Instagram para imobiliária: tudo que você precisa saber.

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A maioria dos profissionais imobiliários já sabe o poder que a internet possui quando o assunto é a divulgação de imóveis. Atualmente existem inúmeras ferramentas para corretores e imobiliárias anunciarem seus imóveis e o Instagram é uma delas. 

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com o objetivo de compartilhar fotos e vídeos. Por seu grande alcance e popularidade, a rede social é vista como uma excelente oportunidade de negócio, pros mais variados mercados. 

Sabendo utilizá-la você pode obter engajamento nas suas publicações, promover seu negócio divulgando seus serviços e imóveis, e consequentemente captar novos clientes.

Mas para sua imobiliária ter sucesso no Instagram é importante seguir alguns passos. Separamos os principais, confira:

Faça um perfil comercial

Instagram para imobiliária

Um perfil profissional, além de passar mais credibilidade, ainda garante alguns benefícios para o usuário: possibilidade de mensurar os resultados das suas publicações (como alcance, interações, etc), poder acessar dados demográficos do seu público e muito mais.

Você também pode adicionar links, botões para contato e até programar suas publicações, este último é um recurso que foi adicionado recentemente e pode ser feito através do Facebook

No perfil profissional também é importante ficar atento a sua bio, ao contrário de uma conta pessoal, uma conta comercial exige que você tenha uma bio mais completa e informativa. 

Alguns itens interessantes para colocar na sua bio profissional:

  • Descrição do seu negócio/serviço;
  • Área de atuação;
  • Quantidade de imóveis disponíveis (ex: Mais de 100 imóveis disponíveis);
  • Slogan da sua marca;
  • Chamada para ação e link para direcionamento do usuário, pode ser um site imobiliário, hotsite de um novo empreendimento entre outros;
  • Localização da imobiliária;
  • Meios para contato;

Não é possível colocar links nas legendas das fotos, por isso é importante que você sempre atualize o link da sua bio com o seu site ou imóvel que está sendo divulgado. Mas não esqueça de informar, nas legendas, onde seu cliente pode encontrar o link clicável.

Vale lembrar que para incluir mais de um link na BIO do seu Instagram, você vai precisar utilizar uma ferramenta para isso, nós indicamos o Linktree. Que agrupa diversos links em um só lugar.

Assista o vídeo para entender melhor como esta ferramenta funciona:

Faça postagens voltadas para seu público-alvo

Para fazer conteúdos direcionados ao seu público, você precisa conhecê-lo. Estude seus clientes e encontre o que eles têm em comum: quais são seus principais problemas, costumes, interesses, etc…

Com base nestas informações, você poderá criar seus conteúdos para redes sociais. É importante ressaltar que o seu perfil comercial do Instagram não precisa e nem deve ser só anúncio de imóveis, pense que existe uma trajetória que todo consumidor percorre antes de decidir efetuar uma compra.

Geralmente esta trajetória se baseia em quatro fases: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração do problema e decisão de compra.

Em cada uma destas fases, você pode criar conteúdos distintos e relevantes. Para despertar a curiosidade e atraí-lo você pode fazer postagens voltadas para os interesses do seu público, como jardinagem, decoração, tipos de pisos ideais para cada cômodo, entre outros.

Para a fase de consideração do problema, você pode fazer posts mostrando como resolver uma dificuldade do consumidor. Ex: Melhores bairros para famílias com crianças. Nesta postagem, você pode destacar escolas e parques.

Também é interessante mostrar credibilidade e autoridade, através de conteúdos como: tipos de financiamento imobiliário, leis imobiliárias, o papel das imobiliárias nos contratos de compra e venda e outros assuntos que você domina sobre o mercado imobiliário. 

Lembre-se que o Instagram pode e deve ser usado para fortalecer a marca da sua imobiliária e criar um relacionamento com o cliente. 

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Invista em boas imagens e vídeos

Imagens e vídeos de qualidade são pontos fundamentais para que o Instagram entregue suas postagens, elas têm forte influência para o engajamento do seu perfil.

Além da boa resolução, as imagens devem fazer sentido, serem tiradas de bons ângulos, com uma luz apropriada. E as artes digitais devem estar de acordo com a identidade visual da sua imobiliária.

Se tiver a possibilidade, invista em fotógrafos profissionais ou em boas câmeras, podendo ser elas câmeras fotográficas ou até mesmo smartphones.

Destacamos que os vídeos são o carro-chefe da plataforma, ou seja, o algoritmo da rede social favorece este tipo de formato. 

Eles também devem seguir as premissas que citamos acima, a qualidade deve ser uma prioridade e o conteúdo precisa fazer sentido para a sua imobiliária e seu público. 

O Reels é um formato que vem ganhando cada vez mais relevância no Instagram e você pode se dedicar a criar vídeos neste formato, ele é um ótimo recurso para alcançar novos usuários.

O Stories também não pode ser esquecido, ele pode ser utilizado para criar conexão com o seus seguidores, pedir sugestões, fazer enquetes, isso aumenta seu engajamento e estreita o relacionamento com os consumidores.

Milhões de pessoas interagem diariamente com o Stories do Instagram. Você está sabendo se posicionar da maneira correta? Confira as dicas para utilizar este recurso da melhor maneira possível:

Como utilizar o Stories do Instagram na estratégia de marketing da sua imobiliária:

Storytelling:

A capacidade de criar narrativas relevantes através de pequenos vídeos ou imagens (conhecido como storytelling) é um dos motivos para você adotar a ferramenta em sua imobiliária.

Visitas a imóveis sendo captados, demonstração do imóvel para seus clientes ou simplesmente a oferta de uma nova casa estão entre as possibilidades.

Gerador de insights:

Histórias bem contadas ou enquetes bem encaixadas para o seu público serão capazes de fazer você receber muitos insights interessantes a respeito dos seus imóveis ou dos seus serviços.

Ao gerar conteúdo autêntico, você automaticamente recebe de volta engajamento e confiança em sua imobiliária.

Transmissão de eventos ao vivo:

Quer apresentar a abertura de um imóvel decorado para um cliente em viagem? Deseja mostrar uma convenção de vendas ou simplesmente registrar sua participação em algum evento importante? A função ‘live’ é perfeita para isto.

Gerador de dados e tráfego para o seu site:

É possível publicar o mesmo conteúdo ou variações deles por semanas alternadas e verificar todos os dados gerados através destas ações.

Outra funcionalidade muito bacana é a capacidade de gerar tráfego para seu site imobiliário através do Stories, adicionando a figurinha de link. Com ela, é possível interagir e levar seu futuro cliente direto para o imóvel que ele procura. 

Para fazer isso é muito fácil:

  1. Capture uma imagem/vídeo ou carregue algo da sua galeria;
  2. Selecione a ferramenta de figurinha;
  3. Toque na figurinha “Link” para adicionar a URL do seu site;
  4. Em seguida, toque em Concluir.

Fonte: Instagram

Legenda nas postagens

Use a legenda das suas postagens para descrever os imóveis ou oferecer conteúdos interessantes para o seu público, pense em textos atrativos e com o máximo de detalhes. 

Para o anúncio dos imóveis, não esqueça de colocar todos os pontos fortes dos ambientes. Uma legenda bem escrita, sem erros gramaticais e com uma linguagem atrativa será primordial para sua divulgação.

Aproveite as postagens em carrossel (múltiplas imagens/vídeos)

Esta funcionalidade do Instagram permite postagens com até 10 fotos ou vídeos. Ela é perfeita para você apresentar os imóveis. Lembre-se de escolher as melhores imagens do imóvel, escolha aquelas que transmitem suas qualidades e agreguem valor a ele.

Não esqueça de utilizar hashtags

As hashtags são uma forma de direcionar o seu conteúdo para as pessoas interessadas nele, ela aumenta sua visibilidade e faz com que usuários que ainda não te seguem, vejam seus posts.

Algumas hashtags interessantes para corretores de imóveis e imobiliárias são:

  • #mercadoimobiliario;
  • #apartamento;
  • #imoveis;
  • #alugueldeimoveis;
  • #vendadeimoveis
  • #financiamento;
  • #casapropria;
  • #condominio.

Além dessas que são mais comuns, você pode modificá-las de acordo com o tema da postagem, mas algumas, como #mercadoimobiliario ou o nome da sua imobiliária, são essenciais. 

Mantenha o relacionamento com seu público

relacionamento com o público Instagram

Muitas empresas falham nesse quesito, não podemos esquecer que o Instagram é uma rede social, a troca com o seu público é parte fundamental de uma boa estratégia de marketing imobiliário

Por isso fique atento e reserve um tempo no seu dia para responder comentários e directs. Este é um dos contatos mais próximos que você terá com seu seguidor e é uma excelente maneira para prospectar leads e novas oportunidades de negócio. 

Faça parcerias

O Instagram é uma plataforma de trabalho para milhares de pessoas e por isso é interessante saber quais são os principais nomes que se destacam no nicho em que você atua na sua cidade ou região. 

Os famosos influenciadores digitais não possuem esse nome em vão. A sua imobiliária deve conhecer os principais criadores de conteúdo do mercado imobiliário, principalmente aqueles que possuem o público alvo semelhante ao seu. 

Através deles você pode alcançar novos clientes e fortalecer a sua marca. Podendo fazer parcerias ou pagar para que eles divulguem os seus serviços e imóveis. Faça ações, eventos e contrate-os para fazer uma cobertura, etc. Todas essas são ótimas estratégias de marketing de influência.

As parcerias podem ser feitas também com outros profissionais do mercado imobiliário ou áreas próximas, como: fotógrafos, design de interiores e arquitetos. 

Parcerias como esta geram relevância no mercado e boas indicações.

Patrocine seus posts do Instagram

Patrocine seus posts no Instagram Imobiliário

Mesmo que você possua um bom engajamento orgânico (não pago), impulsionar suas postagens pode ser uma ótima opção. 

Principalmente naquelas que são institucionais (que tratam da sua imobiliária e seus serviços) e nas que são focadas na decisão de compra, como anúncios de imóveis ou novos empreendimentos. O ideal é que você reserve um valor mensal para estes patrocínios. 

Reforçamos que estes passos são essenciais para um bom desempenho da sua imobiliária no Instagram e claro, tudo isso deve ser feito através de um plano de marketing imobiliário, com um planejamento estratégico. 

É importante também que além das redes sociais, você tenha o seu próprio site imobiliário, ele será uma vitrine para os seus imóveis e também aumenta sua autoridade e credibilidade no mercado. 

Além disso, você pode usá-lo para captar leads, se posicionar no Google e muito mais. Contratando o site imobiliário do Tecimob, você terá acesso também a um sistema imobiliário com CRM e aplicativo voltado para corretores e imobiliárias. Aproveite e faça o teste grátis por 7 dias.

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