Como usar o WhatsApp para vender imóveis na sua imobiliária.

Tecimob
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Não é novidade para ninguém que a internet mudou a forma de vender imóveis e a comunicação com os clientes. 

Além disso, a tecnologia trouxe excelentes ferramentas que auxiliam no atendimento imobiliário, uma delas é o WhatsApp.

O aplicativo de mensagens instantâneas permite a aproximação de pessoas e principalmente, facilita o contato com clientes, ajudando na prestação de serviço e agilizando negociações.

Porém é muito importante que saibamos usar o WhatsApp de forma correta para que não haja mal entendidos e nem se perca clientes por causa dele. 

Neste artigo mostraremos o que é o WhatsApp Business e como ele pode ajudá-lo na sua imobiliária!

Diferença entre WhatsApp Comum e WhatsApp Business

Para começar, é importante que você entenda as diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business. 

O WhatsApp Business é feito para pequenas e médias empresas, e possui recursos extras em relação ao aplicativo padrão. 

Como uma conta executiva ele possui diversas facilidades que podem e devem ser exploradas pelas imobiliárias para manter o contato com novos clientes, locatário e proprietários de imóveis, veja alguns diferenciais:

Mensagens rápidas:

Com elas você pode criar um texto padrão para iniciar o seu atendimento ou que apresente a empresa em um primeiro momento. 

Além disso, você pode usar quando estiver ausente, assim o cliente saberá que você não pode responder no momento e que, assim que puder, responderá.

Perfil:

Uma ferramenta importante que deve ser feita com cuidado. Na versão Business você pode criar um perfil da sua empresa, como uma espécie de cartão de visitas. 

Nele você pode informar endereço, link do seu site para imobiliária, e-mail e horário de funcionamento. Preste atenção na hora de atualizar as informações e mantenha seu cliente com as informações corretas da sua imobiliária.

Métricas:

Talvez uma das maiores vantagens da versão Business. Você poderá acompanhar seus números com maior facilidade, o recurso ainda é básico mas pode te dar uma boa visão de como as suas mensagens são vistas. 

Nele você consegue visualizar qual mensagem teve maior alcance, número de mensagens enviadas e quais foram de fato abertas e lidas. Essa ferramenta é ótima se você quer traçar estratégias de marketing.

Etiquetas:

Outra função prática e que ajuda na organização das suas conversas. As etiquetas permitem que você separe as conversas por assuntos, ajudando na hora de encontrar a conversa que deseja. 

Você pode separar por: novos clientes, negociações, inquilinos e proprietários, por exemplo.

É preciso se adaptar 

Obviamente o aplicativo não substitui o atendimento presencial, porém é uma mão na roda para sanar dúvidas, mas cuidado para não cometer excessos.

Entenda que adotar métodos de atendimento através da tecnologia é fundamental para se manter próximo ao seu cliente, porém é preciso ter cuidado. 

O responsável pelo atendimento via WhatsApp precisa estar ciente de todas as negociações, ter uma boa gramática e lembrar que, apesar de estar na internet, ele precisa manter um padrão elevado no atendimento profissional.

Além disso, jamais se porte de maneira inconveniente, mande mensagem apenas quando necessário e, principalmente, quando autorizado pelo cliente. 

Não fique toda hora mandando propaganda de imóveis que podem não ser do perfil do seu cliente. Entenda que o WhatsApp deve ser usado como forma de atendimento e não como importunação.

Um bom atendimento é feito com responsabilidade e muito jogo de cintura!

Porque você deve adotar o WhatsApp Business em sua imobiliária

WhatsApp Business na imobiliária

Desenvolvido para melhorar o atendimento ao cliente de pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business possui recursos interessantes para imobiliárias de pequeno e médio porte. 

Ao utilizar essa ferramenta de comunicação, as imobiliárias têm um ganho imediato em sua produtividade.

Veja alguns motivos para você adotá-lo imediatamente na rotina da sua imobiliária:

O Aplicativo foi desenvolvido para empresas como a sua imobiliária

É importante deixar claro que a utilização do WhatsApp Business não altera em nada a experiência do cliente na sua empresa. Ele continuará interagindo pela versão normal do aplicativo.

Você deverá fazer a instalação do WhatsApp Business e começar a configuração. E é justamente na configuração inicial que começam os diferenciais para sua imobiliária.

A partir de agora, sua empresa terá um perfil profissional, será sinalizada como comercial, o que permitirá mais segurança para seus clientes, já que a conta da empresa é verificada e ganha o status de canal oficial.

Informações adicionais deverão ser preenchidas. Como a descrição do negócio, horário de atendimento, e-mail, endereço e site imobiliário oficial. Elas serão vistas pelos seus clientes ao visualizar o perfil de sua imobiliária.

Outro fator que demonstra o quanto o WhatsApp Business é destinado a pequenas e médias empresas, é que ele permite esta mesma personalização para empreendedores individuais, o que é ideal para corretores de imóveis autônomos também.

Seus clientes estão esperando por este canal de atendimento

O WhatsApp Business é também uma oportunidade de alinhar com seus clientes, as expectativas com relação aos canais de atendimento.

A maioria das pessoas prefere se comunicar através desse aplicativo, ao contrário de alguns anos atrás que a melhor forma de contato era através de ligações ou e-mails, hoje, o WhatsApp se tornou a principal forma de comunicação.

Porém se tratando de imobiliárias, sabemos que não é fácil fazer a gestão de tantos contatos que chegam através do WhatsApp.

Por isso, muitas empresas buscam ferramentas que complementam esse atendimento e ajudam na gestão de clientes, como um CRM imobiliário, por exemplo.

Permite maior personalização e agilidade no seu atendimento

É possível conseguir ótimos resultados com o atendimento ao cliente via WhatsApp, utilizando scripts com perguntas mais frequentes sobre imóveis em lançamento ou destaques em anúncios, por exemplo.

Para ganhar agilidade, você também pode utilizar a versão Web do aplicativo, para poder fazer todo esse processo no computador. 

É válido lembrar que o CRM imobiliário Tecimob possui um plugin de atendimento para o WhatsApp Web, o que facilita e muito os atendimentos, já que ao iniciar o contato, o lead já é adicionado ao CRM.

Outro ponto que vale destacar é que o site para imobiliária Tecimob também conta com botão de WhatsApp no próprio site, o que facilita o contato entre cliente e imobiliária.

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Então, neste sentido, a agilidade e personalização, é um dos principais motivos para você adotar o WhatsApp Business. 

Ele possui a possibilidade de personalizar respostas rápidas e automáticas para perguntas frequentes.

Também possibilita avisos automáticos para serem utilizados, por exemplo nos horários em que sua imobiliária esteja fechada ou quando simplesmente não é possível atender imediatamente.

Adicionar etiquetas às conversas é também um recurso útil tanto para criar segmentações, como para fazer o gerenciamento posterior ou o envio de listas de transmissão mais efetivas.

Fornece estatísticas 

Como citamos, o WhatsApp Business possui a capacidade de gerar estatísticas. E elas permitem que você saiba quantas mensagens sua empresa enviou, quantas foram entregues, quantas foram lidas e as que foram recebidas.

Esta capacidade de gerar dados estatísticos, aliada a segmentação por etiquetas, farão com que suas mensagens em grupo sejam muito mais completas! 

Imagine enviar pelo WhatsApp o convite para a abertura de um decorado, e nele inserir a localização, apenas para seus contatos com real interesse.

Facilidade de compartilhamento de documentos, imagens, vídeos etc…

Um dos grandes diferenciais do WhatsApp é a possibilidade de compartilhamento de diversos tipos de conteúdos, além das mensagens, você pode enviar áudios, vídeos, fotos, documentos, contatos e até fazer enquetes e criar listas de transmissão. 

Outra novidade são os canais de transmissão do WhatsApp, onde você pode criar um canal e as pessoas podem seguir, nele só você poderá enviar mensagens, e os seguidores poderão reagir, é uma boa opção para divulgar imóveis, novos empreendimentos e artigos do seu blog imobiliário.

E, claro, se você possui um site para imobiliária e deseja compartilhar seus imóveis, também é possível compartilhá-los diretamente com o WhatsApp.

Como usar WhatsApp para vender imóveis na sua imobiliária

Como usar o WhatsApp para vender imóveis na imobiliária

As imobiliárias podem aproveitar o WhatsApp como uma ferramenta eficaz para vender imóveis, pois o aplicativo oferece uma plataforma de interação rápida e direta com os clientes. Aqui estão algumas estratégias que as imobiliárias podem adotar para usar o WhatsApp para vender imóveis:

Verifique com o cliente se você pode adicioná-lo

Antes de qualquer coisa, você deve saber se o cliente deseja ser contactado pelo WhatsApp, afinal, se o seu contato estiver sendo inconveniente para o cliente, as chances da negociação falhar serão grandes. 

Então basta perguntar antes para a pessoa se você pode entrar em contato por meio dessa plataforma. O combinado nunca sai caro.

Crie uma lista de contatos segmentada

Comece construindo uma lista de contatos de clientes interessados em imóveis. Você pode coletar esses contatos por meio de eventos, campanhas de marketing, site da imobiliária e outras fontes. 

Faça a divulgação de novos imóveis

Envie mensagens para sua lista de contatos sempre que novos imóveis estiverem disponíveis no seu site para imobiliária. Use fotos de alta qualidade, descrições detalhadas e informações relevantes, como tamanho, localização, preço e características especiais do imóvel nas suas mensagens.

Tours Virtuais

Ofereça aos clientes a oportunidade de fazer tours virtuais dos imóveis por meio de fotos, vídeos ou até mesmo chamadas de vídeo pelo WhatsApp. 

Isso permite que os interessados tenham uma visão mais clara do imóvel sem a necessidade de visitas presenciais.

Respostas Rápidas a Perguntas

Esteja preparado para responder prontamente às perguntas dos clientes sobre os imóveis. O WhatsApp oferece a conveniência de comunicação em tempo real, então esteja disponível para esclarecer dúvidas sobre detalhes dos imóveis, preços, condições, entre outros.

Automatização de Respostas 

Use recursos de mensagens automáticas para responder a perguntas frequentes. Você pode configurar mensagens automáticas para informar sobre horários de atendimento, procedimentos de compra, documentação necessária para venda de imóveis, etc.

Agendamento de Visitas

Facilite o agendamento de visitas aos imóveis por meio do WhatsApp. Os clientes podem expressar seu interesse e você pode coordenar datas e horários convenientes para as visitas.

Feedback Pós-Visita

Após as visitas, solicite feedback aos clientes por meio do WhatsApp. Isso ajuda a entender melhor suas preferências e necessidades, permitindo ajustar suas recomendações.

Também conte com um CRM imobiliário e adicione as informações dos clientes para fazer um atendimento personalizado.

Histórico de Conversas 

O WhatsApp mantém um histórico de conversas, o que é útil para referência futura. Isso pode ser útil para lembrar detalhes discutidos, preferências dos clientes e outras informações relevantes.

E além do WhatsApp, o ideal é que você possua um CRM imobiliário que também tenha um histórico de interações. 

Divulgação de Promoções Especiais 

Se a imobiliária tiver promoções especiais ou descontos, o WhatsApp pode ser uma ótima maneira de informar os clientes sobre essas oportunidades. 

Crie artes, vídeos e áudios promocionais para o aplicativo, dispare em grupos específicos e estimule o compartilhamento das suas promoções. 

Atendimento Personalizado

Como mencionamos, você pode utilizar o WhatsApp para prestar um atendimento mais personalizado e assim construir relacionamentos mais próximos com os clientes. Lembre-se de datas importantes, interesses e preferências, mostrando que você valoriza a relação.

Utilize o WhatsApp como canal de informação

Milhares de brasileiros usam o WhatsApp em seus smartphones diariamente. Pensando nisso, aproveite os horários de pico para disparar suas mensagens (entre 10 da manhã e meio dia e entre as 2 e as 5 da tarde). Dessa forma, você utiliza o lado imediatista da ferramenta.

Vale dizer que, caso você vá disparar links do seu site imobiliário por ali, é melhor que ele seja responsivo e rode em pequenas telas, afinal, é através delas que os usuários irão acessar o conteúdo.

Fica a dica: todos os sites para imobiliárias feitos com o Tecimob são responsivos.

Atendimento ao cliente (SAC)

Além de oferecer o atendimento personalizado, o WhatsApp também pode ser utilizado como um serviço de SAC, para tirar as dúvidas dos clientes em tempo real, ajudando até a desafogar um pouco o volume de atendimentos por telefone e e-mail.

Aproveite a versão Web do WhatsApp

Tem dificuldades em digitar no tecladinho do celular? Não tem problema! O WhatsApp também tem uma versão para computadores.

Usando essa versão do aplicativo você pode criar todas as mensagens usando teclado e mouse e ainda desafogar o limite de dados, deixando o envio de fotos e vídeos por conta de sua internet convencional. 

Vale lembrar ainda que se você vai compartilhar links para o seu site imobiliário pelo WhatsApp, é fundamental que a sua página seja responsiva, como já mencionamos. 

Listas de transmissão

Diferente dos grupos, quando você envia uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem normalmente na tela de conversas, e terão a impressão que você mandou a mensagem só pra ele. 

Quando seus contatos responderem esta mensagem, ela será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da lista.

É interessante você criar várias listas de transmissão baseada no perfil de imóveis, por exemplo, lista para Minha Casa Minha Vida e listas Imóveis de Luxo, ou ainda listas mais simples, como para quem procura apartamentos, terrenos, etc. 

Apenas os contatos que possuem o seu número adicionado no telefone receberão a sua mensagem de transmissão.

Lembre-se de respeitar as diretrizes de privacidade e consentimento ao usar o WhatsApp para fins de marketing. Evite enviar mensagens em excesso e garanta que os clientes tenham a opção de sair da lista de contatos a qualquer momento.

Dicas para usar o WhatsApp no atendimento da sua imobiliária

WhatsApp no atendimento da imobiliária

1. Posicione-se como uma empresa especializada

Coloque a sua marca na foto de perfil da sua imobiliária no WhatsApp. Isso facilitará o cliente a identificar o contato rapidamente como uma empresa.

Use a linha de recado, disponível no seu perfil para deixar recados importantes como por exemplo o horário de atendimento físico da sua imobiliária.

2. Faça sempre a opção pelo bom português na comunicação

Apesar da comunicação do WhatsApp favorecer a informalidade, não caia na tentação de passar dos limites do bom senso e da boa etiqueta digital.

Elabore uma lista de scripts para favorecer o pronto atendimento, principalmente as perguntas mais recorrentes em seus canais online. Seja sempre muito cordial e tome muito cuidado para não escorregar no português.

Evite mensagens de áudio (nem todo mundo gosta). Pergunte primeiro se o possível cliente prefere esta forma de contato.

3. Salve seus contatos corretamente

Para criar uma base de contatos no WhatsApp é necessário classificar, segmentar, criar listas e claro, oferecer conteúdo relevante.

Criar códigos que determinem a segmentação será muito útil para criar listas de transmissão direcionadas ao público correto por imóvel ou serviço. Quando você abrir a sua agenda, todos os contatos estarão agrupados.

Essa dica simples facilitará muito seu trabalho na hora de criar listas de transmissão e newsletter via Whats. 

Manter seus contatos organizados será fundamental para que seu WhatsApp seja uma ferramenta de atendimento efetiva.

4. Utilize o Status para gerar engajamento

O Status pode ser um grande aliado das suas promoções ou atividades da sua imobiliária.

Você pode utilizar este espaço para criar campanhas de engajamento e tirar proveito desta audiência. 

Diferente de todos os outros mecanismos do WhatsApp, o Status é capaz de produzir métricas e será muito interessante perceber o quanto seu público está interessado na sua oferta.

Aproveite para criar posts criativos no Instagram Stories e publique os mesmos no WhatsApp. Será interessante ver a aceitação da sua audiência em cada uma das ferramentas.

5. Utilize o WhatsApp para criar vínculo com seu cliente

Agora que você já sabe de algumas dicas de como se comunicar com o seu cliente através do Whatsapp, precisa saber também a importância de criar um vínculo com o seu cliente.

O Whatsapp é uma ferramenta de venda, então assim como em um funil de vendas, você precisa trabalhar etapas da jornada do consumidor. Aproximando o consumidor e instigando ele a se interessar sobre o que você tem a oferecer.

Assista o vídeo de  como criar vínculo, se aproximando do seu cliente de forma sútil sem invadir o espaço dele.

6. Cuidados Extras

Escrever um artigo com dicas sobre o WhatsApp é sempre um risco, dado as atualizações constantes. Mas vale a pena testar e aprimorar o atendimento de sua imobiliária com ele.

Felizmente, também existe a versão de WhatsApp para o desktop (WhatsApp Web) que facilita muito a rotina imobiliária.

Outro cuidado importante, é salvar os contatos em sua agenda no Google e no seu CRM Imobiliário. 

A agenda neste caso é muito útil quando você precisar sincronizar contatos captados e uma landing page ou equivalente.

E o CRM imobiliário irá te auxiliar não só na gestão de contatos, mas a gerenciar clientes e imóveis e prestar um atendimento mais eficiente.

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