fbpx Skip to main content

Dicas para adotar o WhatsApp como ferramenta de atendimento em sua imobiliária

Cada vez que o WhatsApp é bloqueado ou que apresenta alguma instabilidade, conseguimos medir o quanto nos tornamos dependentes desta ferramenta de comunicação em nosso cotidiano.

Isto porque estima-se que no Brasil, mais de 120 milhões de celulares possuem o aplicativo instalado. No mundo são ao todo 1,2 bilhão de usuários. Isto significa que 1 em cada 10 usuários do WhatsApp está no país e isto já é um excelente motivo para você utilizar o app como ferramenta de atendimento em sua imobiliária.

Graças a sua praticidade, o WhatsApp é extremamente aceito para conversas de negócios e entre elas, está o agendamento de visitas, captação e intermediação de imóveis.

Com tanta gente utilizando o Whats, Zap ou seja lá como você costuma chamar o comunicador, é fato que aproveitar toda essa audiência que diariamente está manuseando o celular enquanto vê TV, trabalha estuda ou faz qualquer outra atividade.

Costumo dizer que o WhatsApp para negócio requer muito, muito trabalho. Isto porque a geração de dados e métricas não é nativa da ferramenta. Mas mesmo assim, com disciplina e dedicação, é possível fazer uma grande diferença no atendimento de sua imobiliária e impactar muitos novos clientes.

Vamos as dicas:

1- Posicione-se como uma empresa especializada

Nada de fotos de corretores ou de avatares perfil de atendimento que você irá adotar na sua imobiliária. No lugar disso coloque a sua marca. Isso facilitará o cliente a identificar o contato rapidamente como uma empresa.

Use a linha de recado, disponível no seu perfil para deixar recados importantes como por exemplo o horário de atendimento físico da sua imobiliária.

2 – Faça sempre a opção pelo bom português na comunicação

Apesar da comunicação do WhatsApp favorecer a informalidade, não caia na tentação de passar do limites do bom senso e da boa etiqueta digital.

Elabore uma lista de scripts para favorecer o pronto atendimento, principalmente as perguntas mais recorrentes em seus canais online. Seja sempre muito cordial e tome muito cuidado para não escorregar no português.
Evite mensagens de áudio (nem todo mundo gosta). Pergunte primeiro se o possível cliente prefere esta forma de contato.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

3 – Salve seus contatos corretamente

Criar uma base de contatos no WhatsApp requer as mesmas demandas da que existem no e-mail marketing. É necessário classificar, segmentar, criar listas e claro, oferecer conteúdo relevante.

Criar códigos que determinem a segmentação será muito útil para criar listas de transmissão direcionadas ao público correto por produto. Quando você abrir a sua agenda, todos os contatos aparecerão agrupados.

Ex: 1 MCMV Joao, 1 MCMV Ana, 1 MCMV Fátima

Essa dica simples facilitará muito seu trabalho na hora de criar listas de transmissão, a newsletter via Whats. Ao atingir o número máximo de 256 contatos (o máximo permitido) você como começar uma nova sequência 2 MCMV Joao, 2 MCMV Ana, etc…

Manter seus contatos organizados será fundamental para que seu WhatsApp seja uma ferramenta de atendimento efetiva.

4 – Utilize o Stories para gerar engajamento

A recente atualização do Whatsapp, conhecida como Stories pode ser uma grande aliada das suas promoções ou atividades da sua imobiliária.

Você pode utilizar este espaço para criar campanhas de engajamento e tirar proveito desta audiência. Diferente de todos os outros mecanismos do WhatsApp, o Stories é capaz de produzir métricas e será muito interessante perceber o quanto seu público está interessado na sua oferta.

Aproveite para criar posts criativos no Instagram Stories e publique os mesmos no WhatsApp. Será interessante ver a aceitação da sua audiência em cada uma das ferramentas.

5 – Cuidados Extras

Escrever um artigo com dicas sobre o WhatsApp é sempre um risco, dado as atualizações praticamente semanais do aplicativo. Mas vale a pena testar e aprimorar o atendimento de sua imobiliária com ele.

Mas tome cuidado, não tente fazer tudo isso apenas com seu smartphone. Por mais moderno que ele seja, pode ser um limitador. Felizmente, já existe a versão de WhatsApp para o desktop (whatsapp web) que facilita muito a nossa vida.

Outro cuidado importante, é salvar os contatos em sua agenda no Google ou no Outlook para mantê-los salvo quanto precisar trocar de telefone. A agenda é também muito útil quando você precisar sincronizar contatos captados e uma landing page ou equivalente.

Conhece alguma dica para utilização do WhatsApp como ferramenta de atendimento para imobiliárias e corretores? Conta pra gente nos comentários.

Um abraço

 

Deixe o seu comentário!

Comentários

Denis Levati

Profissional do mercado imobiliário com experiência na implantação e no desenvolvimento do atendimento online e na otimização de resultados de anúncios digitais.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Dicas para adotar o WhatsApp como ferramenta de atendimento em sua imobiliária"

avatar
Alexandre Santos
Visitante

como faço para instalar e começar a usar?

Tecimob
Admin

Olá Alexandre.

Você pode encontrar o aplicativo apenas para sistema Android. O download pode ser realizado acessando o Playstore. A versão para Iphone será liberado em breve.

Carlos Yamamoto
Visitante

Muito válido as informações.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE