5 dicas para melhorar o desempenho na estratégia digital de sua imobiliária
Tecimob
Ao decidir utilizar a internet e o marketing digital como principal forma de prospecção e atendimento a clientes para sua imobiliária, muitos corretores ou gestores imobiliários, ficam chateados por não conseguir resultados suficientes para gerar vendas.
Esta insatisfação acontece porque, por mais que se tente inovar, ser pioneiro em diversas tecnologias e destinar toda sua verba de marketing para os canais de mídia online, pequenos cuidados não são tomados no seu dia a dia, comprometendo o resultado no final do processo.
Compartilho neste post 5 dicas que que podem fazer parte do seu dia a dia e fazer o seu seu negócio imobiliário de decolar de vez.
1. Faça uma avaliação coerente do estágio de desenvolvimento de sua imobiliária
Por mais que você tenha consciência dos benefícios da utilização da internet e de ferramentas digitais para melhorar a sua performance e de sua equipe, de nada vai adiantar você comprar um drone para oferecer imagens aéreas de sua carteira de imóveis ou um aplicar um lindo e caro tour virtual se você não possui processos de gestão imobiliária básicos e bem estabelecidos. E por processos básicos estou dizendo desde a maneira como seus imóveis estão cadastrados no seu CRM imobiliário até a utilização do e-mail corporativo por parte do time de vendas.
Não tenha vergonha de auto-avaliar seu negócio e de rever etapas antes de investir em uma tecnologia que ainda não é a mais adequada ao seu estágio de desenvolvimento. Isso vai poupar um bom dinheiro e evitará frustrações também.
2. Invista na organização das informações básicas de sua carteira
Se você olhou para dentro do seu negócio e corajosamente descobriu qual o estágio de desenvolvimento de sua empresa, provavelmente descobriu seu ponto mais fraco. Pode ser sua maneira de escrever anúncios, a qualidade das fotos, a utilização do seu sistema imobiliário no qual você investiu um bom dinheiro para implantar mas sua equipe não utiliza quase nada dos recursos.
Seja qual for o seu ponto fraco, invista tempo e se necessário dinheiro no desenvolvimento de pontos básicos de sua estratégia digital. Costumo dizer que investir na estrutura básica de uma imobiliária é como criar o alicerce para uma sólida construção. Sem ele é melhor nem começar ou se necessário, começar de novo para garantir resultados de qualidade em médio e longo prazo.
3. Estabeleça metas claras e objetivas para seu site
É preciso dedicação e empenho para que um site tenha visibilidade crescente e possa gerar cada vez mais novos pedidos de ‘mais informações’ sobre sua carteira de imóveis. Essa responsabilidade não pode ser apenas da agência ou do desenvolvedor contratado. É você, gestor, quem precisará tomar as rédeas e entender quais as principais métricas que deverão ser acompanhadas.
Estabeleça metas claras e objetivas de acompanhamento, como o crescimento mensal do número de acessos, a quantidade de contatos gerados e canais de origem de tráfego. São simples de acompanhar e permitem que você entenda melhor, entre outras coisas, sua capacidade de conversão.
4. Amplie as habilidades da sua equipe de corretores
Todo o investimento que você dedicou na criação de canais digitais tem um objetivo: aumentar a possibilidade de vendas de sua equipe de corretores. Mas esse empenho será em vão se o seu time não entender ou não ficar sabendo de cada nova ferramenta ou canal implantados. Por isso inclua treinamentos e bate-papos sobre cada um dos canais implementados, faça isso com o objetivo de incentivar a criação de uma cultura digital na sua empresa e também como forma de ampliar as habilidades de sua equipe.
5. Conclua o que foi planejado
Por fim, toda ação de marketing digital imobiliário requer tempo para gerar resultados. Ainda que alguns canais possam gerar resultados imediatos, apenas a utilização efetiva no médio e longo prazo trará os benefícios esperados. Assim, se você deu início a um blog imobiliário falando a respeito da sua área de atuação ou um canal de vídeos no YouTube para mostrar os diferenciais da sua empresa e não adquiriu uma rotina de postagens de modo a fazer disso um canal efetivo, pode estar correndo o risco de perder credibilidade junto à equipe quando pretender criar um canal novo.
Conclua sempre o que foi planejado, tanto para poder iniciar novos ciclos dentro da sua empresa, quanto para aproveitar os benefícios que determinado canal digital pode gerar para o seu negócio.
E você? Existe alguma dica que você conhece que possibilite aos colegas melhorar o desempenho e a performance na estratégia digital de suas empresas? Conte para nós nos comentários.
Até a próxima.