Entenda Como Funciona O Cartório De Registro De Imóveis
Tecimob
Qualquer corretor autônomo ou imobiliária precisa saber como funciona o cartório de registro de imóveis para cumprir com os processos corretamente e orientar os seus clientes nessa etapa.
Para ajudar você, reunimos as informações mais importantes sobre o assunto. Confira!
Qual a função de um cartório de registro de imóveis?
O cartório de registro de imóveis é responsável por realizar, de maneira segura, o arquivamento de documentos e informações completas sobre determinada propriedade.
Assim, sempre que as pessoas precisarem de informações sobre os imóveis, elas terão todo o histórico em um único lugar e de uma fonte confiável.
Além disso, o registro de matrícula – documento que registra todos os eventos e mudanças ocorridas em torno daquela posse – é feito nessa instituição, sendo ele o documento mais importante para comprovar juridicamente quem é o dono do imóvel.
É também nesse local que ocorre todo o registro de compra e venda, com a escritura de imóvel lavrada no cartório de notas. Por fim, fica sob responsabilidade do cartório, a documentação de taxas e possíveis impostos, além de alterações que a matrícula venha a sofrer.
É necessário que, sempre que houver qualquer ação – por exemplo, uma compra ou venda – que produza efeito jurídico, ela seja apontada no Livro de Registro de Imóveis do cartório.
Como funciona o cartório de registro de imóveis?
Quando acaba a fase de busca por um imóvel e o cliente encontra o que realmente queria, chega o momento de formalizar as negociações de compra e venda firmado quem é o dono daquela propriedade. É nesse momento que o cartório de imóveis entra nas negociações.
O registro precisa ser realizado no cartório em que o imóvel está localizado, sendo apenas fiscalizado pelo Poder Judiciário. Após conseguir todas as certidões necessárias, é preciso lavrar a escritura de compra e venda em cartório de notas e realizar a transmissão da matrícula do imóvel. Todo esse processo deve ser realizado no próprio cartório com antecedência.
Além disso, as despesas para o registro de imóveis são arcadas pela parte compradora no ato da entrada do documento a ser registrado.
A necessidade do registro em cartório para compradores e vendedores
Para os corretores independentes e as imobiliárias, garantir que a transação do imóvel seja completa e segura gera maior confiança para seu trabalho, ganhando credibilidade perante aos clientes.
Com o imóvel registrado e toda a documentação encaminhada, os direitos de posse e propriedade serão finalmente do comprador.
Agora que você já viu as informações mais relevantes sobre o cartório de registro de imóveis, confira também como é feita a escritura de imóvel e o contrato de compra e venda!