Saiba como anunciar imóveis pelo Facebook

Tecimob
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O Facebook tem sido uma das principais vitrines para quem deseja divulgar e anunciar imóveis. 

Há algum tempo que o Facebook deixou de ser apenas uma rede social, atualmente a plataforma, que faz parte da gigante da tecnologia Meta, tornou- se uma ferramenta de negócios. 

O marketplace, as páginas profissionais com os catálogos e o gerenciador de anúncios são peças fundamentais que o corretor pode utilizar para o anúncio de imóveis. 

O Facebook é um canal de comunicação direto com o seu público. Este meio, se utilizado da maneira correta, pode trazer ótimos resultados para o profissional imobiliário. 

A plataforma é uma das mais eficientes quando falamos em anúncios de imóveis. Mas para que a ferramenta alcance todo o seu potencial, é preciso saber criar anúncios de qualidade.

Se tratando de investimentos, seja de dinheiro ou do tempo do corretor, não podemos nos deixar levar pela sorte. É preciso estratégia e estudos. 

Preparamos este artigo para te ajudar a anunciar imóveis no Facebook com excelência, desde os primeiros passos até a análise de resultados. Confira:

A importância do Facebook no marketing digital

Importância do Facebook no marketing digital

O Facebook não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing digital, certo? Ele pode ser um recurso para localizar e identificar os seus clientes em potencial e alcançá-los através dos anúncios segmentados.

É preciso se atentar a alguns detalhes importantes na hora de anunciar: conhecer bem o público do seu anúncio e fazer a segmentação corretamente, pensar no conteúdo, verificar as imagens, a escrita, a periodicidade, pensar na campanha como um todo, estudar as métricas, etc…

Veremos a seguir como anunciar imóveis no Facebook, utilizando todos os seus recursos de maneira eficiente.

Crie uma página profissional

O primeiro passo é criar a sua página profissional, para isso basta você entrar aqui e seguir as etapas. 

Lembre-se na hora de criar sua página selecione entre “negócio” ou “marca”, qual o seu segmento, uma foto para avatar, escreva uma descrição sucinta sobre o seu serviço, insira o link do seu site imobiliário, e adicione um botão de ação. Preencha todos os campos com os seus dados.

Todas as informações são de extrema importância para que seu cliente o encontre com mais facilidade. Tenha uma foto de perfil atraente com a marca da sua empresa e não esqueça de colocar os dados para contato.

Não esqueça de divulgar a sua página

Além de criar uma página é importante divulgá-la! Aproveite seus contatos para divulgar a novidade, utilize os e-mails que você possui no seu banco de dados, conte para os seus clientes e divulgue sua página no seu Facebook pessoal.

É importante que todos saibam que agora a sua empresa possui uma página, só assim você conseguirá seus primeiros seguidores e suas postagens ganharão audiência!

Cuidado com o conteúdo

Com a página criada você vai precisar criar conteúdo para suas postagens, nesse momento você deve ter cuidado e muito planejamento. Não é apenas colocando os seus imóveis de qualquer jeito na página que você irá conquistar clientes, foque em imagens atrativas e boas descrições dos imóveis.

Além da publicação dos imóveis é importante que você publique conteúdos de relevância para o seu público também, assim você atrai mais pessoas para a sua página e aumenta o alcance das suas publicações.

Alguns assuntos que podem ser interessantes abordar são: financiamento imobiliário, como está o mercado imobiliário na região, quais os bairros com maior procura, dicas de como escolher o imóvel ideal, etc.

Faça vídeos

Os vídeos estão cada vez mais em destaque nas redes sociais, isso porque os usuários estão mais interessados nesse tipo de postagem. 

Por isso, se possível, invista em pequenos vídeos dos imóveis que você tem à sua disposição.

Não esqueça que a qualidade da imagem é fundamental para atrair novos consumidores, portanto tente fazer vídeos atrativos e de bom gosto. 

Para isso é interessante investir em bons equipamentos para ter qualidade, não esqueça de adicionar uma trilha de fundo nos seus vídeos, para que não fique monótono.

Veja mais no artigo: Dicas para melhorar a qualidade dos vídeos de imóveis

Utilize a captura de leads para o seu negócio

Capturar leads é uma das grandes estratégias que você pode ter ao utilizar o Facebook. Quando você conquista um lead, você abre um canal de contato entre as pessoas que têm interesse no seu produto e seu negócio.

Você pode utilizar o Facebook Leads Ads para vender imóveis e criar uma nova lista de e-mails que serão seus possíveis compradores.

O Facebook é um rico meio de contato entre empresas e consumidores, sendo fundamental para que você possa conquistar novos públicos e gerar mais resultados positivos a cada dia. Conheça, invista e prepare-se para as novas vendas.

Ferramentas que o Facebook oferece para anunciar imóveis

Ferramentas Facebook para divulgar imóveis

Facebook Ads

Para acessar o gerenciador de anúncios e criar seus anúncios pagos no Facebook, você precisará ter uma página profissional e criar sua conta de anúncios.

Depois de já ter preenchido seus dados corretamente, você poderá utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Em seguida, você já poderá criar suas campanhas e seus próprios anúncios. No detalhamento dos anúncios é possível colocar o valor que será investido, o período, objetivo e público alvo.

No final da criação, você pode escolher o tipo de material que será veiculado, se será imagem ou vídeo,  escrever o texto que vai utilizar e escolher as imagens que vão aparecer para os seus potenciais clientes, ou seja, o público que você escolheu. 

Dentro do gerenciador, ele vai te guiando de acordo com um padrão de campanha, qual o objetivo, título, descrição, botão para ação entre outros. Também é possível ver uma prévia antes de veicular a campanha e também quais são os posicionamentos: feed, stories etc…

Os tipos de anúncios do Facebook Ads:

O Facebook Ads ou gerenciador de anúncios como também é conhecido permite seis objetivos de campanha, vamos conhecer alguns deles:

  • Reconhecimento e Engajamento: Estes dois tipos contribuem para que uma publicação atinja um maior número de usuários interessados nos serviços imobiliários, incentivando as curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Eles podem ser utilizados para anúncios importantes, como campanhas específicas para promover a marca ou para divulgação de imóveis. 

  • Tráfego/Cadastros/Vendas: Estes são baseados em cliques e conversões, portanto são ótimos para adquirir novos leads, direcionar os usuários para uma página de destino, como um site imobiliário, por exemplo. 

E claro, é possível fazer vendas, inclusive do catálogo do Facebook, neste caso é interessante colocar as formas de contato, como WhatsApp, Instagram, ligação, etc…

Por que utilizar o Facebook Ads?

  • Segmentação dos usuários: O Facebook Ads permite segmentar o público que você deseja atingir com sua campanha. 

Para imobiliárias, os fatores mais importantes costumam ser a localização, permitindo selecionar usuários da sua região de atuação, e a idade, de forma a se restringir à faixa etária à qual se destina determinado imóvel.

Há, ainda, outras opções mais específicas de segmentação, como o “status de relacionamento”, por exemplo, permitindo direcionar determinados anúncios de imóveis para casais ou noivos.

  • Versatilidade nos anúncios: Os anúncios podem aparecer no Feed de Notícias do usuário ou na barra fixa à direita da página. Os anúncios fixos fazem com que o usuário esteja em contato com sua marca e veja sua campanha. Além disso, a plataforma adapta os anúncios para sua versão mobile.
  • Grande exposição ao público: O Facebook Ads é uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade dos seus serviços imobiliários, bem como o número de clientes e negócios fechados. 

Mas é importante estar atento aos objetivos a serem atingidos com a campanha e o público alvo ao qual se destina. Imóveis de alto padrão, por exemplo, requerem outras vias para atingir seu público visto que o Facebook é uma plataforma popular. 

Marketplace

Você também pode utilizar o marketplace para fazer anúncios, o recurso que pode ser encontrado facilmente dentro da plataforma do Facebook, tem um bom alcance orgânico, além de você poder publicar nele e em diversos grupos de vendas existentes.

Existem filtros que seus possíveis clientes podem utilizar para encontrar os seus imóveis. As chances de você conseguir leads qualificados são altas.

Catálogo/Loja

O catálogo ou loja do Facebook, é um espaço dentro da plataforma para que páginas profissionais possam vender seus itens. 

Este recurso funciona exatamente como um catálogo, onde você pode cadastrar os seus imóveis, com o intuito de exibi-los ou vendê-los. Na loja as pessoas poderão ver os seus imóveis, conhecer a marca e entrar em contato para efetuar a compra. 

Importante ressaltar, que o Tecimob possui a opção de integração entre o site para imobiliárias e a loja do Facebook. 

Ou seja, quando você cadastra o seu imóvel no site, você pode integrá-los com o seu catálogo, publicando nos dois lugares ao mesmo tempo. Evitando um retrabalho desnecessário. Veja mais sobre a integração com o Facebook.

Cuidados ao anunciar seus imóveis no Facebook

Anunciar imóveis no Facebook

Existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de criar um anúncio de imóveis no Facebook:

Valor do investimento:

Não existe regra para o valor que deve ser investido no seu anúncio, a dica é testar as campanhas com um valor mais baixo e monitorar os seus resultados. De acordo com o retorno que você tiver, você pode investir mais. O correto é lançar anúncios diferentes voltados para o mesmo público e verificar qual foi o mais bem aceito.   

Público alvo:

Este ponto é primordial e é um dos responsáveis pelo sucesso ou fracasso da sua campanha. O primeiro passo para um bom marketing imobiliário é conhecer o seu público e desenvolver uma persona de acordo com seu nicho. 

Através dos dados levantados, você irá gerenciar sua campanha de acordo com as informações sobre o seu público. 

No próprio gerenciador do Facebook, ele irá te guiar na hora de personalizar o público alvo. Se você vende diversos tipos de imóveis, vale a pena criar diversos públicos de acordo com eles. 

Exemplo: um imóvel que fique perto da cidade, com dois quartos e o valor esteja em torno de 300 mil, pode ser perfeito para recém casados. 

Pessoas em torno de 25 a 35 anos de classe média, que estão iniciando a vida a dois, crescendo no mercado de trabalho, mas ainda não possuem bens ou um cargo alto e estão em busca de um imóvel próprio. 

O Facebook, por ser uma rede social gigante, possui uma base de usuários significativa, existem milhares de dados que são coletados por eles, que incluem comportamento, nome, idade, localização, interesses entre outros. Aproveite estas informações para determinar corretamente a audiência do seu anúncio.    

No gerenciador você pode escolher as características de acordo com a persona que você desenvolveu. Incluindo:  interesses, localidade, acontecimentos, cargos etc…

Muitos corretores ainda tem o pensamento que a quantidade é melhor que a qualidade, querem alcançar milhões de pessoas, achando que desta forma vão aumentar suas chances de vender mais imóveis. 

Não se engane, se tratando de marketing e anúncios de imóveis, vale mais a pena alcançar poucas pessoas certas, do que muitas que não estejam interessadas em comprar ou alugar um imóvel. 

Por isso preste atenção na hora de definir o seu público alvo, não queira ser muito abrangente, a qualidade de leads deve ser o seu objetivo.

CTAs/Botões para ação:

Os CTAs ou “Call to action” nada mais é do que um botão que deve ter no seu anúncio chamando para uma ação. Exemplos: saiba mais, cadastre-se, fale conosco, etc… 

No final da criação do anúncio, você deve escolher qual se adequa mais ao  seu propósito, também deve definir para onde vão estes cliques. 

Se for o “fale conosco”, você pode direcionar o seu público para um WhatsApp, um chat, um e-mail e assim por diante.

Cada botão tem um objetivo diferente, verifique e teste para entender melhor quais funcionam para você. 

Conteúdo do anúncio:

É imprescindível que o seu anúncio tenha uma boa qualidade, seja para um anúncio patrocinado ou um anúncio comum em sites, portais imobiliários etc. A qualidade da imagem deve ser uma prioridade. 

Ela deve chamar atenção dos usuários nos primeiros segundos. No caso de posts, o texto não pode ocupar toda a imagem, pense que o texto deve ser um complemento e que a postagem deve ser harmoniosa.

O alcance da sua campanha depende também destes detalhes. Uma imagem de baixa resolução com muito texto não é o ideal para anúncios. 

Análise de resultados 

Depois de anunciar, é hora de analisar. No marketing este passo é uma parte fundamental das campanhas. No marketing imobiliário não é diferente. 

As estratégias e todo o planejamento de um anúncio, deve ter um objetivo. Para saber se ele foi alcançado, é necessário fazer uma análise dos resultados e estudá-los. Para saber onde houveram erros e buscar o aperfeiçoamento.

Esta mensuração de resultados, fará você ser cada vez mais assertivo nas suas campanhas. 

Os anúncios do gerenciador do Facebook podem ser acompanhados diariamente. Verifique o alcance, o engajamento, os cliques recebidos, se estão chegando os leads através do botão de ação. 

Não esqueça que quando você anuncia, precisa estar preparado para fazer o atendimento desta nova demanda. 

Não adianta investir em uma campanha e não conseguir fazer uma boa abordagem para estes leads.

Busque adquirir um CRM para imobiliárias, a fim de organizar e gerenciar os seus leads e possíveis clientes. Desta forma você não perderá as oportunidades de negócio. 

Confira algumas dicas para anunciar no Facebook:

5 dicas de como criar um anúncio de imóvel no Facebook de maneira EFICAZ

Pixel do Facebook

Você já ouviu falar do pixel do Facebook? É um recurso para gerar relatórios de conversões, criar públicos e adquirir dados sobre o seu site. É ótimo para quem possui um site imobiliário e quer fazer anúncios no Facebook de acordo com o público do site. 

Segundo o próprio Facebook, com o código do pixel adicionado ao seu site, você pode mensurar a eficiência das suas campanhas, de acordo com as ações que as pessoas realizam dentro do seu site imobiliário. 

Você pode usar o pixel para:

  • Ter certeza de que os seus anúncios serão mostrados às pessoas certas. 
  • Gerar mais vendas. 
  • Mensurar os resultados dos seus anúncios. 

Outra forma de analisar resultados é através do Google Analytics, que possui recursos suficientes para fazer uma análise de dados que vão ajudar a criar suas próximas campanhas. 

Com ele você poderá saber: onde vem os seus leads, a que horas, por quanto tempo ele navega e interage com a sua publicação e muito mais. 

É importante estudar estas ferramentas para te auxiliar e alavancar as suas vendas. 

Qual rede social gera mais contatos? Facebook ou Instagram?

As duas redes sociais de certa forma são fantásticas para qualquer tipo de negócio, o que precisa ser analisado é o que você quer fazer nessas mídias para gerar leads para o seu negócio?

O Instagram te trás o lead de uma forma mais barata entre as redes sociais, ele entrega a sua publicação de uma forma mais orgânica, já o Facebook te trás o lead um pouco mais demorado, porém ele possibilita diversas facilidades como a inclusão de links em qualquer publicação que você faça.

Para saber mais detalhes sobre o Instagram para imobiliárias e corretores leia nosso artigo: Instagram para imobiliária: tudo que você precisa saber.

Qual é o melhor para anunciar imóveis: site imobiliário ou fanpage no Facebook?

Muitos corretores e gestores imobiliários têm dúvidas se devem investir seu tempo e dinheiro em um  site imobiliário ou em uma fanpage no Facebook. A resposta é que as duas ferramentas se completam, fechando uma estratégia bem elaborada de divulgação.

Sabemos que cuidar de tudo pode ser um pouco difícil no começo, mas o principal é entender que ao fazer isso você estará trabalhando na sua função e ajudando seu negócio a crescer. 

Essas ferramentas agregam valor a sua carreira e ajudam a criar diferenciais em relação à concorrência. O principal é saber que as funcionalidades de um site e de uma fanpage são bem diferentes. 

Entretanto, ter ambos talvez seja a melhor opção. Confira abaixo algumas características que fazem com o site imobiliário e a fanpage sejam ótimas opções de investimento:

Site imobiliário

O site representa a sua imobiliária ou a sua marca no mundo virtual. Nele você pode cadastrar e classificar seus imóveis, facilitando a busca do cliente através de filtros (como a localidade, o tipo e a quantidade de cômodos, por exemplo). 

É nele que o cliente pode ter acesso a todas as informações referentes a preço, metragem e opções de financiamento. Além disso, você pode colocar várias fotos, sempre de boa qualidade, de forma que ele visualize todas as partes dos imóveis.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Benefícios do site imobiliário:

  • Mais facilidade de atendimento: Em um site para imobiliária, você tem todas as informações relativas àquele imóvel, como a quantidade de visualizações e os contatos dos interessados e do proprietário. 

E através de um site com CRM imobiliário como o Tecimob, você pode acompanhar o andamento das negociações, acessar todos os dados dos clientes, como suas preferências, de modo a oferecer um atendimento muito mais personalizado. 

  • Otimização das buscas: Com o site você também garante mais visibilidade e autoridade no mercado, através do SEO, o seu site pode aparecer na primeira página dos buscadores como o Google. 

Outro ponto positivo do site é que você pode vincular um blog imobiliário a ele, gerando conteúdo relevante, atualizado e original sobre suas ofertas e sobre assuntos relacionados ao ramo imobiliário. 

Desta forma você estará gerando ainda mais tráfego de clientes, além de oferecer informação, você cria um relacionamento com seu público-alvo e aumenta suas chances de fidelização.

Fanpage

A fanpage, por outro lado, além de gerar um relacionamento mais integrado com o público que pode curtir, responder, levantar questões e compartilhar, também pode servir como mecanismo de direcionamento para seu blog e/ou o site imobiliário. 

Gerando ainda mais tráfego e facilitando a conversão de leads, como já citamos anteriormente.

Nela você faz posts menores, com mensagens rápidas sobre ofertas e novidades. Além disso, você pode criar promoções, fazer comunicados e mostrar alguns dos imóveis que estão disponíveis no seu website. 

As redes sociais são hoje um dos meios mais eficientes de divulgação, mas é preciso saber usá-las. 

Como o próprio nome já diz, elas são sociais, por isso a dica é usar o princípio 80/20, ou seja: 80% de conteúdo realmente relevante, original e atualizado e apenas 20% de propaganda.

O site e a fanpage são diferentes, mas também são complementares. O importante é saber que o site é fundamental para o profissionalismo e a solidificação da sua marca entre clientes e concorrentes, enquanto a fanpage é essencial para a divulgação do próprio site. 

Ainda ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Leia também: Como usar o Google Ads para vender imóveis? – Blog Tecimob

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