Imagem do Header da Postagem

[Vídeo] É possível vender imóveis com alienação fiduciária?

Realizar a venda de um imóvel, sem dúvida alguma, precisa de atenção total em todas as formatações que esse tipo de negociação pode assumir. Uma das maneiras mais comuns de adquirir um imóvel é por meio de financiamento. Mas, e se esse o imóvel que o cliente gostou já estiver financiado? Este é o caso dos imóveis com alienação fiduciária.

Continue lendo este artigo e saiba mais.

O que é alienação fiduciária?

Imagine que você encontrou o imóvel perfeito para o seu cliente e ele está disposto a pagar o preço apresentado na proposta, mas há um pequeno problema: o imóvel já está financiado pelo vendedor.

Nesse caso é preciso ter calma, aliás, há alternativas que podem ser oferecidas pela própria instituição financeira para a quitação deste financiamento, independentemente da forma proposta pelo novo comprador.

Quando um imóvel é financiado, há um ônus real, chamado de alienação fiduciária, cujo credor é o banco financiador. E como a maioria de vocês já sabe, um imóvel só pode ser vendido por aquele que detém o seu direito de propriedade.

Sendo assim, a alienação fiduciária é o contrato firmado entre consumidores e instituições financeiras que concedem financiamentos nas compras. Enquanto a dívida não é quitada, o comprador fica com a posse do bem, que, por sua vez, permanece como garantia de pagamento.

Se o devedor não honrar com o débito, o imóvel alienado poderá sofrer ação de busca e apreensão.

Para entender melhor como prosseguir nesses casos, confira o vídeo abaixo de um dos nossos especialistas:

Gostou do vídeo? Deixe um comentário e não deixe de curtir e compartilhar esse conteúdo com seus colegas corretores! Visite nosso canal do Youtube e confira ainda mais conteúdo rico para você do mercado imobiliário.

É possível vender um bem alienado?

Sim, é possível vender um bem alienado, porém é necessário se assegurar de que todo o processo será realizado de maneira correta para que, tanto ocomprador quanto o vendedor saiam com respaldos jurídicos e com o conhecimento do que é a alienação fiduciária.

Logo, é importante que todas as documentações sejam preenchidas para a transferência.

E se você gostou deste artigo, confira também as principais informações de leilões de imóveis e mais artigos como este aqui no Blog Tecimob!