integração a esses portais, assim fica ainda mais fácil anunciar em diversos portais ao mesmo tempo.
Essas parcerias são interessantes para que você esteja sempre em alerta com relação ao perfil do consumidor e aos imóveis disponíveis que correspondem a esses perfis.
E claro, com a alta demanda de um portal imobiliário, é super válido unir um bom atendimento e um CRM para corretores de imóveis, desta forma você não deixará as oportunidades de vender irem embora.
Site para corretor de imóveis e imobiliária
Diante do imenso número de pessoas que realizam buscas por imóveis na internet, ter um site para imobiliária tornou-se fundamental para o sucesso no mercado imobiliário.
Mas é importante que, além de oferecer um layout organizado e funcional, com boas descrições e imagens dos imóveis à venda, o site imobiliário apresente ao cliente todas as opções de contato do profissional.
Mas para que os clientes interessados em comprar imóveis encontrem o seu site e você possa dar continuidade em uma negociação, o seu site imobiliário deve ter alguns recursos, dentre eles estão:
- Integração com WhatsApp: o plugin dessa ferramenta em seu site fará total diferença para que o seu cliente consiga entrar em contato com você de forma mais rápida e direta;
- Integração com portais: sempre que você cadastrar, editar ou excluir um imóvel em seu site, isso já vai se refletir automaticamente em todos os portais imobiliários que você anuncia;
- CRM imobiliário eficiente: a dica para um site imobiliário de sucesso é ter uma integração e gestão de relacionamento para não perder os potenciais clientes interessados em comprar imóveis. Um CRM te ajuda a vender para sua base de clientes que ainda está à procura de um imóvel.

Redes sociais
As redes sociais são uma poderosa ferramenta de divulgação para o corretor de imóveis, uma vez que apresentam imensa adesão de usuários no Brasil.
Cada uma das redes sociais (Facebook, Instagram, etc.) apresenta particularidades quanto às suas formas de utilização e excelentes oportunidades de negócios imobiliários.
Isso porque suas publicações podem ser compartilhadas entre clientes e amigos, atingindo um público cada vez maior.
Mas qualquer que seja a rede social utilizada, evite que sua página pareça com um classificado de imóveis.
É importante que você ofereça aos seus seguidores um conteúdo relevante sobre o mercado imobiliário, como curiosidades, dicas de como encontrar o imóvel ideal, oportunidades de negócios e investimentos, etc.
Invista também na qualidade das imagens utilizadas em seus posts, uma vez que elas contribuem para chamar a atenção do público.
Não se esqueça de fazer descrições de imóveis completas e interessantes detalhando todas as características dos mesmos.
Acompanhe as publicações para identificar interesses
Seu cliente pode não falar diretamente que quer um imóvel. Por isso, é crucial ver o que seus seguidores postam. Isso revela o que eles gostam e precisam.
Gere conteúdo relevante, não apenas anúncios
As pessoas querem se sentir próximas das marcas. Por isso, ofereça informações interessantes, não só sobre ofertas.
Responder com educação nos comentários pode levar a mais vendas.
No Facebook, você pode anunciar de forma eficaz. No Instagram, destaque-se com fotos bonitas e inclua botões para falar diretamente com você.
Networking

Que o relacionamento tem papel fundamental para as vendas, você já deve saber, muitas vezes é através dele que surgem novas oportunidades de negociação.
O corretor que sabe se relacionar com as pessoas têm em suas mãos a chance de realizar grandes feitos no mercado imobiliário.
Sabemos que comprar um imóvel não é uma decisão que é realizada impulsivamente. Então as chances de conseguir vender um imóvel apenas com uma conversa são pequenas.
Por isso, o mais indicado para corretores é ter uma vasta lista de contatos, para que as suas chances de encontrar clientes sejam maiores.
Para isso, é necessário fazer um bom networking, a dica é falar sobre os seus serviços com todos que conhece, desta forma, quando as pessoas tiverem interesse em adquirir um imóvel ou souber de um interessado, irão contatá-lo.
Vale ressaltar que o profissional imobiliário sempre deve ter um cartão de visitas consigo.
Procure investir em um cartão com layout moderno, apresentando sua marca para o cliente com credibilidade.
Não se esqueça de inserir todos os seus dados para contato, bem como o endereço do seu site imobiliário e página nas redes sociais.
Eventos
A participação em eventos do mercado imobiliário como feiras, palestras e aberturas de plantões pode ser uma excelente estratégia para encontrar novas possibilidades de negócio.
Lembre-se de ser sempre solícito nestas ocasiões, esbanje simpatia e fique atento às necessidades e interesses dos visitantes.
Se tiver algum imóvel compatível, não perca a chance de apresentá-lo. Deixe seu cartão de visitas e diga que estará disponível quando ele precisar.
Faça parcerias
Fazer parcerias com colegas ou outras empresas do ramo de imóveis é uma boa dica para quem deseja ampliar sua gama de contatos e clientes.
Alguns exemplos de parcerias que funcionam muito bem no mercado imobiliário são entre corretores e construtoras/incorporadoras, arquitetos, decoradores, entre outros.
Geralmente as parcerias funcionam no formato de indicação, onde os profissionais indicam um ao outro. Para a corretagem, essa proposta é muito interessante.
A força do relacionamento para encontrar clientes
O relacionamento é crucial na área de vendas. Relações sólidas trazem chances para fazer negócios. Essas conexões podem vir de amizades antigas ou de situações casuais. Saber se dar bem com as pessoas pode trazer benefícios a longo prazo.
Inicie conversas sobre seu trabalho
No negócio imobiliário, os clientes podem aparecer em locais inesperados.
Por exemplo, na fila do supermercado ou na academia.
Se abrir, fale sobre o que você faz. Use estratégias de marketing para manter contato e se destacar, como organizar sua lista de contatos e escolher a melhor forma de se comunicar.
Aproveite momentos de lazer para falar sobre imóveis
Em encontros com a família ou amigos, mencione o mercado imobiliário casualmente.
Nesses momentos, você pode mostrar as novidades.
Manter contato frequente com sua clientela é muito importante. Clientes contentes podem lhe indicar para outras pessoas. Isso ajuda a construir confiança e trazer novos clientes.

Encontrei os clientes interessados em comprar imóveis, como faço para gerenciá-los?
A ferramenta ideal para fazer o gerenciamento de clientes é o CRM imobiliário. Nele você poderá cadastrar e gerenciar todas as informações sobre os leads e clientes.
Terá registrado o histórico de negociações e poderá ter acesso a relatórios, etc…
Além disso, o CRM para corretores e imobiliárias permite que você desenvolva estratégias de marketing e vendas, e também facilita na hora de definir o seu público alvo.
O CRM também auxilia na nutrição dos leads, já que é possível visualizar a jornada de compra e entender as necessidades do cliente.
O CRM Imobiliário como ferramenta para gerenciar clientes
O mercado imobiliário está mudando muito, graças à novas tecnologias. O CRM imobiliário é uma dessas inovações.
Ele ajuda na gestão de clientes para imobiliárias e corretores de imóveis. Não é só para armazenar informações de contatos, mas sim para acompanhar a venda ou aluguel de imóveis do começo ao fim.
Gerenciamento de Leads e Clientes
A ferramenta oferece muitos benefícios, ajuda os corretores a serem mais eficientes e a darem um atendimento personalizado.
Usar o CRM é crucial para melhorar como a empresa lida com os clientes e aumentar a produtividade.
Estratégias de Marketing e Vendas
Imobiliárias enfrentam desafios, como o contato com ex-clientes e gerenciamento de informações.
O CRM ajuda a dar suporte a estratégias de venda e marketing. Também melhora o relacionamento com investidores, garantindo sucesso a longo prazo. Motivar os corretores a usar o CRM melhora a gestão e o sucesso nas vendas.
Nutrição de Leads
O CRM facilita as tarefas repetitivas e auxilia o corretor na hora de acompanhar os interesses dos compradores. Assim, é possível melhorar o atendimento e nutrir os clientes potenciais.
Escolher o CRM certo também é fundamental para economizar tempo e vender mais.
Escolha um CRM que auxilie na classificação dos clientes, através de um perfil com histórico de interações e mostre quando uma negociação está esfriando, para que você consiga manter os leads interessados.
O ideal é um CRM que facilite o fechamento de vendas, conectando leads com corretores e agendando visitas.
Um bom CRM também precisa se integrar bem com site imobiliário e aplicativo. Com ele deve ser possível otimizar vendas, atender pelo celular e através da integração com o site, registrar novos leads.
Além disso, recursos extras e úteis são o registro completo de atendimentos, a divisão de tarefas entre equipes e um plugin de atendimento com o WhatsApp Web.
Portanto, para se tornar um corretor de imóveis de sucesso, você precisa de um site para imobiliária e corretor de imóveis, CRM imobiliário e aplicativo do Tecimob.
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