Como saber a hora de implantar um CRM imobiliário?
Tecimob
Corretores de imóveis e gestores imobiliários estão sempre em busca de melhorar os seus serviços e se destacar no mercado. Por este motivo a procura por ferramentas que auxiliem nesse processo vem crescendo a cada dia.
O CRM imobiliário é uma das soluções que os profissionais encontraram para aumentar a sua produtividade, esta ferramenta funciona como um gerenciador do relacionamento com o cliente.
Mas além disso, pode ser utilizada como um recurso para montar estratégias de atendimento e acompanhar o cliente durante a sua trajetória de compra.
O CRM oferece muitos benefícios, os principais são a melhoria no relacionamento com os clientes e também o aumento das vendas.
Essa ferramenta de gestão se tornou fundamental para corretores e imobiliárias que desejam organizar os processos de negociação e gerenciar seus clientes e imóveis com mais facilidade.
Quem trabalha no ramo, conhece a importância que é estabelecer um vínculo com os consumidores. Mas para isso, a relação precisa ser constantemente calibrada, sempre priorizando as necessidades do cliente e a satisfação dos seus desejos enquanto consumidor.
E é nesse ponto que o CRM se torna essencial, ele irá guiar o corretor ou gestor imobiliário durante todo esse processo de construção de confiança e também na hora de prestar um atendimento personalizado e com qualidade.
Mas muitos corretores ou gestores não conseguem identificar em que momento o CRM deve ser incluído na rotina imobiliária.
Por isso neste artigo iremos descobrir quando o CRM imobiliário deve ser implementado e quais os benefícios que a ferramenta traz para o dia a dia dos corretores e das imobiliárias.
Como saber a hora de implantar um CRM imobiliário?
Para saber a hora de implantar o CRM para corretores e imobiliárias é necessário avaliar as necessidades do dia a dia e entender como essa ferramenta vai melhorar os processos imobiliários.
Para fazer isso é preciso analisar como está sendo gerenciado a carteira de clientes e como é feita a gestão dos imóveis.
Se a imobiliária ou o corretor estiverem tendo dificuldades de fazer esse gerenciamento, perdendo oportunidades de venda por falta de organização, não conseguindo acompanhar negociações e tendo problemas para administrar os imóveis, são sinais de que as coisas não estão indo bem e precisam de melhorias.
Outro exemplo de que os processos imobiliários não estão sendo bem administrados é quando o profissional não sabe mais o que está disponível para venda ou aluguel ou até mesmo está tendo problemas para encontrar a compatibilidade entre cliente e imóvel.
É preciso examinar também se o corretor de imóveis ou gestor imobiliário está tendo complicações na hora de qualificar e identificar os leads ou quais os clientes estão com potencial para fechar um negócio.
Todos esses aspectos podem ser melhorados através do CRM imobiliário, ele vai ajudar os corretores a obterem a qualificação dos leads, montar as estratégias necessárias e tomar as melhores decisões para cada caso.
Além disso, a imobiliária ou corretor precisa verificar como está a gestão dos investimentos e como estão os custos operacionais.
O CRM é um aliado também neste quesito, ele é ótimo para identificar falhas no processo de venda e no relacionamento com o cliente. Desta maneira, colabora para aumentar a produtividade e diminuir custos.
Tudo isso significa que para saber o momento certo de implantar o CRM é preciso fazer uma avaliação completa do processo imobiliário e das necessidades encontradas, a fim de reconhecer onde a ferramenta pode melhorar estes procedimentos.
Depois de avaliar esses aspectos, é preciso saber se o profissional tem condições de investir em um CRM imobiliário de qualidade que cumpra com os critérios que foram determinados em sua análise.
Em todos os casos o CRM precisa ter uma personalização do funil de vendas, aplicativo, calendário de atividades e histórico de negociações e vendas. Estes são considerados pontos essenciais na hora de escolher um bom CRM imobiliário.
Também é ideal que o CRM seja integrado com um sistema imobiliário que faça a gestão dos imóveis e que realize a associação de clientes e imóveis compatíveis.
Entendemos que a implementação de um CRM imobiliário pode parecer complexo no início. Mas escolhendo o CRM certo para o seu negócio, que seja fácil e prático de utilizar, sua rotina imobiliária terá muito mais aproveitamento e suas negociações poderão ser visualizadas com mais clareza.
Para que serve o CRM?
O CRM imobiliário serve para ajudar corretores e imobiliárias a fornecer serviços mais eficientes e personalizados para seus clientes. Também melhora a produtividade, automatiza processos, faz o gerenciamento de clientes e monitora os resultados.
Basicamente, o CRM é uma solução para as empresas que desejam gerenciar melhor seus relacionamentos com os clientes. E no caso do CRM imobiliário, ele serve para atender especificamente o mercado de imóveis. Tendo recursos pensados para os profissionais imobiliários e suas principais necessidades.
Resumidamente o CRM imobiliário oferece a corretores e imobiliárias:
- Identificação dos clientes (saber em qual etapa eles estão no funil de vendas);
- Melhora do relacionamento com clientes (saber a hora de entrar em contato e visualizar toda a negociação);
- Fidelização de clientes (montar estratégias eficientes para cada cliente);
- Automatização de processos;
- Aumento das vendas;
- Monitoramento de resultados (verificar qual etapa há mais falhas e poder gerar soluções a partir disso ou aperfeiçoar o que já está funcionando).
O que avaliar antes de contratar um CRM imobiliário:
Funcionalidades:
O primeiro ponto que deve ser avaliado antes de contratar um CRM para sua imobiliária é se as funcionalidades dele correspondem às suas necessidades.
Alguns exemplos comuns de funções que um CRM imobiliário possui: gerenciamento de leads, gestão de documentos, entre outras. Portanto avalie suas necessidades e compare com os recursos oferecidos na ferramenta.
Integração com o site:
Como citamos anteriormente, um CRM integrado a um site e sistema imobiliário é perfeito para os profissionais que desejam mais produtividade.
Com um CRM integrado a um site, você terá à sua disposição duas ferramentas poderosas de atendimento e marketing. E ainda, receberá os contatos do seu site automaticamente no CRM, sem precisar passar por um processo manual de cadastro.
Usabilidade:
Não adianta o CRM oferecer todas as funcionalidades possíveis e não ter boa usabilidade, certo? Portanto, um CRM precisa de uma interface simplificada, para que todos os usuários possam usufruir dos seus recursos sem complicações.
Suporte ao cliente:
Toda ferramenta de CRM precisa de um atendimento de qualidade e uma equipe de suporte que esteja disponível para oferecer assistência caso seja necessário.
Por isso, um dos critérios que deve ser avaliado ao contratar um CRM é se ele possui um bom suporte ao cliente, com disponibilidade, eficiente, que tenha um tempo de resposta aceitável e um atendimento satisfatório.
Segurança
Como o CRM para corretores e imobiliárias armazena centenas de informações importantes e em sua maioria confidenciais, tanto da empresa quanto dos clientes.
É fundamental que ele possua segurança, para garantir que todos os dados tenham proteção, ou seja, que respeite a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
Avaliações e comentários de usuários:
Antes de contratar qualquer serviço ou realizar a compra de um item é comum que sejam feitas pesquisas e que sejam verificadas as avaliações e comentários de outros usuários e consumidores.
Com o CRM não pode ser diferente, considere as experiências de outros usuários com o CRM que você deseja contratar. Desta forma você saberá se a plataforma é bem recomendada e quais os prós e os contras avaliados pelos seus consumidores.
Aplicativos e Plugins:
Sabemos que a rotina do corretor é intensa e qualquer recurso extra que auxilie no dia a dia é bem vindo. Assim sendo, um CRM que possua aplicativo e plugins é o ideal.
Um aplicativo com o CRM é fundamental para o profissional imobiliário, que nem sempre tem a sua disposição um computador. Então ter um app para corretores e imobiliárias disponível a qualquer momento é excelente.
A mesma coisa podemos dizer dos plugins (ou extensões), eles são considerados recursos adicionais para a ferramenta principal. Que pode ser o CRM, o site, sistema imobiliário, etc…
O Tecimob, por exemplo, possui um plugin de CRM para o WhatsApp Web. O corretor pode registrar atendimentos, compartilhar imóveis, criar respostas padronizadas e muito mais.
Estes são apenas alguns dos critérios que devem ser avaliados na hora de escolher o melhor CRM para sua imobiliária.
Agora, se você considera que está na hora de implantar um CRM imobiliário no seu negócio, leia nosso artigo: Como implementar um CRM na imobiliária? – Blog Tecimob