Principais tendências para o mercado imobiliário em 2024

Tecimob
Updated on

O mercado imobiliário tem papel importante para a economia e para a sociedade, além de abranger diversos profissionais e influenciar investimentos, empregos e estabilidade financeira.

Porém, mesmo sendo mais estável se comparado a outros mercados, o ramo de imóveis também costuma ter suas mudanças e tendências e também está em constante evolução. 

Ele também é influenciado por diversos fatores, econômicos, sociais e tecnológicos. 

Muitos corretores de imóveis, imobiliárias e investidores querem se antecipar para poder se preparar para as principais mudanças que ocorrerão no setor. 

E com a proximidade de um novo ano, é fundamental estar atento às principais tendências e saber o que irá impactar o mercado imobiliário, a fim de ter mais sucesso neste ramo. 

Por isso, neste artigo, reunimos as principais tendências para 2024.

Confira:

Crédito Imobiliário

mercado imobiliário 2024

Atualmente, o mercado imobiliário já está em uma situação bem positiva. Segundo especialistas, 2024 será um bom ano para financiamentos imobiliários. Com a melhora da economia, as concessões de crédito irão aumentar. 

Um dos indicativos é a sanção do Marco Legal das Garantias, que deve estimular o setor no próximo ano. Através dessas mudanças, a tendência é que o crédito imobiliário tenha crescimento, principalmente o crédito com garantia de imóvel.

Imobiliárias e corretores de imóveis podem aproveitar essa tendência, investindo em marketing digital, diversificando o portfólio de imóveis e serviços e também investindo em treinamento de equipe, para facilitar processos e informar o cliente sobre as diversas oportunidades de crédito imobiliário

Aumento de verbas para a compra do primeiro imóvel

O Governo Federal vem investindo em verbas para moradia, para 2024, o orçamento será de 10 bilhões, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin. 

Em 2023 também houveram várias mudanças no programa habitacional Minha Casa Minha Vida, como o restabelecimento da Faixa 1. Com todas essas mudanças positivas, a tendência é que as pessoas queiram investir no seu primeiro imóvel. 

Este movimento também influenciará no crescimento do mercado imobiliário em 2024, impulsionando as vendas de corretores de imóveis e imobiliárias. 

Então, o ideal é que os profissionais imobiliários busquem fazer parcerias com incorporadoras e construtoras, focando em imóveis na planta e em projetos que estão iniciando. Afinal estes imóveis possuem um melhor custo-benefício, o que facilita a venda. 

Taxa Selic

Mesmo que atualmente a taxa Selic se encontre em uma porcentagem alta, a tendência para 2024 é que ela tenha uma queda, segundo especialistas.

E como ela é determinante para designar as taxas de juros praticadas no mercado imobiliário, ela tem grande influência no financiamento de imóveis.

Sendo assim, quanto mais baixa a porcentagem da taxa Selic, menores serão os juros e melhores serão as condições para a movimentação de crédito. 

O corretor de imóveis e o gestor imobiliário devem ficar atentos às mudanças na taxa Selic para aproveitar oportunidades e fechar mais negócios. 

Imóveis de médio e alto padrão serão tendência para 2024

imóveis alto padrão 2024

Com a melhora da economia brasileira, o nicho de imóveis de médio e alto padrão ganham destaque. De acordo com especialistas, há um aumento considerável da venda destes novos imóveis.

A dica é que corretores de imóveis e imobiliárias busquem adicionar estes tipos de imóveis em seu portfólio, para melhor atender a demanda. 

Mas lembre-se, para atingir este nicho, é necessário preparo, como um posicionamento de marca que corresponda com o público-alvo, investimento em treinamentos para os corretores de imóveis, para que eles possam oferecer um atendimento mais personalizado. 

Foque em entregar valores como sofisticação, elegância e exclusividade, para que os clientes tenham uma experiência única. 

Venda de imóveis para investidores

De acordo com os indicadores que citamos anteriormente, o mercado imobiliário se torna uma boa opção para quem quer investir. Então em 2024 será um ano positivo para os investidores do setor. 

A tendência é que haja bons rendimentos, principalmente em aluguéis. As imobiliárias e corretores de imóveis podem aproveitar essa demanda através de vendas de pré-lançamento de imóveis, imóveis prontos, imóveis comerciais, rurais, etc…

Site, CRM e aplicativo imobiliário. Tudo para facilitar seu dia à dia e te ajudar a focar no que realmente importa: Vender mais! Teste Grátis.

Outras possíveis tendências para 2024:

Visitas virtuais

O uso da realidade virtual tende a aumentar no ano de 2024, assim como blockchain para transações mais seguras, e uso de inteligência artificial em diversos processos imobiliários. 

Sustentabilidade

A preocupação ambiental tem influenciado as escolhas dos consumidores. Imóveis com eficiência energética, materiais sustentáveis e certificações ambientais podem ter uma demanda maior.

Espaços de trabalho flexíveis: 

A tendência de trabalho remoto e flexível pode alterar a procura por espaços comerciais e residenciais. Os espaços adaptáveis que permitem diferentes configurações serão mais valorizados.

Cidades inteligentes e conectadas: 

A demanda por imóveis em áreas urbanas que ofereçam infraestrutura inteligente, como conectividade 5G, sistemas de transporte eficientes e serviços urbanos integrados, pode crescer.

Aumento da personalização: 

A busca por imóveis que atendam às necessidades individuais dos compradores continuará a crescer, impulsionando o mercado para imóveis adaptáveis e personalizáveis.

Investimento imobiliário digital: 

A tokenização de ativos imobiliários através da blockchain pode democratizar o acesso ao investimento imobiliário, permitindo que mais pessoas invistam em propriedades de forma fracionada.

Reformulação dos espaços comerciais: 

A evolução do varejo e das experiências de compra online pode exigir uma reformulação dos espaços comerciais, com um foco maior na experiência do cliente e em abordagens centradas no cliente que integra todos os canais.

Habitação multifuncional: 

A demanda por espaços multifuncionais, como residências com áreas para home office ou instalações de coworking integradas, pode crescer à medida que o trabalho remoto se torna mais comum.

Dicas para ter sucesso no mercado imobiliário em 2024

Tendências mercado imobiliário 2024

Estude o seu público-alvo:

Como você pode ver, haverá bastante oportunidade no mercado imobiliário em 2024, mas não é interessante tentar abranger todos os públicos,  o ideal é que você encontre um nicho e se especialize, conhecendo a fundo o seu público-alvo e investindo em um marketing mais direcionado e em um atendimento personalizado.

Invista em posicionamento de marca e marketing digital

Assim como escolher seu público ideal, você também deve investir em sua marca imobiliária e em seu posicionamento, estes itens devem corresponder ao seu público e aos seus objetivos. Estes são alguns pontos iniciais para quem quer adquirir relevância no mercado imobiliário. 

Invista em um site imobiliário

Para atender a diversas demandas e aumentar a sua visibilidade no mercado imobiliário, é fundamental que você possua um site para imobiliária e corretores de imóveis. 

Ele será um dos pilares para um bom marketing digital imobiliário, divulgará seus imóveis e serviços e ajudará a construir sua autoridade no ramo de imóveis. 

Ofereça um atendimento personalizado com um CRM imobiliário

Como podemos ver, a personalização do atendimento será uma peça chave para quem deseja ter mais sucesso no mercado imobiliário em 2024. 

As tendências indicam que os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam por experiências únicas além do bom atendimento.

Para poder oferecer isso, o ideal é que o corretor de imóveis ou imobiliária invista em um CRM imobiliário, ele dará uma visão ampla das negociações, funil de vendas e perfil do cliente. 

O CRM imobiliário Tecimob também oferece outros benefícios como relatórios, plugin de atendimento para WhatsApp Web e aviso de compatibilidade entre cliente e imóvel. 

Conheça o site, sistema, aplicativo e CRM imobiliário Tecimob, aproveite e faça um teste grátis por 7 dias. 

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.