Porque você precisa usar Whatsapp para vender imóveis

Depois de ser comprado pelo Facebook ainda no começo de 2014 por um montante de mais de 20 bilhões de dólares, o Whatsapp — ou “zap zap”, para os íntimos — acabou virando notícia no mundo todo. E com os olhos da mídia voltados para o aplicativo — que conta com uma base de mais de meio bilhão de usuários ao redor do globo —, era questão de tempo até aparecer a pergunta: como ganhar dinheiro com esse programinha? Pois enquanto Mark Zuckerberg não descobre, alguns corretores já experimentam formas de lucrar ao usar Whatsapp para vender imóveis.

Realizando uma conexão direta e imediata com o usuário, o aplicativo pode ser uma saída prática e eficiente para alavancar vendas e tirar algumas dúvidas dos clientes. Porém, antes de qualquer coisa, o corretor que decidir usar a ferramenta em seu dia a dia precisa escolher qual vai ser a sua função ao utilizá-la e pensar em como tomar cuidado com essa aproximação virtual com o comprador.

Para ajudar com isso, vamos dar algumas dicas por aqui.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Verifique com o cliente se você pode adicioná-lo.

Ultimamente, aplicativos de táxi e até empresas de TV a cabo começaram a ter problemas com atendentes que andaram adicionando — e até abordando — clientes no Whatsapp sem autorização. No entanto, evitar esse tipo de dor de cabeça é bem fácil: basta perguntar antes para a pessoa se você pode entrar em contato por meio dessa plataforma. O combinado nunca sai caro.

Escolha uma das formas de se usar o Whatsapp para vender imóveis.

Mais do que um sistema de troca de mensagens, esse programa é uma espécie de rede social na qual você pode compartilhar vídeos, mensagens e áudio com a pessoa do outro lado da tela. Por causa dessas diferentes funções, o Whatsapp pode servir também para diferentes aplicações na hora de vender um imóvel. Aqui vão algumas delas:

Canal de informação

Mais de 120 milhões de brasileiros usam o Whatsapp em seus smartphones diariamente. Pensando nisso, aproveite os horários de pico para disparar suas mensagens (entre 10 da manhã e meio dia e entre as 2 e as 5 da tarde). Dessa forma, você utiliza o lado imediatista da ferramenta.

Vale dizer que, caso você vá disparar links do seu site por ali, é melhor que ele seja responsivo e rode em pequenas telas, afinal, é através delas que os usuários irão acessar o conteúdo - fica a dica: todos os sites feitos com o Tecimob são responsivos.

Atendimento ao cliente

Tal como um serviço de SAC, o Whatsapp pode servir para tirar as dúvidas dos clientes em tempo real — ajudando até a desafogar um pouco o volume de atendimentos por telefone e e-mail.

Promoções

Criar imagens, vídeos e áudios promocionais para o aplicativo pode ser uma ótima pedida, e depois de ser disparado em um grupo, nada impede que o arquivo saia dali e viralize para outras pessoas.

Aproveite a versão web do aplicativo.

Tem dificuldades em digitar no tecladinho do celular? Não tem problema! Desde o começo de 2015, o Whatsapp também tem uma versão para computadores (que funciona como uma extensão do navegador Google Chrome).

Usando essa versão do aplicativo você pode criar todas as mensagens usando teclado e mouse e ainda desafogar o limite de dados do 3G, deixando o envio de fotos e vídeos por conta de sua internet convencional. Para fazer um teste na versão web do programinha basta acessar o link.

Vale lembrar ainda que se você vai compartilhar links para o seu site pelo Whatsapp, é fundamental que a sua página seja responsiva, afinal, mesmo que você prefira mandar os links pelo desktop, é bem provável que seu público use o smartphone para acessá-los, e aí se o site não funcionar na telinha eles não vão querer passar muito tempo lá.

Listas de transmissão

Diferente dos grupos, quando você envia uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem normalmente na tela de conversas, e terão a impressão que você mandou a mensagem só pra ele. Quando seus contatos responderem esta mensagem, ela será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da lista, esta é a grande diferença, não use grupos para conectar-se com clientes. É interessante você criar várias listas de transmissão baseada no perfil de imóveis, por exemplo, lista para Minha Casa Minha Vida e listas Imóveis de Luxo, ou ainda listas mais simples, como para quem procura apartamentos, terrenos, etc. Apenas os contatos que possuem o seu número adicionado no telefone receberão a sua mensagem de transmissão.

Gostou das dicas?  Você já usa Whatsapp para corretores? Conte para gente deixando o seu comentário!